Cães

Tudo sobre Cane Corso

Tudo sobre Cane Corso
Contente
  1. Origem
  2. Descrição da raça
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Quantos anos eles vivem?
  5. Opções de cores
  6. Traços de caráter
  7. Como escolher?
  8. Regras de conteúdo
  9. Dicas e sugestões úteis
  10. Avaliações

Cane Corso é o orgulho da criação de cães italiana. Os representantes desta raça se distinguem por sua bela aparência e excelentes qualidades protetoras. Apesar de os Cane Corso parecerem bastante ameaçadores, sua disposição é bastante amigável. Eles são afetuosos e gentis. Hoje veremos esta raça mais de perto e aprenderemos tudo sobre suas principais características.

Origem

Os ancestrais do Cane Corso são cães Molossianos que viveram na Roma Antiga. Deve-se notar que os molossianos descendem dos tetrápodes macedônios, cães etruscos e cães de guerra. Os ancestrais de Corso exerceram guarda e serviço militar. Eles eram grandes e destemidos por natureza.

Os italianos conseguiram combinar muitas habilidades e aptidões úteis em um único formulário. Cane Corso guardava as propriedades de seus donos, protegia-os de qualquer perigo e ajudava na caça aos animais de grande porte. Esses bichinhos eram realmente versáteis e insubstituíveis. Eles são freqüentemente mencionados em várias obras da cultura italiana. Sempre foram tratados com respeito, pois só beneficiavam uma pessoa.

Imagens do Cane Corso foram aplicadas a tumbas, e as figuras foram feitas na forma desses animais. Alguns autores até dedicaram poemas a esses animais de estimação. De várias fontes literárias que datam do século XV, pode-se conhecer as primeiras menções dos representantes desta raça. Do Cane Corso, os italianos foram caçar ursos. O modo de vida das pessoas em geral estava diretamente relacionado aos representantes da raça descrita. Eles também são mencionados no folclore.

Há imagens da luta entre Cane Corso e o leão que sobreviveram até hoje.

Na Roma antiga, o trabalho de criação era realizado apenas em um nível primitivo, mas em viveiros especiais. No entanto, a queda do império não afetou da melhor maneira a criação de tais cães. Naquele momento, eles eram usados ​​principalmente como caçadores, o que não teve um efeito muito bom nas próximas gerações de Cane Corso. O principal fator para esta raça é que ela não foi reconhecida pela nova aristocracia, que se recusou a manter esses animais de grande porte nas cortes. Infelizmente, foi assim que o Corso Italiano passou a ser considerado um animal de estimação rural e comum.

Como resultado, isso levou ao fato de que, uma vez que uma única raça começou a ser inevitavelmente dividida em subespécies. A mistura com outros cães ocorreu. Como resultado, a aparência original do Cane Corso foi gradualmente "erodida". Isso era especialmente verdadeiro para os traços de caráter desses animais de estimação. Muitos proprietários começaram a criar Cane Corso em busca de seus próprios objetivos. Por exemplo, em alguns casos, eles desenvolveram agressividade e raiva excessivas.

Inicialmente pretendia-se que as subespécies desta raça fossem mantidas em liberdade nas condições das aldeias, razão pela qual, com o crescimento das cidades, o Cane Corso foi se tornando cada vez menos popular e difundido. Muito provavelmente, esta raça teria desaparecido por completo, não fosse pelos esforços dos entusiastas italianos que decidiram revivê-la. Para isso, tiveram que recolher literalmente aos poucos o material necessário, viajando por toda a Itália em busca dos melhores representantes das espécies em extinção.

O explorador Berber conseguiu despertar o interesse pelo Cane Corso. Ele gastou muito tempo em um estudo aprofundado da história e tradições das aldeias italianas, e os cães da raça descrita eram inseparáveis ​​da vida dos moradores. Em 1976, Berber publicou um artigo que levou à fundação da Sociedade Cane Corso.

Nesta Sociedade ocorreram alguns desentendimentos e disputas internas, razão pela qual o caminho para o desenvolvimento e renascimento da raça não foi dos mais fáceis.

Ao mesmo tempo, os entusiastas trabalharam muito, organizando encontros de criadores, convocando especialistas do Kennel Clube Italiano. Com isso, suas ações deram bons resultados - a raça Cane Corso foi oficialmente reconhecida. A sociedade de amantes destes cães tentou fazer de tudo para tornar o Cane Corso popular e relevante novamente. Felizmente, eles fizeram isso bem.

É verdade que não houve reação adequada ao grande interesse pela raça, razão pela qual os filhotes começaram a ser comprados por pessoas que estavam muito longe das idéias da criação de raças de alta. Houve uma verdadeira corrida pelo número de cães jovens. Nem os melhores representantes desta raça se envolveram na criação. Candidatos decentes, por outro lado, muitas vezes não participavam da criação. Com grande dificuldade, a raça revivida foi colocada no fluxo de produção com a perda das melhores qualidades e características.

Junto com isso, a etapa de reconhecimento da raça já estava ativa. Formada na Itália, a Associação Cane Corso estabeleceu de imediato o objetivo principal: evitar desvios dos padrões e a formação de outros parâmetros para a criação fora da Itália. Foram realizados alguns estudos, a partir dos quais foram ajustados os padrões da raça, que entraram em vigor em 2003.

Descrição da raça

Belo Cane Corso parece muito interessante e bem-humorado, embora tenha dimensões impressionantes. É por isso que os representantes desta raça famosa são tão procurados e desfrutam de uma popularidade invejável. Muitas vezes as pessoas se apaixonam por eles à primeira vista e imediatamente querem ter um animal assim. No entanto, não há necessidade de pressa. Primeiro você precisa se familiarizar com todas as características do Cane Corso.

Considere a descrição desses cães.

  • Normalmente os machos pesam entre 45 e 50 kg. As cadelas são mais leves - seu peso médio é de 40-45 kg.
  • Na cernelha, a altura de um cão pode ser 64-68 cm, e uma cadela - 60-64 cm.
  • A cor desses bichinhos é muito bonita. Pode ser liso ou diluído com manchas de cores contrastantes. Todas as cores de Cane Corso parecem espetaculares e cintilam sob a luz.
  • A natureza desses animais de estimação é simplesmente maravilhosa. Ao iniciar um Cane Corso, deve-se levar em consideração o fato de que eles são emocionalmente dependentes de seus donos. Sua disposição é muito calma, eles se comportam de forma equilibrada. Não emitem sons desnecessários e são considerados animais “silenciosos”, a voz é dada em casos excepcionais. Caracteriza Cane Corso e paciência. Os tetrápodes descritos têm uma atitude positiva em relação às crianças, toleram suas travessuras. A separação do dono do Cane Corso é extremamente difícil de suportar, pois são monogâmicos.
  • O nível de inteligência desses animais está em um nível muito alto. Eles são muito obedientes e aprendem novas informações em pouco tempo. Fácil de treinar. Eles mantêm suas forças sob controle constante. Eles se socializam com surpreendente rapidez.
  • O potencial de segurança e sentinela desses animais de estimação também está em um bom nível. Eles reconhecem facilmente proprietários, parentes, amigos, mas desconfiam de estranhos.

Orelhas e formato da cauda

É uma tradição histórica ter as orelhas e caudas cortadas para qualquer membro da raça de lutadores agressivos. Tais ações são necessárias para ajudar o cão na batalha e até mesmo em algumas situações para salvar sua vida. No entanto, de acordo com os padrões europeus modernos, a atracação é proibida.

Um indivíduo com orelhas cortadas não pode ser admitido às exposições.

No território da Rússia e dos países da CEI, não é necessário tapar os ouvidos do Cane Corso. A decisão sobre tais procedimentos é tomada apenas pelo proprietário do animal desta raça. Algumas pessoas seguem a tradição por uma questão de princípio e recorrem a essas cirurgias cosméticas. Se o criador deseja ver apenas um amigo dedicado e companheiro no Cane Corso, então você pode deixar suas orelhas penduradas. Essas ações geralmente não afetam a saúde de forma alguma.

Os criadores de cães não param de discutir quando surge a questão de cortar as orelhas e a cauda do Cane Corso. Algumas pessoas pensam que este lindo mastim italiano não deveria se submeter a tais procedimentos, pois eles são muito cruéis e impiedosos com os animais. Outros criadores não conseguem imaginar seu animal de estimação sem cortá-lo. Antes de decidir se deve parar seu cão, há algumas coisas a serem consideradas.

  • Forma correta da orelha. Em Corso, eles são geralmente encaixados de modo que se pareçam com um triângulo equilátero. Eles não devem ser excessivamente largos ou estreitos, excessivamente encurtados ou alongados. Só um especialista experiente e um verdadeiro profissional poderão dar às suas orelhas uma forma ideal e correcta. Infelizmente, nem todos os veterinários têm uma ideia clara de como devem ser as orelhas desta raça italiana. Por este motivo, é necessário selecionar um especialista o mais cuidadosamente possível, para consultar outros criadores.
  • Limites de idade. A ventosa é permitida no máximo 4 meses a partir do dia em que o filhote nasceu e até o final do período de troca de dentes. É extremamente importante levar em consideração a idade dos cães, já que as orelhas não são muito grandes e é melhor levantá-las um tanto quanto densas. Também deve ser levado em consideração que um filhote de cachorro adulto muito móvel e ativo pode começar a rasgar as costuras.
  • Tratamento de costuras. Após a operação, o filhote deverá colocar uma coleira especial que o impedirá de tocar nas orelhas de alguma forma, por exemplo, coçando-as. É permitido retirar as costuras por cerca de 10 dias, e depois de mais uma semana será possível recusar o uso da gola. As costuras devem ser tratadas com peróxido de hidrogênio ou outras preparações semelhantes. Isso terá que ser feito diariamente. Quando os pontos são retirados, a face interna das orelhas deve ser colada com gesso para que seja fixada a posição correta.

Vantagens e desvantagens

Se você queria comprar um bebê Cane Corso, então você precisa se familiarizar não só com seus dados externos, mas também com todas as características positivas e negativas. Primeiro, vamos ver quais são as principais vantagens desses animais de estimação.

  • Os representantes da raça italiana distinguem-se por um excelente nível de inteligência. Eles são inteligentes e perspicazes para o deleite dos proprietários.
  • O Cane Corso é surpreendentemente fácil de treinar. Eles aprendem tudo de novo rapidamente. Esses indivíduos executam comandos perfeitamente.
  • Deve-se destacar que os Cane Corso têm uma bela aparência. Eles parecem imponentes e ricos.
  • Os instintos de caça dessas belezas são desenvolvidos em um nível excelente. Antigamente, as pessoas os levavam para caçar, onde o Cane Corso se revelou muito útil e necessário.
  • Boas qualidades de cão de guarda também são inerentes a esta espécie. Além disso, não é necessária uma preparação preliminar para o seu desenvolvimento. Cane Corso são inicialmente bons guardas.
  • Esses animais tratam as crianças com cuidado e cuidado. Eles toleram qualquer uma de suas pegadinhas, sem mostrar agressividade e raiva.
  • Esses cães são incrivelmente leais. Eles serão fiéis à mesma família pelo resto de seus dias.
  • Esses cães não demonstram sua liderança. Cane Corso não é o principal da matilha, mas sim um companheiro infinitamente leal à família.

Infelizmente, existem algumas desvantagens aqui. Vamos considerar quais são os pontos fracos da Cane Corso.

  • Os cães são grandes, por isso precisam de espaço suficiente para viver.
    • Os representantes desta raça são grandes fãs de corrida e brincadeira, por isso precisam de muita atenção do dono. O estilo de vida do animal deve ser móvel.
    • Quando esse cachorro fica entediado, começa a ser travesso e travesso. Na maioria das vezes, os Cane Corso são aceitos para roer móveis ou sapatos por tédio, o que nunca agrada os proprietários. É muito importante considerar isso se você deseja adquirir tal animal.
    • Cane Corso é um animal de estimação babão. A quantidade de saliva aumenta quando o animal bebe ou se sacode. Não é tão fácil limpar marcas de baba em roupas e móveis.

    Esta característica da raça repele muitas pessoas que queriam entrar em contato com ela.

    • Os gatos Cane Corso e outros pequenos animais são considerados suas presas. As únicas exceções são os casos em que os animais cresceram juntos. Nessas condições, o cão não entrará em conflito com os vizinhos do território.
    • Filhotes dessa espécie são bastante tímidos. Eles podem se assustar com sons agudos e altos, objetos estranhos. Via de regra, com a provisão de socialização oportuna, esse comportamento dos cães dá em nada. Se você não lidar com esse problema, o resultado será um cachorro grande e poderoso, que se esquiva diante de um gato que passa correndo ou de um pacote farfalhante.
    • Deve-se ter em mente que o Cane Corso não tem um subpêlo normal. O casaco em si parece agulhas pequenas e afiadas. Eles podem desmoronar nas áreas por onde o animal passou. Cane Corso abriga todo o ano.
    • Animais de estimação da raça italiana comem muito. A sua manutenção muitas vezes custa aos proprietários uma boa soma.
    • Se você é uma pessoa muito ocupada e com pouco tempo livre, Cane Corso não combina com você. Esses animais de estimação precisam de muita atenção. Eles também não gostam de ficar em casa sozinhos.
    • É improvável que esses animais de estimação sejam adequados para pessoas sedentárias e idosas.
    • Criar filhotes de cachorro Cane Corso não é fácil. É muito importante escolher corretamente o alimento certo, fazer uma tabela com todos os indicadores de crescimento do animal, na qual vale a pena observar seu desenvolvimento por meses. É impossível passear com o cão imediatamente após a alimentação, pois isso causa uma flacidez das costas. Cachorros pequenos com menos de 4 meses de idade só devem ser descidos pelas escadas manualmente.

    Antes de comprar um cachorro da raça italiana, é preciso pesar os prós e os contras, familiarizar-se com cada um dos itens citados acima.Somente neste caso você não ficará desapontado com o conteúdo de tal animal.

    Quantos anos eles vivem?

    Cane Corso geralmente vive cerca de 10-11 anos. Claro, muito aqui depende das condições em que o animal é mantido, que tipo de alimento ele possui. Um cão pode viver mais tempo se tiver condições de vida confortáveis.

    Opções de cores

    Como afirmado acima, todas as cores de Cane Corso são lindas e ricas. Na maioria das vezes, existem indivíduos cuja cor é a seguinte:

    • fulvo;
    • ruiva;
    • cinzento;
    • azul;
    • tigrado;
    • Preto;
    • preto e tigrado.

    Se o animal tiver uma cor vermelha ou tigre, então em seu rosto haverá uma "máscara" preta ou cinza escuro contrastando com o fundo principal. Manchas brancas podem estar presentes no corpo do animal. Via de regra, eles são encontrados nas patas e no peito.

    Traços de caráter

    É necessário ter em mente todos os traços de caráter dos representantes da raça italiana, antes de obter seus representantes. Para ser sincero, o aparecimento do Cane Corso inspira respeito e até timidez. E é verdade a poderosa estrutura do corpo, aliada a uma expressão séria do focinho, confunde muita gente pouco familiarizada com a raça..

    É improvável que um estranho importune tal animal para acariciá-lo ou acariciá-lo.

    Uma das principais características do Cane Corso é a habilidade de distinguir tão claramente quanto possível todas as pessoas no ambiente em amigos e inimigos. Deve-se ter em mente que esses cães não possuem um temperamento feroz e ardente. Eles se comportam com calma e bem equilibrados. Cane Corso geralmente não mostra agressividade e raiva aumentadas - esta é uma característica incomum para eles. Sem motivo, esse cão nunca morderá ninguém, muito menos atacará. Se o Cane Corso perceber que houve uma invasão de seu território, o pet pode ficar muito zangado e agir por iniciativa própria, sem a sugestão do dono.

    Cane Corso são animais muito inteligentes e inteligentes. Eles são portadores de uma combinação de nobreza e uma constituição forte. Esta combinação parece fora do padrão para muitos. A Cane Corso sempre esteve mais próxima das pessoas. Os cães nunca se comportaram com frieza e aristocracia. É a alma viva e o temperamento italiano que se faz notar neles.

    Cane Corso trata a família em que vive, principalmente os filhos, com uma trepidação incrível. Esses cães são abnegadamente leais aos seus donos e sempre demonstram total prontidão para servir em qualquer circunstância. Esses animais adoram ser obedientes. Eles executam comandos sem questionar (eles os aprendem muito rapidamente também).

    No entanto, sua principal missão não é o treinamento comum, mas o papel de vigia e protetor de sua casa e mestre.

    Em todos os casos, a Cane Corso mantém a situação sob controle. Assim que percebem indícios de movimentos impulsivos feitos por um estranho, eles imediatamente deixam claro que não tirarão os olhos deles. Ao contrário da maioria das outras raças grandes, Cane Corso está bem ciente de todo o seu poder e força, portanto, eles podem brincar com crianças pequenas. Esses cães não vão derrubar o bebê ou assustá-lo. Cane Corso é considerado o sinal mais grave do choro de uma criança, que atualmente está sob sua proteção direta.

    Dificilmente será possível subornar representantes desta raça com várias iguarias. Não funcionará e nem desviará a atenção dos cães de seu propósito principal - proteger a família e o lar. Esses animais vão até o fim, protegendo as fronteiras daqueles que mais amam no mundo. Como os Cane Corso são cães incrivelmente leais que se apegam a uma pessoa (essas qualidades ocorrem desde os primeiros anos do animal de estimação), eles são muito difíceis de se separar e se separar de seus donos. É preciso lembrar que os Cane Corso são monogâmicos. Eles podem não sobreviver à traição de seus donos. Não há necessidade de ter esses animais apenas por uma questão de prestígio.

    Deve-se ter em mente que o Cane Corso é caracterizado por uma intuição incrível. Esses cães sentem o perigo muito bem. Eles são capazes de reagir instantaneamente a ações agressivas vindas de estranhos ou animais.

    Além disso, os Cane Corso estão bem atentos à linha que separa os jogos dos possíveis perigos.

    Como escolher?

    Se gostou desta raça e, tendo em conta todas as suas características, vantagens e desvantagens, decidiu ter um cachorro Cane Corso, então deve escolher o certo. É importante considerar o fato de que a moda dos representantes da raça os tornou incrivelmente populares em todo o mundo... Cane Corso se tornou animais de prestígio. Um grande número de empresários aproveitou-se disso para iniciar seu próprio negócio para a produção contínua de filhotes de raças muito elegantes e cobiçados.

    A preservação das vantagens naturais do caráter e das qualidades externas de um Cane Corso puro-sangue nessas pessoas fica em segundo plano e não desempenha nenhum papel. Como resultado, esses empreendedores partem para a manipulação de pedigree e recorrem a outros truques semelhantes para enganar o comprador não treinado.

    Certos empresários conseguem traçar o pedigree dos animais quase até a Idade Média.

    Se você não gostaria de se decepcionar com seu novo amigo de quatro patas e comprar um animal com comportamento atípico da raça em vez de uma bela raça pura italiana, você deve prestar atenção especial à história do gatil. Certifique-se de estudar escrupulosamente o pedigree do animal de estimação comprado. Certifique-se da legalidade do tricô. Tais medidas de cautela não podem ser consideradas insignificantes mesmo para aqueles criadores que não usarão seus cães em exposições e competições diversas.

    Muitas vezes, tendo se familiarizado com a grande lista de vantagens do personagem Cane Corso, as pessoas confiam a esses animais a proteção de suas casas, propriedades e membros mais jovens da família. Quem será o responsável se, por culpa de um criador inescrupuloso, você comprar um animal com uma psique absolutamente incontrolável e desequilibrada? É por isso que é tão importante escolher um animal de estimação puro-sangue o mais cuidadosamente possível.

    Será fácil e simples entender com quem você está lidando - um entusiasta ou um empresário comum. Vale a pena prestar atenção às condições imediatas em que os animais genealógicos são mantidos. Se na sua frente está uma pessoa que só ganha dinheiro com cachorros, você verá cercados de gaiolas em que irão definhar representantes da raça italiana. Freqüentemente, são negligenciados e mal alimentados.

    Os especialistas desaconselham a compra de animais de estimação em bazares ou, por exemplo, perto do metrô. Sim, e é melhor não contatar a remessa de outras cidades, já que tal negócio pode não ser a surpresa mais agradável. Se você realmente quer conseguir um amigo de quatro patas por muitos anos, então é melhor você visitar o criador e prestar a devida atenção a todos os critérios acima.

    Regras de conteúdo

    A Cane Corso deve ser mantida em um ambiente confortável. Acredita-se que mesmo cães de pequeno e médio porte podem ser um incômodo se mantidos em um apartamento comum na cidade, quanto mais em grandes. É o Cane Corso a exceção a esta regra. Apesar de seu tamanho impressionante, esses animais não precisam de muito espaço livre. Cane Corso passa muito tempo em um estado calmo, e isso não requer grandes territórios.

    Se você mora em uma casa particular, não é recomendável colocar o cachorro em uma barraca e amarrá-lo a uma corrente. Devemos levar em consideração a natureza amante da liberdade dos italianos. Além disso, eles precisam estar constantemente perto do proprietário, portanto colocá-los para fora e colocá-los no estande não é a melhor solução. O animal nessas condições ficará triste e mal.Para serem mantidos ao ar livre, esses animais de estimação também não são adequados porque não têm um subpêlo padrão.

    Esses animais de estimação não toleram da melhor maneira os efeitos das baixas temperaturas.

    Você precisa passear com um cão de raça pura todos os dias. Não tire o descanso ativo dele. Deixando um amigo de quatro patas do lado de fora de casa, você traz um pouco de variedade à vida dele. Essas ações têm um efeito extremamente bom no sistema nervoso e no humor do cão. Além disso, caminhar juntos fortalecerá a relação entre o proprietário e a Cane Corso.

    As caminhadas devem durar pelo menos uma hora. Você deve ir até eles 2 vezes ao dia. Os italianos de quatro patas costumam sofrer de doenças que afetam o sistema musculoesquelético (um problema típico de indivíduos grandes), então eles não podem se limitar a caminhar. Se você não passear com seu animal de estimação, logo ele poderá começar a ficar gravemente doente e a imunidade desses animais como um todo ficará visivelmente enfraquecida. Se o seu cão tem menos de 2 anos, você não precisa carregá-lo com corridas muito longas. Para superar barreiras elevadas, os tetrápodes dessa idade também não são adequados.

    No cenário de uma casa de campo com um grande terreno, os tetrápodes da raça italiana sentem-se muito bem. Lá, o bichinho encontrará por onde passear, observar outros “personagens”.

    É verdade que você terá que monitorar constantemente para que a fera não localize os gatos vizinhos e não os persiga.

    Nutrição

    É necessário alimentar o Cane Corso de acordo com todas as regras. A saúde e o nível de atividade do animal de estimação dependem da nutrição. A comida consumida por este cão deve conter vários complexos vitamínicos, microelementos úteis. Se considerarmos alimentar o Cane Corso como um todo, as mesmas regras devem ser seguidas aqui como no caso da maioria das outras raças grandes.

    Os criadores precisam inicialmente decidir como seu animal de estimação comerá. Quando um filhote tem 3 semanas de idade, ele precisa ser ensinado a comer uma dieta normal e nutritiva. Você pode dar a seus cães alimentos prontos que são vendidos nas lojas ou optar por alimentos naturais.

    Se você decidir criar seu animal de estimação dando-lhe rações prontas, você deve levar em consideração que elas devem se referir apenas às classes premium ou super-premium. As opções orçamentárias definitivamente não trarão nenhum benefício para o animal, mas podem prejudicar o corpo, então é melhor não economizar.

    Você deve comprar rações de alta qualidade, que contenham todos os minerais e vitaminas necessários. É aconselhável familiarizar-se com a composição indicada na embalagem antes de comprar.

    Você pode consultar seu veterinário para escolher o "secador" perfeito. Ele lhe dirá quais alimentos são mais adequados para o animal e quais são melhores não ingerir. Em alguns casos, é necessário adicionar drogas adicionais a esses alimentos. Isso só pode ser feito após falar com o veterinário.

    O alimento natural para um cão puro-sangue será menos caro. A principal vantagem dessa solução é que o dono tem a capacidade de controlar claramente o que exatamente seu cão consome. É verdade que você terá que gastar uma certa quantidade de tempo todos os dias preparando comida para seu animal de estimação. A comida deve ser quente e fresca. Alimentos muito quentes ou muito frios não são permitidos.

    A dieta do animal de estimação deve conter produtos de carne com baixo teor de gordura (frango, peru, carne bovina), cereais, peixes do mar, vegetais e frutas. Deve-se também ter em mente que tipo de alimento o Cane Corso não deve comer em nenhum caso:

    • esses cães não devem receber carne com alto teor de gordura - porco ou cordeiro;
    • não se deve alimentar o animal com peixes de rio, pois tem muitos ossos, às vezes tem parasitas que não vão beneficiar a saúde do animal;
    • alimentos defumados e fritos devem ser excluídos da dieta;
    • doces e assados ​​não trazem nenhum benefício (mesmo que o animal exija muito tal alimento, ele não pode ser dado, pois pode causar sérios danos à saúde);
    • produtos lácteos gordurosos também devem ser evitados.

    Se você seguir a dieta de um italiano de raça pura, ele não terá problemas de saúde. O animal será ativo, contente e alegre.

    Higiene

    A realização de procedimentos de higiene é extremamente importante para os cães desta raça. O proprietário deve fazer o seguinte.

    • Limpeza todas as semanas. Apesar de Cane Corso inicialmente ter uma pelagem muito curta, isso não significa que você não precise se preocupar com ela. Você precisará escovar seu animal de estimação com uma escova especial para remover todos os pelos caídos e células mortas da pele. Depois disso, o animal deve ser enxugado com um pano levemente úmido. Depois de concluir esses procedimentos, a pelagem do animal estará muito macia e lisa.
    • Tomando banho. Depois de fazer caminhadas diárias, você deve lavar as patas do seu cão, especialmente se o tempo estiver ruim, lamacenta lá fora. Quanto ao banho geral do Cane Corso, muitas vezes não é necessário recorrer a ele. Basta dar banho no cachorro 1 a 2 vezes por ano, pois ele fica sujo. Se você mantiver a aparência do seu animal sob controle, não precisará lavá-lo com muita frequência.
    • Cuidado das unhas. Não devemos nos esquecer de cuidar das garras de um animal de estimação puro-sangue. Como o Cane Corso anda muito, muitas vezes não é necessário aparar as garras, porque nessas condições eles se soltam sozinhos. Se o animal for preguiçoso e não andar muito, é necessário aparar as garras pelo menos uma vez por mês. É necessário acostumar o animal a tais procedimentos desde cedo.

    Neste caso, os adultos não resistirão durante as medidas de higiene.

    • Cuide dos olhos, ouvidos e dentes. É necessário cuidar dos olhos, orelhas e dentes do Cane Corso da mesma forma que no caso de outras raças de grande porte. Sempre mantenha sob controle a condição de todas as áreas listadas. A sujeira das orelhas e olhos deve ser removida com muito cuidado com agentes especiais ou uma solução de peróxido de hidrogênio em um algodão ou cotonete. Freqüentemente, a descarga indica que o animal está doente com alguma coisa.
    • Para manter os dentes do seu animal limpos, e a placa não se acumulou sobre eles, vale a pena comprar "ossos" especiais. O animal vai mastigá-los e escovar os dentes ao mesmo tempo.

    Não devemos nos esquecer dos carrapatos e pulgas, que costumam atacar cães com pêlo tão curto. Esses parasitas podem prejudicar gravemente seu animal de estimação se não forem detectados e destruídos a tempo. A atividade própria para resolver esses problemas é indesejável. Meios especiais de combate a tais parasitas devem ser selecionados e prescritos apenas por um veterinário, com base na idade, peso e estado geral do cão.

    Treinamento

    Os verdadeiros Cane Corso são animais que não costumam demonstrar sua superioridade sobre os humanos. Graças a isso e ao treinamento, eles vão sucumbir sem problemas. Seu caráter é flexível. Eles aceitam totalmente a liderança do mestre e tentam obedecê-lo. Mas os Cane Corso geralmente não têm pressa em crescer.

    Freqüentemente, os donos desses cães se recusam a entrar em contato com treinadores profissionais por vários motivos. Na maioria das vezes, isso se deve ao alto custo dos serviços deste último. Como resultado, as pessoas decidem criar filhotes por conta própria. Nesse caso, é necessário levar em consideração uma série de recursos.

    • É necessário criar um filhote desde o primeiro dia em que ele apareceu em uma nova casa.
    • O primeiro passo é ensinar o bebê a se limpar e ir ao banheiro em determinado local.
    • Os comandos necessários, que não podem ser desprezados, são: "Perto!", "Levante-se!", "Deite-se!", "Posicione-se!" São eles que precisam dar prioridade ao ensino do bebê.
    • Se você estiver insatisfeito com algo no comportamento do animal, tente corrigi-lo. É melhor fazer isso o mais cedo possível.
    • Não puna fisicamente os filhotes. Essas ações não levarão a nada de bom.
    • Ao passear com o seu animal de estimação pela cidade ou no parque, deve preencher o seu tempo de lazer com jogos desportivos com elementos de treino.

      Observe que estranhos não devem participar do treinamento do Cane Corso. Todos os comandos devem ser pronunciados da forma mais clara e compreensível possível para que o animal saiba o que você espera dele. Seja consistente no treinamento do seu animal de estimação. Certifique-se de pedir a ele para concluir todas as tarefas atribuídas a ele.

      Dicas e sugestões úteis

      Se você deseja colocar as orelhas da Cane Corso, entre em contato com um bom especialista com experiência suficiente. Não se esqueça que após a operação, o animal deve receber cuidados competentes com a correção do formato das orelhas ao longo do ano. Se você não quiser fazer isso ou simplesmente não tiver tempo para isso, é melhor recusar totalmente esse procedimento.

      A gravidez de Cane Corso dura apenas 9 semanas. Durante este período, a dieta deve ser alterada apenas algumas semanas antes do parto. Para não comprar suplementos vitamínicos separadamente, é mais fácil comprar um alimento especial balanceado em uma loja de animais, cujo conteúdo contém todos os componentes necessários. As porções devem ser aumentadas diariamente. Durante as primeiras 7 semanas, o animal deve ser alimentado normalmente.

      Você não pode manter o Cane Corso acorrentado, uma vez que tais condições de detenção têm um sério impacto no estado mental do animal.

      Esses animais precisam da atenção e do amor de seus donos, bem como de um estilo de vida bastante móvel. Se o cão ficar sentado em uma corrente o tempo todo, no final ele começará a se comportar de forma mais agressiva e às vezes incontrolável em relação aos outros membros da família.

      Ao criar um filhote de Cane Corso saudável e inteligente, não o sobrecarregue. Basta recorrer a simples passeios diários. Deve-se ter em mente que esses animais se desenvolvem muito lentamente. O esforço excessivo cansa os bebês muito rapidamente.

      Vacine seu animal de estimação se você estiver preocupado com a saúde dele. A vacinação deve ser realizada exclusivamente de forma planejada, a saber: no intervalo entre 3 e 6 meses de crescimento e desenvolvimento. Após esse período, o animal é vacinado uma vez por ano. A cada 3 meses, você precisa dar ao seu animal de estimação medicamentos especiais para prevenir vários parasitas, por exemplo, vermes.

      Monitore a saúde do seu animal de estimação. À primeira suspeita de que o cão está doente, deve-se entrar em contato com o veterinário o mais rápido possível. Não perca tempo e espere que seu animal se recupere sozinho. Apenas um veterinário deve prescrever absolutamente quaisquer medicamentos e alimentos medicinais. Os proprietários não deveriam estar fazendo isso.

      Para que o bichinho se acostume o mais rápido possível com o apelido escolhido para ele, você deve chamá-lo apenas em um tom gentil. Se você está punindo um animal, é melhor não usar seu nome. Caso contrário, o próprio nome do cão será associado a sentimentos de culpa, causando estresse.

      É aconselhável comprar cachorros com um mês e meio - esta é a solução ideal.

      O criador, dando a você um animal de estimação, deve necessariamente contar sobre todas as suas características. É aconselhável perguntar como vale a pena alimentar o bebê selecionado e como cuidar adequadamente dele.

      Avaliações

      Cane Corso são cães incrivelmente populares, escolhidos por pessoas que procuram um verdadeiro amigo leal em um animal para confiar. Na net você pode encontrar muitas análises sobre esta raça.

      Dos aspectos positivos, os proprietários do Cane Corso notam o seguinte:

      • aparência brilhante e atraente;
      • psique maravilhosa e estável;
      • caráter equilibrado;
      • excelentes qualidades de trabalho;
      • a lealdade desses cães realmente surpreende os donos;
      • atitude gentil para com as crianças - de acordo com os criadores, Cane Corso pode servir como uma verdadeira "babá fofa" para os membros mais jovens da família;
      • comportamento afetuoso e bem humorado;
      • mente bem desenvolvida e raciocínio rápido;
      • fácil de treinar - esta característica agradou especialmente a muitos donos de animais de estimação, já que mesmo o cão mais inteligente e amável não pode ficar sem educação;
      • falta de comportamento agressivo - de acordo com os donos do Cane Corso, seus animais de estimação nunca se comportam de forma maldosa sem um bom motivo, eles nunca atacam “os seus”.

      Quanto às desvantagens observadas por trás desta raça, aqui as pessoas destacam:

      • não a expectativa de vida mais longa (lembre-se - muito aqui depende do proprietário e das condições de detenção);
      • alguns criadores costumam adquirir esses cães (outros donos afirmam que seus animais de estimação, ao contrário, têm excelente saúde);
      • esses cães crescem por muito tempo;
      • precisa de contato constante com o dono, e nem todo mundo tem tempo para isso;
      • babando;
      • muda.

      Muitos problemas podem ser evitados se o animal de estimação for mantido e criado adequadamente. Antes de começar um cão assim, você precisa decidir exatamente se pode se tornar o melhor amigo dela.

      Se você não tem certeza de que terá tempo para tal animal de estimação, então é melhor não torturá-lo e escolher um representante de alguma outra raça.

      Para mais informações sobre a raça Cane Corso, veja o vídeo abaixo.

      sem comentários

      Moda

      a beleza

      casa