Burnout (pirografia)

Tudo sobre kits de queima de madeira

Tudo sobre kits de queima de madeira
Contente
  1. Variedades
  2. Fabricantes populares
  3. Nuances de escolha
  4. Como usar o kit?

Conjuntos simples para queima de lenha, como "Pattern-10k", "Ginger Cat" e outros, irão manter seu filho ocupado por muito tempo, ajudá-lo a desenvolver habilidades artísticas e a se realizar na criatividade. Kits profissionais para criatividade serão úteis para artesãos jovens e adultos.

Variedades

As imagens criadas pela queima decorativa são nítidas e volumosas. Nem precisam ser pintados - o jogo de linhas claras e escuras já cria uma peça acabada. Resta apenas envernizar.

Todos podem criar uma imagem, para isso você precisa escolher uma ferramenta.

A queima, ou pirografia, é usada por artesãos há muito tempo. Até os antigos índios, quando faziam barcos para tortas, queimavam seu interior com pedras quentes. Desde então, a tecnologia avançou e surgiram designs progressivos de pirógrafos.

  • O esgotamento com uma descarga elétrica forma figuras de Lichtenberg - padrões semelhantes a árvores. Eles surgem quando uma poderosa corrente flui pelas fibras da madeira impregnada com eletrólito. Você mesmo pode fazer esse queimador, mas é aconselhável ter habilidades para trabalhar com engenharia elétrica.
  • As máquinas CNC são utilizadas na produção de madeira e móveis. Selecione um desenho no computador e um laser ou agulha de nicromo irá rapidamente transferi-lo para madeira ou couro. A imagem é clara, saturada, mas estereotipada. A arte real precisa de uma ferramenta diferente.
  • Pirógrafos manuais revelam o talento do mestre. Com a ajuda deles, você pode não apenas obter imagens planas, mas também decorar detalhes de interiores. Além disso, eles tornarão sua vida mais segura - é fácil com uma ponta em brasa, por exemplo, fazer um entalhe no cabo liso da ferramenta.Trabalhar com tal dispositivo alivia o estresse, desenvolve a atenção e a imaginação. E as habilidades motoras finas das mãos também são treinadas. Portanto, o kit para queima de lenha é um presente valioso não só para as crianças, mas também para os adultos. Você só precisa escolher o gravador certo.
  • Os modelos de ponta dura se parecem com um ferro de solda. Eles são equipados com uma variedade de bocais - até 20 peças, para linhas finas e grossas de formas cilíndricas e cônicas. Existem anexos de dados para a obtenção de impressões padronizadas. Confiabilidade, facilidade de uso e baixo preço tornam esses dispositivos disponíveis para todos. Nesse dispositivo, o "recheio" fica escondido na alça, de modo que o dispositivo acaba sendo pesado e incômodo - é difícil para as crianças segurá-lo por muito tempo. É difícil controlá-lo, pois a picada está longe do cabo. Também aquece por muito tempo - 5 minutos ou mais. Esse queimador é adequado para pessoas fortes e pacientes.
  • Em queimadores de caneta de arame, a parte funcional é um fio de nicrômio fino. Ele aquece instantaneamente e desenha padrões delicados. Esses modelos geralmente são equipados com um regulador de potência, às vezes sem etapas. Eles são adequados para um trabalho delicado e responsável. Mas desenhar linhas grossas com eles é inconveniente - muito longo. E a picada é muito frágil, quebra com qualquer movimento descuidado. E o dispositivo em si é mais caro do que os modelos com ponta sólida e mais difícil de consertar. Mas é mais seguro, porque o bico esfria quase imediatamente após desligá-lo. Muito bom para crianças inquietas que, após o trabalho, guardam imediatamente o aparelho.

Se você vai trabalhar profissionalmente com o gravador, todos esses modelos serão úteis. E se você está procurando um queimador de criatividade livre, escolha qualquer um.

O principal é que é de alta qualidade. Confie na opinião da maioria dos usuários.

Fabricantes populares

As empresas estão brigando por nossas carteiras e oferecendo diferentes modelos de queimadores. Dentre elas, destacamos as melhores opções e fizemos nossa própria avaliação subjetiva.

  • "TRANSVIT" oferece os modelos "Padrão-1" e "Padrão-10k". Os dispositivos custam na região de 1.100 a 1.800 rublos. e tem a mesma potência de 20 W, que é ajustável com um regulador de 2 estágios. "Padrão-1" tem um conjunto mais rico - 5 itens em um conjunto versus 2 para "Padrão-10k" e 2 anexos em vez de um.
  • PEBARO da Alemanha oferece um queimador de madeira e couro com 9 acessórios: 6 pontas cônicas e 3 matrizes. Preço com desconto do dispositivo - 2 200 rublos.
  • Queimador de Rexant tem uma potência de 40 W e uma temperatura operacional de 450-750 graus em incrementos de 50 graus. Devido à sua alta potência, o aparelho é recomendado para adultos e crianças maiores de 14 anos. Esse pirógrafo custa cerca de 3.000 rublos.
  • Orbit possui um rico conjunto de 21 bicos. Sua potência é de 30 W e também pode funcionar como ferro de soldar. Há uma caixa de plástico para transportar. O preço do modelo é de 1.400 rublos.
  • Mas o conjunto para queimar "Gato Vermelho" custará apenas 350 rublos. O conjunto para o queimador de 20 W inclui 6 acessórios diferentes. A desvantagem é que aquece por muito tempo.

Todos os modelos têm um suporte incluso no kit e alguns fabricantes adicionam placas burnout como um bônus - 7-11 itens no total. Às vezes, os desenhos já são aplicados nas pranchas e o conjunto está imediatamente pronto para funcionar. Conveniente para artesãos iniciantes. Você só precisa escolher o conjunto certo.

Nuances de escolha

Como em qualquer compra, a escolha do queimador deve ser acertada. Para encontrar o que você precisa, use nossas dicas.

  • Para os iniciantes, é melhor levar modelos em que as pranchas estejam incluídas no kit, pois preparar o material é uma tarefa difícil à parte, e por isso se resolve imediatamente.
  • Mas a abundância de bicos é inútil - uma imagem complexa está além do poder de mestres novatos, e para uma simples, 1-3 pontas são suficientes. Portanto, as propostas de orçamento serão a melhor escolha.
  • Se você comprar um gravador de caneta de arame, tome cuidado com as pontas sobressalentes. É bom quando eles estão incluídos, então será mais fácil para crianças e iniciantes.
  • Imagine o resultado do seu trabalho.Se se trata de uma pintura grande que vai ser admirada de longe, então é melhor pegar uma modelo com bico firme e alto poder. Caso contrário, as linhas finas deixadas pelo fio de nicromo ficarão praticamente invisíveis, e sua queima demorará muito.
  • Os profissionais irão apreciar o controle de temperatura sem etapas. E se você acabou de começar a se envolver na queima, haverá poucos benefícios com isso. Segure o ferrão na prancha por mais tempo e o resultado será o mesmo de um modelo poderoso. Portanto, não compre um gravador "avançado" - por enquanto.

E lembre-se de que a pintura é criada pelo mestre, não pela ferramenta. Portanto, o uso correto do kit é a chave para um trabalho bem-sucedido.

Como usar o kit?

Todos podem dominar a técnica de queima. O trabalho não é muito diferente do desenho - o queimador deve ser segurado da mesma forma que um lápis, e desenhar linhas com ele com uma leve pressão. Mas existem algumas peculiaridades.

O mais importante é escolher o quadro em branco certo.

  • Deve ser suave, "sem problemas". Se a picada atingir um ponto irregular, ela irá abruptamente para o lado e a imagem ficará arruinada. Portanto, a superfície deve ser lixada ao longo do grão.
  • Tintas e vernizes não são permitidos. Quando aquecidos, eles emitem vapores nocivos ou até mesmo se acendem completamente. Você pode gravar em MDF, mas um capuz é necessário aqui.

Importante! A área em que você trabalha deve ser bem ventilada. Ou queime ao ar livre.

Em seguida, transfira o desenho para a peça de trabalho manualmente com um lápis ou imprima um estêncil e trace-o no quadro. Os rastros permanecerão. Organize a imagem de forma que a maioria das linhas fique alinhada com o grão.

As lojas vendem pranchas preparadas com desenhos prontos. Você pode escolher sua própria imagem e os próprios especialistas a aplicarão à peça de trabalho. Mas isso não é necessário - você pode queimá-lo em qualquer madeira compensada, placa ou couro.

Depois disso, fique à vontade para trabalhar.

  1. Desenhe os contornos. Se você for um iniciante, queime muitos pontos em cada linha, que são fáceis de conectar. Quando você praticar, dirija imediatamente a picada do queimador ao longo da linha.
  2. Para linhas pretas claras, a picada deve ser quente; para linhas mais claras, seu aquecimento deve ser reduzido.
  3. Em seguida, passe para a hachura e o preenchimento interno. Para reduzir a fadiga, mova sua mão em sua direção. Se errar, tudo bem, a imagem pode ser corrigida com lixa.
  4. Desligue o aparelho a cada 10-15 minutos para resfriá-lo. Ao mesmo tempo, limpe a ponta de descalcificação com uma esponja de prato de metal.
  5. Cubra a imagem finalizada com verniz ou tinta, se desejar. Isso é tudo.

Importante! A ponta do queimador é aquecida a uma temperatura de 400–500 ° C. Tenha cuidado para não tocar nas peças de metal. Não se esqueça das precauções de segurança.

Os mestres terão prazer em compartilhar seus segredos e dar conselhos.

  • Ao iniciar uma nova linha, sopre levemente na picada, então o início será suave e imperceptível.
  • Preencha um movimento circular.
  • Para desenhar uma linha fina, desenhe rapidamente, e uma linha grossa desenhe lentamente.
  • Para transições suaves, trabalhe na frente do ventilador. Então, o fluxo de ar esfriará a picada e a linha ficará mais leve. É mais fácil do que ajustar a temperatura no regulador durante a operação.

Queimar madeira é um hobby maravilhoso. Ele treina perseverança, mobilidade das mãos e criatividade. E a imaginação rica ajuda não apenas na criatividade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa