Dançando

O que é rumba e como você pode aprender a dançar?

O que é rumba e como você pode aprender a dançar?
Contente
  1. Peculiaridades
  2. História de origem
  3. Visualizações
  4. Roupas e sapatos de dança
  5. Como aprender a dançar?

Rumba é uma dança latino-americana muito apaixonada com uma história e desenvolvimento interessantes. Ele, como muitas outras direções, poderia permanecer folk, nunca se mostrar no palco, mas o turbilhão cultural e histórico o pegou, e agora ele está nos melhores campeonatos de dança de salão. Como em tantos outros casos, obrigado por esta é a temperamental cultura africana, plasticidade natural e musicalidade dos povos deste continente.

Peculiaridades

Os africanos foram trazidos para Cuba por fazendeiros no final do século XIX. Então, as pessoas inundaram a ilha da Liberdade, e a mistura de tradições, culturas e danças folclóricas foi inevitável. Apenas motivos africanos foram adaptados pelos habitantes locais. Foi assim que surgiu a rumba - uma dança apaixonada em que o papel principal é desempenhado pelo movimento do corpo, não das pernas. Os ritmos são bastante complexos, sobrepondo-se de maneira intrincada. Esta música e dança combinavam contrasse inglês, melodia espanhola, movimentos cubanos e origens africanas.

Os lados se contraem e os ombros se movem na dança da mesma forma que os escravos se movem sob uma carga pesada. E o famoso movimento "kukaracha" na verdade imita o esmagamento de uma barata. Mas a rumba mudou, agora está muito mais adaptada ao cenário. A versão que se dança hoje apareceu na América nos anos 30 do século passado - a rumba rural estava ligada ao Bolero cubano, assim como a Son e Danzon. As danças são muito diferentes, pertencendo a diferentes classes da sociedade cubana, mas a combinação acabou dando muito certo.

Dança e características musicais da rumba:

  • movimento - suave, no lugar, continuado com acentos e deslizamento;
  • tamanho - quatro quartos;
  • número de tiques por minuto - de 27 a 31;
  • na competição, a duração é de um e meio - dois minutos;
  • ritmo - lento e pulsante;
  • a música é romântica;
  • o que mostra um bailarino - confiança, força, que convivem serenamente com a sensualidade, quer agradar a sua parceira;
  • o que a dançarina mostra - tentação, ligeira provocação de um parceiro, mas no final ela o rejeita;
  • tipo de história - história de amor;
  • uma variedade bem conhecida - a rumba quadrada, em que as posições são mais próximas e os movimentos mais fluidos;
  • rumba glorificada na dança de salão esportiva - existem muitos nomes, mas Doni Burns e Gaynor Feyweather, os britânicos, são provavelmente os melhores dos melhores;
  • a melodia mais famosa é "Guantanamera" de J. Fernandez.

Claro que a rumba dançada em bares locais de Cuba será diferente daquela dançada em competições e campeonatos. Mas a essência, a atitude, os movimentos-chave são um só.

História de origem

Rumba pertence ao genoma da dança. É originário de Cuba, mas os escravos africanos o trouxeram para os continentes. Tradições, ideias, movimentos se sobrepunham - os locais tiravam dos visitantes as coisas mais interessantes, ajustavam-nas ao seu temperamento, obtendo um produto cultural qualitativamente novo. Os espanhóis complementaram as danças folclóricas africanas: trouxeram sua métrica lírica e estilo vocal para a rumba, mas o ritmo da bateria e a pulsão africana permaneceram na dança.

Mas o que se desenvolveu como uma tendência popular é apenas semelhante à rumba competitiva moderna. Está incluída no programa do concurso, sendo também considerada a mais lenta das cinco danças da parte obrigatória.

Aliás, o próprio nome tem várias interpretações, mas na maioria das vezes concordam que "rumba" é o caminho da alma. Rumb é um curso, um follow, ou seja, uma terminologia náutica. Ao mesmo tempo, inicialmente, a dança surgiu na África como parte de um culto religioso, mas depois a direção se transformou em uma dança folclórica, que os cariocas (que como) ainda sabem dançar. Começou a se espalhar pelo mundo de diferentes formas, podemos dizer que a primeira forma foi o cabaré. Então, com o desenvolvimento da tecnologia, passou a ser exibida na televisão, e a nova dança conquistou realmente o mundo.

Visualizações

Podemos dizer que o folclore rumba não é uma história de amor, mas sim diversão, alegria de viver, um feriado. Vale lembrar que teve sua origem na Ilha da Liberdade, ou seja, também é politicamente condicionada.

Salão de baile

Esta é uma direção de dança e esportes em que crianças e adultos competem. Existem regras claras, requisitos, trajes, categorias de competição absolutamente claras. É a mesma rumba americana transformada, cujos movimentos são mais contidos.

Características da bola rumba:

  • a princípio, os parceiros estão situados frente a frente, o peso do corpo do homem está na perna esquerda, a direita é uma ênfase no dedo do pé e a do dançarino é o oposto;
  • toda a dança se baseia em passos para frente e para trás: os movimentos executados no local são viscosos, deslizantes, prolongados;
  • o movimento principal é dançado ao ritmo de rápido, rápido, lento;
  • cada passo começa com o dedo do pé, depois a transição para o pé;
  • as pontas dos dedos tocam o chão e o calcanhar cai sobre ele;
  • a transferência do peso corporal só é possível depois que todo o pé estiver no chão;
  • junto com a transferência do peso do corpo, as pernas na altura dos joelhos são esticadas, a coxa da perna de apoio vai para o lado;
  • na rumba não há elevações, quedas, inclinações corporais ativas;
  • a continuidade e a rigidez das etapas da rumba podem ser alcançadas por meio de um movimento femoral viscoso e uma transferência controlada do peso corporal de uma perna para a outra.

A propósito, a dança pode ser realizada solo, sem parceiro, mas mesmo assim a execução de pares é considerada um clássico.

cubano

Seu outro nome, aliás, é Afro-rumba. E inclui guaguanco, iamba e colômbia. Guaguanco é executado em um ritmo complexo e rápido, os dançarinos imitam animais, galinhas e galo. Aliás, apesar dessa paródia, a dança é apaixonante, com nuances eróticas pronunciadas, enquanto classicamente a rumba não é considerada uma dança de sedução e paixão expressa.

Yambu é dançado em um ritmo medido e andamento lento. Possui expressiva coquete de dança, sedução. Mas os movimentos e voltas serão mais elegantes do que na variação anterior da rumba cubana. Curiosamente, essa dança é freqüentemente executada por pessoas mais velhas.

A Colômbia como uma espécie de rumba surgiu no campo, e nessa direção não se trata de paixões amorosas, porque aqui dois homens entram na competição. Um ritmo enérgico e rápido enfatiza sua luta, os bailarinos devem mostrar sua agilidade, humor e força ao máximo.

Roupas e sapatos de dança

As roupas de treino devem ser confortáveis: as mulheres preferem treinar com blusinhas, saias ou vestidos justos, os homens com camisetas e calças. As roupas de palco são feitas por profissionais, são complicadas demais para os bailarinos assumirem o trabalho. Os trajes são atraentes e com cores vivas, e decoração variada: lantejoulas, pedras, strass, miçangas, bordados.

O principal é que no palco tudo brilha graciosamente, potencializando o efeito da dança.

A saia do parceiro costuma ser curta, porque na rumba é preciso mostrar as pernas - isso faz parte das exigências. Ao mesmo tempo, cortes assimétricos, listras, folhos, cortes (mesmo os extremos) são bastante permitidos. A camisa dos homens tem um corte profundo, a dançarina deve mostrar o peito nu.

Apenas calçados especiais são usados, caso contrário, é desconfortável dançar e é muito provável que haja ferimentos. Para as mulheres, este é um salto alto e uma forma especial, flexível e macia, para que o pé possa trabalhar livremente no processo. E os sapatos masculinos também têm um salto pequeno, porém, é mais alto do que nos produtos de dança europeus.

Como aprender a dançar?

Muitos dançarinos de salão dizem aos iniciantes: não comece com a técnica - comece com a emoção. O fato é que nesta área a habilidade, o desejo de demonstrar seu corpo são fundamentais. Você não pode esconder sua emoção, paixão, atuação, porque serão os instrumentos mais importantes do dançarino. Portanto, é importante para um iniciante não estudar os elementos passo a passo (esta é a segunda etapa), mas entender que terá que se abrir emocionalmente. E sintonize-se com isso.

E os movimentos.

  • O passo principal são os movimentos ativos do quadril, impulsividade. As passadas devem ser largas, o corpo é transportado após a passada.
  • Para tornar a dança lúdica, você pode usar "passos enganosos": primeiro a perna é avançada, depois - de volta.
  • Ao dar alguns passos, você precisa monitorar sua postura e posição da cabeça.
  • Então você precisa aprender os movimentos básicos: curva livre, mudança de direção, curva irresistível, abertura.

Quando a base estiver dominada, você pode experimentar os movimentos do autor, que criam estilo, individualidade. Mas tudo isso não é tão rápido. Se você pode aprender algumas lições em casa verificando os movimentos dos dançarinos no vídeo, então você precisa de um treinador e aulas presenciais.

E, claro, você precisa se preocupar que um parceiro ou um parceiro seja uma busca. Talvez esta seja a parte mais difícil da rumba, porque às vezes leva meses, senão mais.

sem comentários

Moda

a beleza

casa