Dançando

Tudo sobre dança de salão

Tudo sobre dança de salão
Contente
  1. História
  2. Danças latino-americanas
  3. Danças europeias
  4. Como você pode aprender a dançar?

A dança de salão esportiva é a personificação da expressão e dos movimentos de filigrana. Este não é um prazer barato para quem está engajado, mas também significa entrar em um mundo incomparável. A competição é acirrada, os treinos são longos e frequentes, mas os figurinos, a maquiagem, as próprias apresentações causam um tremor sagrado em todos que estão associados ao mundo da dança de salão.

História

Se você for de longe, então de volta ao século 15 na Itália e na França - países onde os aristocratas estavam entusiasticamente interessados ​​em danças folclóricas, inclusive, algo inicial apareceu. O ponto de referência inicial para o surgimento da dança de salão. E rapidamente o hobby começou a se espalhar pela Europa. No século 17, o domínio da dança era considerado uma regra de boa forma. Em Paris, em 1661, foi fundada a Royal Academy of Dance, que impôs a proibição da improvisação, regulamentando os trajes e a ordem de execução das danças. Ao mesmo tempo, apareceram bolas que, é claro, os plebeus não conseguiram chegar. Estranha e suavemente, as danças folclóricas tornaram-se aristocráticas.

Depois havia os bailes públicos, onde qualquer um podia ir, desde que respeitado o código de vestimenta e houvesse oportunidade de pagar o ingresso. Gavotte, bure, gigue - nomes que são familiares apenas a especialistas ou pessoas que gostam de dançar. Agora, eles têm pouco a ver com as tradições atuais da dança de salão. Mas tudo se desenvolveu de acordo com o plano. Logo apareceram o cancro, a polca e o galope.

By the way, na Rússia, sob o reformador Peter I, a dança de salão tornou-se uma parte obrigatória do currículo em instituições estatais. Um mestre de dança foi dispensado do exterior para que o treinamento fosse alfabetizado e o professor tivesse as qualificações necessárias. Foi assim que a escola russa de desempenho foi formada. No século 19, os bailes e as máscaras se popularizaram, ou seja, houve, sem dúvida, locais onde se aplicaram os conhecimentos adquiridos.A era romântica dos bailes está associada aos nomes de Strauss e Schubert: sua música determinava em grande parte quais danças eram favoráveis.

Mas quanto mais se aproximava o século XX, quanto mais a dança perdia seu elitismo, mais difundida se tornava. Mas certos tipos mantiveram seu pertencimento à alta sociedade: por exemplo, valsa, mazurca e polonesa posteriormente formaram programas de dança de salão. A América começou a ditar suas bases de dança na interseção dos séculos 19 e 20: Boston norte-americana, Charleston, blues, quickstep e two-step assumiram o controle do Velho Mundo. Rumba, tango, samba "vieram" da América do Sul.

Essas direções passaram a fazer parte da vida europeia e só foram enriquecidas pela sensualidade das danças sul-americanas.

E no século 20, uma virada veio no campo da arte da dança: houve um pedido de designação de critérios de avaliação uniformes, regulamentos claros. Na Grã-Bretanha, a "Imperial Society of Dance Teachers" surgiu e desenvolveu os padrões da arte. Todas as danças conhecidas foram padronizadas, ou seja, foram determinados os principais passos, figuras, desenhos. Tango, valsa, foxtrote rápido e lento formaram a base da cultura da dança de salão da época.

Surgiram então as bases das opções competitivas, agora era possível competir nelas. Mais precisamente, foi então que as danças começaram a se dividir em esportivas e sociais. As competições de esportes de dança são realizadas na Grã-Bretanha desde os anos 30 do século passado. E por mais 20 anos, samba, rumba, pasadoble, jive e cha-cha-cha foram adicionados à valsa, tango e foxtrote. Existem agora dois programas: latino-americano e europeu.

Danças latino-americanas

Toda a paixão e sensualidade da dança de salão está nas direções que nasceram na América Latina. Eles são muito sutis e muito expressivos, francos e brilhantes. Ao mesmo tempo, é impossível encontrar pessoas que executem igualmente a mesma dança, porque, apesar de todos os regulamentos e normas, essas danças são muito personificadas.

Pasadoble

É considerada uma dança folclórica espanhola e se traduz como "dois passos". Ele apareceu (mais precisamente, é geralmente aceito que apareceu) em 1920. Assemelha-se a uma marcha um-dois (ou esquerda-direita). Muito semelhante aos movimentos de touradas. O dançarino move-se como um toureiro, está associado a este, e a música dá origem a uma analogia clara com a procissão em frente à tourada. Apesar de suas raízes espanholas, a dança se tornou muito popular na França. Muitos dos componentes do paso dobl têm nomes franceses.

Quais são as características: o peito da bailarina está erguido, a cabeça é estritamente fixa, o centro de gravidade do corpo está à frente, a maioria dos movimentos começa nos calcanhares. No início da dança soará a fanfarra (início da tourada), na segunda etapa a música reflete a batalha do toureiro e do touro, a música do triunfo e do júbilo encerra o número, pois a batalha acabou . Um típico ato masculino que mantém o espectador em constante tensão.

Samba

Essa é uma dança brasileira, tão quente quanto as praias do Brasil e quanto o temperamento dos cariocas. O samba surgiu na Bahia no século XIX. E era a dança dos pobres, porque a nobreza da época preferia a valsa e a quadrilha. Tudo o que é português e africano se mistura no samba. No início era uma dança em círculo comum, não havia contato entre os parceiros. Mas aos poucos eles começaram a dançar samba em pares. E no início do século 20, foi apresentada em um show em Paris, e se tornou uma sensação. A popularização do samba já começou. Em casa, no Rio, a primeira escola de samba foi inaugurada em 1928, a partir da qual começaram a aparecer um a um. E Paul Bush escreveu um livro de instruções para aprender dança, detalhado e compreensível.

Em 1933, foram realizadas as primeiras competições de samba, e logo começaram a dançar ela nos carnavais. Agora é impossível imaginar o encantador carnaval brasileiro sem samba. Aliás, a irmã de Elizabeth II, a princesa Margaret, participou da popularização da dança latina. Ela amava o chocante, a extravagância, e o samba picante lhe veio ao gosto.Já em 1956 a dança foi incluída no programa do concurso. Portanto, é a este ano que sua aparência está amarrada. O samba pode ser executado em pares ou individualmente. Se a dança for aos pares, os trajes serão mais contidos. As mulheres aparecerão com vestidos com ombros abertos, decorados com lantejoulas, franjas e outros enfeites. O terno do homem é mais lacônico: camisa e calça lisas (mas é possível com bordados e strass).

Cha-cha-cha

Cha-cha-cha é uma história de Cuba, onde apareceu pela primeira vez a dança folclórica inglesa. Isso aconteceu no século 18, durante a ocupação de Havana pelos britânicos. Os cubanos se apaixonaram pela dança britânica e com o tempo adaptaram-se a seu temperamento e tradições. E depois que a independência de Cuba foi declarada, os proprietários correram para lá com seus escravos. E esses escravos trouxeram danças africanas para a ilha. Assim se misturavam a dança country inglesa adaptada e as danças dos escravos africanos. Danson apareceu. Ele, por sua vez, depois de algum tempo se conectou com a rumba (ficou conhecido como mambo), mas era muito rápido e expressivo. Os dançarinos captaram sua beleza, mas notaram a natureza difícil da dança.

E então Enrique Horrin, um compositor local, surgiu com um novo ritmo - mambo-rumba. A composição, escrita em 1949 e batizada oficialmente de La enganadora, foi a música que deu início ao cha-cha-cha. Essa música tinha um ritmo distinto, sem introdução, e todos os membros da orquestra podiam cantar em uníssono. Os cubanos rapidamente se apaixonaram por novas músicas e novas danças, apresentadas em todos os cafés de rua. E como os americanos costumavam descansar em Cuba, logo pegaram o cha-cha-cha e ele viu uma grande luz. Agora, a dança não é exatamente o que era originalmente.

Antes, os passos de correr, por exemplo, eram dançados com as pernas dobradas, agora são executados em linha reta. Mas esta dança é mais fácil de executar do que muitas, é boa para iniciantes.

Jive

Jive pode ser traduzido como "mentindo" ou "conversa arrogante e indelicada". Esta é uma dança americana que surgiu no século 19, mas conquistou o mundo após a Segunda Guerra Mundial. Era difícil, técnico e, portanto, perigoso, porque em muitos lugares era proibido. Mas com o tempo, ele se tornou competitivo, o público se apaixonou pela energia insana da apresentação. O jive é composto por duas partes: a primeira é a apresentação dos casais participantes da competição, a segunda é a dança propriamente dita em trajes originais. É sobre liberdade de expressão, sobre um impulso da alma.

A propósito, após a morte da Rainha da Inglaterra em 1901, a popularidade da dança tornou-se enorme. Embora os não profissionais durante muito tempo o olhassem com cepticismo: parecia-lhes simples, atrasado. Com o tempo, o jive mudou, tornou-se mais complexo. Hoje é executado em um estilo internacional ou em um estilo swing. Nas competições, ele é colocado por último para que o retorno dos bailarinos seja maximizado.

Rumba

A dança ritual dos africanos é onde começou a rumba apaixonada. No século 19, foi trazido para Cuba, e esta palavra espanhola é traduzida como "caminho". A versão completa da dança foi desenvolvida por Pierre Lavelle, o mais famoso mestre londrino, após a Segunda Guerra Mundial. Esta dança tem uma conotação emocional profunda, que é complementada pela música dramática.

Não é fácil dançar: os passos são dados no 2, 3 e 4. A cada passo, os joelhos se dobram e se esticam, e entre as contagens eles também giram. Cada passo é executado da ponta do pé, o peso do corpo está sempre à frente. Todos os gestos e movimentos são cheios de paixão e amor, e nesta dança também há um estilo latino característico de movimento de quadril. Você não pode dominar a rumba em algumas lições e não pode aprendê-la do zero em casa.

Danças europeias

O programa de dança de salão também pode ser europeu. Considere as principais danças incluídas nele.

Tango

Muita gente associa o tango à Argentina: isso mesmo, aí essa direção se tornou extremamente popular. Mas teve sua origem na Espanha, muito tempo atrás, no século XIV. A dança recebeu reconhecimento oficial apenas no início do século XX, após a conquista triunfante das principais capitais europeias.Então a dança ganhou prestígio, eles estavam dispostos a gastar dinheiro com seus figurinos.

Hoje não é menos popular, associado ao amor, paixão, drama. Para uma performance, os artistas devem viver uma história completa que seja compreensível para todos os espectadores. O tango é executado em dois ou quatro trimestres.

Passo rápido

A dança, que se traduz como "passo rápido", é executada com facilidade e graça. É caracterizado pela aparente leveza com que os dançarinos sobem no palco. A propósito, é considerado uma espécie de foxtrote. Um passo rápido apareceu durante a Primeira Guerra Mundial em Nova York. Primeiro, dançarinos africanos se apresentaram no American Music Hall, e depois ele partiu para os salões de dança.

A dança é realizada em quatro quartos, o primeiro e o terceiro tempos do compasso são acentuados. A música soa rápido, mas haverá combinações rápidas e lentas na sala. Uma vez que os passos básicos são fáceis de aprender (e isso não é um exagero), as lições de passos rápidos costumam ser tomadas por iniciantes adultos.

Os principais elementos da dança são a perseguição e o passo principal. E também voltas, golpes, saltos e saltos.

Valsa vienense

A Valsa de Viena, apesar do nome, está associada à Alemanha. A primeira dança do tamanho de três tempos do volta apareceu no século 13 (ou mesmo antes), e então a dança do walzen com o tamanho de três quartos apareceu na Alemanha. Quando combinados, eles se transformaram no que é comumente chamado de valsa vienense. No início era muito lento, e só o lendário Strauss deu-lhe um ritmo diferente, ele também glorificou a dança (por isso se tornou vienense). A dança tornou-se popular graças à sua franqueza: suas antecessoras pareciam muito castas e, na valsa vienense, o parceiro abraça o parceiro. Foi um grande avanço.

A valsa vienense é caracterizada por um andamento rápido, com ênfase na primeira batida de um compasso. Ao mesmo tempo, é executado com suavidade, graça e nobreza. É a versão europeia da valsa que se apresenta nas competições. O número de figuras obrigatórias nele, aliás, é pequeno, pois competem não tanto nelas quanto na arte da performance. O trabalho da cabeça e dos pés, o balanço, bem como a interação dos bailarinos são importantes.

Valsa lenta

Ele apareceu na Idade Média, percorreu um longo caminho da rejeição à popularidade insana e tornou-se famoso também graças a Strauss. No século 20, a valsa de Boston apareceu na Inglaterra, que mais tarde conquistou a América. Agora virou uma valsa lenta, que faz parte do programa competitivo de dança de salão.

Os amadores também tentam dançar, fazem em casamentos e formaturas. Aprenda a posição inicial, passo básico, faixa de valsa. Mas os requisitos para profissionais são diferentes, aqui você precisa de equilíbrio perfeito, excelente coordenação de movimentos. É difícil conseguir isso em casa.

Foxtrot lento

A dança foxtrot foi inventada por Harry Fox, que apresentou seu programa em 1913 em Nova York. A leveza dos passos, a leveza e a leveza conquistaram o Ocidente, e era difícil não notar a facilidade com que os parceiros se tornavam literalmente um todo nele.

Essa dança foi o que determinou o futuro da direção do salão de baile esportivo. Ele se tornou o ímpeto que o transformou e o desenvolveu. A combinação de passos, rápidos e lentos, deu origem a muitas variações na performance, e o grande número de combinações rítmicas possíveis tornava a dança especialmente interessante. É lento, calmo e especialmente eficaz para atrair público.

Como você pode aprender a dançar?

Claro, a maneira mais fácil é se matricular em uma escola de dança, você não precisa pensar que isso só está disponível para crianças. Algumas escolas profissionais criam grupos especialmente para iniciantes adultos. Sim, você não pode fazer uma carreira nisso, mas você pode obter um prazer tremendo e isso também é bom para sua saúde. Se for assustador, não há escola por perto, ou você simplesmente não tem certeza se vale a pena entrar nisso a sério, você pode tentar tutoriais em vídeo. Eles estão disponíveis, existem muitos na Internet. Com uma instrução tão detalhada e visual, você pode tentar aprender a dançar em casa.

Claro, o efeito não pode ser comparado com as lições dos profissionais, mas, no entanto, o primeiro conhecimento, alguma ideia da dança, é perfeitamente possível obter. E só se depois das primeiras aulas (sejam elas quais forem) a paixão pela dança de salão não tiver desaparecido, você poderá comprar sapatos, roupas especiais, mergulhar neste mundo com a cabeça.

Em termos de saturação de aulas, isso é comparável a um treinamento intensivo, para o qual você deve estar preparado.

sem comentários

Moda

a beleza

casa