Cães

Shih Tzu: descrição da raça, caráter, alimentação e cuidados

Shih Tzu: descrição da raça, caráter, alimentação e cuidados
Contente
  1. História da raça
  2. Característica
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Traços de caráter
  5. Como nomear?
  6. Regras de conteúdo
  7. Críticas do proprietário

O Shih Tzu é uma das muitas raças de cães pequenos. Esta palavra exótica é traduzida do chinês como "filhote de leão" e é bastante consistente com a aparência desses cães - seus longos cabelos esvoaçantes se assemelham à juba de um leão. Outro apelido comum para cães desta raça é "crisântemo". E também na vida cotidiana você pode encontrar variantes do nome como shitsu, shiatsu, shitsu. Vamos falar mais sobre esta raça e as características de sua criação.

História da raça

Esta raça era conhecida nos tempos antigos - imagens de shiatsu são encontradas até mesmo na pintura de 624 DC. Shih Tzu eram reverenciados como animais sábios, eles o tempo todo se tornaram heróis das lendas do Tibete e da China. Há uma crença de que a alma de um monge tibetano, que pecou muito em sua vida anterior, veio à Terra novamente no corpo desse cachorrinho. Segundo uma das versões do surgimento da raça, sua história começou quando a China era governada pelos Wigura (Dinastia Tang Knu Tai). O imperador foi presenteado com alguns desses cães de Fu Ling (Bizâncio).

No final do século 10, o povo Ho Chu deu a esses cães como tributo.

Segundo outra teoria, a história desta raça remonta apenas ao século XVII. Em 1653, o Dalai Lama tibetano visitou o imperador chinês e presenteou-o com vários cachorros em miniatura que pareciam filhotes de leão. Então esta raça teve status excepcional, e a manteve apenas no tribunal.

Existe outra raça com raízes tibetanas - Lhasa Apso. Eles são maiores e mais pesados, mas visualmente muito semelhantes ao Shih Tzu. Segundo a crença popular, são parentes, ou seja, possuem ancestrais comuns, mas devido à história muito antiga dessas raças, é muito problemático rastrear sua árvore genealógica.

Aqui estão alguns fatos interessantes.

  1. Esses cães pequenos são chamados de "crisântemo" por causa do pelo que cresce no focinho em todas as direções.
  2. Existe uma lenda que diz que o Shih Tzu é o cachorro do Buda. Ela o acompanhava em suas andanças e, quando necessário, transformava-se em leão.
  3. Até meados do século 20, a raça era proibida ao cidadão comum, só podia pertencer a membros da família imperial. Se uma pessoa simples a iniciasse, ele seria ameaçado de execução.
  4. Apesar de todo o seu encanto, o St Tzu não é uma raça decorativa. É um cão de companhia com inteligência, coragem e determinação. Ela é capaz de memorizar comandos e entender bem o dono.

Característica

A incomum desses cães se manifesta principalmente na presença de pêlos longos. Considere todas as características do Shih Tzu em uma descrição detalhada da raça.

parâmetros principais

Shih Tzu são cães curtos, sua altura é de 27 cm na cernelha. Apesar de toda a sua leveza, estão longe de ser "fofos" - o peso dos indivíduos pode variar de 4,5 a 8,1 kg, mas de acordo com a norma, é desejável que não ultrapasse 7,5 kg. O cabelo comprido desses cães não se enrola em nada, e eles também não têm o subpêlo fofo, de modo que seu "cabelo" parece liso e espetacular.

O corpo deve ser mais longo que a altura do cão na cernelha.

Cabeça

Os olhos de fantoches pretos dos cães estão bem afastados uns dos outros. O focinho é caracterizado por uma vegetação abundante - além da cobertura geral, há antenas, barba. As orelhas desses cães são baixas e caídas. De acordo com a norma, as narinas devem ser bem abertas e a cana nasal voltada para cima ou reta. Em geral, olhando para o rosto dos Shih Tzu, fica-se com a impressão de que eles têm uma aparência um tanto arrogante.

Corpo

A estrutura corporal dos cães desta raça também possui nuances próprias. O peito do Shih Tzu é abaixado, os ombros voltados para trás. Pés ligeiramente arredondados. Os cães mantêm o rabo nas costas, o que torna sua aparência ainda mais importante. As patas traseiras impulsionam bem na corrida, em geral o andar dos cães é suave e um tanto "orgulhoso".

Cor

Nos viveiros dos pátios, os primeiros trabalhos de criação foram realizados para criar cães Shih Tzu de diferentes cores. A coloração da cor dourada ou "vestido do sol" era reconhecida como imperial. Cães com manchas claras na testa e cauda foram considerados consagrados pelo Buda. E também uma das primeiras cores conhecidas era o preto, que parecia literalmente "muita tinta escura".

As sutilezas da seleção eram inacessíveis às pessoas comuns e eram protegidas como segredo de estado.

Com o tempo, mais novas cores apareceram, e muitas vezes são notadas pelo júri de competições, mas os vencedores das exposições geralmente são portadores de cores tradicionais. Criadores americanos, em busca de novas cores raras, cruzam o Shih Tzu com representantes de outras raças. Por esta razão alguns especialistas não os reconhecem como pertencentes a essa raça e simplesmente os chamam de "cães de design raro".

É recomendado se houver manchas brancas na testa e na ponta da cauda. Idealmente, a marca branca também deve estar no queixo.

Hoje, entre a variedade de cores, os casacos Shih Tzu se destacam pelo branco com vermelho, dourado, azul, preto, marrom. Mas também existem cães de cor azul, creme, prata, preto e tigrado, mas são bastante raros.

Existem vários possíveis defeitos que reduzem as chances de o cão ganhar a exposição. Esses incluem:

  • nariz rosa;
  • focinho pontiagudo insuficientemente achatado;
  • pernas muito longas;
  • pelagem encaracolada e ausência completa de subpêlo;
  • mordida ruim;
  • olhos fechados;
  • crânio estreito.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer raça, o Shih Tzu tem suas próprias características - tanto positivas quanto negativas. Primeiro, vamos listar as vantagens desses cachorrinhos:

  • aparência engraçada incomum;
  • diminutividade;
  • não requer um estilo de vida ativo do proprietário, visto que este não necessita de cargas de energia regulares e muitos movimentos;
  • cão de "apartamento" ideal;
  • domina rapidamente a bandeja e tigela, pois tem limpeza natural;
  • não causa alergias;
  • tem um caráter equilibrado e positivo;
  • se dá bem com outros animais de estimação, até mesmo gatos;
  • fácil de treinar.

As desvantagens da raça Shih Tzu podem ser atribuídas às suas características, já que cada raça tem suas especificidades. Vamos observar as qualidades, que chamaremos condicionalmente de pontos negativos:

  • um bom vigia não pode ser criado a partir deste cão;
  • precisa de cuidados cuidadosos e procedimentos diários para manter sua aparência;
  • não pode ficar sozinho por muito tempo;
  • muito confiante, não mostra cautela com estranhos;
  • requer visitas regulares ao veterinário para descartar problemas de coluna;
  • propenso a doenças do trato respiratório, rins, coração e olhos;
  • sofre de alergia a produtos de limpeza e é intolerante à fumaça de cigarro;
  • tem dificuldade de adaptação ao calor.

Ao longo de sua história centenária, esta raça "acumulou" muitas qualidades positivas, mas você precisa saber sobre suas nuances negativas. Antes de começar um amigo de quatro patas desta raça, pese todos os prós e contras de seu conteúdo.

Traços de caráter

A majestade do leão do Shih Tzu causa uma impressão ambígua. Por um lado, ela agrada aos olhos do proprietário e daqueles ao seu redor com sua graça e artigo especiais, mas por outro lado, sua postura e expressão de seu rosto parecem arrogantes para muitos. Na verdade, este cão é muito tranquilo e com muito amor se relaciona com seu dono e com todos os membros da família que o cercam. Ela realmente sofre com a ausência de atenção para com sua pessoa, mas ela nunca se comporta de forma irritante - apenas um Shih Tzu sente sua pessoa e conhece os momentos em que é melhor se afastar.

Se o proprietário quiser se comunicar com ela, ela entenderá isso à primeira vista. Sua cauda, ​​como um "indicador de emoção", começará imediatamente a abanar. O cão corre imediatamente até o dono para acariciar, lamber suas mãos, por excesso de sentimentos ele pode até morder um pouco, mas isso é apenas uma manifestação de ternura.

O Shih Tzu não escolhe um animal de estimação, como fazem os representantes de outras raças. Ela geralmente ama todos os membros da família igualmente.

Desde os tempos antigos, esses cães se acostumaram a uma atitude especial. As câmaras reais e imperiais foram abertas para eles, o que não poderia deixar de afetar seus hábitos. Shih Tzu são muito limpos e não criam confusão desnecessária como muitas outras raças. Especialmente seus donos gostam do fato de os "filhotes de leão" não latirem muito alto. Seus latidos podem ser chamados de agradáveis ​​e melódicos, mas não irritam os proprietários e vizinhos.

Ele pode ser corretamente chamado um cão anti-stress devido à sua sensibilidade ao humor humano. Consegue alegrar e acalmar quando o dono está deprimido, trazendo conforto e tranquilidade para a casa. Um resistente Shih Tzu pode esperar pacientemente por atenção, sem trair seu pesar da solidão. Ao mesmo tempo, um cão desta raça é capaz de se defender se for ofendido, mas o faz com sua dignidade inerente. Essas crianças participam de boa vontade do agility, pois são muito espertas e sabem aprender muitos comandos.

Na comunicação com as crianças, o cão crisântemo mostra flexibilidade. Um caráter equilibrado permite que ela suporte travessuras com calma e condescenda com a lepra de bebês. Se as crianças não apenas se entregam, mas também machucam o Shih Tzu, ela não vai tolerar e pode morder de volta. Explique ao seu filho que este cachorrinho não é um brinquedo e deve ser tratado com respeito.

É especialmente importante conversar com seu filho se você tiver um filhote de cachorro Shih Tzu em sua casa. Eles têm um tamanho minúsculo e essas criaturas um tanto frágeis precisam de um tratamento cuidadoso. Mostre ao seu filho como pegar o cachorro corretamente, ensine-o a não apertar a barriga do cachorro com as mãos.

Os cães desta raça são freqüentemente chamados de cães idosos.... Isso porque eles têm ludicidade moderada, não tendem a correr muito e, se não forem levados para passear por um ou dois dias, suportarão com calma e sem consequências. Shih Tzu ficará feliz em se deitar no sofá com o proprietário o dia todo e assistir TV, ou apenas ficar de joelhos, pensando em algo por si mesmo.

A credulidade do Shih Tzu é simplesmente incrível - eles veem um amigo em cada pessoa que encontram. A comunicação é vital para eles, eles odeiam a solidão, e se o cão é frequentemente deixado sozinho, isso afetará negativamente sua psique - depressão e ansiedade aumentada são possíveis.

Às vezes, você pode encontrar Shih Tzu com qualidades como teimosia, covardia, nervosismo. É impossível se proteger cem por cento de comprar um cachorro assim, mas se você comprá-lo em um bom canil, as chances de pegar um cachorro assim são significativamente reduzidas.

Como nomear?

Os cães desta raça imploravam por apelidos bonitos, mas sua aparência orgulhosa introduz pequenas contradições na imagem charmosa de um "filhote de leão". No entanto, a ampla escolha de nomes para "menino" ou "menina" Shih Tzu permite que você faça uma escolha que se adapte ao gosto do proprietário.

Dadas as raízes orientais desta raça ancestral de cães, o menino pode ser chamado de Saffron, Barberry ou Sherkhan. Você pode enfatizar a disposição bem-humorada e alegre com os nomes Prize, Bumblebee, Butch. Nomes europeus não serão uma opção menos adequada para bebês: Gerard, Oliver, Sebastian. As meninas desta raça são chamadas de Princess, Tiffany, April. Apelidos que enfatizam a natureza lúdica dos cães - Drop, Prank.

Em muitos canis, existe uma tradição de dar ao dono do cachorro a primeira letra do nome. Isso é importante para a participação em exposições, se o seu cão nasceu de pais com título e espera ganhar prêmios. Caso contrário, você pode nomear o filhote como quiser.

Regras de conteúdo

Shih Tzu requer cuidados delicados e, para manter sua bela aparência, você precisa realizar uma série de procedimentos de higiene.

Higiene

Algumas vezes por mês, o cão precisa ser bem lavado com shampoo. Antes do procedimento, pingar nos olhos um agente especial que os proteja dos efeitos do xampu. A temperatura ideal da água é de 39 graus Celsius. Lembre-se de aparar ou desembaraçar qualquer emaranhado antes de o cão entrar no banho.

Se aparecerem pulgas, use um shampoo especial.

Alguns proprietários lavam seus Shih Tzu após cada caminhada porque eles coletam muita poeira e sujeira. Muito depende das condições de vida e do clima: alguns têm um quintal limpo perto de casa, outros não. É melhor dar banho no cachorro à noite após um passeio, para que ele não resfrie na rua. No final do procedimento, seque o casaco com uma toalha, você também pode usar um secador de cabelo.

Olhos

O canto interno do olho é um local onde a sujeira se acumula constantemente no Shih Tzu, o que significa que ele precisa de cuidados cuidadosos. Além disso, você deve observar todos os dias se há cabelos emaranhados ao redor dos olhos. Geralmente, Os cães desta raça devem ser penteados diariamente com um pente com dentes curtos e frequentes.

Ouvidos

Você precisa limpar suas orelhas de Shih Tzu todas as semanas. Os pelos das orelhas podem prejudicar a audição do seu cão, por isso é melhor removê-los com uma pinça. Para não provocar inflamação, polvilhe esses locais com ácido bórico seco. As orelhas caídas são lavadas com solução de peróxido de hidrogênio a 10%. A melhor maneira de limpar seus ouvidos é a seguinte:

  1. gotejar peróxido no canal auditivo;
  2. faça uma leve massagem na aurícula, movendo-se da cabeça às pontas, a duração do procedimento é inferior a um minuto;
  3. em seguida, incline a cabeça para um lado e para o outro para que o peróxido restante saia;
  4. você pode remover o líquido sujo com um cotonete.

Se as orelhas do seu animal estiverem limpas, apenas limpe-as com algodão e azeite ou vaselina.

Dentes

O tártaro freqüentemente impede que as gengivas grudem nos dentes do Shih Tzu, causando inflamação.Para prevenir esta doença comum, às vezes dê ao seu animal de estimação maçãs, biscoitos ou cenouras. Ele mastigará com prazer essa comida e removerá a placa bacteriana prejudicial de seus dentes. Você pode escovar os dentes com um cotonete polvilhado com pó dental simples e sem perfume.

Os especialistas aconselham os criadores de Shih Tzu a:

  1. a dieta do cão deve conter tomates ou suco de tomate sem sal;
  2. você pode lubrificar as gengivas com própolis;
  3. Uma mistura de bicarbonato de sódio e 3-5 gotas de suco de limão é boa para gengivas caninas, mas você precisa aplicá-la uma vez por semana.

Patas

É aconselhável aparar os pelos na zona dos dedos - isso facilita a higiene da mascote. Depois de uma caminhada, é necessário inspecionar as almofadas para verificar se há danos, pois durante a caminhada o cachorrinho pode pisar em cacos de vidro, pedras pontiagudas ou outros detritos perigosos. A distância entre os dedos também pode obstruir. Se a goma ficar grudada na lã, não será possível limpá-la - o pelo manchado terá que ser cortado.

Ao caminhar em terreno rochoso ou asfalto, as garras do animal serão moídas naturalmente e o animal não precisará de pedicure. Se você anda principalmente em solo macio ou grama, precisa cortar suas garras. Caso contrário, com o tempo, eles podem quebrar, e isso é doloroso para o animal.

Um corte de cabelo

Se, devido às circunstâncias, você não puder dar ao seu Shih Tzu a atenção adequada, você pode facilitar a arrumação com um corte de cabelo curto. Claro, é uma pena tirar um casaco tão longo e bonito, mas em algumas situações essa é a melhor saída. Neste caso, o casaco de pele é cortado ao máximo.

Os cortes de cabelo do modelo Shih Tzu podem ser variados. Para um cachorrinho, com calças. Uma opção interessante é um corte de cabelo de urso de pelúcia. O mestre tenta cortar uniformemente toda a lã, tornando a cabeça o mais arredondada possível devido à lã especialmente aparada. As meninas geralmente deixam mais cabelo, pois podem ser usados ​​com diferentes estilos de cabelo.

O cabelo curto é geralmente escovado com uma escova de massagem e o cabelo comprido com um pente. Existem coleiras especiais que permitem lidar radicalmente com fios emaranhados. Acredita-se que um cão desta raça não se desprende.

Não é assim e durante a muda deve ser penteada com especial cuidado.

Nutrição

A comida seca é muito conveniente, por isso muitos donos preferem dá-la ao cão. Além disso, contém todas as vitaminas e minerais necessários, de forma que o proprietário não precisa dar alimentos adicionais. Se o seu animal de estimação comer comida natural e você quiser transferi-la para uma ração seca, faça-o gradualmente ao longo de duas semanas ou até mesmo de um mês inteiro. É importante seguir as recomendações de tamanho de porção na embalagem. Deve haver um bebedouro próximo ao prato, pois esse alimento dá sede ao animal.

A alimentação natural tem seus benefícios, porém é importante que a dieta do filhote seja a mesma que costumava no berçário. Ao comprar um filhote, pergunte ao criador que tipo de comida o cão costuma comer. Isso ajudará a evitar problemas digestivos, pois novos alimentos devem ser introduzidos na dieta de Shih Tzu gradualmente.

A alimentação excessiva, é claro, não é boa para esses cães pequenos, então certifique-se de que a ingestão diária de alimentos não seja superior a 5-10% do peso corporal de um filhote e de 3-5% de um cão adulto.

É melhor alimentar seu Shih Tzu com coelho ou ave crua, pois eles têm baixo teor de gordura e alto teor de proteínas. Dos cereais, as opções mais indicadas são arroz ou trigo sarraceno com adição de carne picada. Shih Tzu também adora laticínios - kefir, queijo cottage e, às vezes, também pode comer vegetais. Os filhotes são alimentados com mingau de leite bem fervido com carne ou peixe fervido, comida para bebês.

É útil dar queijo cottage com uma pequena quantidade de creme de leite - isso fortalece o esqueleto do animal.Aos seis meses, os donos começam a cozinhar mingaus para seus amigos de quatro patas em água ou caldo, adicionando óleo a eles.

Treinamento

É necessário começar a treinar o animal em tempo hábil, para que o caráter já difícil do Shih Tzu não se torne ainda mais problemático - o cão vai latir sem motivo, se comportar como uma criança travessa mimada. Se você conseguir encontrar a abordagem certa para o cão, e seu treinamento for como um jogo, então ele dominará rapidamente muitos comandos.

Você não pode gritar com o cachorro durante as aulas, você precisa falar com uma voz calma e moderada. E também os especialistas não recomendam pular de um comando para outro, para que o cão não se confunda. A inteligência desta raça pode ser estimada como média, mas é o suficiente para equipes de ensino.

O curso de treinamento Shih Tzu é projetado para cães de companhia. Esta raça não é uma raça de serviço, não pode se tornar guarda e sua dignidade natural não lhe permite realizar sofisticadas manobras circenses. No decorrer do treinamento, ela aprenderá a fazer alguns exercícios bastante simples, seguir comandos. Não se surpreenda se, no meio de uma aula, o cão resolver repentinamente interrompê-la - isso às vezes acontece com esta raça.

A opção ideal é treinar em forma de jogo que não deixe o cão ficar entediado, ao mesmo tempo que lhe ensina algo útil.

Banheiro

O Shih Tzu pode dominar facilmente a caixa sanitária se o dono começar a treinar o cão para usá-la desde a infância. O armário seco é sempre colocado em um só lugar. Seu fundo é forrado com um pano absorvente. Demora um pouco para acostumar um animal a uma fralda, mas no início você terá que monitorá-la incansavelmente.

Normalmente, um filhote tem vontade de ir ao banheiro 15 minutos depois de comer, no máximo meia hora.... Observando-o, você o carrega para a bandeja no momento certo. Nas primeiras falhas, você não precisa punir o cachorro, você só pode expressar o luto com entonação. Se for bem-sucedido, elogie o bebê e dê-lhe uma guloseima.

Andando

    Para levar o cachorro para passear, compre alguns acessórios para ele. Focinhos raramente são usados ​​para Shih Tzu, mas uma guia com comprimento ajustável e uma coleira devem estar em seu arsenal. Em tempo de chuva, use roupas como capa de chuva ou macacão. Eles protegerão a pelagem luxuosa do seu animal de estimação da sujeira. Em geral, os Shih Tzu não gostam muito de caminhar no mau tempo, eles estão mais dispostos a passar o dia inteiro em casa, fazendo suas necessidades em uma bandeja.

    Eles andam com o Shih Tzu apenas na coleira para que o bebê não seja machucado por outros cães ou atropelado por um carro. Frequentemente atraem os transeuntes - assim que saem para a rua, estes cães encontram-se no centro das atenções de todos e gostam disso.

    Se você mora em uma casa particular com um terreno cercado por uma cerca alta, pode deixar o cachorro passear sozinho com segurança.

    Críticas do proprietário

    Segundo os donos, os Shih Tzu são, de fato, cães de companhia confortáveis, capazes de demonstrar abertamente amor pela família, mas ao mesmo tempo não são muito chatos. Aparentemente, eles de alguma forma adivinham sua origem majestosa, e isso se reflete em seu caráter - eles são orgulhosos, organizados e têm um senso de sua própria dignidade. Sua aparência fofa os torna acariciados repetidamente. Esta é uma boa raça "anti-stress" que permite ao seu dono para relaxar em sua companhia e se recuperar, ela não requer jogos ativos constantes, corrida e outros.

    Pessoas que já mantiveram cães diferentes e podem compará-los entre si, consideram o Shih Tzu "o meio dourado". Seu caráter é bastante equilibrado, todas as qualidades se expressam com moderação, o que é muito conveniente na vida cotidiana. Os adultos geralmente não latem se forem criados em tempo hábil - apenas os filhotes podem fazer isso.

    Para a maioria dos proprietários, essa é uma vantagem definitiva, já que podem passar algum tempo com seu animal de estimação em silêncio e não haverá motivos desnecessários para brigar com os vizinhos.

    Porém, a maioria dos donos da raça acredita que cuidar dele não pode ser chamado de simples, e o caráter, de fato, pode se tornar um grande problema para o cão, se você não o treinar desde filhote. Os cães rudes não apenas latem sem motivo, como também se comportam com arrogância e tratam os membros da família como acompanhantes. Isso ocorre porque eles não foram informados em tempo hábil de que não eram os principais da casa. Em casos especiais, os cães desta raça podem até cagar em um apartamento, apesar de um número suficiente de caminhadas.

    Outro ponto que confunde muitos donos desses filhotes de leão é a atitude agressiva com outros cães. Se as forças forem desiguais, o Shih Tzu pode sofrer muito com sua obstinação e levar um tapa na cara. Não o deixe entrar em conflitos, especialmente com cães de briga. Além disso, o Shih Tzu pode ter ciúmes de seu mestre de outros animais de estimação, geralmente isso se aplica aos animais que apareceram na casa depois dele.

    Ao longo de sua história centenária, Shih Tzu esteve cercado de amor e atenção. Acostumados com a popularidade, podem não se mostrar do seu melhor, por isso é importante mostrar imediatamente ao filhote quem manda na casa, caso contrário ele assumirá o papel de líder.

    Assim, seu cão se comportará com dignidade tanto em casa quanto na rua, e não se permitirá demais. Ela lhe mostrará seu amor, e você poderá encontrar um maravilhoso amigo de quatro patas em seu rosto.

    Para as características da raça Shih Tzu, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa