Cães

Setter Escocês: história da raça, como é e como mantê-la?

Setter Escocês: história da raça, como é e como mantê-la?
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Recursos de educação e treinamento
  5. Condições para manter
  6. O que alimentar?
  7. Regras de cuidado

O Setter Escocês ou Gordon não é apenas uma raça muito bonita, graciosa e estilosa, é um cão que possui um excelente dom. Os animais não apenas se tornam animais de estimação maravilhosos, mas também são usados ​​ativamente na caça. Além de tudo isso, representantes da raça costumam se tornar participantes de exposições, e se você tem vontade de mergulhar no diversificado mundo da criação de cães, com o Setter Escocês pode fazê-lo em direções completamente diferentes.

Mas antes de adquirir um cão, é importante conhecer a história de sua origem, hábitos de estudo, entender quais serão os cuidados adequados e como treinar.

História de origem

A raça é mencionada pela primeira vez na distante 1570, na Inglaterra. No entanto, definitivamente não era o cachorro que vemos agora. Na sua forma atual, a raça foi formada apenas no início do século XIX. O Setter Escocês foi obtido por criadores por cruzamento. Existem versões segundo as quais raças como Bloodhounds, Retrievers, Greyhounds, Pointers estão envolvidas na criação do Setter, algumas fontes também se referem aos Poodles, a história é rica e, infelizmente, não existem 100% dos dados. Como resultado do trabalho de criação, três grupos principais de criadores foram formados: irlandês, que às vezes é chamado de vermelho, inglês (branco intercalado) e, é claro, escocês com uma cor preta predominante e manchas castanhas características.

A pátria do Setter Escocês é considerada uma cidade chamada Fohabers, localizada no norte do Reino Unido. Foi lá que viveu o duque Alexander Gordon, que deu a mais significativa contribuição para o desenvolvimento da raça.Em sua homenagem, eles mais tarde começaram a chamar essa variedade. Havia 2 viveiros no Castelo de Gordon, nos quais cães de caça e setters foram criados. O conde ficou fascinado com as qualidades dos cães e ficou encantado com a aparência. Foi ele quem formou uma única cor e estabeleceu os primeiros padrões. Em 1882, a raça criada na Escócia foi enviada para a América, onde após mais dois anos foi oficialmente reconhecida pelo Kennel Club.

A partir do início do século 19, os cães começaram a se espalhar pela Europa e acabaram na Rússia, onde se apaixonaram por ávidos caçadores. Infelizmente, depois da guerra, o gado diminuiu e até agora a raça não conseguiu se recuperar em sua abundância. Com o passar dos anos e devido às excelentes qualidades da raça, a situação está a mudar para melhor, e esta é uma boa notícia.

Descrição

Entre as criadoras, esta raça é a maior. Em uma visualização, os parâmetros diferem dependendo do gênero.

  • Machos. Em média, em altura (na cernelha), os indivíduos podem atingir 65 centímetros, mas o peso é bastante pequeno, dentro da normalidade considera-se que um cão pesa 29 kg.
  • Vadias. Altura - 62 cm, peso médio - 25 kg.

No geral, é uma variedade muito magra e musculosa, o que não é surpreendente considerando que foi criada para a caça. A pelagem é longa, com uma leve ondulação, mas na frente da cabeça e nas pontas das orelhas é curta. Na base da cauda, ​​o cabelo é mais alongado, tornando-se mais curto à medida que se aproxima da ponta. A cor é preta e castanha (tom castanho). As marcas estão localizadas acima dos olhos (no início das sobrancelhas), no focinho nas laterais, há uma marca na garganta, duas manchas simétricas devem estar presentes no peito, também marcas adornam as patas e uma marca é localizado na área sob a cauda.

Vamos dar uma descrição detalhada dos setters.

  • Focinho. Em proporção, é considerado quadrado, igual ao comprimento do crânio. A ponta do nariz é reta, o nariz em si é bastante largo, preto, com narinas abertas. O lábio superior pende sobre o lábio inferior e cai um pouco. Devido a essa estrutura, a mordida é chamada de mordida em tesoura, caso em que os dentes superiores se sobrepõem aos inferiores.
  • Os olhos podem ser chamados de pequenos, bem separados. Devido à pálpebra superior caída, o visual pode parecer triste. A cor da íris é marrom escuro.
  • Ouvidos. Alongado, largo, mas fino. Começa no nível dos olhos e pende para fora do focinho, enquanto adere à cabeça.
  • Quadro. Musculoso, magro. A cernelha é pronunciada. O pescoço é bastante longo, mas não fino. O peito é largo, rebaixado para baixo. A barriga é esgalgada.
  • Extremidades. Retos, musculosos, bem separados. As próprias patas são arredondadas.

Os cachorros Gordon adquirem rapidamente cor e proporções semelhantes às dos adultos, por isso, mesmo em tenra idade, é possível distinguir um cão de raça pura de um cachorrinho de origem mista.

Personagem

Em geral, a disposição é descrita como calma, afetuosa, lúdica e amigável. Claro que em toda raça existem cães com caráter, mas, além dos dados naturais, o treinamento também deve atuar, para que qualquer criador possa ser devidamente educado. Outros cães e animais em geral são tratados com gentileza e calma. Se você está preocupado se vários animais de estimação diferentes podem conviver no mesmo espaço, você não deve. O levantador encontrará uma linguagem comum com o animal existente, mesmo que seja um animal pequeno e tímido.

As qualidades com um sinal de menos nesta raça incluem teimosia. Se você não começar a criar na hora certa, pode perder o momento, e o animal nunca vai querer aprender modos e regras de comportamento.

Outro ponto que merece atenção é que em uma matilha de cães eles têm posição dominante, portanto, em uma companhia, principalmente de homens, podem surgir brigas entre cães de quatro patas. Os Gordons se dão bem com as crianças, são apegados a todos os membros da família, sem exceção, mas ao mesmo tempo tratam os estranhos com desconfiança. Eles não vão atacar se um estranho se aproximar, mas podem dar o alarme ao invadir seu território.Para esta raça, a ligação com o dono é muito importante, pois, são difíceis de suportar uma longa separação. Se viaja com frequência em viagens de negócios e não tem oportunidade de levar o seu animal de estimação, é melhor escolher uma raça diferente para que o cão não sofra. Para um desenvolvimento harmonioso, o animal de estimação precisará fornecer um estresse físico e mental significativo. Isso é especialmente importante quando o filhote está crescendo ativamente.

Recursos de educação e treinamento

Considere uma opção em que um cachorro aparece em sua casa como um filhote de cachorro. Afinal, se você adquirir um adulto, muito provavelmente seu caráter já estará formado e você não poderá mudá-lo muito.terá que aceitar o novo membro da família como ele é. A primeira coisa que você deve fazer quando um filhote aparece em sua casa é apresentá-lo ao ambiente. Apresente-lhe não apenas todos os membros importantes da família, mas também os quartos. Comece definindo padrões para o que você pode e não pode fazer. No futuro, siga estritamente essas regras, sem quaisquer exceções.

Você pode iniciar o treinamento, ou seja, o estudo direto dos comandos, quando o filhote atingir a idade de 5 a 6 meses. Na maioria das vezes, o método comum da cenoura e do pau é usado para furar e, no caso das incubadoras, deve haver mais pão de gengibre do que palitos. Os comandos verbais básicos podem ser acompanhados de assobios ou gestos, uma vez que esses cães estão muito atentos às ações do dono e, posteriormente, podem seguir mais prontamente comandos apresentados na forma de um gesto do que ordens verbais.

Vale a pena começar a fazer exercícios com o filhote antes que ele esteja cheio e depois de correr um pouco e ter superado as necessidades básicas. Cada dono determina a duração da aula de forma independente: observe o interesse do cão, e tente não forçá-lo a se exercitar com força. Esteja atento ao comportamento, os cães são eloqüentes à sua maneira.

Não é recomendado começar a aprender um novo comando se você não tiver feito bem o anterior. Reforce o material e faça-o passar antes de aprender novos truques. É importante aprimorar suas habilidades não apenas em casa (mesmo se você fizer isso em seu próprio gramado aberto e espaçoso), mas também ao ar livre, em um ambiente antes desconhecido. Faça passeios periódicos, mas mantenha seu animal de estimação sob controle.

Quando posso sair para o campo?

Até o momento em que o levantador não vai entender claramente e executar comandos como "Avançar", "Levantar", "Posicionar", "Não", "Avançar" e "Mentir", é melhor não ir para grandes espaços abertos , especialmente sem coleira. O treinamento adicional deve ser realizado em etapas, e é melhor confiar esse processo a um profissional se você não estiver confiante em suas próprias qualidades e métodos:

  • desmame da perseguição;
  • trabalhar a resistência do cão;
  • execução correta de comandos à distância;
  • levantamento e treinamento em pé;
  • acostumando a busca de transporte;
  • trabalhar fora do comando de dar;
  • instilar um comportamento calmo durante a filmagem.

Condições para manter

Vamos começar com a coisa mais importante - sem correntes e pequenos invólucros fechados. Os colonizadores amam a liberdade e precisam de espaço para se sentir bem e ser ativos. Se você planeja manter o cão em uma área cercada, ela deve ser larga e é melhor colocar o perímetro com telhas ou concreto para que o animal não possa cavar nele. Não é necessário ter uma casa de campo privada para ter esse cão. Os Gordons são perfeitamente adequados para a vida em um apartamento. O principal é que o animal tenha oportunidade de ser ativo. Isso significa não apenas caminhar, mas também disponibilizar espaço livre no apartamento.

A atividade deve receber atenção especial, esta é uma das principais condições para uma boa qualidade de vida para estes cães. Pelo menos uma vez por semana, você deve ter a chance de sair da cidade ou passear com o cachorro em um grande parque.Você pode combinar caminhar com o animal com seus próprios esportes, como correr ou andar de bicicleta, patinete ou skate. Distâncias diárias de 3 a 10 quilômetros com um aumento gradual na distância são uma ótima maneira de caminhar.

Outra característica do conteúdo é a lã. É bastante comprido e requer lavagem, escovagem e aparamento frequente. Aprenda a fazê-lo sozinho ou encontre com antecedência um mestre com quem o cão e você serão capazes de construir trabalhos posteriores. Se você tem cachorro de exposição, uma das principais regras - o participante dos shows não deve morar na rua. Devido às condições climáticas, o cão mudará a constituição da pelagem, ou seja, aparecerá um subpêlo, o que afetará a aparência.

O animal deve ser penteado com um pente de dentes raros. Para evitar a formação de aglomerados de cabelo emaranhados, a frequência da escovagem não deve ser inferior a uma vez a cada 2 dias. Não exagere no banho. Recomenda-se que os cães regulares sejam lavados uma vez a cada 30 dias e mostrem as amostras - uma vez a cada 7 a 10 dias. Em nenhum caso se deve esquecer dos champôs e bálsamos de cuidados especiais, para não ressecar a pele devido às lavagens frequentes. Além disso, não se esqueça dos óleos de cuidado. Qual escolher - pergunte ao criador, treinador ou veterinário.

Além da pelagem, é importante cuidar bem dos dentes e das orelhas. Recomenda-se a limpeza pelo menos uma vez por semana. Preste atenção aos olhos, remova as formações a tempo. As garras também precisam ser tratadas. Se você não os aparar a tempo, seu animal se cansará mais rápido de caminhar e o risco de lesões durante o treinamento e em casa aumentará. Em 3-4 semanas, as garras crescerão e precisarão de correção, lembre-se disso.

O que alimentar?

Se você decidir comprar um cachorro, lembre-se de que isso não só lhe trará muita alegria, mas literalmente comerá uma certa parte de sua renda. O proprietário determina de forma independente como construir uma dieta balanceada. Será comida natural, ou você tentará usar comida pronta? Em qualquer caso, é melhor pensar sobre o programa com antecedência. Um ponto importante que você deve estar ciente é a nutrição no inverno e durante a atividade física ativa (por exemplo, durante a temporada de caça). Neste caso, o conteúdo calórico da dieta é aumentado 2 a 3 vezes em comparação com a dieta normal.

Não há nada difícil na escolha do alimento. A comida de Gordon é perfeita para cães grandes. Ajustes somente serão feitos de acordo com o peso e idade do cão.

Regras de cuidado

Em geral, esta raça é bastante forte, resistente e não muito caprichosa, mas, infelizmente, como outros cães criados por criação, apresentam suas doenças mais frequentes, que um bom dono deve saber com antecedência. Doenças genéticas que podem afetar seu animal de estimação:

  • catarata;
  • displasia da articulação do quadril;
  • atrofia retinal;
  • hipotireoidismo;
  • o volvo do estômago é possível (devido às características estruturais do tórax).

A prevenção contra essas doenças consistirá em vacinação oportuna, tratamento contra parasitas e, claro, observação periódica e sistemática por um veterinário. Durante a caça, esses cães podem adquirir microtraumas (cortes, luxações, hematomas). É melhor prestar atenção a isso, especialmente se as feridas estão sangrando ou começaram a infeccionar. Examine cuidadosamente o seu cão em busca de lesões após cada caminhada. Em geral, os setters são animais de estimação maravilhosos. A expectativa de vida deles é de 10 a 13 anos, e todos os dias passados ​​com esse animal de estimação serão maravilhosos e alegres. Este é um excelente cão, adequado tanto para uma família com filhos pequenos como para um trabalho sério de caça. Esta é uma raça bonita, inteligente, benevolente e muito sensível da qual qualquer dono pode se orgulhar.

Não duvide que o seu cão irá amá-lo de todo o coração e certifique-se de retribuir.

Para informações sobre como treinar adequadamente o Setter Escocês, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa