Dançando

Tipos de valsa e regras para ensiná-la

Tipos de valsa e regras para ensiná-la
Contente
  1. História de origem
  2. Variedades
  3. Diagrama de etapas
  4. Movimentos e elementos básicos
  5. Como dançar uma valsa?
  6. Escolhendo música para dançar
  7. Como aprender a dançar?

A valsa é uma das danças mais populares. É dançado em casamentos, bailes de formatura e festas regulares. O básico da valsa é apreciado não só por crianças, mas também por adultos e até por idosos.

História de origem

Inicialmente, essa dança não era tão popular. Além disso, sua execução não exigiu nenhuma habilidade especial. Acredita-se que o landler foi o protótipo da valsa. Camponeses alemães e austríacos dançaram essa dança já no século XIII. Consistia em passos e curvas suaves, que as pessoas repetiam, movendo-se em círculo. A dança foi realizada na maioria dos feriados.

A alta sociedade deu atenção a essa dança apenas no século XVIII. Foi a partir dessa época que passou a ser conhecido pelo nome atual.

Vem da palavra alemã walzer, que significa girar em círculo. Isso é bastante lógico. A essência da valsa reside precisamente no rodopiar constante do casal pelo salão de baile.

Nos primeiros anos da valsa, muitas pessoas eram bastante céticas a respeito. Artesãos experientes não gostavam de sua simplicidade. A geração mais velha chamou a dança de indecente. Eles ficaram indignados com o fato de que durante a dança a garota estava realmente nos braços de um homem. A igreja chamou a valsa de pecaminosa e vulgar. Em muitos países, essa dança era proibida em bailes. A Rússia não foi exceção.

No entanto, apesar de tal atitude negativa dos moralistas, a dança ainda conseguiu ganhar popularidade na alta sociedade. Na França, a valsa tornou-se popular imediatamente após a revolução. Mais tarde começaram a dançar em outras capitais europeias.Johann Strauss, que compôs um grande número de composições de valsa, também contribuiu para o desenvolvimento desta dança.

Na segunda metade do século 19, surgiram duas variedades principais de valsa: a valsa vienense e a valsa de Boston. Um deles foi mais rápido, o outro foi mais lento.

Agora, a valsa não é tão popular como antigamente. Ao mesmo tempo, a dança ainda faz parte do programa obrigatório na maioria das competições de dança. Tanto as crianças como os adultos aprendem a valsar com prazer.

Variedades

Existem agora 4 tipos principais de dança clássica.

vienense

Esta dança se distingue por sua beleza e graça especiais. Hoje é uma das mais belas danças incluídas no programa europeu padrão. É ele quem dançou nos mais famosos bailes europeus.

Ele se distingue por sua velocidade de movimento. Portanto, aprender a dançar é bastante difícil. É recomendado que os bailarinos pratiquem junto com seus parceiros regulares. Eles dançam a valsa apenas em posição fechada.

Devagar

Este estilo de valsa difere do anterior na velocidade de execução. Ele dança duas vezes mais lento. Portanto, você pode aprender a dançar muito mais rápido. Por isso, é com ele que se recomenda começar a treinar jovens bailarinos. Waltz-Boston pertence a esta categoria, que dançarinos profissionais também deveriam ser capazes de se apresentar.

Figurado

Essa dança era muito popular na URSS. Surgiu em meados do século XX. A valsa figurada é uma versão simplificada do vienense. Tem menos movimentos e voltas difíceis. Na maioria das vezes, o casal que está dançando está apenas girando. Em alguns pontos, um homem pode se ajoelhar, permitindo que sua namorada dance ao seu redor. É a valsa encaracolada que é mais freqüentemente executada por recém-casados ​​modernos em um casamento.

Argentina

Esta dança incomum pode ser considerada um híbrido da valsa tradicional e do apaixonado tango argentino. A severidade usual da valsa não é característica dele. Eles geralmente dançam para seu próprio prazer.

Diagrama de etapas

Para aprender a dançar a valsa corretamente, é importante dominar os passos. A peculiaridade da dança é que o primeiro movimento é rápido e agudo. As outras duas etapas devem ser quase imperceptíveis. Homens e mulheres dançam a valsa de maneiras diferentes.

O dançarino dá o primeiro passo com o pé esquerdo. Ela avança. A segunda perna é imediatamente puxada para trás. Esses movimentos devem ser rápidos. Então ele se move para o lado. Depois disso, o homem pega sua perna direita de volta e retorna a esquerda ao ponto inicial.

A mulher dança sua parte de maneira um pouco diferente. Ela começa o movimento com um passo com o pé direito para trás. Ela imediatamente leva o esquerdo um pouco para o lado. Em seguida, a perna direita é puxada para a esquerda. Depois disso, a garota dá um passo à frente. Ela retorna a perna direita ao ponto inicial. Em seguida, a perna esquerda é puxada para cima.

Este esquema simples é muito fácil de dominar. O principal é fazer exercícios regularmente e monitorar cuidadosamente todos os seus movimentos.

Movimentos e elementos básicos

Antes de prosseguir diretamente para a dança, você precisa dominar a postura correta. É melhor fazer isso com um parceiro.

Duas pessoas estão frente a frente. A distância entre eles deve ser mínima. Eles sempre mantêm as costas retas. O queixo deve estar ligeiramente levantado. A garota nesta posição se curva ligeiramente para trás. O cara a apóia sob a omoplata. A mão da dançarina neste momento está logo abaixo do ombro de seu parceiro. A palma do homem segura a outra mão do parceiro.

Tendo adotado essa postura, as cabeças dos dançarinos devem ser viradas para a esquerda. Os cotovelos devem ser elevados para que fiquem na altura dos ombros. Só então os movimentos de dança podem começar.

A beleza dos passos da valsa vistos de lado depende da posição correta.

Os dançarinos iniciantes devem dominar os seguintes elementos de dança.

Turns

Um dos principais movimentos da dança é o giro.É muito simples de executar. Para começar, o dançarino coloca o pé direito à frente. Quase imediatamente, ele lentamente vira para a direita. No momento seguinte, o homem completa sua vez. Depois disso, a dançarina puxa a segunda perna para a da frente.

Então ele dá dois passos para trás e se vira da mesma maneira. O parceiro repete todos os movimentos, espelhando-os.

Acompanhar

Este é outro movimento popular que vale a pena explorar para todos os dançarinos. É realizado por 3 contas. Ambos os dançarinos se movem da mesma maneira.

Em primeiro lugar, o dançarino dá um passo com o pé direito à frente. Depois disso, ele traz sua perna esquerda para ela. Além disso, a perna direita avança novamente. A próxima medida da trilha é feita da mesma maneira. Mas a pessoa começa a se mover a partir da perna esquerda. Os movimentos são rápidos e bonitos. Eles geralmente são executados em um círculo.

Tendo dominado esses movimentos básicos, você pode prosseguir para o estudo de formas mais complexas.

Vale lembrar que todos os movimentos da dança devem ser suaves e lentos. Termina com uma leve meia reverência para seu parceiro.

Como dançar uma valsa?

Nos primeiros anos de existência da valsa, era costume dançá-la com trajes clássicos e vestidos longos.

Os homens usavam sobretudos pretos e camisas brancas. A imagem foi complementada por uma gravata borboleta leve. Os homens sempre escolheram sapatos clássicos também. Este look foi complementado por botões de punho de ouro, um relógio de bolso e um lenço branco. Os homens sempre dançaram com luvas. Anteriormente, uma mulher poderia recusar um homem a dançar se ele estivesse sem luvas.

As mulheres escolheram vestidos longos com saias bufantes para dançar. Eles podem ser leves e brilhantes. Roupas brancas só podiam ser usadas por aqueles que compareceram ao baile pela primeira vez. As imagens foram complementadas com sapatos confortáveis, luvas e joias caras. O cabelo geralmente era coletado em penteados altos. Isso possibilitou focar no lindo pescoço.

Hoje em dia, os trajes para apresentações e noites de dança temáticas também são alegres. Meninos e meninas preferem usar roupas clássicas para tais eventos.

Mas, para o treinamento, os dançarinos iniciantes costumam escolher roupas mais confortáveis. Os itens para as aulas de dança não devem impedir o movimento. Uma forma escolhida corretamente não deve ser apenas confortável, mas também bonita. Nesse caso, a bailarina terá muito mais prazer em suas aulas.

Escolhendo música para dançar

A escolha da música adequada também desempenha um papel importante para um dançarino iniciante. É melhor dançar uma valsa ao som de composições clássicas de valsa.

  1. "Valsa das Flores" de Tchaikovsky. Esta é uma das melodias mais delicadas que vale a pena prestar atenção. Foi escrito especialmente para o famoso balé chamado O Quebra-Nozes. Muitas pessoas conhecem essa melodia pelo fato de ter soado no desenho animado soviético de mesmo nome.
  2. "Spring Voices" de Strauss. Esta composição foi escrita no final do século XIX. No entanto, a valsa está sendo dançada até agora. A melodia é ideal para as primeiras apresentações de aspirantes a dançarinos.
  3. Doga "Valsa do casamento". Essa melodia foi escrita em apenas uma noite. Tornou-se popular após o lançamento do famoso filme soviético intitulado "Meu animal afetuoso e gentil". A melodia é considerada um dos mais belos cynovals. Como fica claro pelo nome da composição, os noivos gostam muito dela. As danças de casamento são frequentemente encenadas com essa composição até agora. Valsar com uma melodia leve e graciosa é bastante simples.
  4. "Waltz No. 7" de Chopin. Esta é uma das composições mais famosas deste compositor. Tanto dançarinos experientes quanto iniciantes podem dançar.
  5. "Cinderela" de Prokofiev. Essa melodia faz parte do balé de mesmo nome. Foi para ela que a heroína principal do famoso conto de fadas dançou até meia-noite. A melodia suave e leve é ​​adequada para a criação de várias apresentações de dança.

Depois de dominar o básico da dança, além de aprender a improvisar, você pode experimentar a valsa ao som de melodias modernas.

Como aprender a dançar?

A valsa, como outras danças de salão, é melhor praticada desde a infância. Acredita-se que as crianças aprendem coisas novas com muito mais rapidez. Portanto, eles aprendem movimentos de dança com facilidade. A criança geralmente aprende a valsa nas aulas adicionais. Escolas de dança agora estão na maioria das cidades. Portanto, é muito fácil encontrar um local adequado para estudar.

Mas muitas vezes acontece que uma pessoa decide aprender a dançar já na idade adulta. Nesse caso, o aprendizado exige muito mais tempo dele. Além do mais, um dançarino adulto tem que treinar muito mais.

Os adultos têm várias opções básicas para ensinar dança.

Escola de Dança

Muitas escolas modernas de dança para adultos oferecem aulas para os amantes da valsa. Podem participar tanto iniciantes como pessoas que já fizeram dança de salão. O coaching na escola geralmente inclui aquecimento, movimentos básicos e prática com um parceiro. Graças a uma preparação adequada, a pessoa não fica tão cansada. Além disso, um dançarino treinado não é tão restrito em seus movimentos.

Você pode vir para uma escola de dança com ou sem parceiro.

Escolha um local para as aulas com responsabilidade. Nesse caso, você pode se orientar pela reputação da instituição, bem como pelos conselhos de pessoas que já dançaram no local.

Aulas com instrutor

Quem quiser aprender a dançar rapidamente deve tentar aulas com um personal trainer. Essa opção também é adequada para pessoas que não gostam de trabalhar em uma grande empresa. Durante essas aulas, o treinador avalia as habilidades de dança de seus alunos. Graças a isso, ele pode ajudá-lo a progredir o mais rápido possível.

A escolha de um treinador também deve ser considerada com cuidado. Ele deve ser um verdadeiro profissional em sua área. É melhor trabalhar com alguém que saiba dançar valsa rápida e lenta.

Auto estudo

Você também pode aprender o básico da dança em casa. Existem muitos vídeos tutoriais. Neles, os profissionais explicam passo a passo os movimentos básicos da valsa. A vantagem desse método de aprendizagem é que a pessoa pode relaxar o máximo possível em casa. Além disso, nada o distrai do treinamento. As aulas em casa são totalmente gratuitas.

As desvantagens desse método de aprendizagem também são óbvias. Como ninguém controla a execução correta de todos os movimentos, o dançarino pode aprender a valsar incorretamente. Além disso, muitas pessoas não têm um parceiro adequado. Portanto, os movimentos devem ser aprimorados por conta própria.

Dicas simples de pessoas mais experientes ajudarão um dançarino iniciante a aprender a valsar lindamente.

  • Treine constantemente. Para aprender a dançar lindamente, é importante que a pessoa, de fato, queime com esse desejo. Nesse caso, ele poderá dedicar muito tempo à dança. Você pode treinar não só em sala de aula, mas também em casa. Em casa, a melhor maneira de dançar é em uma sala espaçosa com o mínimo de móveis. A sala também deve ter um espelho de corpo inteiro. Nesse caso, a pessoa perceberá todos os seus erros.

  • Busque inspiração. Ouvir melodias lindas constantemente inspira as pessoas a dançar. Também ajuda a pessoa a aprender a ouvir o ritmo.

  • Treine o corpo. Para facilitar os movimentos da dança, o dançarino precisa praticar diariamente. Exercícios de alongamento são recomendados todas as manhãs. Você pode fazer tutoriais em vídeo e um programa simples sugerido pelo treinador.

  • Não apresse as coisas. Depois de aprender os movimentos básicos, você não deve demonstrar imediatamente suas habilidades de dança para os outros.A princípio, o bailarino precisa monitorar cuidadosamente as pernas para não cometer erros. Tendo trabalhado todos os movimentos para o automatismo, já poderá dançar com muito mais rapidez e tranquilidade.

  • Participe de eventos de dança. Com um pouco de prática na dança, você pode começar a frequentar várias noites de dança e festas temáticas. Não tenha medo dos pontos de vista das outras pessoas e de seus próprios erros. Os visitantes desses eventos geralmente estão apenas aprendendo a dançar. Eles vêm em noites como esta apenas para se divertir e praticar um pouco. Não espere condenação do lado deles. É importante notar que em tal evento você pode encontrar um parceiro ou professor para você. Os últimos costumam ir lá para encontrar alunos para si próprios.

  • Escolha os parceiros certos. Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção às características físicas. O parceiro permanente não deve ser muito mais alto ou mais baixo que o dançarino. As habilidades de dança de uma pessoa também desempenham um papel importante. Eles devem estar aproximadamente no mesmo nível para os parceiros. Nesse caso, as pessoas se sentirão mais confortáveis ​​dançando juntas.

O principal no ensino de dança é a perseverança. Apenas alguns podem aprender a se mover lindamente na primeira vez. Portanto, não se desespere e desista de seus estudos.

A seguir, assista a um vídeo sobre a valsa e suas variedades.

sem comentários

Moda

a beleza

casa