Burnout (pirografia)

Tudo sobre queimaduras na pele

Tudo sobre queimaduras na pele
Contente
  1. O que é isso?
  2. Ferramentas e materiais
  3. Progresso

Quantas vezes não sabemos o que dar a um ente querido. Hoje nos propomos a considerar uma opção feita por nossas próprias mãos usando a tecnologia da pirografia, mas falaremos sobre a queima em uma superfície de couro. Com a publicação, você aprenderá em detalhes como fazer um aplique chamuscado, como fazer um grampo de cabelo ou broche com restos de couro.

O que é isso?

A queimadura na pele é um tipo de pirografia. Desta forma, você pode esconder defeitos em produtos de couro, atualizar uma bolsa chata ou outra coisa de couro, esconder manchas desgastadas em uma jaqueta de couro.

No final, se você quiser se exibir com um presente original, use também este método de gravação em uma superfície de couro.

O seu presente será diferente dos outros não apenas pelo fato de você mesmo o ter feito, mas também pelo seu design incomum.

A gravura na pele devido à queimadura não pode deixar ninguém indiferente: tal espécime certamente acrescentará brutalidade ao homem e trará mistério à imagem de uma mulher. A pirografia da pele é uma atividade bastante empolgante e você pode se interessar por ela em qualquer idade.

Não é necessário comprar couro especial para isso - você pode usar uma base de couro de uma jaqueta velha ou capa de chuva. Para decorar a imagem, você precisará de um dispositivo especial para queimar ou de um ferro de solda; você também pode desenhar na pele com um laser.

Ferramentas e materiais

Para obter um desenho de qualidade, não economize no material. Normalmente as roupas são costuradas com pele de cabra ou porco, bem como com carne de vitela.

A propósito, é melhor não usar peles de porco e ovelha para queimar, mas polido (de gado) é considerado ideal para tal caso. O método de curtimento do couro é de grande importância para a pirografia:

  • gordinho;
  • vegetal;
  • zircônio;
  • formaldeído;
  • curtimento ao cromo e outros tipos.

Uma combinação de métodos diferentes é freqüentemente usada, mas para a retrosaria, o couro curtido vegetal é o mais comum. É um material bastante denso e dúctil, mas caro devido ao fato de requerer um processamento complexo.

Para a pirografia, o couro curtido ao cromo é bastante adequado.

É melhor queimar em uma superfície sem cobertura artificial, porque, por exemplo, a película de polímero derrete imediatamente e libera no ar substâncias nocivas e malcheirosas.

É permitido queimar pedaços de crosta - este é um material de couro sem superfície tratada (comparável a um produto semiacabado). Mas, quanto às ferramentas para pirografia na pele, não existem queimadores especiais para esse tipo de ocupação.

Portanto, esses dispositivos são usados ​​para queimar madeira, a maioria deles se assemelha a um ferro de soldar. Para trabalhar em superfície de couro, é preferível escolher dispositivos que tenham mecanismo de ajuste de temperatura, pois para queimar a base em questão é necessária menos energia do que trabalhar em superfície de madeira.

Caso contrário, o princípio de funcionamento é o mesmo: a espessura das linhas é obtida em função do tempo que a ponta fica na área da pele e não da pressão excessiva.

Contudo, existem dispositivos com vários acessórios - é fácil e conveniente trabalhar com essa ferramenta: linhas finas e pequenos detalhes podem ser feitos com acessórios de arame ou agulhas especiais.

A forma mais conveniente de pirografia na pele é a queima a laser. Quem tiver essa oportunidade, é melhor comprar esse dispositivo.

Para os iniciantes, são vendidos kits especiais, que incluem peças de material e acessórios diversos para a comodidade do trabalho.

Progresso

À primeira vista, parece difícil gravar fotos em couro, de fato, a tecnologia desse processo é bastante simples, e é perfeitamente possível dominá-la em casa. Seguindo nossa master class, você pode fazer um peixe em gancho com suas próprias mãos.

E acredite que ela irá satisfazer todos os seus desejos e certamente lhe trará boa sorte. Portanto, adquirimos as seguintes ferramentas e materiais:

  • pele (de preferência sombra clara);
  • papel vegetal para desenho;
  • queimador;
  • papel-carbono;
  • tesoura, hidrocor, cola PVA, fixadores de papel.

Vamos descrever o andamento do trabalho.

  1. Selecionamos o desenho do peixe desejado e o traduzimos em papel vegetal.
  2. Agora você precisa fazer um template, para isso simplesmente colamos o papel vegetal no papel e cortamos ao longo do contorno.
  3. Coloque o modelo na pele, desenhe um marcador ao longo do contorno. Para não ter que retirar os restos do hidrocor, escolha o marrom (ou preto, mas não colorido).
  4. Usando uma cópia carbono, traduzimos o desenho (detalhes dentro do contorno). Neste caso, tiramos um simples lápis ou pasta não alimentar da caneta, basta um palito de madeira.
  5. Colocamos o modelo estritamente no contorno atribuído e, para que o esboço seja bem impresso, pressionamos com bastante força todas as linhas do desenho.
  6. Também delineamos todas as partes internas com um marcador para facilitar o trabalho.
  7. Para facilitar a movimentação da pele durante o processo de queima, você pode colocá-la em um pedaço de tábua (uma tábua de cortar também serve).
  8. Antes do trabalho, abra a janela ou janela, dê um ar fresco no ambiente onde vai queimar, pois desde os primeiros movimentos sentirá um cheiro específico.
  9. Primeiro, o contorno geral do desenho é delineado e, em seguida, os detalhes centrais internos são queimados.
  10. Ao final do processo, o produto deve ter tempo para esfriar.
  11. Conforme o desenho esfria, ele deve ser cortado ao longo do contorno. Faça de uma só vez ou em duas etapas: primeiro corte com folga, depois diretamente ao longo do contorno - assim há mais garantias de que a figura não será danificada.
  12. Além disso, o produto pode ser decorado a seu critério e gosto: a figura do peixe pode ser pintada com tintas acrílicas ou canetas hidrográficas, você pode circundá-la com um marcador permanente, adicionar brilho.
  13. Depois que o produto tiver adquirido a forma, cor e brilho desejados, uma peça adicional de couro (pode-se usar outra cor) deve ser colada no verso para endurecer o produto.
  14. Quando a base de cola estiver seca, o peixe é recortado novamente com uma base adicional.
  15. Para realçar o relevo do produto, ele é umedecido com um adesivo (1 colher de chá de cola PVA é adicionada a 200 ml de água).
  16. Quando a composição seca na superfície do "peixe", você pode percorrer as linhas internas do desenho com um furador. Se não houver um furador, elementos pontiagudos de um conjunto de manicure ou um palito de dente de bambu comum servirão.
  17. Se você quiser um grampo de cabelo mais escuro, escureça as linhas do "peixe" com um composto especial ou graxa de sapato comum contendo cera.
  18. Em seguida, transforme o produto em um grampo de cabelo. Para fazer isso, faça dois furos no "peixe" e passe um palito decorado ou compre um mecanismo especial para grampos de cabelo em um quiosque de ferragens.

Seguindo o exemplo do nosso "peixe grampo de cabelo", você pode fazer um broche prendendo um alfinete ou fecho nas costas. Você pode simplesmente queimar qualquer padrão e fazer um aplique de couro (neste caso, você pode prescindir de uma base adicional), usando uma máquina especial para costurar couro, fixe no lugar certo.

Existem muitas opções para fazer produtos queimando um padrão na pele - tudo depende da imaginação e do desejo do mestre. O principal é aprender a fazer esse trabalho corretamente, observar as medidas de segurança e curtir o processo em si e o resultado!

Aula master sobre visão da pele no vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa