Plantas de aquário

Musgo de aquário: variedades, seleção, cuidado e criação

Musgo de aquário: variedades, seleção, cuidado e criação
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Como escolher?
  4. Como e onde plantar?
  5. Como conter?
  6. Como reproduzir?
  7. Possíveis problemas

Várias plantas são usadas para decorar aquários em residências, escritórios ou espaços públicos em conjunto com habitantes marinhos e ribeirinhos. Dentre as variedades apresentadas, hoje utilizadas, os aquaristas preferem comprar diferentes tipos de musgo para decorar seus aquários.

Peculiaridades

Entre a flora que pode ser usada para decorar aquários modernos, não o último lugar é ocupado por vários tipos de musgos.

Isso se deve às características únicas de tais culturas em desempenhar uma função decorativa com um cuidado despretensioso, assim como uma grande espécie e diversidade externa.

Tais características permitem que você implemente facilmente qualquer, até mesmo as idéias mais criativas para o design de recipientes com vida marinha ou sem ela, criando composições únicas de vegetação atraente.

Acredita-se que as primeiras espécies de musgos surgiram há mais de 400 milhões de anos. No momento, os especialistas classificam essas plantas em 3 classes principais, a saber:

  • Hepático;
  • Mossy;
  • Antocerético.

    Todos os tipos de musgos são usados ​​por aquaristas para criar composições. Eles se distinguem dos líquenes ou algas pelas seguintes características:

    • musgo de aquário tem um sistema reprodutivo para reprodução;
    • no ciclo natural, as culturas podem desenvolver várias gerações morfológicas ao mesmo tempo;
    • eles não têm sistema de raiz.

      A cultura verde despretensiosa tem uma série de vantagens inegáveis, graças ao qual é procurado para decorar reservatórios artificiais abertos e aquários.

      • O musgo é uma planta que passa rapidamente pelo processo de adaptação a várias condições, por isso mesmo um iniciante pode lidar com o seu cultivo. Além disso, a maioria das espécies é bastante despretensiosa em termos de conteúdo.
      • No caso dos musgos, não é necessário manter a iluminação do tanque durante todo o ano por 12 horas, pois eles não requerem o uso obrigatório de fertilizantes. É por isso que a planta pode ser plantada mesmo em áreas sombreadas do aquário ou quando há falta de calor. A cultura é capaz de extrair todos os micro e macroelementos importantes do meio ambiente, e o processo de absorção ocorre em toda a superfície do musgo, e não apenas na parte subterrânea ou acima do solo.
      • A atratividade natural externa de tais culturas torna possível fazer um reservatório ou reservatório próximo em aparência às condições naturais. Esta característica tem um efeito positivo não só na harmonia e integridade da composição, mas também na saúde dos habitantes aquáticos contidos nos aquários.
      • O processo de renovação dos musgos ocorre de forma bastante rápida e independente, uma vez que as safras antigas morrem, deixando novas plantas em seus lugares graças aos esporos.
      • Vários tipos de musgos fornecem refúgio excelente para muitas espécies de peixes pequenos ou alevinos. Além disso, muitos habitantes aquáticos o usam para desova.
      • Se necessário, o musgo, juntamente com o material ou objeto sobre o qual está fixado, pode ser facilmente transferido para outro local, o que nem sempre é possível em plantas com sistema radicular.

      Visualizações

      Mais recentemente, não foram usados ​​muitos tipos de musgo para decorar aquários; no entanto, à luz da crescente popularidade desta opção de decoração, cada vez mais variedades estão sendo usadas atualmente. Entre eles, vale destacar o seguinte.

      Chave de musgo

      Fontalinis é o segundo nome de uma cultura que está difundida em quase todo o mundo. A planta tem caules crespos com muitas folhas pequenas. A cor de uma cultura ornamental pode variar, em maior medida depende da intensidade da iluminação, bem como do tipo de solo no recipiente. Existem variantes de musgo verde profundo e vermelho. Pode ser guardado em aquários e reservatórios artificiais ao ar livre. Via de regra, costuma-se plantar esta espécie em primeiro plano.

      Chorando

      O nome se deve às características externas da estrutura dos galhos que crescem para baixo, repetindo a estrutura do salgueiro-chorão.

      O musgo tem raízes chinesas, destaca-se pelo seu pequeno tamanho, por isso raramente atinge os 50 mm de altura. Recomenda-se que seja plantada em troncos, fica bem fixada em pedras.

        Não é exigente em termos de temperatura para o conteúdo, portanto sente-se bem na faixa de +15 C a +28 C.

        Natal

        A cultura deve seu nome ao formato original das folhas que se formam nos caules do musgo - quando vistas, elas se assemelham a agulhas de uma árvore conífera. A variedade se destaca pelo alto grau de atratividade, sendo bastante procurada para o desenho de aquários e reservatórios artificiais. Segundo a descrição, a planta desenvolve-se de forma extremamente lenta, não exigindo nas condições de detenção, se a temperatura da água no tanque for inferior a +22 C, então o musgo irá parar o seu crescimento e desenvolvimento.

        Leptodictium costeiro

        A cultura consiste em muitos brotos que se formam a uma grande distância uns dos outros. Os caules crescem no sentido estritamente vertical, graças ao qual será possível criar uma bela composição viva no aquário, que se destaca pela sua leveza. Esta variedade pode ser cultivada no solo, em pedras ou madeira, prospera em água estagnada ou em líquido com fluxo mínimo.

        Lomariopsis lineatu

          O musgo será de cor clara, na natureza é comum nos países asiáticos, via de regra, os aquaristas preferem fixá-lo com um fio ou rede na madeira flutuante do fundo, o que permite que a cultura se adapte o mais rápido possível e crie raízes no contêiner. O musgo japonês cresce lentamente, por isso não precisa ser mexido com muita frequência.

          Musgo javanês

            Uma opção popular que é adequada para colocação em um aquário com a maioria das espécies de peixes ornamentais. Externamente, destaca-se pelos caules delgados, recobertos por um grande número de pequenas folhas localizadas muito próximas umas das outras.

            O musgo pode ser fixado diretamente ao substrato, enquanto os caules podem se desenvolver tanto verticalmente quanto horizontalmente, podendo formar uma imagem de alguma aleatoriedade no arranjo dos brotos, imitando uma chama.

            Richia

            Em termos de estrutura, tais musgos distinguem-se pelo seu formato redondo, podendo ter vários tamanhos, enquanto a cor das culturas destaca-se pelos seus tons ricos. O musgo é desprovido de sistema radicular, caules e folhas, a espessura dos ramos é de apenas 10 mm. Para reduzir a taxa de crescimento da cultura durante a criação, recomenda-se cobrir o aquário com vidro transparente. Você pode corrigir a cor do musgo pelo nível de iluminação; algumas condições o tornarão branco.

            A lista de musgos usados ​​para reprodução em condições de aquário não se limita às espécies acima; hoje, opções igualmente atraentes como o esfagno também são usadas. Também popular:

            • Fragmento;
            • Bolha;
            • Fénix;
            • Camarões.

            Como escolher?

            Para criar uma composição bonita e confortável de musgos no aquário, é recomendado seguir as seguintes diretrizes.

            • Para um ambiente aquático artificial com habitantes ribeirinhos ou marinhos, é permitido usar espécies de culturas tão úteis e bonitas que são diferentes em sua estrutura. A maioria delas se adapta perfeita e rapidamente às condições existentes, de modo que o proprietário de um aquário ou reservatório artificial não precisa se esforçar muito para cuidar das plantas.
            • O musgo não cresce muito rapidamente, então uma composição criada uma vez no tanque manterá sua forma e aparência originais sem correções frequentes por um longo tempo. Este momento permitirá que até mesmo iniciantes o usem. É por isso que a criação de decoração dentro do contêiner deve ser abordada de forma exaustiva.
            • Este tipo de cultura pode ser considerado universal porque pode criar um cenário belo e natural que está em perfeita harmonia com outras culturas e habitantes do aquário. É por isso que as variedades podem ser selecionadas com base nas preferências pessoais de gosto.

            Como e onde plantar?

            Para atingir este objetivo, no que diz respeito ao cultivo de musgo em casa, deve-se ter em mente que tais culturas de forma independente e rapidamente aderem a qualquer superfície. O dono do aquário só precisará fixar adicionalmente a planta no local escolhido, utilizando um fio de náilon ou qualquer outro material para isso. É permitido o uso de linha de pesca ou supercola médica.

            O local para o cultivo de musgo no tanque é selecionado com base na composição geral. Em geral, esta cultura é pouco exigente para as condições de iluminação, portanto pode ser cultivado mesmo em cantos onde a luz penetra no mínimo.

            Musgos combinam bem com samambaias ou algas. Quase todos os tipos de musgos são adequados para serem mantidos em conjunto com peixes.

            Você pode prender o musgo diretamente na parte inferior para criar um tapete vivo. Além disso, é permitido usar a cultura para colocação em troncos, madeira e outros objetos dentro do aquário.

            Como conter?

            Apesar do fato de que hoje existe um grande número de espécies de uma cultura de aquário semelhante, as condições gerais de cultivo serão as mesmas.

            • A temperatura ótima para o desenvolvimento e aparência atrativa do musgo estará na faixa de +18 C a 28 C. Levando em consideração as peculiaridades da manutenção de outras culturas e habitantes do aquário, estes indicadores podem ser ajustados.
            • Para que as plantas cresçam bem, atenção especial deve ser dada à limpeza do aquário. Isso se aplica não apenas ao estado da água, mas também à presença de vários resíduos, resíduos de peixes, etc. O lixo deve ser removido em tempo hábil.
            • Para que a composição fique harmoniosa, recomenda-se a retirada oportuna de novos brotos dos musgos, pois o aparecimento de ramos novos contribuirá para a morte dos velhos.
            • É melhor cultivar musgo em aquários que contenham solo. Já que sua presença é considerada pelas culturas como um filtro natural que não pode ser substituído por nada mais. No entanto, a quantidade no tanque deve ser considerada para evitar o acúmulo excessivo de nitritos e nitratos.

            Como reproduzir?

              Será possível conseguir uma nova cultura em casa dividindo uma planta adulta, usando não só os brotos, mas também o talo. Normalmente, o musgo coberto de vegetação é dividido ao meio, então a nova cultura é fixada de qualquer maneira conveniente no local escolhido, proporcionando ali uma iluminação fraca. Depois de um tempo, ele vai se adaptar e liberar os rizóides. Além disso, para obter uma nova planta, ela é usada um método de esporo natural que não requer intervenção humana.

              Os esporos germinam em uma nova superfície, após o que um novo arbusto de aquário é formado ali, que pode ser deixado no mesmo local ou enraizado em outro.

              Possíveis problemas

              Alguns aspirantes a hobby podem encontrar os seguintes problemas de manutenção.

              • Vale a pena evitar o cultivo de algas e musgos gigantes. Isso se deve ao fato de que tais culturas são concorrentes diretos.
              • Para evitar a ingestão de musgos pelos habitantes de aquários, não se deve cultivar uma cultura com crustáceos, pois esta planta serve de alimento para eles. Isso também se aplica a peixes fitoterápicos.
              • A falta de solo pode ser prejudicial para o desenvolvimento de musgos. Apesar de as plantas não possuírem sistema radicular, bactérias benéficas vivem no solo, ajudando a decompor a matéria orgânica do reservatório em elementos seguros que não prejudicarão a flora e a fauna em seu interior.

              Veja abaixo um master class sobre como consertar musgo em qualquer superfície.

              sem comentários

              Moda

              a beleza

              casa