Plantas de aquário

Solo para plantas de aquário: tipos, seleção e aplicação

Solo para plantas de aquário: tipos, seleção e aplicação
Contente
  1. Por que você precisa de um primer?
  2. Requisitos primários
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Sutilezas de uso
  7. Possíveis problemas

O solo do aquário é um elemento chave na disposição do tanque. Com a sua ajuda, o design interior torna-se esteticamente atraente, qualquer ecossistema depende da sua escolha. O material deste artigo dirá aos leitores que tipo de solo é para um aquário, como escolhê-lo e usá-lo corretamente.

Por que você precisa de um primer?

Poucas pessoas pensaram no fato de o fundo vazio incomodar os moradores do aquário. Esta não é uma maneira de mascarar fundos feios, mas um poderoso filtro biológico que é a base para um design de aquário verde. É essencial para manter a saúde de certas espécies de peixes e habitantes vivos do aquário. Com sua ajuda, dentro do tanque, criam condições de conforto para um determinado tipo de ecossistema.

É um bom meio de filtração mecânica, pode mudar para melhor o equilíbrio da água e é a chave para a longa vida dos habitantes do aquário. Solo para plantas de aquário cria um ambiente natural dentro do tanque e água. Participa do ciclo do nitrogênio, atuando como meio de colonização e crescimento bacteriano. É nele que um grande número de microrganismos é colonizado. Alimenta as plantas vivas, facilitando o seu enraizamento, e além disso, mascara e protege as ovas de peixes postas, para que fiquem invisíveis aos olhos dos habitantes adultos do aquário, que muitas vezes se alimentam desse "alimento". O poder do sistema radicular da planta depende de seu tipo.

Com a seleção correta de sua fração e espessura de camada, a beleza do design de interiores dependerá.

Requisitos primários

O substrato adquirido para o aquário deve ajudar a criar o mais próximo possível das condições naturais dentro do aquário. Como base para o enraizamento das plantas e habitat dos peixes e demais habitantes do aquário, deve obedecer a uma série de requisitos. Caso contrário, as bactérias benéficas não serão capazes de se estabelecer nele, que decompõem os restos de comida e excrementos de peixe em substâncias minerais. A lista de requisitos obrigatórios para solo de aquário inclui várias regras.

  • A superfície do substrato deve ser porosa. Caso contrário, as bactérias benéficas não serão capazes de se estabelecer nele.
  • A fração do material não deve exceder 3-5 mm. Grandes partículas de peixes simplesmente não podem se mover.
  • A mistura de pedras e componentes estranhos é inaceitável, pois o peixe não conseguirá chegar até os restos do alimento, o que o fará apodrecer.
  • Areia muito fina que os bolos não devem ser usados ​​para plantas de aquário. Isso leva à formação de metano e sulfeto de hidrogênio.
  • O substrato deve ser suficientemente arredondado. Componentes pontiagudos se aglutinam rapidamente, seus cantos ferem os habitantes do reservatório.
  • A fração do material de plantio deve ser uniforme e de tamanho uniforme. Uma mistura de areia está repleta de estagnação, o que é inaceitável.
  • O substrato leve não é adequado para um aquário. Você precisa escolher um substrato entre 3 tipos de enchimento: quartzo, granito ou basalto. Todas as outras são difíceis de sifonar e, nessas plantas, elas enraízam e crescem melhor.
  • O substrato, com capacidade tampão, deve ser inerte em relação aos produtos químicos.
  • O solo deve ter o suprimento correto de nutrientes vitais para a vegetação.

Variedades

Todas as variedades conhecidas de substrato de aquário podem ser divididas em 3 grupos: natural, mecânico e artificial. As variantes do primeiro tipo consistem em materiais de origem natural. Estes são brita, quartzo, seixos e cascalho. Esse "solo" não tem nutrientes e, por isso, as plantas só começam a se desenvolver nele depois de acumularem resíduos, que servirão como uma espécie de fertilizante.

O substrato mecânico é extraído durante o processamento mecânico ou químico do solo natural. Digamos que isso inclua argila cozida. Uma versão artificial do substrato nada mais é do que um solo misto criado, enriquecido com nutrientes e todos os microelementos necessários para o crescimento e desenvolvimento da planta. Este tipo de piso é considerado o melhor quando o projeto da planta é o foco principal do projeto do aquário.

Cada tipo de piso tem suas próprias nuances. Por exemplo, natural consiste no que está no fundo dos rios e nos corpos de água doce. Neste caso, as pedras individuais podem ser revestidas com uma resina especial ou esmalte. Se para isso se usa areia do mar, então esse solo não pode ser usado em aquários, pois contém muitos microrganismos vivos que, ao morrer, poluirão a água. Os enchimentos artificiais são geralmente feitos de plástico e vidro temperado. O nutriente do solo aumenta o crescimento das plantas e contribui para uma mudança na composição hidroquímica da água.

Pode ser apresentado na forma de um substrato pronto, ou pode ser feito de forma independente.

Como escolher?

O melhor solo para as plantas é considerado um substrato nutritivo, pois contém minerais e matéria orgânica. No entanto, deve ser usado em conjunto com o neutro a partir do qual o substrato é criado. Não confunda solo de aquário com solo de jardim: são substratos completamente diferentes, além disso, o solo comum provoca a degradação do ambiente aquático.

Se você planeja criar um design no espírito de um fitoterapeuta, é melhor comprar um substrato pronto de uma empresa confiável, enriquecido com nutrientes. Não reduzirá a dureza da água no tanque, mas estimulará o desenvolvimento de bactérias mais benéficas.Se o crescimento das algas for muito ativo, o solo do aquário pode retardá-lo.

Quando não está planejado o cultivo de muito verde dentro do reservatório, pode-se observar mais de perto os produtos com curativos especiais. Eles podem ser apresentados em forma de comprimido, promovem o crescimento das folhas, criam um clima de solo dentro do tanque. A composição desses curativos inclui ácidos húmicos, que promovem a absorção de nutrientes pelas plantas.

A forma da partícula, o tamanho da partícula e a cor do piso devem ser os principais fatores na seleção.

Quanto ao esquema de cores, este critério é bastante estético e prático. Em um fundo escuro, os habitantes do aquário parecem mais brilhantes, enquanto até a mais leve contaminação se destaca nas brancas ou claras. O tamanho pode ser diferente, pois você pode usar vários tipos de material para estilizar.

Areia de quartzo, seixos, lascas de coral podem ser utilizados como ingredientes para pavimentos, sendo qualquer um deles adquirido numa loja especializada. Tanto seixos de rio como de mar processado, bem como lascas de granito refinado, são tipos neutros de substratos. Ao comprar, deve-se levar em consideração o fato de que o solo para o projeto do aquário não é de forma alguma universal: pode ser projetado para um tipo específico de ecossistema, não é adequado para todos os tanques.

Por exemplo, pode ter como alvo plantas do solo (Hemianthus, Eliocharis, Glossostigma), musgo ou mesmo plantas grandes (Echinodorus, Cryptocoryne, digamos). A preferência pelo solo em plantas de aquário é diferente. Portanto, a fração do substrato é diferente, assim como sua solubilidade condicional. As opções de assobio não são adequadas para a vegetação - aumentam a dureza da água. Em solo neutro, forma-se um ambiente levemente ácido, graças ao qual as plantas se alimentam através das raízes. Argila sinterizada também é uma boa opção para solo de aquário.

Como fazer isso sozinho?

Solo de aquário faça você mesmo dos seguintes componentes:

  • carvão ativado (granular ou bétula);
  • argila e turfa;
  • sorvente como aditivo ativo;
  • folhagem picada ou fibras de coco;
  • areia grossa ou seixos finos.

Uma mistura dos componentes acima é colocada no fundo do tanque, enquanto a espessura da camada não deve exceder 2-3 cm. De cima, o solo é coberto com uma camada de areia grossa ou seixos de grão fino. Aquaristas experientes escolhem a segunda opção entre dois tipos de material, enquanto o tamanho da fração do seixo não excede 3 mm. Na verdade, você obtém um solo que consiste em duas camadas.

Sua parte inferior é nutritiva, e a superior exerce função protetora, evitando que a matéria orgânica saia logo. Para que o solo do aquário criado atue como um filtro biológico, um ativador bacteriano pode ser incluído nele. Contribuirá perfeitamente para estimular a reprodução de uma colônia de bactérias desnitrificantes.

Sutilezas de uso

O primer deve ser preparado antes do uso. Para isso, pode ser evaporado ou frito. Ao evaporar, é colocado em uma panela ou balde, regado com água e fervido por cerca de 20-30 minutos. Se o substrato for frito, ele é colocado em uma assadeira e enviado ao forno por 30-40 minutos a uma temperatura de 180-200 graus.

O desenho do fundo do aquário é, na verdade, uma espécie de bolo de camadas, uma combinação do substrato e do próprio solo. Nesse caso, o estilo pode ser muito diferente. Por exemplo, as plantas não precisam estar localizadas ao redor de todo o perímetro do tanque: elas podem crescer em um de seus cantos... Outras partes do aquário podem conter troncos e outros itens decorativos. Por este motivo, o substrato nutritivo é colocado apenas onde está previsto o crescimento das plantas. Para fins de design, os profissionais do design de aquários usam divisórias ao dividir as zonas. O solo no aquário pode ser localizado não apenas uniformemente.Ficará mais interessante se você colocá-lo em um slide, colina, subir, por exemplo, para a parede posterior do aquário.

As irregularidades são boas para criar um efeito de perspectiva e essas colinas podem ser complementadas por "caminhos" e "pedras". Ao mesmo tempo, o design incorreto levará a erros de design. Por exemplo, um dos erros comuns é elevar o solo até a parede frontal de um tanque. Quanto às ferramentas utilizadas para paisagismo, podem ser um conjunto especial para modelar o solo ou escovas de cerdas convencionais para pintura.

Você terá que monitorar constantemente as condições do solo, bem como podar as plantas. Para melhorar as qualidades estéticas da composição da paisagem, um colorido artificial pode ser adicionado ao nutriente do solo. Podem ser pedras de vidro de diferentes tonalidades, feitas em forma de gotas.

Bolas translúcidas azuladas, inofensivas para os peixes e não alteram a composição química da água do aquário, ficarão lindas em tanques com peixes.

Possíveis problemas

Infelizmente, com o tempo, manchas marrons podem se desenvolver no aquário de plantas. À medida que cresce, ele captura todas as partes das plantas e é a causa de sua morte. Aparece quando o líquido do aquário está contaminado devido ao excesso de amônia nele e interrompe a reação de fotossíntese.

Além disso, um dos motivos do seu aparecimento é o teor excessivo de matéria orgânica do solo utilizado. Para eliminar o problema, é necessário retirar a sujidade do aquário e submetê-la a processamento por calcinação ou fervura. As plantas, neste caso, devem ser substituídas por novas.

Se a água ficar turva após o início, isso indica que o material não foi preparado antes de ser colocado no tanque. Em outras palavras, não foi lavado e, portanto, partículas de poeira e sujeira começaram a subir, o que levou à turvação da água.

Os fabricantes costumam indicar na embalagem do material acabado que ele não precisa ser enxaguado antes de ser colocado no aquário. mas se as sensações táteis indicarem a presença de poeira, é necessário resolver imediatamente o problema lavando a terra com água corrente... Se colocado sem preparação, um "furacão" empoeirado subirá na água. Mesmo que no futuro a poeira assente no fundo, com os movimentos dos peixes, ela voltará a subir.

O solo é feito a partir da trituração de pedras, mas os próprios fabricantes nem sempre perdem tempo lavando-o, embora digam o contrário na embalagem. Alguém, acreditando que o fabricante, quando um problema é identificado, tenta resolvê-lo por meio de uma filtragem, o que leva de 1 a 2 dias. Outros realizam 2-3 substituições, alguém é salvo por um inverno sintético.

Deve-se notar que lavar o solo para plantar um fitoterapeuta é trabalhoso... Demora muito e é feito até que o substrato esteja completamente limpo. Isso leva mais de uma hora e o solo do aquário é lavado em uma peneira, garantindo que água limpa saia dele. O produto puro é despejado no aquário, após o qual as plantas são plantadas novamente, a água é despejada e o tanque é deixado por algumas semanas.

Nela não é possível povoar peixes imediatamente, pois o chamado surto bacteriano ocorrerá nos primeiros dias no aquário. Este é um fenômeno natural, que se expressa em uma água levemente turva. Acontece em alguns dias, e no máximo - em uma semana.

Depois que as bactérias param de se multiplicar, o equilíbrio da água será restaurado. Antes disso, você não deve instalar os peixes em uma nova casa: eles simplesmente não sobreviverão nela.

Para informações sobre como escolher o solo certo para plantas de aquário, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa