Cães

Alaskan Klee-Kai: descrição da raça e cultivo

Alaskan Klee-Kai: descrição da raça e cultivo
Contente
  1. História de origem
  2. Características dos cães
  3. Como escolher um cachorrinho?
  4. Manutenção e cuidados
  5. Cuidado capilar
  6. Nutrição
  7. Educação e treinamento
  8. Apelidos adequados

O Mini Husky, ou Alaskan Klee Kai, é uma raça única de cães em miniatura. Eles conseguiram preservar todos os aspectos positivos do husky e adicionar decoratividade à raça dos cães anões. Apesar da simplicidade do nome, esta raça é considerada a mais bem sucedida de todas as criações do século passado.

História de origem

O Alaskan Kli-Kai apareceu no início do século XIX. O nome da raça não é coincidência - na língua dos esquimós, "kli-kai" significa "cachorrinho".

Nos anos 70, nos Estados Unidos, uma garota chamada Linda decidiu ter um animal de estimação husky em sua casa. Naquele momento, quando o bichinho ainda era muito pequeno, Linda achou que seria ótimo ter uma cópia anã do husky. A menina começou a realizar sua ideia com o apoio da amiga Eileen Gregory. As mulheres passaram duas décadas para obter uma nova raça que todas as características de um robusto, mas de pequena estatura.

Em 1989, a raça foi oficialmente exposta. O evento foi grandioso, a grande escala do evento permitiu que os novos cães encontrassem fãs leais. O final da década de 90 marcou a fase final da seleção. No mesmo período, a Associação de Raças de Cães Raros reconheceu oficialmente o Alaskan Klee-kai como uma raça independente.

Não se sabe como os criadores conseguiram criar um husky em miniatura. De acordo com algumas suposições, as meninas estavam selecionando os menores representantes do husky, cruzando-os entre si para obter a mesma prole em miniatura. Outra versão fala da seleção inicial com raças pequenas, pois o husky anão é vagamente semelhante ao pomerânia.

Hoje não importa exatamente como esse trabalho foi feito, pois o resultado superou todas as expectativas. Os mini huskies ainda são raros, mas a raça está rapidamente ganhando popularidade entre os amantes de cães e criadores profissionais.

Características dos cães

Hoje, esta raça de cachorro em miniatura pode ser dividida em 3 grupos de crescimento.

  • Padrão... Um cão adulto não cresce mais de 43 cm, a categoria de peso é em torno de 10 kg.
  • Mini. O tamanho do cão é de 38 cm na cernelha ou abaixo, o peso é de cerca de 7 kg.
  • Brinquedo ou brinquedo. O menor de todos os indivíduos. A altura do animal não ultrapassa 33 cm e o peso não ultrapassa 5 quilos.

    Ao escolher um husky miniatura, vale a pena considerar as características do exterior da raça.

    Descrição das características externas da raça.

    • Cabeça. A forma do focinho é em cunha, sem pregas cutâneas ou flacidez da pele. O focinho é ligeiramente estendido em direção ao nariz. As orelhas são eretas, de formato triangular, largas e inseridas altas. Mordedura em tesoura, lábios próximos à mandíbula. Stroke a mucosa em tons de marrom escuro e preto. Os olhos são amendoados, a cor da íris varia do castanho-escuro ao azul. Existem indivíduos com heterocromia.
    • Corpo. O corpo é bem construído, o dorso é reto, as patas são retas e corretamente inseridas. Os dedos são agrupados em escovas densas. Os ossos dos membros são finos. As almofadas das patas são roliças e densas. O pescoço é forte e curto. A cauda é elástica, inserida alta, envolvida em um anel. A cauda pode ficar na lateral do animal ou deitada de costas. A barriga é esgalgada.
    • A pelagem é espessa, com duas camadas. Encurtado no focinho e nas pernas.

    Todas essas características correspondem aos cães do norte, pois foi deles que derivou a raça descrita. Os defeitos do Kli-kai incluem mordedura reta, olhos esbugalhados ou implantação inadequada (próximos ou distantes um do outro). Se esse animal lhe for oferecido, é melhor recusá-lo.

    Indivíduos com casacos cinza ou pretos terão um contorno preto. A cor do gengibre é sustentada por um contorno castanho escuro. A pelagem dos cães é pintada em dois tons - branco e qualquer adicional: vermelho, cinza, preto. Existem indivíduos de cor fulvo ou castanho escuro.

    Qualquer tipo é caracterizado pela localização de manchas brancas na barriga, tórax, pescoço, membros, parcialmente no focinho e calças. A máscara no rosto deve ser pronunciada, contrastante. O padrão no rosto é fechado, simétrico. Áreas das sobrancelhas, bochechas são visíveis, uma faixa longitudinal na ponte do nariz ou na testa é possível.

    A cor branca da pelagem está incluída no registro de cores padrão da raça. Esse animal é de raça pura, mas não tem permissão para se reproduzir devido à novidade do pool genético. Os cães albinos são desqualificados.

    O subpêlo macio e denso ajuda a manter a pelagem do animal em uma posição elevada. Durante o período de queda, ocorre uma mudança completa do subpêlo, que é a norma.

    O Alaskan Klee Kai é oficialmente registrado com dois tipos de casaco.

    • Cabelos curtos ou padrão... O cabelo é elástico, liso, debruça-se bem sobre a figura do cão.
    • Cabelos Compridos. O cabelo externo é mais longo e mais elástico. A pelagem fofa não esconde os contornos do corpo dos cães. O maior comprimento da lã fica na área da cauda, ​​patas, orelhas.

    O casaco de pele de um animal de estimação anão deve mostrar os contornos do corpo do animal, mas não os esconde de forma alguma. Animais de exibição são proibidos de qualquer tipo de corte de cabelo, com exceção de cortes de cabelo higiênicos entre as almofadas e dedos do animal.

    A característica distintiva mais importante do Kli-kai dos irmãos do norte é uma máscara contrastante, cujos contornos devem ser claramente visíveis. Comparado ao husky, o bebê em miniatura é mais ativo, ágil, enérgico. Como seus irmãos, o animal é leal ao seu dono, pode servir de companheiro, vigia ou guarda.

    O Alaskan Klee-Kai não é descendente de Laikas, assim como os Malamutes, Huskies da Sibéria. Essa confusão surgiu devido ao início do uso de malamutes e huskies como montarias. Uma cópia em miniatura não será capaz de arrastar um trenó com um piloto.

    Os huskies do Alasca não têm nenhuma raiz relacionada com os malamutes e não foram introduzidos no Alasca a partir da costa da Rússia. Os huskies siberianos são descendentes diretos dos huskies de trenó e são parentes dos malumats.

    Lembre-se de que os huskies do Alasca e da Sibéria são raças diferentes. O sangue da raça do Alasca e um pouco da raça siberiana corre nas veias dos Kli-Kai.

    Como escolher um cachorrinho?

    A raça Miniature Husky é rara e, portanto, cara. Essas métricas atraem golpistas. Para obter um filhote de cachorro Kli-kai real, você precisa entrar na fila. Não existem tantos canis oficiais nos quais os Kli-kai são criados, é por isso que há uma fila.

    Se isto não o incomoda, pode entrar em contacto com o canil para cães com segurança, tendo previamente elaborado um contrato de venda. Se o criador não quiser fornecer a você todos os documentos necessários, você deve ficar atento, provavelmente você está lidando com um golpista.

    Todos os viveiros existentes funcionam de acordo com o mesmo plano desenvolvido por Linda. Não pode haver travessões no pedigree dos bebês, uma vez que existe um rastreamento cuidadoso e um controle rígido sobre a criação da raça.

    Todo criador é obrigado a controlar a pureza da raça. Uma criança que atingiu os 8 meses de idade é submetida a uma métrica e comparada a um padrão de raça geralmente aceito. Devem ser considerados os seguintes possíveis defeitos de cliques:

    • máscara errada se o desenho estiver no verso;
    • problemas de mordida;
    • a cor da pelagem do animal.

    Todos os animais que não foram para o teste são sacrificados e esterilização forçada.

    Naturalmente, um animal de estimação que não passar no teste será vendido por menos do que seus irmãos de raça pura, mas a diferença não será significativa.

    Considerando o quão rara é esta raça, bem como o controle rígido sobre a qualidade dos indivíduos, o preço dos animais de estimação mini husky é compreensível, oscilando em torno de 300-350 mil rublos.

    Manutenção e cuidados

    A grande vantagem desta raça é a falta de odor da pele ou do pêlo do cão. Se a nutrição do animal for perturbada, o primeiro sinal de uma dieta incorreta é exatamente o aparecimento de um cheiro. O animal pertence à limpeza, o cão não vai nadar em poças ou lama, cavar em uma lata de lixo. Apesar do mini-husky se lamber como um gato, é necessário verificar se há carrapatos e pulgas no pelo do animal.

    Cuidado capilar

    Recomenda-se pentear a lã regularmente, principalmente depois de caminhar. Se o animal for mantido no apartamento o tempo todo, a lã é escovada uma vez por semana. Para fazer isso, você deve comprar um pente de massagem. Filhotes requerem escovação diária. No quinto mês de vida, sua pelagem fica mais densa. Nesse momento, a escovação semanal será suficiente.

    O mais importante no cuidado é limpeza regular do cão de vestígios de sujeira ou poeira. Isso pode ser feito com um pano seco ou úmido, sacudindo as áreas manchadas ou lavando o animal. Os banhos para animais de estimação não devem ser feitos com frequência, para não ressecar a pele do cão. O banho é realizado em água morna com shampoos para pêlos curtos ou outras raças. Se você tem um cão albino, pode usar shampoos coloridos.

    O próprio banho é desejável não mais do que três vezes por ano. Após o banho, o animal pode secar naturalmente em uma sala aquecida. Após a secagem, comece a escovar a lã. É extremamente elegante de manusear a cauda. A melhor coisa a fazer é quando o animal fica em uma posição reclinada para que não sinta sensações desagradáveis.

    Durante o período da muda, para pentear o cão, é utilizado furminator, permitindo que você colete de forma rápida e fácil um subpêlo espesso. Particularmente notável é a área entre as almofadas das patas, é neste local que as esteiras aparecem com mais frequência nos cães.

    Cortar as unhas é um importante procedimento de higiene para cães que vivem exclusivamente em casa ou andam sobre superfícies macias. Garras longas impedem o animal de se mover, o que pode causar ferimentos nas patas. Tesouras de guilhotina são usadas para aparar as garras. O corte é feito verticalmente, sem afetar a área dos capilares. O recuo é de 5 ou mais milímetros.

    As orelhas são uma área vulnerável desta raça. Eles precisam trate com loção de limpeza várias vezes por semanadestinado a orelhas de cachorro, use peróxido de hidrogênio ou água morna. O processamento é realizado com algodão, gaze ou cotonete.

    Os olhos também são limpos com produtos de farmácia veterinária. É necessário enxugar os olhos do cachorro após cada caminhada. Se você tiver muco, lágrimas ou outras secreções, deve consultar um médico.

    Ao escolher o tipo de alimento, deve-se prestar atenção ao estado da cavidade oral do animal. A formação de cárie dentária e tártaro não é incomum para esta raça. Um cão pequeno deve ser ensinado a escovar os dentes. Você não deve usar uma escova de dente comum para isso, é melhor comprar uma escova de dente especial para cães, como pó dental. A escovagem dos dentes deve ser feita uma vez por semana. Se houver sinais de formação de tártaro, seu animal deve ser levado ao médico para que seja removido. Este procedimento é indolor e passa rapidamente nas fases iniciais.

    O cão Kli-Kai é muito ativo, brincalhão, por isso recomenda-se fazer longas caminhadas ou correr com ele. O animal deve ir à rua pelo menos duas vezes ao dia ou ser solto em quintal fechado. Para evitar que o cão fique entediado, você pode comprar vários brinquedos, incluindo brinquedos interativos.

    Kli-kai praticamente não tem doenças genéticas hereditárias graves. A força da saúde do animal de estimação também se deve às rígidas regras da criação de cães. A expectativa de vida dos animais de estimação em miniatura é em média 15 anos, o que é bastante para os cães. Kli-kaya pode ser atribuído a raças de longa vida.

    O pequeno tamanho do cão torna mais fácil mantê-lo no apartamento, porém, o cão pode começar a estragar a mobília ou roer objetos fofos. Para evitar isso, você deve ter brinquedos em casa ou ensinar ao cachorro o comando "não". Andar pelo território do apartamento não substitui andar ao ar livre e também reduzirá a atividade do cão.

    Nutrição

    O pequeno clique precisa ser alimentado dentro do prazo. Filhotes com menos de 5 semanas comem 5 vezes ao dia, e quanto mais velho o cachorro fica, menos frequentemente ele come, enquanto a quantidade de comida aumenta. Um adulto se alimenta duas vezes ao dia - de manhã e à noite.

    É aconselhável começar a alimentar seu animal de estimação de manhã, tome a última refeição no final da tarde... É aconselhável não dar nada ao cão à noite. A tigela de comida deve repousar por 20 minutos. Este tempo é suficiente para o animal comer de tudo, então o recipiente com a comida deve ser retirado. O cão deve ter acesso a água potável durante todo o dia.

    Antes de realizar atividade física, não se deve oferecer comida a um bebê pequeno, caso contrário ele pode vomitar, volvo do estômago, intestinos.

    Ao alimentar um cão com ração seca, você deve dar preferência apenas a segmento super-premium... Adequado para qualquer cão decorativo ou husky. As partes listadas no verso da embalagem são apenas diretrizes. Cada cão tem suas próprias características e requisitos individuais para a quantidade de alimento consumido, associados a indicadores como atividade, idade, peso e assim por diante.

    O alimento seco é uma dieta equilibrada. O acréscimo de vitaminas ou complexos minerais à dieta ocorre somente após consulta a um veterinário. A comida também é adequada à idade do cão - não se deve dar comida ao adulto para os cachorros e vice-versa. Você também deve alimentar seu animal de estimação. uma marca por muito tempo.

    Não é recomendado mudar constantemente o fabricante ou misturar rações de diferentes marcas, tipos e classes.

    Antes de dar produtos naturais ao seu cão, você terá que fazer um menu para ele. A comida oferecida será até balanceada. Deve incluir proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, oligoelementos.

    O que você pode dar:

    • carne de ave ou boi, certifique-se de estar sem veias, fragmentos de ossos;
    • legumes;
    • miudezas, entranhas;
    • peixe cozido sem espinhas;
    • kefir com baixo teor de gordura;
    • queijos duros;
    • fígado;
    • frutas em pequenas quantidades;
    • ovos de galinha crus uma vez por semana;
    • mingau (de preferência arroz ou trigo sarraceno).

    Qualquer alimento que você cozinhar deve ser sem sal e sem temperos ou especiarias. A comida que uma pessoa come não é adequada para os Kli-Kai do Alasca.

    O que é proibido:

    • carne de porco (qualquer alimento gorduroso causa diarreia em Kli-kai);
    • batata crua;
    • nata; leite;
    • Doces, Farinha;
    • carnes defumadas;
    • legumes em conserva;
    • leguminosas;
    • miudezas.

