Cães

Cão de caça irlandês: descrição da raça, natureza e conteúdo

Cão de caça irlandês: descrição da raça, natureza e conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Diferenças de Deerhound
  5. Como escolher um cachorrinho?
  6. Manutenção e cuidados
  7. Nutrição
  8. Educação e treinamento
  9. Apelidos adequados

O Wolfhound Irlandês é uma raça de aparência muito vistosa. Ela pode ser chamada de um verdadeiro Gulliver entre todos os outros cães. Este cão majestoso tem o maior crescimento, mas ao mesmo tempo consegue permanecer uma criatura extremamente graciosa e atraente.

História de origem

Wolfhounds irlandeses são considerados a raça mais antiga do mundo. Hoje em dia, esses cães se tornaram um símbolo do exército irlandês e uma das marcas distintivas do país, como os ursos na Rússia.

O nome da raça reflete as características históricas da formação desta espécie de animais. Pela primeira vez na Grã-Bretanha, esses cães foram trazidos pelos celtas - isso aconteceu já em 300 aC. AC, respectivamente, a idade da raça é de mais de dois milênios. Os ancestrais desses cães eram comuns na Roma antiga, onde eram usados ​​como isca para animais em circos. Graças a excepcional coragem, nobreza e bondade, esses animais por sua coragem, excepcional bondade e prudência, que se combinam nesta criatura, têm muitas lendas sobre eles.

Os animais desta espécie foram considerados um presente particularmente valioso em todas as casas reais dos países do Velho Mundo, bem como na Escandinávia. Da Irlanda, animais foram enviados para Espanha, Suécia, Dinamarca, além de Polônia, França e até Índia.

Os cães são amplamente utilizados há muito tempo para assustar os lobos e quando caçar raposas, ursos e alces. Em meados do século 18, todos os lobos do país foram quase completamente exterminados, então o propósito principal dos animais perdeu sua força. Nesse período, a raça estava à beira da extinção.Uma nova onda de popularidade ocorreu apenas em meados do século XVIII. Assim, em 1885, foi inaugurado o primeiro clube irlandês de fãs desta raça, liderado pelo famoso capitão Graham, e um ano depois seus fundadores estabeleceram o Graham Shield Award anual, que era concedido a cães que mantivessem o número máximo de características da raça de seus ancestrais.

Vale ressaltar que, ao mesmo tempo, o próprio fundador, na tentativa de reviver a raça em extinção, costumava cruzar wolfhounds com cervos e mastins dinamarqueses.

Hoje, esses animais majestosos se tornaram um verdadeiro símbolo do espírito nacional irlandês, refletindo seu caráter e força.

Na Inglaterra, esses animais são usados ​​para proteção durante apresentações públicas de paradas militares e outros eventos de alta importância. Na Rússia, os representantes da raça são muito limitados, mas em outros países os wolfhounds irlandeses, como na Idade Média, estão ganhando cada vez mais popularidade.

Características da raça

O enorme cão tem grande semelhança com o cervo. Este gigante tem um caráter afetuoso e amigável e expressa sinceramente seus sentimentos e emoções para com o criador e toda a sua família. O conforto não é particularmente importante para o cão, ele ficará feliz, mesmo caminhando no aguaceiro e na neve - o principal é que seu querido dono está por perto.

Cães desta raça têm características de trabalho excepcionais - muitas vezes são comparados a um leão enquanto caça e a um cordeiro manso em casa. Este animal sem a menor hesitação entrará em batalha com um predador perigoso e pode sair vitorioso até mesmo em uma luta com vários oponentes ao mesmo tempo.

A descrição da raça irlandesa tem um padrão bastante claro:

  • Tronco - poderoso, esguio e alongado.
  • Voltar - deve ser reto, nenhuma diferença significativa entre a garupa e a cernelha é permitida.
  • Pescoço - alongado, mas com músculos desenvolvidos, bastante secos, sem declividade pronunciada e flacidez perceptível. A transição para a linha da cernelha ao pescoço é claramente visível.
  • Cabeça - triangular, ligeiramente alongado.

O focinho é longo e seco. A testa funde-se perfeitamente com o focinho, sem quaisquer diferenças ou ângulos. As orelhas são triangulares e pendentes. Os olhos são bastante grandes, amendoados, a íris é preta. Os lábios também são pretos, pressionados com força contra os dentes. A ponte do nariz é geralmente reta e também preta.

  • A boca tem a habitual mordedura em tesoura, os caninos são bastante afiados, por isso a pegada deste cão é excelente.
  • O esterno é musculoso, bastante largo e redondo.
  • As pernas são alongadas, as articulações do jarrete são bem desenvolvidas, durante a postura são paralelas.
  • As almofadas das patas são carnudas, muito grandes. As garras são poderosas, sua tonalidade depende diretamente da cor do animal. As patas se movem rapidamente durante a execução, mas ao mesmo tempo extremamente graciosas.
  • A cauda endireita-se, longa, não se torce em um anel. Quando o cão experimenta um influxo de emoções, ele sobe, outras vezes é predominantemente abaixado.
  • A pelagem é semelhante a um arame, áspera com um subpelo grosso, o cabelo é alongado acima das órbitas dos olhos. Uma característica distintiva da raça do wolfhound irlandês é considerada uma barba alongada e cabeluda.
  • A altura na cernelha nos machos é de pelo menos 79 cm, o crescimento das cadelas começa a partir de 72 cm.
  • O peso corporal de um animal adulto varia de 40,5 a 55 kg.
  • A cor pode ser castanho claro, vermelho ou trigo. Os wolfhounds irlandeses de cor preta com tan e tigrado são um pouco menos comuns.

Em condições favoráveis, os cães vivem em média de 7 a 10 anos. A história conhece casos em que a expectativa de vida desses cães era de 13 a 15 anos com os devidos cuidados.

Caráter e comportamento

O wolfhound irlandês é um animal bem-educado e nobre. Seu caráter e comportamento têm várias características.

Os wolfhounds irlandeses realmente amam seu dono, eles se relacionam sinceramente com o próprio dono, e aos membros de sua família, e se devido a algumas circunstâncias os perdem, então eles sempre se preocupam por muito tempo e fortemente. O cachorro é diferente atenção e obediência, reage com muita sensibilidade a quaisquer mudanças de humor e manifestações emocionais do proprietário.

Filhotes são fáceis de treinar - eles podem ser treinados muito rapidamente em todos os comandos básicosporém, à medida que vai crescendo, o cão começa a mostrar teimosia e até dureza, daí tal raça - não é a melhor escolha para iniciantes em treinamento... De vez em quando, o wolfhound irlandês começa a mostrar seu caráter independente e independente - isso se expressa no fato de que o animal começa a fugir de seu dono durante as caminhadas, a correr atrás de gatos e outros cães.

O animal apoia o resto dos animais de estimação da casa, as únicas exceções são pássaros e roedores - eles certamente se tornarão objetos da caça do cão.

Este enorme cão pode facilmente ser confiado a uma criança pequena. Você pode deixá-los na mesma sala sem medo - o wolfhound nunca vai ofender o bebê e em qualquer situação será extremamente cuidadoso em relação a ele. Os cães toleram estoicamente o puxão pela cauda, ​​deixam-se facilmente ser batidos pela barba, apertados e segurados nas mãos.

Os cães também são amigáveis ​​com os estranhos, os hóspedes não os agridem, mas se apenas o cão perceber o perigo, correrá imediatamente para proteger o seu dono e a sua família.

Wolfhounds irlandeses perfeitamente não suporto a separação de seus entes queridos e se a separação for prolongada, então eles podem definhar de experiências e melancolia. Este cão, a princípio, não tolera solidão prolongada, cai facilmente em apatia, portanto não é aconselhável mantê-lo em aviário interno - ele deve sempre ter a oportunidade de contato com humanos e outros animais de estimação.

A raça não será a melhor escolha se você precisa de um animal como cão de guarda, já que o wolfhound irlandês pode assustar visitantes indesejados apenas pelo seu tamanho, mas por outro lado não será o primeiro a mostrar crueldade, latir e se atirar.

Tenha em atenção que o cão necessita de um local para a sua manutenção, pelo que os proprietários de pequenos apartamentos, bem como as pessoas que passam grande parte do dia fora de casa, preferem escolher animais de outras raças.

Diferenças de Deerhound

Deerhounds são uma das variedades de galgos. Ao mesmo tempo, a raça de wolfhounds na Irlanda foi quase completamente exterminada e veados foram usados ​​para preservá-la e restaurá-la, uma vez que este cão é tão semelhante a ele quanto possível na aparência. É por isso que os animais têm uma semelhança tão forte que um leigo pode facilmente confundi-los.

Os cães de ambas as espécies distinguem-se pela presença de barba e por pertencerem à categoria dos galgos de pêlo duro, sendo aqui que terminam as semelhanças. Mas as características comportamentais desses animais são diametralmente opostas.

O Deerhound é uma verdadeira tempestade, você pode caçar com ele, o cachorro tem um temperamento muito frenético. Eles são caçadores de jogos de azar, atletas, portanto, muitas vezes representam um perigo para gatos e cães pequenos. Em geral, o cervo se assemelha a um galgo russo em caráter muito mais do que um wolfhound, respectivamente. Um cervo é o melhor de tudo para viver em famílias onde os proprietários levam um estilo de vida ativo, apreciam o movimento e os esportes.

Os wolfhounds irlandeses, em comparação com eles, são verdadeiros sibaritas, nunca podem ser acordados por gatos, ratos, pássaros ou coelhos, mas simplesmente não deixam o cão de caça adormecer.

Assim, não há dúvida de que essas raças têm uma origem comum, mas ao mesmo tempo apresentam muitas diferenças associadas às características de constituição e, o mais importante, ao temperamento do cão.

Como escolher um cachorrinho?

Na hora de escolher um filhote, deve-se ter em mente que os wolfhounds machos são muito mais diretos e abertos do que as cadelas, então se for comprar um animal desta raça pela primeira vez dê preferência aos meninos, será muito mais fácil negociar. com eles. Para avaliar o caráter do futuro animal de estimação, é melhor escolher um filhote adulto, e não um de dois meses, como é costume na maioria dos criadores. O fato é que em irlandeses muito jovens, as características individuais de comportamento são mal expressas, todas elas, sem exceção, dão a impressão de animais fofos e engraçados.

Não deixe de conhecer os pais do filhote escolhido. Isso ajudará você a entender melhor as perspectivas de crescimento e desenvolvimento do seu animal de estimação.

Certifique-se de analisar a atmosfera no berçário. Se você perceber que há muitos filhotes apáticos ou se o criador se recusar a mostrar outros animais, é provável que eles economizem em cães e os considerem mais uma fonte de renda.

Um fator importante é a idade da mãe do filhote oferecido a você. Se um filhote de cachorro com mais de 5 anos de idade for colocado à venda, é altamente provável que ele esteja fraco e doente.

Certifique-se de verificar a presença de um passaporte veterinário e certifique-se de que o animal recebeu todas as vacinas necessárias.

Em um bom berçário, os filhotes recém-nascidos são necessariamente testados para algumas patologias genéticas, portanto se os resultados de tal estudo estiverem no cartão, isso será uma grande vantagem para o criador.

Criadores inescrupulosos muitas vezes superestimam o preço, citando a raridade das cores - isso é uma farsa. O valor do wolfhound irlandês não está de forma alguma relacionado à sua cor. Ao comprar um cachorro adulto, pergunte ao vendedor se o animal conhece algum comando. Normalmente, um bom criador de wolfhounds já sabe alguns comandos básicos desde muito cedo e responde bem a uma guia.

Manutenção e cuidados

O conforto de um animal de estimação depende diretamente dos esforços e entusiasmo de seu dono. O melhor de tudo é que os cães moram em uma casa, mas mesmo em um apartamento pequeno, um animal pode se sentir confortável se tiver sua própria cama no canto, onde as pessoas não tocarão nele com os pés.

Se o cachorro está sendo constantemente levado para passear, o conteúdo do apartamento não representará nenhum inconveniente para o cão de caça. Esteja ciente de que cães desta variedade são contra-indicados em superfícies duras, uma vez que têm uma camada bastante fina de gordura subcutânea e as articulações são bastante sensíveis, muitos animais de estimação são permitidos por proprietários hospitaleiros deitarem em seus sofás e poltronas. Se você se opõe categoricamente a tais decisões, equipe almofada macia e confortável. Seu animal de estimação certamente cuidará desses cuidados com grande gratidão.

Manter um wolfhound em um aviário é a medida mais extrema, desde o animal a solidão tolera muito mal. Se, no entanto, a situação não permitir que o cão tenha outras condições de detenção, tente não deixá-lo passar o inverno nessa competição, mesmo que seja isolado - isso não é apenas cruel, mas também prejudicial à saúde do o animal de estimação.

Aterrar o animal em uma corrente é estritamente proibido - neste caso, o irlandês começa a murchar, o que causa as condições patológicas mais graves no cão.

É muito importante prestar atenção especial às questões de higiene... A pelagem áspera deste cão requer escovação frequente com uma escova e um pente. Assim, você pode pentear todos os pêlos que caem com muita rapidez e sem dor e se livrar dos pequenos detritos que o animal coleta durante as caminhadas.

Do ponto de vista fisiológico, o wolfhound não requer corte de cabelo, mas mesmo assim muitos criadores encurtam levemente os pelos de seus pets nas patas, assim como embaixo do rabo - nos locais onde se suja rapidamente e principalmente . Não é necessário cortar os pelos do rosto, mas é preciso cuidar deles.Imediatamente após a alimentação, certifique-se de limpar o bigode e a barba com um guardanapo limpo.

O dono do show wolfhounds é adicionalmente aparado, mas na maioria dos casos, nem todo o animal é beliscado completamente, mas apenas sua cabeça, e é correto fazê-lo manualmente, munido de uma ponta de dedo de silicone especial. Normalmente, o corte começa nas orelhas - do lado de fora da orelha, os pelos são arrancados até ficarem lisos. Além disso, o procedimento é realizado na área entre os olhos no sentido da testa ao crânio, ao longo da linha das bochechas, assim como no pescoço. O processamento é realizado aproximadamente 1-1,5 meses antes das competições.

Nesse caso, as transições entre as áreas tratadas e intocadas serão menos pronunciadas. Alguns proprietários preferem um procedimento semanal simplificado e removem os pêlos extremamente inchados de todo o couro cabeludo.

Os wolfhounds irlandeses são lavados algumas vezes por ano, ou em caso de emergência, se o animal estiver muito sujo. Os shampoos nutritivos para cães com pele sensível são adequados para os tratamentos.

Os irlandeses devem limpar os ouvidos uma vez por semana. Este procedimento não é difícil - basta tratar a superfície interna da orelha com uma loção veterinária especial aplicada em um pedaço de algodão. Os olhos também precisam de limpeza regular. - devem ser limpos com uma solução fraca de furacilina ou infusão de camomila cerca de uma vez por semana.

Lembre-se de que, se um animal tiver inflamação ocular, você não deve tentar tratá-la sozinho - um não profissional pode fazer um diagnóstico errado e, neste caso, há um alto risco de iniciar uma patologia perigosa.

Cuidar de suas unhas e dentes é simples. As garras devem ser aparadas periodicamente com um cortador de garras e os dentes devem ser tratados com um acessório de limpeza 3-4 vezes por mês para remover a placa.

Certifique-se de inspecionar as almofadas das patas do seu animal de estimação após uma caminhada - se elas parecerem saudáveis ​​e não houver ferimentos pronunciados nelas, lave-as com água morna e simplesmente seque-as com uma toalha macia. No inverno, a pele do animal às vezes racha com o gelo - depois da lavagem, lubrifique-a adicionalmente com um creme de bebê gordo ou óleo vegetal.

Os cães deste tamanho devem ser passeados com trela, de preferência com cinto.

Animais adultos precisam de duas caminhadas por dia durante uma hora, cachorros de até 6 meses são "ventilados" a cada três horas por 15-20 minutos. Lembre-se de que, embora os wolfhounds sejam cães formidáveis, eles não são de forma alguma atléticos; portanto, o exercício excessivo não é adequado para eles.

Se possível, deixe os animais correrem livremente, mas se você estiver andando perto da pista ou houver gatos vadios andando à vista, é melhor não soltar as rédeas. Até um ano de idade, os animais desta raça são estritamente proibidos de saltar, portanto, é aconselhável praticar vários números acrobáticos somente após o fortalecimento do sistema musculoesquelético de seu animal de estimação.

Se suas caminhadas acontecem em uma faixa de parque florestal, com mais frequência ou em pequenas florestas, então certifique-se de fazer o tratamento para carrapatos e, quando voltar para casa, não deixe de examinar a cernelha, as axilas e a virilha do irlandês. Se um aracnídeo for encontrado, ele deve ser removido do corpo do animal e monitorado cuidadosamente a condição do cão por alguns dias. Se você notar que o animal não está se comportando como de costume, ele deve se tornar o motivo de uma visita imediata ao veterinário.

Os wolfhounds irlandeses são verdadeiramente indomáveis ​​por fora, mas por dentro são criaturas bastante frágeis, predispostas a uma variedade de doenças de órgãos internos.

Na maioria das vezes, os representantes desta raça sofrem de:

  • hipotireoidismo;
  • osteossarcomas;
  • Síndrome de Wobbler;
  • displasia da articulação do quadril;
  • lesões purulentas da pele;
  • luxação da patela;
  • catarata;
  • virada do século;
  • cardiomiopatia;
  • osteocondrose braquial;
  • volvo intestinal;
  • doenças de coagulação do sangue.

Nutrição

Ao alimentar cães desta raça, deve-se entender que a maior parte do cardápio deve ser necessariamente de carne ou alimentos pré-fabricados premium ou super-premium. É por isso que deve ser claramente entendido que a nutrição de tal animal custa a seus donos um lindo centavo, e este fato deve ser levado em consideração antes de comprar um animal de estimação, para que depois não economize na alimentação, substituindo as proteínas da carne de que necessita por proteínas vegetais.

A carne de bovino tem os maiores benefícios, de vez em quando você pode substituí-los por carne de frango, mas não é recomendável transferir completamente o cão para as aves. Claro, em vez de carne, você pode dar peixe ou vísceras de vez em quando. Nesse caso, deve-se comer apenas peixe branco magro, e os subprodutos devem ser da mais alta qualidade, de preferência fígado e coração.

A dieta do animal deve incluir cereais, sua parte em cada prato deve ser cerca de um terço do total da ração. Os cães são mostrados com aveia, bem como trigo sarraceno ou painço.

Será útil incluir kefir, queijo cottage baixo teor de gordura, vegetais fritos e picados (abóbora, abobrinha, couve-flor) na dieta do animal. Você pode adicionar quaisquer verduras sazonais ou grãos germinados ao purê.

Batatas são aceitáveis ​​para alimentação animal, mas raramente e em pequenas quantidades. Os cães desta raça só recebem ossos após atingirem os três meses de idade, caso contrário, podem estragar os dentes. De vez em quando, é preciso dar a adolescentes e cachorros adultos um pedaço de crista bovina para treinar o controle da mandíbula e obter o colágeno de que precisam. Ossos não são recomendados para animais velhos e enfraquecidos - petiscos menos firmes de uma loja veterinária são adequados para eles. Eles têm um efeito mais suave no esmalte dos dentes e não levam ao desenvolvimento de prisão de ventre.

É muito importante que o cão consiga deitar-se pelo menos 15 minutos após qualquer refeição. Se o animal estiver ansioso para brincar, tente acalmá-lo de qualquer forma e deite-o na cama, caso contrário o irlandês pode ter uma torção estomacal.

A tarefa de todo dono responsável é ensinar seu animal de estimação a descansar após o lanche desde os primeiros dias.

Filhotes de wolfhound crescem muito rapidamente, então os criadores freqüentemente começam a aumentar a embalagem de comida para seu animal de estimação - este é um erro comum de criadores de cães novatos. Um jovem wolfhound deve receber ração estritamente de acordo com as doses desenvolvidas por veterinários, caso contrário, existe um risco elevado de superalimentação do animal.

Claro, um irlandês bem alimentado parece muito mais bonito do que seus parentes magros, mas qualquer quilograma a mais cria uma carga maior no sistema músculo-esquelético, e o corpo do animal reagirá a tal aumento de peso da maneira mais desfavorável.

Um item indispensável na dieta deve ser suplementos dietéticos e complexos de vitaminas e minerais, especialmente se o animal comer alimentos naturais. Deve-se dar preferência às formulações com condroitina e glucosamina; para melhorar a qualidade da lã, você deve dar uma olhada mais de perto nas preparações com ácidos graxos ômega-3, -6 e -9.

Os cães com 1 a 3 meses de idade são alimentados 4-5 vezes ao dia, os animais com 3 meses a seis meses requerem três alimentações por dia com um intervalo de 4-5 horas. Após seis meses, você pode transferir o filhote para duas refeições por dia. Se o cão estiver enfraquecido, faz sentido continuar comendo três refeições por dia até atingir a idade de um ano.

Educação e treinamento

Wolfhounds da Irlanda têm uma disposição muito contida e amigável, mas criar guardas ou guarda-costas de cães desta raça é um exercício absolutamente vazio. Deixe essa função para cães pastores caucasianos ou rottweilers. Todos os tipos de brindes, ajality e puxões de peso não trazem nenhum prazer aos animais, mas certamente causarão problemas nas articulações, então você não deve inscrever seu animal em aulas de esportes e treinamento.Mas você pode tentar correr e correr, mas somente se o animal não tiver nenhuma patologia cardiovascular.

E ainda assim o animal precisa de educação e treinamento sério. Você pode assumir essa responsabilidade ou recorrer aos serviços de profissionais. É muito importante que o cão esteja motivado para atingir o objetivo definido e acompanhe a pessoa a contactar. O treinamento do cão deve ser baseado no total respeito mútuo.

Os irlandeses não toleram tratamento cruel e rude de si mesmos, portanto, enquanto treinam, em nenhum caso levante a voz, não vá dar um grito alto e certamente não bata no cachorro.

Não faz sentido "forçar" seu animal de estimação com várias repetições do mesmo exercício. Você deve fazer algumas abordagens, após as quais o cão precisa de uma ou duas horas de descanso. Depois disso, você pode repetir o comando em estudo. Essa técnica dará o resultado mais rápido, semanas de mastigação a cada exercício por muitas horas.

A partir de um mês, o filhote pode ser ensinado a usar a guia, e deixar o bebê correr pela vizinhança só é possível se ele dominar bem comandos como "para mim" e "ao lado dele". Melhor começar com caminhadas curtas. Se você perceber que o animal mal está seguindo você, isso significa que exagerou na atividade física e o cão precisa descansar em casa mais rápido.

Os cães de caça jovens têm um reflexo de mordida bem pronunciado, portanto é necessário praticar sua pegada em brinquedos especiais e nas mãos do criador... Ao mesmo tempo, é extremamente importante explicar imediatamente ao seu animal de estimação quais itens você pode tentar "pelos dentes" e quais são estritamente proibidos. Não agite ou use qualquer outra medida física em relação a um bebê que o morde acidentalmente. Nesse caso, a única coisa que você conseguirá é criar um cão amargurado e nervoso com um complexo de desconfiança das pessoas desenvolvido.

Jogos em “abraços”, que gostam muito de crianças irlandesas, também é melhor parar. Concordo, se o abraço de um cachorrinho é agradável, beijar um cachorro grande e adulto é um prazer para um amador.

Apelidos adequados

Para animais tão nobres e grandes, nomes apropriados são geralmente usados. Portanto, apelidos adequados para homens são Escoteiro, Walt, Harold, Casper, Chester, Rex, Mordomo, Rudolph, Zidane, Olwe, Duncan, Luke, Nord, Lifan, Ernie, Olympus, Zeus, Mike.

Mulheres são comumente chamadas de Amber, Gerda, Tesa, Warda, Ollie, Alice, Tori, Black, Gretta, Alma, Tiara e outros nomes semelhantes.

Para conhecer as características desta raça de cão, veja o vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa