Dançando

Tudo sobre bachata

Tudo sobre bachata
Contente
  1. O que é isso?
  2. Em que é diferente da kizomba e da salsa?
  3. História
  4. Visualizações
  5. Roupa de dança
  6. Música
  7. Etapas e elementos básicos para iniciantes

Brilhante, dinâmico, sensual - todos esses epítetos podem ser atribuídos com segurança à dança bachata. Ele apareceu no início do século XX, mas alcançou popularidade mundial apenas 80 anos depois. Para aprender a executar a bachata, recomenda-se que se familiarize com as variedades e músicas adequadas, e depois passe aos movimentos básicos, melhorando gradativamente as habilidades adquiridas.

O que é isso?

Bachata é uma dança original, mas descomplicada. Realizado em ritmo moderado, o compasso concluído consiste em três etapas. A quarta envolve mover o quadril e dar um passo à frente. As características da dança são as seguintes:

  • localização próxima dos parceiros;

  • movimentos suaves do corpo;

  • quadris balançando;

  • o movimento na pista de dança é realizado com as pernas dobradas na altura dos joelhos (movimentos elásticos).

A bachata latino-americana é dançada aos pares. Normalmente um homem e uma mulher.

Em que é diferente da kizomba e da salsa?

A bachata é muito semelhante a outras danças - salsa e kizomba. Existem algumas semelhanças: balançando os quadris, a fórmula de compasso é 4/4. Mas, apesar dos pontos gerais, existem diferenças. Eles são os seguintes.

  1. A bachata é uma dança mais sensual, enquanto a kizomba e a salsa são mais técnicas.

  2. A salsa tem mais variedades, é dançada sozinha, em pares ou mesmo em quarteto.

  3. Salsa e kizomba exigem música mais energética.

A diferença é a complexidade. Portanto, a bachata é considerada a dança mais simples. Os iniciantes devem dominá-la primeiro e depois passar para a salsa e a kizomba.

História

Bachata surgiu na década de 30 do século XX. A pátria é a República Dominicana. A dança rapidamente ganhou popularidade relativamente alta entre a população, pois se tornou uma ótima maneira de relaxar, aliviar o estresse e apenas se divertir.

Na década de 60 do século passado, a República Dominicana passava por momentos difíceis. A situação econômica instável, a pobreza, o crescimento do crime e outros fatores negativos afetaram o ânimo do público. Enquanto os políticos lutavam entre si pelo poder, os moradores tentavam de alguma forma se animar - dançavam bachata. Os dominicanos faziam isso em quase qualquer lugar: nos bares locais, em casa, nas ruas da cidade. Além disso, a dança foi originalmente considerada um símbolo de pobreza e falta de educação. Em eventos da alta sociedade, a apresentação da bachata era considerada um mau gosto.

A penetração da dança na alta sociedade deveu-se às famosas personalidades da República Dominicana. Assim, o cantor Juan Luis Guerra lançou um álbum solo chamado Bachata rosa, que foi calorosamente recebido por representantes da elite. As composições gravadas no disco foram ideais como acompanhamento musical para a dança. Eles foram revezados no rádio, na televisão e em locais públicos. Desde o final do século XX, a dança ganhou uma popularidade incrível.

Visualizações

Existem três direções principais de dança. Eles são distribuídos da seguinte forma.

  1. Bachata dominicana. É interessante que esta dança em particular seja considerada tradicional na pátria, mas não tenha obtido grande reconhecimento em todo o mundo. Características distintivas: atitude emocional romântica, quase todos os movimentos se acumulam na parte inferior do corpo (quadris e cintura).

  2. Urbano. A opção mais comum na maioria dos países europeus. Ideal para iniciantes, pois consiste nos movimentos mais simples possíveis dos quadris e do núcleo. O mais ativo do par é o parceiro.

  3. Moderno é o estilo mais jovem. Uma característica dessa variação é a adição de elementos do hip-hop à dança. Na maioria das vezes dançou em boates. A apresentação exige boa preparação física dos bailarinos.

Vale ressaltar que esta última opção praticamente não é comum na pátria da dança - a República Dominicana.

Roupa de dança

Para dominar totalmente a bachata, você precisa escolher a imagem certa. Claro, o treinamento no nível inicial pode ser feito simplesmente com um agasalho confortável, mas então você deve cuidar de algo mais adequado.

As mulheres costumam escolher vestidos leves abertos para dançar, com decote profundo. Nesse caso, a parte inferior não deve atrapalhar o movimento, ou seja, a saia é a mais larga possível. É melhor escolher sapatos abertos ou sandálias de sapatos. O estilo feminino às vezes significa calças, mas é melhor escolher opções largas que mais parecem uma saia.

Para os homens, os tradicionais são: botas, calças, camisas leves. Ao mesmo tempo, se a camisa for com botões, os de cima podem estar desabotoados. E também não são proibidos acessórios adicionais, por exemplo, grampos de cabelo, chapéus, lenços no pescoço e muito mais.

Música

O acompanhamento musical para a dança é composto por um bolero espanhol e um filho cubano. Na bachata, o ritmo está completamente ausente, mas há melodia. A direção principal das composições é um motivo melancólico com notas de tristeza e nostalgia.

Se a dança for executada com música ao vivo, os seguintes instrumentos estão presentes na orquestra:

  • violão;

  • Rekinto - um instrumento semelhante a uma guitarra, mas capaz de produzir melodias com motivos africanos;

  • bateria dupla e alguns outros instrumentos de percussão.

Por volta da década de 90 do século XX, o acompanhamento musical passou pela reforma. A música de ritmo acelerado agora é freqüentemente usada. Adicionados sintetizador e acordeão.

Etapas e elementos básicos para iniciantes

Costuma-se dançar Bachata aos pares, mas para dominar os elementos básicos é melhor escolher uma única modalidade. Primeiro, você deve se familiarizar com os elementos básicos.

  1. A etapa básica é o elemento mais simples, mas sem ela é impossível aprender a dançar. O joelho direito deve ser flexionado e o peso deve ser transferido para o lado esquerdo do corpo. Em seguida, dê um passo para a direita e mova o peso da mesma maneira. Para facilitar a compreensão e reprodução de todos os movimentos, recomenda-se contar em voz alta.

  2. Movimentos para frente e para trás. A perna esquerda está em posição estacionária. O passo certo é dado para frente, a perna esquerda é colocada. Esse movimento deve ser acompanhado por movimentos dos quadris.

  3. O elemento mais difícil é a volta. Posição inicial: em pé, o olhar é direcionado para a frente. Primeiro, dá-se um passo com o pé direito para o lado, girando simultaneamente todo o corpo na mesma direção. Então, há uma curva de cerca de 90 graus. Nesse caso, as pernas devem estar na largura dos ombros, a coxa esquerda se eleva ligeiramente e a ênfase é colocada no dedo do pé. Em seguida, há uma curva na perna esquerda e retorno à posição inicial. Nesse estágio, a ênfase está no quadril direito elevado e no joelho flexionado. A mesma ação deve ser repetida, mas apenas na outra direção.

  4. Oito movimentos. Também pode ser atribuído aos elementos básicos de maior complexidade. O resultado final é que o movimento dos quadris deve ser realizado de acordo com o princípio do desenho de um oito. Nesse caso, o peso também precisa ser movido da esquerda para a direita alternadamente.

  5. Passos cruzados. O ponto principal é que os movimentos das pernas devem ser realizados de forma que uma vá atrás da outra. O peso corporal se move dependendo do lado ativo.

As mãos dos dançarinos são usadas de forma mínima. Eles praticamente não participam dos ligamentos. Eles podem ser dobrados na altura dos cotovelos e na altura do tórax ou separados.

Para dançar a bachata de maneira bela e tecnicamente correta, não é necessário ter aulas. Você pode dominar essa forma de arte em casa. Você deve treinar um pouco, apenas duas vezes por semana por 1-2 horas. Também é recomendável cumprir as regras.

  1. Prepare o espaço para os ensaios e bailes com antecedência, mesmo que sejam no território do apartamento.

  2. Encontre a música certa e aprenda a ouvi-la.

  3. Treine primeiro no modo solo e só depois aprimore os movimentos em pares.

  4. Deve haver um grande espelho na sala.

  5. Ao praticar a técnica de dança, não se deve esquecer o componente emocional. É melhor que os parceiros sintam simpatia um pelo outro.

Para visualizar os elementos básicos, recomenda-se a leitura do vídeo.

Você pode tentar repetir os movimentos dos dançarinos. Quando as habilidades básicas forem trabalhadas, você pode melhorar os ligamentos e dançar aos pares.

sem comentários

Moda

a beleza

casa