Burnout (pirografia)

Tudo sobre retratos em chamas

Tudo sobre retratos em chamas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Ferramentas e materiais
  3. Preparação
  4. Como queimar corretamente?

Queimar madeira é um ofício que existe desde os tempos antigos. Tornou-se um hobby para muitos adultos e crianças de hoje. Neste artigo, ensinaremos como criar retratos queimando-os em uma árvore - essa é uma nova direção que, segundo os especialistas, já se tornou muito popular.

Peculiaridades

Queimar retratos em madeira tirados da fotografia está se tornando um hobby para quem ama trabalhar com madeira e tem tendência para a arte. Contudo, não é necessário ter habilidade artística, porque a técnica moderna da pirografia envolve a cópia de um desenho em uma placa de madeira.

Um retrato chamuscado também é obtido após a aplicação da foto na base. O processo é tão emocionante que muitas crianças e adolescentes são infectados por ele. E graças ao aprimoramento da tecnologia, eles podem se envolver neste tipo de atividade decorativa por conta própria, desenvolvendo a motricidade manual.

A propósito, um dispositivo moderno para queimar foi inventado por um adolescente de 15 anos há mais de meio século (em 1962). Ao contrário de seus antecessores, o dispositivo não superaqueceu, o que o tornou acessível para crianças em idade escolar.

Queimar madeira desenvolve perfeitamente a imaginação, a atenção e tem um efeito calmante no mestre. Você pode queimar em quase qualquer madeira, seja uma prancha processada ou apenas uma serra cortada de uma árvore.

A regra básica é que a base de madeira para queima deve estar seca.

A pirografia pode ser contorno (como um esboço comum no papel) e silhueta (quando as imagens estão sombreadas). Os pirógrafos usam uma abordagem combinada para criar trabalhos complexos, mas os iniciantes são incentivados a começar com técnicas de contorno. Isso não requer habilidades especiais.

Especialistas destacam que as pinturas chamuscadas são uma imagem eterna. Se uma fotografia pode ficar amarela ou simplesmente rasgar, então, neste caso, apenas um efeito mecânico proposital pode arruinar o "retrato de madeira", e por isso é considerado durável.

Ferramentas e materiais

Hoje à venda você encontra conjuntos prontos para a prática da pirografia. Portanto, se você é iniciante, é melhor aproveitar essa aquisição, que inclui bases de madeira para queimar e até esboços de imagens futuras. Além disso, o conjunto contém um pirógrafo (instrumento principal) e os seguintes elementos:

  • papel (lixar e copiar);
  • trapos;
  • escovas;
  • um conjunto de tintas e lápis;
  • apagador;
  • cera.

Mas se você pretende se envolver na queima de madeira como profissional e realizar todo o processo do início ao fim, então é melhor adquirir ferramentas e materiais separadamente. Primeiro, você precisa de equipamento para processar a base de madeira para queima.

Então você precisa comprar um queimador. Ele vem com pontas de arame e pontas duras. Para iniciantes, a primeira opção de design é recomendada. Um pirógrafo com ponta dura possui acessórios de várias espessuras e formatos (em conjuntos modernos, pode haver até 20 deles).

Com essa ferramenta, é muito mais fácil queimar retratos, desenhar várias linhas, hachurar áreas sombreadas e assim por diante. Além de um conjunto de bicos, um suporte para um ferro de soldar está incluído no kit padrão. Quanto à madeira para retrato, os seguintes requisitos são impostos a ela:

  • a estrutura da árvore deve ser homogênea e de poros finos, não resinosa;
  • não deve haver rachaduras e arranhões ou outros danos mecânicos na superfície;
  • para um fundo mais vantajoso, escolha espécies de árvores duras e de tons claros (bétula, tília, choupo, castanheiro e outras).

Escolha conjuntos prontos de base de madeira para queimar. Esses kits vêm com imagens prontas, mas se você precisar de seu próprio esboço, é melhor comprar um conjunto com placas em branco.

Usando um lápis ou caneta, você aplicará o desenho de forma independente à base e, em seguida, pegará o pirógrafo.

Preparação

O local de trabalho deve, em primeiro lugar, ter um queimador e uma placa de madeira ou bloco de madeira. Além disso, dependendo do nível e da severidade da ocupação, o pirógrafo estoca com uma escova de aço para limpeza de bicos, um quebra-cabeças, uma cópia carbono, alicates e outras ferramentas que serão necessárias no processo de trabalho decorativo.

Um pintor de retratos arrasador, é claro, precisará de uma amostra (foto) ou um modelo (mas raramente alguém se compromete a queimar um retrato direto do modelo). Desenhar (ou copiar) pode ser feito com lápis ou caneta, portanto, esses instrumentos de escrita devem estar à mão do mestre.

Além disso, preste atenção a uma boa superfície de mesa onde irá trabalhar, bem como a uma iluminação de alta qualidade para o local de trabalho (você pode usar apenas luz natural ou acender um abajur adicional).

Você pode precisar apoiar seu braço (para isso, coloque um rolo especial sob seu pulso ou apenas enrole uma toalha), bem, comece a trabalhar em um respirador. Algumas pessoas usam máscara de gás quando se queimam, mas esta é uma medida desnecessária, um respirador é o bastante. O ventilador também ajudará.

Como queimar corretamente?

Um retrato ou pintura com suas próprias mãos é fácil de fazer se você seguir essas regras e dicas.

  1. A gravação em madeira é iniciada após o aquecimento da ponta. A ponta deve ficar com uma cor vermelha escura, a partir do qual você pode começar a trabalhar.
  2. O acessório do queimador é segurado como um lápis.
  3. Para evitar que o aparelho aqueça, ele é periodicamente desligado para esfriar (a cada quinze minutos) e colocado em uma estante.
  4. Traços finos são desenhados lentamente para um efeito mais preciso.
  5. Linhas grossas também são desenhadas em movimentos lentos.É possível aumentar a intensidade da cor alterando a temperatura (se houver tal ajuste na ferramenta de trabalho), mas de forma alguma devido à forte pressão sobre a caneta.
  6. Se você segurar a caneta em um lugar, a linha será mais profunda.
  7. Para sombrear a área, todos os contornos são primeiro delineados e só depois começam a queimar o meio (para isso, usa-se o lado largo da pena).

Após a queima, a superfície da gravura é esmerilhada para remover quaisquer áreas carbonizadas.

Se desejado, o quadro é pintado com tintas e, em seguida, envernizado.

Gravar retratos é um processo divertido, mas não é tão fácil transferir uma imagem para uma árvore. Existem várias opções para este processo.

  1. Redesenhe o retrato com um lápis em uma folha de madeira e depois comece a queimar, observando as regras acima (o método de redesenho é mais adequado para profissionais ou quem tem habilidade para desenhar).
  2. Os iniciantes podem usar papel carbono ou grafite.
  3. A tecnologia moderna de transferência de uma imagem para uma árvore é quando uma imagem é impressa em uma impressora e fixada em uma base de madeira com sua parte frontal. Um bico plano aquecido alisa o verso da folha - assim, a tinta fica impressa na madeira.

Você também pode usar papel pergaminho comum para fazer cópias. Assim que o desenho for aplicado na superfície, pode-se começar a gravar nos contornos indicados.

O retrato chamuscado é um bom presente, uma verdadeira surpresa. Bem, essa ocupação própria de um hobby pode muito bem se transformar em uma renda adicional. Até que os estúdios profissionais sejam abraçados por essa nova ideia de negócios, muitos amadores podem se dar bem.

sem comentários

Moda

a beleza

casa