Dançando

Tudo sobre samba dance

Tudo sobre samba dance
Contente
  1. História de origem
  2. Peculiaridades
  3. Variedades
  4. Como aprender a dançar?

O samba é uma dança ardente, sensual e bastante difícil de executar... Se você entende todos os meandros, pode aprender a dançar samba de todas as variedades disponíveis. Os iniciantes devem primeiro se familiarizar com o componente teórico da questão.

História de origem

O samba é uma dança latino-americana com raízes africanas... A maioria dos movimentos que são executados durante a dança até hoje foi trazida para o Brasil por escravos da África. Inicialmente, a dança era considerada pecaminosa, uma vez que os performers no processo se tocavam com o umbigo, o que naquela época era considerado extremamente indesejável.

O samba naquela época era dançado apenas pelas camadas mais baixas da população. Gradualmente, a sociedade superior se juntou a esse entretenimento, mas ao mesmo tempo algumas mudanças foram feitas no próprio processo. O mais importante deles é a posição de dança fechada. A dança propriamente dita chamava-se Zemba Queca. A tradução literal é "dança brasileira graciosa".

A partir de 1885, novos movimentos começaram a ser adicionados, os antigos foram modificados em função de certas circunstâncias. Aos poucos a dança ganhou o nome moderno de "samba". A tradução exata desta palavra é desconhecida. No entanto, Zambo se traduz como "mulato", ou seja, pessoa nascida de um casal de afro-americanas e brasileiras.

Alguns anos depois, a dança passou a se chamar Maxixe. Junto com o novo nome, movimentos adicionais foram adicionados. Nesta versão, ele existiu até 1914. Ao mesmo tempo, começaram as tentativas de introduzir a dança na Europa. No início, ele ganhou popularidade em Paris e, gradualmente, se espalhou para outras cidades e países. A dança adquiriu demanda particular somente após o fim da Segunda Guerra Mundial. O samba foi oficialmente registrado em 1956.

Peculiaridades

O samba é dançado em um ritmo bastante rápido: de 48 a 52 batidas por minuto. O mais importante é o ritmo que é criado diretamente pelos quadris dos bailarinos. Para criar uma atmosfera adequada, instrumentos tradicionais brasileiros são freqüentemente usados ​​como acompanhamento musical: reco-reco, cabaca, tamborim.

Uma característica do samba é a combinação simultânea de plasticidade e movimentos agudos. É costume fazer a dança com roupas que não restrinjam os movimentos. E às vezes as roupas são bastante reveladoras. As mulheres tendem a usar sandálias de salto alto, enquanto os homens usam botas leves.

As principais características da dança são:

  • mudança frequente de posições de sócios;
  • atividade dos quadris;
  • caráter expressivo geral.

Os movimentos de dança são reproduzidos pelo rápido movimento de peso por meio da flexão e extensão dos joelhos.

Variedades

Existem várias variedades de samba. Eles se diferenciam no conjunto de movimentos, bem como na forma de execução. Vale ressaltar que muitos deles são dançados durante o carnaval anual brasileiro.

Samba no pe

O nome dessa dança se traduz literalmente como "samba com pernas". Se for feito no site, então a opção de par é possível, mas sem suporte, ou seja, os parceiros não se tocam. Durante as procissões do carnaval, esse tipo de samba é executado principalmente pelo belo sexo. Nesse caso, caminhões em movimento são usados ​​como pistas de dança.

Samba de gafieira

O Samba de Gafieira é uma dança de salão em que os passos principais são dados ao parceiro principal. O nome vem diretamente da pista de dança.

Samba internacional

Realizada aos pares por um homem e uma mulher, pertence à categoria de danças de salão. Aqui, os parceiros interagem muito próximos uns dos outros. A dança é comum não só na América Latina, mas também na maioria dos outros países.

De outros

As variedades acima são as mais populares, mas estão longe de ser as únicas.

  • Portanto, o samba de Ashe não foi menos difundido. Realizado individualmente ou em grandes grupos. Combina movimentos de samba e aeróbica. As composições com texto humorístico são utilizadas como acompanhamento musical.
  • O Samba de Roda é uma dança circular. É justamente considerada a mais temática, realizada em determinados eventos. Se você seguir a tradição, os homens, neste caso, são responsáveis ​​pelo acompanhamento musical. Junto com as mulheres, eles formam um círculo, na parte central do qual se movem um ou dois bailarinos protagonistas.
  • O pagode é uma versão comum do samba. Essa dança é executada por brasileiros de diferentes idades e classes sociais. É caracterizada por movimentos dos quadris, principalmente, a parte inferior do corpo e os braços estão envolvidos. O pagode foi executado pelos heróis da popular série de televisão brasileira "Clone". Ao mesmo tempo, eles dançaram não apenas em áreas especialmente designadas, mas também simplesmente nas ruas do Rio de Janeiro, onde aconteciam os principais eventos.

Como aprender a dançar?

Aprender a dançar samba é fácil até em casa. O princípio é simples: primeiro você precisa dominar os movimentos básicos e, em seguida, aprimorar gradualmente as habilidades adquiridas. A master class consiste em vários itens sequenciais passo a passo.

  1. O parceiro principal (geralmente um homem) coloca a mão direita nas costas da mulher. Com a mão esquerda, ele segura a direita. A mão esquerda da mulher neste momento está localizada no ombro do parceiro.
  2. As etapas devem ser contadas em uma base de um para dois. Isso é necessário para que três etapas sejam realizadas por conta.
  3. Deve ser contabilizado em 8 contas, sendo que o homem sempre começa com o pé esquerdo, e a mulher, respectivamente, com o direito.

Além disso, os movimentos de dança para o líder e o seguidor são separados. O primeiro deve se mover da seguinte maneira.

  1. Dê um passo à frente com o pé esquerdo, trazendo o pé direito na mesma direção.
  2. Em seguida, você deve transferir abruptamente o peso para a perna direita e, em alguns segundos, devolvê-lo à esquerda. Vale ressaltar que os movimentos para a direita e para a esquerda são realizados apenas na altura do quadril, enquanto o corpo permanece praticamente inabalável.
  3. Em seguida, você deve dar um passo para trás com o pé direito e puxar o esquerdo, transferindo novamente o peso.
  4. No estágio inicial, você precisa aprimorar esses movimentos até que sejam completamente automáticos. Assim que a execução cessa de dificultar, você pode passar para movimentos mais complexos.

O parceiro impulsionado (na maioria das vezes é uma mulher) deve realizar os seguintes movimentos.

  1. Dê um passo para trás com o pé direito, depois mova com o esquerdo, mas sem transferir o apoio para o último.
  2. Em seguida, vem o movimento do peso para a esquerda e para a direita. Também aqui os movimentos são realizados ao nível das ancas. A parte superior do corpo permanece imóvel.
  3. Então, novamente, um passo é dado para a frente com a perna esquerda e um movimento subseqüente rápido com a direita.

Recomendação geral para bailarinos: ao aperfeiçoar os movimentos, é imprescindível ouvir a música com que se dança o samba. Quando as etapas estiverem quase perfeitas, você pode passar para elementos complexos, como curvas.

Como o líder é o principal da dupla, sua tarefa é mostrar ao seguidor o que ele quer fazer em um determinado momento.

Para aprender a dançar samba não é absolutamente necessário fazer aulas em tempo integral. Além disso, essa forma de ensino não é adequada para todos em termos de custo, localização da escola e alguns outros parâmetros. A opção mais acessível para crianças e adultos é o estudo independente da dança em casa.

Não é difícil estudar a componente teórica, e é recomendável tomar exemplos ilustrativos dos materiais de vídeo disponíveis.

Neste vídeo, a professora de forma compreensível e acessível mostra os movimentos que foram descritos na parte teórica. Recomenda-se apenas olhar algumas vezes e repetir depois do professor. Para criar uma atmosfera apropriada, você precisa do seguinte:

  • um grande espelho para controlar seus próprios movimentos;
  • disponibilidade de roupas adequadas;
  • acompanhamento musical adequado.

Vale ressaltar que é melhor dominar os movimentos básicos individualmente. Quando as etapas estiverem no nível desejado, você já pode treinar diretamente com o parceiro de sua escolha. É muito importante não atrapalhar seus próprios movimentos. O dançarino deve tentar não apenas se mover tecnicamente corretamente, mas também transmitir seu estado emocional. Para fazer isso, você deve conectar as expressões faciais.

Se você atingir um determinado nível, poderá participar de competições.

sem comentários

Moda

a beleza

casa