    É aconselhável adicionar gorduras e óleos vegetais à comida do cão para manter as condições ideais da pelagem e da pele do cão. Também é recomendável dar-lhe grama, raízes. A vegetação tem um efeito benéfico no funcionamento do trato gastrointestinal.

    Você pode alternar a alimentação de alimentos naturais com alimentos secos. A mudança da dieta não deve ocorrer no mesmo dia, o ingrediente selecionado deve ser misturado aos alimentos em pequenas porções. A passagem deve ser construída de modo que seja suave, caso contrário, pode afetar a saúde do animal.

    Educação e treinamento

    Comparado com seu irmão Husky Siberiano, o comportamento do Kli-kai pode ser chamado de felino. O bebê miniatura é gentil, confiante, o cachorro, assim como o gato, sabe lavar o rosto com as patas dianteiras.

    O cão é gentil com todos os membros da família e demais animais, não dá sinais de agressão, desconfiança. Com crianças pequenas, o bichinho se comporta com cautela, mostrando ternura.

    Com estranhos, o cão se comporta com cautela, mas educadamente, e se o dono mostrar sinais de simpatia, o kli-kai o apoiará.

    A raça tem uma forma própria de dar voz. Os animais "conversam", emitem sons harmoniosos, semelhantes a uivos, gorgolejos, gemidos. O cachorro nunca vai latir alto. Latir é uma agressão que esta raça é incapaz de suportar.

    Apesar do tamanho, o bebê precisa de treinamento, controle, atividade física. Todos os cachorros passam por um curso de socialização. O treinamento permitirá que o cão seja mais disciplinado, para executar comandos simples ou truques fáceis. O estresse mental também tem um efeito positivo no cão. A raça não é considerada tímida, o que permite que o animal seja treinado para o papel de guarda.

    A principal habilidade da raça é um cão de companhia, portanto, este animal não deve ser acionado por quem leva um cachorro pela primeira vez ou por pessoas com um estilo de vida ativo. O tamanho do cão o torna um animal de estimação de apartamento. Se o animal não receber a devida atenção e cuidados, ele pode começar a estragar objetos do apartamento, cagar nos lugares errados.

    O Alaskan Klee-Kai pode ser ensinado a nadar, carregar, aportar e outros. O treinamento deve ocorrer de forma lúdica. Basta demorar uma hora para um comando, a frequência de repetição do material passado é de 0 por três dias.

    Vale a pena atentar para o fato de que esta raça adora cavar buracos. O cão também consegue ouvir a atividade de animais subterrâneos, o que também fará com que o buraco seja cavado.

    Apelidos adequados

    Os nomes dos cães são inventados de acordo com seu temperamento, por exemplo, Kipish, Puma, Joysik (do inglês joy - joy).

    Os seguintes apelidos da maneira inglesa são adequados para homens: Bill, Day, Anri, Largi, Archon. Os nomes também podem ser afetuosos: Cupcake, Toy, Buddy.

    Para as meninas, nomes femininos lindos e graciosos são selecionados: Jewella, Lucy, Anuka, Raquel, Gabi, Albi.

    Não é necessário dar apelidos estrangeiros ao animal, você pode inventar seus próprios: Plush, Max, Bim e outros.

    Os proprietários de cães desta raça falam positivamente de seus animais de estimação. O tamanho pequeno torna mais fácil mantê-los em casa, para andar. Os animais se dão bem com as crianças, mas não se tornam babás. Os cães não emitem latidos irritantes, comportam-se de forma lúdica, mas obedecem ao dono na primeira vez, desde que tenham sido treinados com eles.

    O preço de um representante desta raça é menos a gordura, assim como a dificuldade de conseguir um cachorro. Mas os traços positivos de caráter, a simplicidade de cuidar do animal de estimação amenizam essa deficiência.

    O Alaskan Klee-Kai é uma nova raça de animais decorativos, com sucesso garantido em todo o mundo.

    Para fatos interessantes sobre a raça, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa