Plantas de aquário

Algas verde-azuladas no aquário: causas e formas de combate

Algas verde-azuladas no aquário: causas e formas de combate
Contente
  1. O que é isso?
  2. Que mal as cianobactérias fazem?
  3. Por que eles aparecem?
  4. Como lidar com o problema?
  5. Como restaurar o ambiente do aquário?

A maioria dos aquaristas se depara com o problema da formação de algas verde-azuladas no aquário. A vegetação parasitária não só estraga a aparência, mas também prejudica os habitantes subaquáticos. No artigo iremos considerar as razões para a formação deste fenômeno e métodos de lidar com este parasita.

O que é isso?

A vegetação verde-azulada tem muitos nomes. É também chamada de algas mucosas, restos de fitocromos e cianobactérias. Apesar de sua semelhança superficial com a flora subaquática, na verdade, trata-se de acúmulos de bactérias. Como outras plantas, elas vivem por fotossíntese. Por isso, apresentam uma cor verde característica.

Eles são microrganismos unicelulares que se multiplicam rapidamente e são um incômodo para os aquaristas.

As algas podem variar em cores do verde claro ao azul profundo e profundo. Eles são caracterizados por forte odor desagradável e estrutura viscosa... As bactérias cobrem não apenas as paredes do aquário, mas também o solo, as plantas, os itens decorativos e os equipamentos colocados debaixo d'água.

Que mal as cianobactérias fazem?

A primeira coisa que tanto os aquaristas profissionais quanto os amadores observam é que o aparecimento de cianobactérias afeta negativamente a estética. Considerando o fato de que as algas verde-azuladas cobrem tanto as paredes do aquário quanto o resto de seu conteúdo, a aparência se deteriora significativamente.

Com sua aparência, o equilíbrio do oxigênio é perturbado.

Apesar do fato de que durante o dia as algas saturam o líquido com oxigênio, com o pôr do sol elas começam a absorver ativamente este elemento vital.

Grandes habitantes subaquáticos que precisam de muito oxigênio podem se machucar. Em alguns casos, a morte de peixes é possível.

Não esqueça isto as cianobactérias se multiplicam muito rapidamente, então, quando elas aparecem, você precisa agir imediatamente.

Por que eles aparecem?

Existem muitas razões para o aparecimento de algas verde-azuladas em um aquário. É o mais comum - o conteúdo em água de uma grande quantidade de partículas orgânicas de baixo peso molecular, como carboidratos. Mas uma grande quantidade de matéria orgânica se acumula quando o alimento permanece na água.

O baixo conteúdo alcalino do líquido (pH 7,5 a 9,5) também contribui para a formação de muco verde. As algas parasitas são altamente sensíveis a um certo número de microelementos. A lista inclui alguns tipos de metais como zinco, manganês, cobre, ferro e outros. A concentração necessária dos elementos acima é criada no líquido alcalino. Isso se deve ao fato de que os sais de metal são pouco solúveis em água. Essa água destrói as algas mucosas.

Uma porcentagem insuficiente de oxigênio na água também pode causar a formação de bactérias. Outra razão pode ser um aumento na temperatura do fluido e um baixo potencial redox. Essas condições indicam violações graves do sistema ecológico no aquário.

Os microelementos biogênicos, que incluem nitrogênio, carbono e fósforo, contribuem para a rápida reprodução dos restos de fitocromo.

Como lidar com o problema?

Existem várias maneiras de se livrar do parasita. Vamos examinar mais de perto os mais populares e comuns.

Limpeza mecânica

Se notar o aparecimento de muco verde-azulado nas paredes ou em qualquer outra parte do aquário, limpe-o imediatamente. E também o enfrentamento do problema ajudará no freqüente afrouxamento da camada de solo. Eliminar bactérias de uma vez não funcionará, mas uma limpeza completa e regular terá um resultado positivo.

Os especialistas recomendam fazer o trabalho todos os dias e, se possível, várias vezes ao dia. Certifique-se de mover o aquário para longe da janela para evitar a luz solar direta.

Antibióticos

O método bioquímico dá excelentes resultados. Neste caso, são utilizados medicamentos eficazes, nomeadamente antibióticos. Um medicamento é usado para se livrar de algas Eritromicina.

Este método é totalmente seguro para humanos e habitantes subaquáticos, mas exige muito tempo e esforço. Você pode encontrar o medicamento de que precisa em quase todas as farmácias a um preço acessível. Recomenda-se escolher o medicamento em formato de cápsula. É mais conveniente de usar do que comprimidos.

A concentração da substância é de 3 a 5 milímetros por litro de água (o peso do antibiótico está indicado na embalagem, portanto não é difícil calcular a proporção necessária). Não permitir que a preparação aumente na composição do líquido de limpeza. Isso afetará negativamente a saúde dos peixes e plantas subaquáticas.

Se o trabalho for feito corretamente, o efeito será perceptível após 24 horas. Um dia depois, as algas viscosas morrerão. Mesmo se pequenas partículas de algas permanecerem, não se preocupe. Eles serão comidos por peixes ou se tornarão fertilizantes para a flora.

Peróxido de hidrogênio

Usando um remédio barato, você pode facilmente se livrar do parasita. Aquaristas experientes recomendam este método por sua acessibilidade e excelentes resultados.

Ao usar esta técnica, você não terá que transplantar os habitantes subaquáticos. Uma pequena quantidade de peróxido não prejudica peixes, caracóis, sapos e outros. É importante calcular a proporção corretamente. Em um aquário com um volume de 100 litros, são vertidos 25 mililitros de um medicamento. É necessário adicionar solução de peróxido todos os dias durante três dias consecutivos.

Na maioria dos casos, no terceiro dia, todas as algas viscosas morrem e seus restos podem ser facilmente removidos do aquário. Ao final da limpeza, é necessário trocar cerca de 30% da água.

Flora

Existem várias plantas que inibem a produção de muco. Isso inclui algas de crescimento rápido. É necessário maximizar seu número e reduzir o número de peixes e outros habitantes subaquáticos. Como medida adicional, é necessário limpar o solo todos os dias e trocar 1/10 do líquido do aquário. Nessas condições, as cianobactérias morrem em algumas semanas.

Isolamento

O último método que veremos é isolar algas verde-azuladas, privando-as de suas fontes de alimento. Para este aquário escureça completamente e desligue todos os equipamentos de serviço (filtros, suprimento de oxigênio, etc.). A água não é trocada até que o muco tenha desaparecido completamente. Durante este período, peixes e plantas valiosas devem ser transferidos para outro recipiente.

Como restaurar o ambiente do aquário?

Quando o trabalho de eliminação do muco estiver concluído e o parasita tiver sido destruído, é necessário restaurar adequadamente o aquário. Isso proporcionará aos habitantes subaquáticos um ambiente confortável.

Se o solo foi retirado durante o extermínio de cianobactérias, é necessário preenchê-lo novamente.

Use os mesmos materiais. Espalhe o solo em uma camada uniforme com uma ligeira inclinação de um lado. Isso irá coletar resíduos de peixes no canto sem contaminar todo o aquário.

O próximo passo é colocar as plantas de volta no lugar. Primeiro, a flora subaquática é enraizada e depois deixada por 24 horas para se aclimatar. Examine as plantas de perto em busca de partículas de limo verde-azuladas.

Depois disso, você pode devolver itens decorativos: pedras, estatuetas, conchas e outros itens. Eles também devem ser examinados para garantir que o muco tenha desaparecido completamente. Colocamos tudo no aquário e deixamos por um dia.

A última etapa é devolver os habitantes subaquáticos. Não se esqueça de ligar o hardware (luzes, filtros e muito mais).

Você pode aprender como se livrar das algas no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa