Plantas de aquário

Samambaias de aquário: tipos, seleção, manutenção e reprodução

Samambaias de aquário: tipos, seleção, manutenção e reprodução
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Como plantar?
  5. Regras de conteúdo
  6. Como reproduzir?
  7. Possíveis problemas

Os aquários são muito procurados no design de espaços residenciais, públicos e de escritórios. Além da fauna marinha, eles podem conter uma variedade de plantas. Dentre elas, vale destacar as samambaias, que se destacam pela diversidade de espécies.

Peculiaridades

O estereótipo de que um aquário se destina apenas à criação de peixes já não é mais útil, portanto, além da vida marinha, várias plantas são cultivadas ativamente neles - com ou sem animais de estimação aquáticos. Dentre eles, destacam-se samambaias bastante despretensiosas e esteticamente atraentes, apresentadas em uma grande variedade de espécies.

Uma característica dessas plantações é sua atitude em relação às plantas de esporos, que prosperam em quase todos os climas, bem como em reservatórios fechados. A samambaia de aquário pode ser cultivada em condições quase naturais, usando várias troncos, aos quais a cultura é facilmente anexada. E também se sentem bem apenas na água. As espécies de samambaias aquáticas são compostas por raízes, caules e folhas e, em sua maioria, são semelhantes entre si.

Existem algumas diferenças na aparência e no conteúdo.

Essas plantas em reservatórios com habitantes aquáticos servem não só para decoração, mas também para criar condições de conforto, graças às quais os peixes, caracóis ou outros "donos" do aquário se sentem seguros.

As plantas também atuam como uma fonte adicional de oxigênio e, para alguns habitantes, uma fonte de alimento. Além disso, as plantações dessa espécie atuam como purificadores de fluido natural de constituintes prejudiciais que afetam adversamente a vida marinha. Mas essas culturas versáteis, úteis e atraentes não são adequadas para serem mantidas em conjunto com todos os peixes.

Por exemplo, samambaias não enraízam em recipientes com indivíduos que preferem se enterrar no fundo lamacento para abrigo ou caça.

Como resultado de tais ações, a parte subterrânea da planta é danificada e, na maioria das vezes, é simplesmente cavada do solo.

A maioria das samambaias de aquário são plantas com muitos milhões de anos, mas existem opções que os criadores criaram recentemente.

Variedades

Hoje, a diversidade de espécies de culturas é impressionante em seu número. Entre os aquários, as seguintes opções são mais populares.

Tailândia vindelova

Planta despretensiosa em termos de cuidado e manutenção, pertencente ao grupo aquático e decorada com folhagem lanceolada. Devido ao grande tamanho das folhas, que pode chegar a 20 centímetros, a cultura no tanque parece bastante volumosa e impressionante.

Eles preferem enraizar a planta perto da parede principal do recipiente ou bem no centro.

Raramente é usado como a única cultura em um aquário. Como regra, as sebes verdes são feitas de samambaias desta espécie.

Tailândia angustifolia

A cultura tem alguma semelhança visual com a anterior representante das plantas de esporos, é usada para decorar pequenos tanques, bem como recipientes de grande capacidade. É esta opção mais procurada entre os aquaristas.

A folhagem da planta é pintada com uma rica cor verde, mas, ao contrário da samambaia de Windelov, a folhagem do tipo lanceolado é estreita.

Esta planta também crescerá em altura de 15-20 centímetros. As folhas se desenvolvem em ângulo. A planta pode ser usada como uma composição de grupo ou como uma cultura independente.

indiano

O segundo nome da cultura é ceratopteris (samambaia de chifre). Uma cultura tropical que se encontra em todas as latitudes com clima subtropical quente, além disso, cresce bem em ambientes fechados, por isso está muito frequentemente presente em aquários.

Em tal samambaia, de acordo com as descrições, a folhagem se desenvolve de forma bastante magnífica, as próprias folhas são pequenas, pintadas de uma cor clara, a parte aérea é semelhante em aparência ao endro, às vezes você pode encontrar espécies com folhagem rendada.

Muitas vezes as colheitas são colocadas juntas ou perto de obstáculos. As plantas são amantes da luz, o sistema radicular é muito pequeno, a cultura pode crescer até 50 centímetros.

Pterigóide

Na vida cotidiana, existe um segundo nome para a planta - repolho d'água. Em seu ambiente natural, tal samambaia, via de regra, está localizada na superfície da água, porém, em tanques fechados, esta espécie pode ser cultivada com sucesso no solo. A cultura pode crescer até 30 cm. A folhagem é bastante grande, há cortes nas bordas e o sistema radicular é ramificado.

Bolbitis Gedeloti

Samambaia africana, que se desenvolve extremamente lentamente, mas pode crescer até 50-70 centímetros. A folhagem é densa, o formato das folhas é semelhante ao do carvalho, o sistema radicular é espesso. Essa cultura se distingue por seu alto custo, no entanto, é muito popular entre os aquaristas por seu apelo decorativo.

Na maioria das vezes, a cultura é colocada em segundo plano em tanques, portanto, no processo de seu crescimento, o efeito de uma densa floresta se forma em seu interior.

A samambaia pertence às variedades amantes da luz e é notável por sua capacidade de enraizar facilmente em um pedaço de madeira ou pedra. No aquário, pode ficar quase completamente submerso na água.

Lomariopsis

Uma espécie de samambaia que não se destaca pelas formas regulares apresenta folhagem verde escura com bordas arredondadas.Em seu ambiente natural, a planta pode ser encontrada na América, China ou África.

A samambaia é geralmente enraizada em solo poroso ou cultivada em troncos.

Este tipo se refere a variedades flutuantes de plantas ornamentais para o aquário, uma vez que é capaz de subir de forma independente com o aumento da quantidade de líquido ou com o auxílio de uma corrente. Na maioria das vezes, essa cultura é plantada em pequenos tanques.

Azolla

Outro representante das plantações de samambaias flutuantes. Existem algumas semelhanças com o musgo. A cultura não se destaca pelo grande porte, na natureza é encontrada em áreas pantanosas, bem como em corpos d'água de fluxo lento. O sistema radicular da samambaia ficará completamente na água, enquanto a parte superior pode ser livremente localizada em sua superfície. As folhas parecem pequenas escamas externamente.

Como escolher?

Para criar uma composição bonita e correta de samambaias no aquário, você deve seguir as recomendações a seguir.

  • É mais correto selecionar culturas de uma mesma variedade, para que a vegetação se destaque pela quantidade e não pela diversidade varietal. Isso se deve aos diferentes requisitos das culturas para o conteúdo, bem como às características relacionadas à compatibilidade com a vida marinha.
  • Se estiver prevista a colocação de uma composição proveniente de cultivos tropicais, então as variedades devem ser selecionadas levando-se em consideração suas necessidades de adubação complementar, as condições de iluminação do tanque, bem como a temperatura da água.
  • Para colocação em primeiro plano, recomenda-se optar por culturas que não vão crescer muito, obstruindo a vista. É melhor que sua altura não exceda 15 centímetros.
  • Para o plano central, é mais correto considerar as culturas de esporos, que terão um caule alto. Entre essas opções estão plantas do tipo arbusto e plantas autônomas, às quais você deve prestar atenção na hora de comprar. A primeira opção vai precisar de espaço ao longo do tempo e à medida que cresce, além disso, pode se tornar um obstáculo no acesso ao reservatório de iluminação, o que nem sempre tem um efeito positivo na saúde de seus habitantes.
  • As plantas de fundo podem ser grandes, com caules e folhagens enormes. No entanto, é melhor enraizá-los perto das janelas laterais. Aquaristas experientes recomendam manter pelo menos uma dessas plantas em seu tanque, pois essas plantas são consideradas excelentes fornecedoras de oxigênio. Além disso, eles são bons em coletar nitratos.

Como plantar?

Enraizar uma samambaia não será um problema, mesmo para um iniciante. Para o plantio, vale a pena escolher a opção de colocação preferida com base nas características de um determinado tipo. No entanto, a maioria das safras pode ser plantada com segurança em um substrato especial ou colocada em solo arenoso, perto de pedras, em protuberâncias em um aquário.

A presença de solo ajudará a planta jovem a se firmar na superfície, bem como a se adaptar ao novo habitat. Como os samambaias são plantas que se reproduzem vegetativamente, às vezes uma planta pode criar raízes por conta própria com a ajuda de folhas filhas individuais.

Como regra, essas partes irão flutuar na superfície até que o sistema radicular apareça, após o que a cultura irá afundar de forma independente e ancorar no solo.

Para plantar uma planta em uma rocha ou troncos em um aquário, você pode usar linha de pesca ou fio de náilon, com a ajuda do qual a pequena planta precisará ser consertada. Também é permitido usar super cola médica.

Regras de conteúdo

Para que a samambaia cresça e se desenvolva no aquário, ele precisa fornecer as condições certas em um ambiente fechado.

  • Quanto ao líquido, água mole de composição levemente ácida ou neutra será adequada para a cultura. A dureza deve ser mantida em 6 dGH, enquanto a acidez deve estar em 5-6 pH.
  • Também é importante manter uma temperatura constante da água. Os valores ideais para samambaias serão valores na faixa de 20 a 24 graus.
  • Mudar parte do líquido do aquário é um requisito obrigatório não só para a vida marinha, mas também para as plantas. Para safras tropicais, você precisará alterar pelo menos um terço do líquido do volume total uma vez por semana.
  • Apesar do fato de as próprias plantas atuarem como um filtro natural, a purificação adicional da água não interfere nelas. Por isso é recomendável que o aquarista coloque um filtro no recipiente e também monitore a aeração adequada do líquido.
  • Uma parte significativa dos fetos pertence a culturas amantes da luz; a presença de uma boa iluminação permite que se desenvolvam e aumentem de tamanho corretamente. O horário de verão para eles deve durar pelo menos 12 horas, mesmo no inverno. Para esses fins, geralmente são utilizadas lâmpadas fluorescentes.
  • As culturas têm uma atitude positiva em relação à introdução de fertilizantes adicionais. Para que as plantas cresçam ativamente, a uréia da samambaia pode ser adicionada à água. Para 100 litros de água, será suficiente usar 1 ou 2 grânulos de alimentação por semana.

Como reproduzir?

Uma forma vegetativa de obter novas plantas, assim como a reprodução com a ajuda de esporos, são duas opções para obter uma nova cultura. Para aumentar o número de plantas no aquário, é possível separar as partes delas, escolhendo a cultura mais forte e desenvolvida. No entanto, a nova samambaia deve conter uma pequena porção do rizoma para se desenvolver mais. A massa verde nas plantações se forma muito rapidamente.

Além disso, uma nova planta pode ser obtida usando esporos, mas com a condição de que machos e fêmeas cresçam lado a lado no aquário.

A fertilização ocorrerá no líquido das lavouras e, em breve, novas plantas aparecerão no recipiente.

Possíveis problemas

Na maioria das vezes, as culturas do aquário sofrem com as condições inadequadas da água e do solo, que estão repletas de falta de macro e microelementos importantes para o crescimento. Sinais de doença:

  • as folhas ficam pretas;
  • a massa verde diminui de tamanho;
  • a samambaia cresce muito lentamente;
  • o aparecimento de estrias amarelas.

Para restabelecer o equilíbrio dos oligoelementos necessários, será necessário regular a acidez do líquido, bem como utilizar fertilizantes adicionais para as plantas do aquário.

Veja abaixo para samambaias de aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa