Plantas de aquário

Lentilha-d'água em um aquário: descrição, benefícios e malefícios

Lentilha-d'água em um aquário: descrição, benefícios e malefícios
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Manutenção e criação
  5. Controle de crescimento de lentilha-d'água

Qualquer aquário com peixes belos e exóticos implica a presença de plantas nele. Eles criam sombra e são um suplemento alimentar adicional para os habitantes de um reservatório artificial. Uma das "flores" mais populares do aquário é a lentilha-d'água. Além de servir como decoração decorativa, traz muitos benefícios.

Peculiaridades

A lentilha-d'água pertence ao gênero de plantas monocotiledôneas com flores da família dos aróides. Na natureza, é encontrada na superfície da água de profundos lagos e pântanos. O crescimento da lentilha-d'água é muito rápido e, em poucos dias, literalmente cobre a superfície da água com uma densa “manta” verde. Esta foto é simplesmente incrível. Ela é capaz de adicionar um charme especial a qualquer área aberta.

As características externas da planta são as seguintes: pequenas folhas que formam uma trama original, e o sistema radicular chega a atingir 10 mm de comprimento. Devido a isso a planta tem boa resistência. O período de seu florescimento começa em maio e termina no final de outubro.

Variedades

A lentilha d'água de aquário é dividida em vários tipos.

Pequena

A variedade mais comum relevante para um aquário em miniatura. As folhas da lentilha-d'água crescem até 3-4 mm de comprimento. Eles têm uma forma oval graciosa e uma tonalidade verde clara que pode virar amarela com o tempo.

Multi-root

Pode ser descrito como um "arbusto" com tufos de raízes que se estendem de cada folha. Esta espécie é conhecida por sua cor incrível: o topo das folhas é verde e, abaixo, um rico tom lilás.

Corcunda

A variedade é conhecida por seu rápido crescimento. Possui folhas arredondadas, convexas e brilhantes.

Tripartido

A planta passa a maior parte do tempo na parte inferior, subindo à superfície apenas durante o período de floração. Ao contrário de outras espécies a lentilha-d'água trilobada tem folhas grandes e densas (1-1,5 cm).

Observe que esta flor flutuante é usada não só para fins decorativos, mas também para o tratamento de várias doenças. Por exemplo, as decocções e infusões à base de lentilha-d'água ajudam as pessoas que sofrem de doenças respiratórias.

Vantagens e desvantagens

Muitos aquaristas, ao escolherem plantas para um reservatório artificial, procuram primeiro esta ou aquela informação. A lentilha-d'água é conhecida por seus muitos benefícios.

  1. A planta é despretensiosa. A flor flutuante vive bem em condições "difíceis" e em corpos d'água "apertados".
  2. No aquário, satura a água com oxigênio. Esse fator é um dos mais importantes para a vida dos peixes.
  3. A flor flutuante cria sombra e serve de abrigo aos habitantes do reservatório artificial. Muitas espécies de habitantes das profundezas constroem ninhos nas folhas da lentilha-d'água.
  4. Atua como um filtro, removendo nitratos e impurezas da água.
  5. É um excelente suplemento alimentar para peixes. A lentilha-d'água contém uma grande quantidade de vitaminas e minerais.

Os especialistas recomendam o plantio desta planta em aquários para ciclídeos sul-americanos e africanos.

Além disso, é útil para peixes vivíparos e alguns labirintos. Muitos habitantes das profundezas precisam de uma flor flutuante como material de construção: os peixes constroem ninhos e abrigam os alevinos.

Observe que Esta planta também se alimenta de lagartos, tritões, sapos e patinhos.

Manutenção e criação

A flor flutuante é bastante despretensiosa. Requer uma quantidade mínima de iluminação para crescer. Além disso, pode ser artificial ou natural. Também lentilha não precisa de alimentação adicional. Além disso, para o cultivo de uma planta nenhuma filtração ou aeração necessária. A temperatura da água é suficiente para manter na faixa de 15-30 graus.

A opção ideal para o crescimento da lentilha-d'água é considerada como parâmetros de 20 a 23 graus. A propósito, alguns aquaristas criam uma flor flutuante incrível em um recipiente separado, usando-a como suplemento alimentar para peixes.

Uma nuance importante: a lentilha-d'água é bastante suscetível à água clorada. Com um teor mínimo da substância, o crescimento da planta é interrompido e, em grandes quantidades, o cloro pode destruí-la.

Uma flor flutuante é capaz de se reproduzir rapidamente com a ajuda de brotos filhas que estão localizados nas pontas das folhas: eles se separam e se transformam em uma planta separada. Pode ser descrito como uma “ilha” flutuando na superfície da água.

É importante saber que a lentilha-d'água encherá facilmente toda a superfície de um reservatório artificial em um curto período de tempo.

Observe que uma flor flutuante pode aparecer no aquário sem o conhecimento do aquarista. O fato é que a planta entra em um reservatório artificial junto com a comida dos peixes. Se o dono do aquário trouxer lentilha-d'água selvagem para dentro de casa, então a planta precisa de uma quarentena de duas semanas... Isso ajudará a manter os peixes livres de bactérias e infecções patogênicas.

Com o crescimento abundante de lentilha d'água do pântano no aquário, o risco de danos aos seus habitantes aumenta. Sob o denso "cobertor" verde, outras plantas morrerão e os peixes começarão a sentir falta de luz. Esta situação irá causar uma deterioração da sua saúde e morte.

Controle de crescimento de lentilha-d'água

O excesso de flor flutuante é cuidadosamente aparado e retirado da água com uma rede.

Especialistas experientes aconselham manter o crescimento das plantas sob controle usando linha de pesca.

Para fazer isso, um "fio" forte é preso com ventosas, que devem estar no mesmo nível da água. Assim, a flor flutuante não poderá crescer fora da área designada.

    Os peixes dourados são excelentes "destruidores" da lentilha-d'água. Eles podem comer todos os brotos da planta.Ao retirar a lentilha-d'água do aquário, é necessário colocar a flor flutuante em um recipiente de hotel. Assim, será possível preservar a vida de peixes jovens e camarões, que muitas vezes se escondem nas moitas de lentilha-d'água. Além disso, as folhas podem ser secas e adicionadas à alimentação dos habitantes de um reservatório artificial.

    A lentilha-d'água costuma ser combinada com outras plantas de solo aquático, cujas folhas estão na superfície da água. Além disso, vai bem com flores caseiras, que lembram arbustos de junco ou íris de água.

    Informações ainda mais úteis e interessantes sobre os benefícios e perigos da lentilha-d'água podem ser encontradas no vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa