Cães

Border Collie: descrição da raça e cultivo

Border Collie: descrição da raça e cultivo
Contente
  1. História de origem
  2. Características de cães
  3. Caráter e comportamento
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Como escolher um cachorrinho?
  6. Cuidado e manutenção
  7. Dar banho em seu cão mais de uma vez por mês é indesejável.
  8. Nutrição
  9. Educação e treinamento
  10. Críticas do proprietário

Para quem tem a sorte de ser dono de um cão Border Collie, sua principal vantagem será chamada de inteligência e inteligência notáveis. Juntamente com o charme, essas qualidades a tornam uma verdadeira "pérola" entre os cães.

História de origem

A versão mais popular do aparecimento desta raça é o cruzamento de cães de corrida de veados (cães conduzindo veados) na fronteira da Inglaterra e da Escócia com cães pastores de várias cores que vivem naquela área. Assim surgiram os ancestrais dos representantes modernos da raça. Não havia requisitos especiais para raças de pastoreio, eles apenas tinham que ser capazes de conduzir o gado. Os cães de tamanho médio e médio se saíram melhor com isso. Foram esses cães que melhor demonstraram qualidades como confiabilidade e infatigabilidade.

Apenas os cães que mostraram excelentes qualidades foram envolvidos na criação. O tipo de raça desejada era um indivíduo de médio porte, forte, ágil, enérgico. Esta raça foi misturada com o sangue de raças como o Collie barbudo, o cão pastor polonês das planícies e o galgo. Pela primeira vez, os ancestrais dos modernos border collies são mencionados no final do século XVI.

1894 é um ano significativo para a raça, pois não é reconhecida pela comunidade mundial, o Border Collie venceu a competição para se tornar o Melhor Cão Pastor da Grã-Bretanha... No entanto, isso não levou a raça aos líderes, deixando-a nas sombras. Border Collie recebeu reconhecimento oficial no mundo apenas em 1976. Assim que a raça foi reconhecida, seus representantes tornaram-se verdadeiras estrelas - começaram a ser amados, começaram em muitas famílias.Performance, inteligência, charme e dedicação são as características que tornaram esses cães tão populares e amados por criadores de todo o mundo.

O amor dos escoceses pela raça era tão grande que um monumento a este cão foi erguido pelo escultor Innes Elliott no Lago Tekapo, na Nova Zelândia. Aconteceu em 1968 em memória da ajuda que os animais forneciam aos pastores escoceses migrantes no pastoreio de ovelhas.

Na Escócia, existe também um monumento semelhante, que foi instalado em 1896. Este é um monumento a Flora MacDonald, que salvou o Príncipe Charles da perseguição de inimigos. Flora é retratada acompanhada por um Border Collie.

Características de cães

O padrão da raça foi adotado em 24 de junho de 1987. A descrição da raça inclui necessariamente a menção a um olhar expressivo e inteligente.

Os representantes de border collies atingem 54 cm de altura e peso - 20-21 kg. A expectativa de vida dos cães é de cerca de 16 anos. Eles são muito elegantes e proporcionais, com uma estatura relativamente pequena.

As propriedades da raça são:

  • uma cabeça alongada;
  • o nariz é de cor preta, cinza ou marrom, dependendo da cor do cão;
  • os olhos são pequenos, de formato oval, com íris marrom; os border collies de mármore têm a cor clara da íris;
  • as orelhas são um triângulo, seu tamanho é pequeno, muito espaçadas, na posição ereta;
  • boca com mordedura em tesoura e dentes de um branco puro de tamanho médio;
  • pigmento preto dos lábios, eles se ajustam bem à mandíbula;
  • pescoço de comprimento médio com bom desenvolvimento muscular;
  • as patas são longas e delgadas;
  • o corpo é musculoso, alongado com um esterno largo, costelas convexas em forma de barril;
  • cauda em forma de sabre, sobre ela cabelos grossos e longos, torce ao se mover, pendurada em uma prateleira.

O movimento do border collie é leve e elegante. Durante uma corrida rápida, parece que suas patas não tocam o solo, mas ela está flutuando.

A raça possui duas variedades - de pêlo comprido e de pêlo curto, às vezes denominada de pêlo liso. A lã tem duas camadas - esta é a lã e o subpêlo. A pelagem é espessa e um tanto áspera, e o subpêlo é macio e sedoso. Em cães de pêlo comprido, a pelagem é fofa e a cauda lembra uma raposa.

As cores dos representantes da raça são diferentes de acordo com o padrão. Uma regra é constante - o tom branco não deve ser dominante. Existem várias opções de cores:

  • Preto;
  • Preto e bronzeado;
  • Marrom;
  • castanho e castanho (vermelho);
  • mármore (única cor em que o tricolor é possível) - manchas de azul podem ser encontradas, os olhos dos border collies de mármore vêm em cores diferentes ou azuis.

O focinho pode ser completamente branco, e as manchas podem ser localizadas no colarinho ou no esterno, nas patas ou na cauda. Existem manchas escuras em pontos brancos.

Caráter e comportamento

Border Collies são bastante complexos por natureza. Eles não são sujos ou mesquinhos, mas por causa de suas altas habilidades intelectuais, eles são extraordinariamente astutos. Isso pode complicar muito o processo educacional. Esses cães têm a capacidade de escanear o dono, procurar pontos fracos nele e usá-los para evitar fazer o que não querem. Se o dono não sucumbir às provocações de seu cão, depois de algum tempo deixará de provocá-lo, pois, devido ao seu raciocínio rápido, compreenderá que tais artimanhas não funcionam.

O resto da natureza do border collie é maravilhoso. São muito curiosos, gostam de acompanhar o dono por onde passam. Junto com a curiosidade, eles são discretos, tentando manter distância do dono, se ele não estiver no espírito. O cão sempre vai esperar que o dono o chame para se comunicar. Você não pode chamá-los de pegajosos.

Enquanto está em casa entre os familiares do dono, o cão observa cada um deles. A observação está no sangue deles - afinal, desde tempos imemoriais eles foram pastores notáveis.Em alguns casos, os representantes da raça podem tentar organizar ou controlar os "filhotes" da família ou de outros animais de estimação, mas não demonstram agressividade. Com crianças, eles são gentis, brincalhões.

Em uma caminhada, esses cães se comportam de maneira exemplar - eles não se agarram a outros cães, não brigam, não latem. Adoram brincar e correr e precisam de longas caminhadas diárias. A menos que "corram" para fora e pareçam cansados, eles vão jogar e correr em casa, o que pode causar confusão.

Vantagens e desvantagens

Como qualquer outra raça, o Border Collie tem vantagens e desvantagens.

As vantagens incluem:

  • alta inteligência - além da mente, eles desenvolveram a intuição, capturando as nuances do humor do proprietário;
  • excelente capacidade de aprendizagem - o border collie frequentemente se lembra dos comandos pela primeira vez, compreende facilmente não só os mesmos, mas também a entonação da conversa;
  • Mente afiada;
  • discrição;
  • a raça é quieta, não tem o hábito de latir sem motivo, é sociável e muito sociável - quer se comunicar tanto com as pessoas quanto com outros cães;
  • trabalho duro;
  • natureza dócil, que agiliza o treinamento e permite preparar o animal para a participação em exposições e competições.

Das desvantagens, ou melhor, das dificuldades com a raça, pode-se notar o seguinte:

  • o animal precisará de pelo menos 4 horas todos os dias para caminhadas intensas com jogos e equipes;
  • é um cão muito ágil e ativo;
  • não é adequado para pessoas lentas e calmas, pois necessita de interação constante com o proprietário;
  • não é um companheiro ideal;
  • ela carece de qualidades de cão de guarda;
  • o cachorrinho aprende a ir ao banheiro fora de casa por muito tempo e, a princípio, amadurece por muito tempo, permanecendo no banho como um bebê;
  • a necessidade de cuidados constantes com o cão;
  • predisposição genética para epilepsia, surdez, visão e anomalias oculares, displasia da anca.

Como escolher um cachorrinho?

Os Border Collies têm pouca semelhança com seus companheiros de tribo puro-sangue, e é por isso que eles devem ser comprados apenas em berçários de boa reputação. Se você não levar em consideração o padrão da raça ou não conhecer seus requisitos, pode comprar um cão com casamento ou defeito e, no pior dos casos, um vira-lata. Ninguém afirma que um vira-lata é pior do que um puro-sangue, mas comprá-lo pelo preço de um puro-sangue é completamente indesejável.

O criador deve fornecer ao novo proprietário todos os documentos do filhote. - genealogia, informação sobre a ausência de doenças genéticas, a pedido - informação sobre os pais, incluindo o seu estado de saúde. Se o cachorro foi vacinado, esta informação também deve ser fornecida.

Observe o filhote antes de comprá-lo, certifique-se de que ele é ativo, enérgico, interage com outros filhotes e não é agressivo.

Como a socialização dos filhotes começa antes das 8 semanas de idade, nessa idade eles não devem ter vergonha das pessoas, nem ser agressivos. Um filhote socializado não deve choramingar ou rosnar quando manuseado.

Os canis na Rússia não são numerosos, portanto pode não ser possível comprar um filhote de cachorro border collie em uma cidade pequena. O preço por eles é muito alto, poucos podem comprar sem dor para o orçamento familiar. Isso porque o Border Collie é considerado o cão mais inteligente do mundo.

Comprar um cachorro de um vendedor particular pode custar de 20 a 25 mil rublos. Comprar em um viveiro vai custar muito mais - a partir de 45 mil rublos. Um filhote que poderá participar da criação no futuro custa entre 60-70 mil rublos e um campeão em potencial com excelente pedigree - cerca de 100 mil.

Os representantes da raça são leais, gentis, espertos, serão excelentes companheiros tanto para uma pessoa solteira como para uma família. Eles se tornarão grandes amigos para uma pessoa ativa, acompanhando-o em passeios pela cidade e fora dela.

Cuidado e manutenção

Depois de instalar um filhote de cachorro border collie em casa, você deve cuidar da segurança dele.Não deve haver nada ao alcance do cão que ele possa estragar e nada que possa prejudicá-lo. São fios, pequenos objetos, produtos químicos domésticos, uma lata de lixo mal fechada, cosméticos e muitas outras coisas. Se a casa for de dois andares, o filhote não deve subir as escadas sozinho, pois isso pode danificar seu esqueleto. Chocolates e balas também não devem estar disponíveis, pois são tóxicos para o filhote.

Se a casa tiver varanda, deve-se bloquear a entrada do filhote (e do cão adulto). O temperamento de um representante da raça é tal que, seguindo um objeto que lhe interessa como um pássaro ou um som desconhecido, pode simplesmente cair da janela ou da lateral da loggia.

Claro, o animal de estimação deve ter seu próprio local para descansar e dormir, sua própria tigela para comida e um copo para água.

Deve-se ter cuidado para garantir que o cão tenha acesso a água potável o tempo todo. É inaceitável permitir que ela durma com os donos, ela deve saber onde fica.

A compra de um cachorro desta raça deve levar em consideração o fato de que ele irá morar em uma casa ou apartamento. Nas condições da rua, ele não pode viver permanentemente, apenas durante o dia em um aviário espaçoso no território cercado de uma casa de campo. Os cães não têm mais caprichos na vida cotidiana.

A variedade de pêlo comprido precisa ser escovada todos os dias com sua pelagem luxuosa. Caso contrário, o Border Collie parecerá pouco apresentável. Se você for dono de um animal de estimação que participa regularmente de exposições e competições, a escovação diária é necessária.

Você precisa pentear a lã molhada, para isso um borrifador é útil. Quando o animal muda de pêlo intensamente, a pelagem deve ser removida constantemente. Você terá que coçar com mais frequência.

Dar banho em seu cão mais de uma vez por mês é indesejável.

É claro que são necessárias vacinas de acordo com o cronograma, bem como tratamento oportuno contra carrapatos e outros parasitas. Esta é uma lista de atividades padrão que um representante de qualquer raça precisa. As garras são aparadas com uma tesoura especial arredondada - uma tesoura de manicure simples não funciona para este procedimento. Após a caminhada, as pernas devem ser enxugadas com pano úmido e limpo, e também inspecionadas quanto a arranhões, farpas ou cortes. No inverno, as patas devem ser lavadas e enxugadas com especial cuidado, sem deixar vestígios de reagentes tóxicos.

As orelhas devem ser examinadas e limpas uma vez por semana (no verão, as inspeções devem ser realizadas com mais frequência para detectar os parasitas em tempo hábil). Você também precisa examinar sistematicamente os olhos do animal.

Nutrição

Você pode alimentar cães com alimentos naturais e prontos, mas sem misturar um com o outro. O feed finalizado deve ser premium ou super premium.

Se você escolheu um alimento natural, o cão certamente precisará de aditivos úteis - cálcio, óleo de peixe, probiótico, óleo de linhaça e azeite de oliva. Eles irão apoiar idealmente o tom e o bom humor do cão.

A base da dieta do cão deve ser a carne, que serve como fonte de proteína. Ela receberá a quantidade necessária de carboidratos de vegetais e cereais, e os laticínios se tornarão uma fonte de cálcio.

A alimentação deve ser feita dentro do cronograma. Deve ser estritamente observado. O Border Collie é uma daquelas raças que nunca abre mão da comida, mas nem sempre sente fome.

Comer a qualquer hora pode levar a problemas de comportamento (implorar) e de peso (obesidade).

Os filhotes são alimentados de 3 a 4 vezes ao dia, duas refeições por dia serão suficientes para cães adultos. Os filhotes são transferidos para duas refeições por dia quando chegam aos seis meses. Os filhotes precisam de mais energia para crescer e se desenvolver, o que significa mais calorias. O requisito máximo de calorias para cães adultos é 1400 kcal, mas ao mesmo tempo eles devem ser muito ativos, engajados em trabalho físico constante.

Se for selecionada comida seca para o cão, a dosagem deve ser observada na embalagem, mas verifique novamente por conta própria. Os fabricantes nem sempre indicam a quantidade real necessária de ração na embalagem, às vezes ela é superestimada. Isso é feito porque cada fabricante tem um incentivo para comprar mais de seus produtos.

Se o dono escolheu comida natural para seu animal de estimação, então carne e vísceras podem ser fornecidas tanto cozidas quanto cruas, mas primeiro congele-as e selecione também todos os ossos. Isso se aplica tanto à carne quanto ao peixe - os ossos não devem entrar no corpo do cão, pois podem sufocar e interromper o processo digestivo. Os vegetais são servidos crus, mas primeiro devem ser ralados ou cortados em pedaços convenientes para a alimentação.

Um elemento obrigatório na dieta deve ser leite e produtos lácteos - queijo cottage, kefir. Dos cereais, você pode dar arroz e trigo sarraceno. Além disso, o border collie precisa ser alimentado com ovos de galinha - crus ou cozidos.

Das guloseimas a serem recompensadas, seu cão apreciará mais o fígado seco. Ossos de bom gosto são bons para indivíduos em crescimento, eles ajudam na correta formação da picada, além de prevenir o aparecimento de tártaro e doenças gengivais.

Ao incentivar um cão, você não deve se deixar levar por guloseimas, é preciso escolher um prato que contenha pouca gordura. Você não pode dar doce a um cachorro.

Ao transferir um filhote para uma dieta de adulto, é importante reduzir gradualmente a quantidade de proteína na dieta, caso contrário, a estrutura muscular se formará muito rapidamente, como a óssea. Isso provoca uma formação incorreta do esqueleto. Fósforo, cálcio e ácidos graxos ômega-3 e -6 são suplementos essenciais que devem ser incluídos na dieta, no entanto, é importante seguir a dosagem com precisão. Sua presença excessiva no cardápio diário é tão perigosa quanto sua falta.

Educação e treinamento

Seria um erro presumir que um animal tão inteligente e de raciocínio rápido não precisa ser educado e treinado. É necessário, caso contrário a coexistência do dono e do cão não será igualmente confortável para ambos.

O treinamento da raça pode trazer o seguinte problema: fingem ser bobos e não entendem o que o dono quer deles. Na verdade, isso significa que o animal está com preguiça ou entediado para seguir os comandos do dono. Ele pode bocejar, coçar, desviar o olhar, "retirar-se para dentro de si mesmo", e o mais astuto pode retratar uma doença como claudicação ou fraqueza. Além disso, o animal pode tentar escapar da classe. O dono deve interromper imediatamente tais ações, caso contrário o cão irá transformá-lo em um costume.

Para evitar ataques de astúcia no cão, o treinamento deve ocorrer na forma de um jogo. É melhor consultar treinadores de cães profissionais, que lhe dirão em detalhes como lidar com o cão para que ele não fique entediado.

A educação começa a partir do momento em que o filhote aparece na família. Como os filhotes dessa raça são terrivelmente curiosos, eles escalam por toda parte, roem coisas, inclusive as do dono. Você deve deixar claro para ele imediatamente que isso é errado, que isso não é possível. Mas o filhote deve ter seus próprios brinquedos - dentição, rangido, outras coisas com as quais ele possa brincar. Você não precisa comprar os primeiros disponíveis ou os mais baratos - você deve ter tempo para escolher, porque não só o desenvolvimento do cão depende disso, mas também a formação de suas gengivas, mandíbulas e ossos. Deve haver muitos brinquedos para que o animal não fique entediado.

Se um filhote ou um cão adulto fez algo, você precisa olhar para ele com atenção e expressar insatisfação com sua voz, palavras, entonação. O máximo que você pode permitir é bater em uma folha de papel dobrada. Nenhuma outra violência pode ser usada contra um cão.

Críticas do proprietário

Cada proprietário de um representante desta raça nota a incrível inteligência, perspicácia e excelente capacidade de aprendizado de seu animal de estimação. O cão também é chamado de amigável. Devido aos séculos de atividade na proteção do rebanho de Border Collie, ele tenta reunir uma companhia, descansando na natureza, juntos, mordendo de leve os que se afastam, pelos calcanhares.

Como já observamos, a caminhada deve ser intensa, e isso não é apenas correr para a frente e para trás até a exaustão, mas jogos com sentido - com uma placa de frisbee, com a execução de comandos. A carga diária deve ser mental e física. Caso contrário, o border collie pode prejudicar o apartamento ou a casa em que vive.

Outra característica negativa da raça é que ela pode deixar o dono por causa de qualquer pessoa que assumir seu trabalho.

Tudo sobre a raça do cão border collie, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa