Burnout (pirografia)

Queima de lenha para iniciantes

Queima de lenha para iniciantes
Contente
  1. Organização do local de trabalho
  2. O que é necessário?
  3. Visão geral da espécie
  4. Selecionando um padrão
  5. Aula mestre passo a passo
  6. Dicas úteis

Queimar madeira (ou pirografia) é uma atividade bastante interessante que muitos adultos e crianças gostam. Sua grande vantagem é a ausência da necessidade de aquisição de materiais e ferramentas caras. Basta comprar um dispositivo de alta qualidade e pranchas comuns ou compensados.

Organização do local de trabalho

Preparar um local de trabalho para a queima de lenha não é particularmente difícil quando se trata de um mestre novato. Você pode fazer esse tipo de criatividade em uma superfície plana, por exemplo, sentado a uma mesa em uma cadeira estável. As dimensões da superfície devem permitir que o dispositivo de queima, blanks, um conjunto de gabaritos sejam colocados sobre ele, bem como acomodar livremente o próprio criador.

Além do mais, para facilidade de uso, você precisa preparar um rolo de suporte de pulso, que pode ser facilmente formado a partir de uma toalha enrolada. A fonte de luz ideal é a luz natural de uma janela, mas um abajur também pode ser instalado, se necessário. A luz deve atingir a superfície de trabalho em um ângulo agudo para que mesmo as menores sombras criadas pelas ranhuras possam ser vistas.

Instale tomadas elétricas perto de sua mesa de trabalho.

No caso de um usuário mais avançado, sugere-se a colocação de uma serra com serra de vaivém, além de alicates e pinças na oficina. Para criar imagens melhores, você terá que usar um lápis pontiagudo com borracha e uma lixa fina, que também estão localizados na área de trabalho.No processo de queima, algumas outras ferramentas e consumíveis podem ser úteis, por exemplo, uma chave de fenda, uma régua de aço, fita adesiva e uma cópia de carbono. Ao organizar um workshop, você também deve pensar em ventilação de alta qualidade.

O que é necessário?

Os dois principais componentes da pirografia são a ferramenta de queima e as placas nas quais os desenhos serão criados. Um ferro de solda comum pode ser usado como um dispositivo de queima, mas, é claro, é melhor comprar um dispositivo especial. É mais conveniente trabalhar com um dispositivo em forma de caneta, com a ajuda do qual o desenho é realizado de acordo com um modelo ou de forma independente. Uma variedade de acessórios incluídos no kit permitem obter diferentes tonalidades, espessuras e até mesmo a forma das linhas das imagens aplicadas. As lâminas substituíveis são mais bem selecionadas entre as feitas de latão. A espessura do cabo do queimador deve ser confortável para a mão do mestre.

Pequenos pedaços de contraplacado ou pranchas de madeira, que tenham a forma pretendida, são adequados como base. Eles são fáceis de criar e também estão disponíveis gratuitamente nas lojas.

Para os iniciantes, recomendamos o uso de blanks de madeira leve, lixados até lixar, secos e limpos de nós. Por exemplo, pode ser folhas de bétula, tília ou amieiro. Placas de contraplacado mais orçamentais também são adequadas, acessíveis e fáceis de processar.

Depois de ganhar experiência, você pode passar para madeira com uma estrutura heterogênea. Vale ressaltar que os conjuntos prontos são oferecidos para iniciantes - pranchas com desenhos já aplicados, que só podem ser queimados.

Visão geral da espécie

É comum distinguir 3 métodos de queima de madeira.

Contorno

A queima de contorno pode ser atribuída aos fundamentos da pirografia. Os artistas começam com desenhos planos e, em seguida, complicam seu trabalho pela presença de relevos ou fundos. A imagem aparece na base sob a influência da ponta do bico, e com a condição da presença obrigatória de suporte à mão. Em muitos aspectos, lembra o desenho a lápis, por isso é ideal para iniciantes. A madeira dura deve ser processada mais profundamente e a madeira macia queima muito mais rápido. A linha é desenhada de maneira uniforme e precisa, tangencialmente e sem pontos.

Artístico

A queima artística é considerada a técnica de pirografia mais difícil, pois combina contorno e silhueta. Para este método, o esquema de desenho é extremamente importante, que deve levar em consideração a perspectiva, as sombras e a luz.

Silhouettenoe

A queima de silhueta permite obter um padrão claro, emoldurado por um fundo escuro. As imagens mais simples são obtidas com processamento uniforme, mas algumas requerem o uso de técnicas de iluminação. O mestre tem que trabalhar com uma ponta especial, cuja ponta é rebitada e lixada. A ponta da lâmina é sempre guiada ao longo da fibra da madeira para garantir que a superfície seja lisa e uniformemente escura. Para obter transições de tonalidade incomuns, altere a temperatura de incandescência da ponta ou modifique o grau de pressão e o tempo de processamento.

Selecionando um padrão

Para iniciantes, o tópico para queimar deve ser o mais simples possível: padrões ou formas geométricas. No futuro, você pode avançar para imagens mais complexas: animais, paisagens, naturezas mortas e até retratos. Uma criança pode pendurar um quadro feito em uma base de madeira com personagens de seu desenho animado favorito na sala. Para parentes e amigos adultos, trabalhos com temas "clássicos" servem como presente: um buquê de flores, anjos, uma linda casa na floresta ou uma linda borboleta. Além disso, você pode escolher um tema para a criação, dependendo da função que ele terá que desempenhar.

Por exemplo, uma tábua para cortar comida pode ser decorada com algum tipo de imagem "perto da cozinha": uma natureza morta com acessórios de cozinha, uma mesa posta ou uma divertida miniatura sobre o tema de um chef. A madeira, que mais tarde se torna parte de uma caixa de joias ou de itens valiosos, ficará especialmente vantajosa com flores espalhadas ou uma imagem retrô de uma garota enfeitada.

Aula mestre passo a passo

A queima de lenha para iniciantes é realizada de acordo com um plano claro. Vamos considerar uma opção.

Preparação da peça de trabalho

O desenho a ser queimado é imediatamente desenhado no quadro ou, a princípio, coletado como um esboço e, em seguida, transferido por meio de uma cópia carbono. Se for necessário processar madeira clara, é melhor usar papel grafite preto e, se escuro, qualquer papel colorido adequado. Além disso, não é proibido colar lenços de papel com desenho diretamente na madeira e fazer a queima já em cima dela. Vale ressaltar o seguinte: para aprender a fazer desenhos de alta qualidade, primeiro é melhor praticar sobre uma peça áspera, cobrindo-a com traços e contornos de diferentes tamanhos e profundidades.

A própria madeira também deve ser preparada. Primeiro, sua superfície deverá ser lixada com lixa de grão fino, movendo-se ao longo das fibras. Em seguida, a placa é limpa com um pano macio úmido. O estiramento só é realizado depois de a base estar completamente seca. Para um pirógrafo quente, prepare um suporte feito de material incombustível. É mais conveniente usar para este fim uma tigela de cerâmica, um prato, bem como quaisquer outros pratos feitos de material resistente ao calor.

Técnica

O queimador está sempre localizado na lateral da mão ativa e, no caso de ser elétrico, é imediatamente conectado à rede. As imagens nos estágios iniciais são obtidas definindo pontos e conectando-os. É comum criar primeiro contornos externos, as manchas que não são tão perceptíveis. Além disso, as manchas são lixadas posteriormente. Os golpes internos são queimados por último. Na fase final, são realizados tonificação e sombreamento. Linhas finas geralmente requerem mover o bico rapidamente e linhas grossas lentamente.

Fatias largas são formadas segurando várias camadas. Para que a linha não termine em negrito, a caneta do final deve ser retirada rapidamente do quadro. A pressão é ajustada dependendo da direção das fibras: quando o queimador passa por elas, menos pressão é necessária, e quando transversalmente - mais. Se várias linhas estiverem localizadas nas proximidades, elas precisam ser aplicadas com uma pequena lacuna, que será necessária para o resfriamento.

Em qualquer caso, é importante evitar movimentos bruscos e não aplicar muita pressão na ponta. Caso contrário, os traços terão larguras diferentes.

Durante a operação, a cada 10-15 minutos, será correto desconectar o dispositivo da rede para que ele tenha a oportunidade de esfriar. O estiramento deve ser iniciado somente após o elemento de solda ter aquecido até a temperatura exigida, caracterizada por uma cor vermelha escura. Como é quase impossível corrigir erros criativos na queima, você terá que agir imediatamente com o máximo cuidado. Alguns artesãos preferem fixar o molde de madeira ligeiramente inclinado para maior comodidade, embora não seja proibido mantê-lo apenas sobre a mesa.

Processamento final

O desenho finalizado deve ser limpo com lixa de grão fino. Se houver contornos profundos na imagem, você também deve caminhar ao longo deles com uma escova de metal. Este procedimento permite remover pequenos carvões que são subprodutos da queima. O processamento deve ser completo, mas preciso, não permitindo danos à pintura. Além disso, a ausência de chips deve ser monitorada.

A superfície tratada é envernizada. Esta substância ajuda a prolongar a vida útil do produto e a protegê-lo de danos.Se necessário, o espaço entre os contornos queimados é total ou parcialmente pintado.

Dicas úteis

Durante o trabalho, é importante respeitar o mesmo período de burnout para um elemento. Se a ponta em brasa durar mais em um ponto do que em outro, a cor do produto acabado ficará irregular.

Para que a pena se mova o mais suavemente possível, é melhor colocar a prancha com as fibras voltadas para baixo. Se durante o processo criativo a fumaça começar a se destacar, a inalação é fortemente desencorajada.

Você precisa se sentar na área de trabalho corretamente: nem as costas, nem o pescoço, nem os braços devem estar tensos. Pirógrafos novatos devem limpar periodicamente os bicos de depósitos de carbono usando um dispositivo de trituração. Durante a queima, você só pode tocá-los com um alicate.

O vídeo a seguir mostrará como queimar madeira corretamente.

sem comentários

Moda

a beleza

casa