Plantas de aquário

Planta do aquário Anubias: espécie, manutenção e cultivo

Planta do aquário Anubias: espécie, manutenção e cultivo
Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Que tipo de peixe você pode manter?
  4. Condições de cultivo
  5. Como plantar?
  6. Reprodução
  7. Opções de design de aquário

Anubias é uma planta com flores de um pequeno gênero de mesmo nome, pertencente à família dos Aroides. O gênero Anubias está distribuído em uma área relativamente pequena - na África Ocidental. Todas as espécies são habitantes de pântanos tropicais e são, em primeiro lugar, plantas semi-aquáticas. Porém, devido às peculiaridades do clima de sua área de cultivo, periodicamente sofrem inundações completas, que às vezes podem durar quase seis meses. Nesse momento, a planta retarda o crescimento e, após o início do período de seca, continua a crescer. Essa habilidade tornou possível usar Anubias como paisagismo para aquários. No entanto, eles ainda se sentem mais confortáveis ​​em um terrário úmido ou paludário (pântano artificial).

Descrição

Como planta de aquário, Anubias continua bastante exótica. Ao mesmo tempo, apesar de várias dificuldades de cultivo, é excelente para um aquário tropical. Formas grandes com folhas verdes escuras podem ser um excelente cenário para plantas mais delicadas. A forma anã é uma boa decoração para o fundo de qualquer aquário. A planta submersa cresce lentamente, sem interromper o design geral do interior do aquário e sem exigir grandes intervenções cirúrgicas.

A flor de Anubias em um aquário é bastante rara. Em condições naturais, ocorre durante o período de crescimento terrestre, quando se inicia o crescimento ativo da planta. Anubias cresce muito melhor e floresce regularmente em uma estufa úmida ou paludário.Inflorescência indefinida - a orelha é protegida por uma folha fina de invólucro. Uma característica de todos os membros do gênero são rizomas espessos, às vezes atingindo 1,5 cm de espessura. O rizoma ramifica facilmente, crescendo na camada superficial do solo, numerosas raízes que sustentam a planta se estendem a partir dele.

As folhas são densas, com alagamento constante, crescem muito lentamente, portanto, muitas vezes ficam cobertas por um florescimento de algas. A forma das folhas é ovóide a lanceolada. Uma nervura protuberante longitudinal é claramente visível na superfície inferior da folha. Com coberturas densas, as folhas das anubias resistem com sucesso a moluscos e peixes herbívoros. Mesmo o bagre não consegue desenterrar um rizoma coberto de vegetação.

No entanto, a planta pode sofrer de sedimentação de turbidez nas folhas. Para evitar isso, um sistema de filtragem confiável deve ser instalado no aquário.

Variedades

O gênero Anubias possui apenas 12 espécies descritas. Eles diferem em condições de crescimento semelhantes devido ao seu habitat natural quase idêntico. No aquarismo, várias variedades desta planta são mais comuns.

  • Anubias Afcellii. Uma das variedades desta espécie são as conhecidas anubias lanceoladas. A planta é cultivada tanto em aquários como em paludários, onde cresce muito mais ativamente. É uma planta bastante grande e pode crescer até 50 cm em um aquário. O melhor lugar para plantar é nos cantos na parte de trás de um grande aquário com um tapete denso de plantas flutuantes que impedem a luz direta de se espalhar. Normalmente, não mais do que 7 folhas crescem do rizoma.
  • Anubias nana. Anubias nana ou anão é uma das subespécies de Anubias barteri. Ele difere do lanceolado descrito acima em seu tamanho em miniatura. Esta variedade é capaz de cobrir todo o fundo do aquário com um tapete verde escuro. As pequenas folhas ovais localizam-se muito densamente em tiros curtos - rizomas. Nana atinge a altura máxima de 10 cm depois de alguns anos, e o número de folhas pode chegar a 20. O melhor lugar para uma espécie anã é na frente do aquário.
  • Anubias gigantean. As anubias gigantes são uma planta muito rara em aquários, sendo mais comum em estufas e paludírios. Em casa, na África Ocidental, as folhas de uma planta dessa espécie podem atingir 1 m de altura. Cresce bem em grandes aquários em estado semi-submerso. Uma característica distintiva é a variedade de formas da lâmina foliar, desde a típica lanceolada até a em forma de seta. Este é o recorde do número de folhas crescendo simultaneamente entre todas as Anubias, podendo haver mais de 35 delas.
  • Outra grande espécie também é chamada de variegada. Anubias congensis (Congolês). Esta planta, como a anterior, é preferível manter semi-submersa ou em paludário.

Que tipo de peixe você pode manter?

Anubias são cultivadas em um aquário tropical e, ao mesmo tempo, podem conter qualquer peixe tropical de tamanho médio. No entanto, ainda existem várias limitações. Peixes que se enterram ativamente, como a maioria dos bagres, levantam uma grande quantidade de turbidez do fundo - pequenas partículas de solo e lodo. Esta suspensão, ao assentar, pode cair nas chapas foliares dos Anubias. Devido ao crescimento lento, a renovação foliar praticamente não ocorre, as folhas contaminadas são gradualmente destruídas, o que pode levar à morte de toda a planta. Filtração regular e trocas semanais de água ajudarão a reduzir esse efeito.

É completamente indesejável manter grandes bagres (pterygoplicht ou plecostomus) em um aquário com anubius. Durante a noite em busca de alimento, eles são capazes de desenterrar completamente o solo e até desenterrar plantas com um poderoso sistema radicular. Deve-se notar que apenas plantas flutuantes podem conviver com tais vizinhos.

Além disso, um pequeno parente do grande bagre mencionado acima é ancistrus, pelo contrário, será muito útil para o vizinho anubius... Devido às peculiaridades da estrutura do aparelho oral, é capaz de limpar crescimentos de algas de suas folhas duras. Algumas espécies de vivíparos (guppies, swordtails, platies, mollies) podem ser ajudantes ideais na luta contra a incrustação. Um bando de gouramis pode servir como alternativa aos portadores de vida. Um ou dois peixes labeo também serão suficientes para combater esse fenômeno desagradável. Profissionais homenageados neste difícil negócio - ototsinklus e girinoheilus, ajudarão perfeitamente no combate às algas.

Condições de cultivo

Todas as espécies de Anubias vêm da África Ocidental tropical. O clima deste território é equatorial - quente e úmido, ou subequatorial, com duas estações pronunciadas - úmido e árido. Eles crescem ao longo das margens de rios ou em pântanos com solo muito úmido, solto e nutritivo, preferindo áreas sombreadas por copas florestais de várias camadas. A temperatura do ar nessas latitudes muito raramente cai abaixo de + 24 ° С. Na época das chuvas, os reservatórios transbordam de suas margens, inundando os locais de cultivo de Anubias, transformando-os em verdadeiros habitantes dos reservatórios. Algumas variedades dessas plantas se dão igualmente bem na água e na terra, mas a maioria ainda cresce melhor quando não está submersa.

Manter qualquer planta, incluindo anubias, em um aquário ou estufa tem como objetivo principal a criação de condições próximas às criadas pela natureza em sua terra natal. Cuidar dessas plantas consiste em manter os parâmetros do ambiente artificial circundante dentro de limites aceitáveis.

Apesar de serem relativamente despretensiosos, esses hóspedes tropicais ainda requerem alguma atenção.

Iluminação

Como já foi mencionado, os Anubias são habitantes de florestas tropicais pantanosas e matagais costeiros. A luz solar chega até eles espalhada repetidamente, por isso um aquário ou paludário com essas plantas deve ser iluminado com pouca luz. Por exemplo, plantas flutuantes que adoram luz direta brilhante podem ser colocadas no aquário ao mesmo tempo... Isso reduzirá um pouco o fluxo luminoso gerado pelas lâmpadas. A iluminação difusa natural é muito útil, mas em um reservatório artificial é bastante difícil de fornecê-la.

Um bom problema de iluminação pode ser resolvido com tiras de LED altamente eficientes. Esta opção de iluminação permite variar a intensidade e a qualidade principal do fluxo luminoso. A combinação de brancos frios e quentes simula a luz natural difusa. A inclusão de faixas com diferentes proporções de LEDs vermelhos e azuis no sistema de iluminação ampliará o leque de iluminação que costuma faltar nas condições de cultivo artificial, as tonalidades necessárias às plantas.

O horário de luz do dia para plantas tropicais deve ser de 11–12 horas. É este regime de "dia e noite" considerado ideal para Anubias. A iluminação excessiva pode promover o desenvolvimento de algas microscópicas e o rápido crescimento das folhas das anubias.

A falta de luz também é indesejável, pois isso causará opressão de uma planta que já está crescendo lentamente.

Priming

A criação de um solo artificial aceitável para Anubias não é difícil. É importante lembrar que essas plantas têm um sistema radicular poderoso e desenvolvido, e mesmo para a anã anubias nana é necessária uma camada bastante espessa de solo, de pelo menos 10 cm. O tamanho das partículas do solo é preferível a grosseiro, embora na verdade este fator não importe muito. O melhor substrato são seixos finos ou areia grossa. Devido ao crescimento lento da planta, os nutrientes que se acumulam junto com o lodo são suficientes para a planta, e a alimentação adicional praticamente não é necessária.

Água

A temperatura ideal da água para esta planta tropical é de cerca de + 24 ° C. Um aumento na temperatura para + 28– + 30 ° С não é crítico, mas baixar para menos de + 22 ° С é indesejável e pode levar à interrupção do crescimento e à morte lenta da planta. A água do aquário anubias deve ser trocada regularmente (semanalmente) em cerca de 25% do seu volume e deve ser passada por um filtro. Essas atividades são necessárias não apenas para garantir o fluxo de nutrientes, mas também como o principal meio de controle de incrustação.

A dureza e a reação da água praticamente não afetam o desenvolvimento da planta.

Como plantar?

Plantar uma planta jovem em um novo aquário é simples. É necessário plantar plantas de grandes variedades com raízes carnudas crescidas, largando-as no solo junto com o rizoma. Na forma anã, basta cavar apenas as raízes, deixando o rizoma na superfície. Como cobertura, é aconselhável colocar lodo de um aquário antigo no solo sob as raízes. É importante colocar a planta corretamente no fundo do reservatório preparado, para isso é necessário levar em consideração a intensidade da luz nas diferentes partes do aquário.

Reprodução

Ainda não foi possível propagar Anubias com sementes, como acontece em condições naturais, em aquários ou paludários. Em aquários, a planta nunca dá sementes em germinação e floresce muito raramente. Todas as plantas de aquário modernas deste gênero raro são obtidas pela divisão do rizoma. Uma seção final com 3-4 folhas e várias raízes é separada do rizoma coberto de vegetação e é plantada em um novo local. Logo, um ou mais botões aparecem no rizoma da planta-mãe, não muito longe do corte, de onde se desenvolvem novos rizomas em crescimento ativo, que podem ser usados ​​para criar Anubias.

Opções de design de aquário

Como decoração de aquário, Anubias tem vantagens inegáveis ​​sobre a maioria das plantas de aquário. Eles crescem lentamente e, portanto, não requerem intervenção frequente do aquarista tentando manter uma aparência aceitável em seu aquário. A possibilidade de combinar com plantas flutuantes e outras enraizantes torna-as muito convenientes como base para o interior de um aquário tropical. Grandes plantas são plantadas na parte de trás do aquário ou nos cantos, a iluminação fraca adiciona mistério a tal reservatório, uma tela escura atrás da parede traseira complementará perfeitamente o interior, criando um efeito de profundidade. Em tal interior, bandos de néons brincalhões, discos lentos e grandes escalares ficarão ótimos.

No design de aquários em popularidade, nem uma única variedade de anubias pode competir com o anão (nana). Estas plantas ficam melhor colocadas contra o vidro frontal do aquário. Assim, não bloqueiam a visão do resto do espaço, rizomas que se projetam acima do solo - um excelente habitat para pequenos habitantes de um reservatório artificial - peixes, crustáceos e moluscos. Os matagais de nana estão sempre cheios de vida, criam uma espécie de tapete, ao zonear o volume do aquário. Acima do tapete de folhas de anubias anãs, há espaço livre suficiente para peixes nadando ativamente. Nana fica ótima em obstáculos ou pedras.

Para fazer isso, você pode usar pequenos vasos com terra, disfarçados com elementos decorativos.

Para informações sobre como plantar anubias em um aquário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa