Cães

Posso lavar meu cachorro com shampoo humano?

Posso lavar meu cachorro com shampoo humano?
Contente
  1. Situações inesperadas
  2. Características da capa de lã
  3. Ou seja, definitivamente não?
  4. Lavar com uma variedade de sabonetes
  5. Qual é a melhor maneira de dar banho em seu cachorro?
  6. A escolha certa de shampoo
  7. Variedade perfeita
  8. Precauções de banho
  9. conclusões

Manter um animal de estimação é uma tarefa bastante exigente. Alimentação, caminhada, paternidade e higiene - todos os aspectos são extremamente importantes. Neste artigo, vamos falar sobre a necessidade de dar banho em seu animal de estimação, e também considerar como fazê-lo corretamente, e se vale a pena usar um shampoo especial ou um humano é perfeito.

Situações inesperadas

Na maioria das vezes, os cães que você mantém em seus apartamentos e os deixa passear no parque não podem ficar tão sujos que precisem ser banhados. No entanto, alguns indivíduos ainda encontram uma maneira alternativa de brincar e "agradar" seu dono com lã suja. Neste caso, o animal deverá ser banhado fora de hora.

A propósito, falando da frequência normal de lavagem, basta dar banho ao cão 2 a 4 vezes por ano. Ou seja, você pode fazer isso uma vez por temporada e será o suficiente.

Além disso, se o seu cão estiver limpo, uma ou duas vezes por ano é o suficiente.

Características da capa de lã

Quando você vê uma imagem um tanto engraçada, mas ainda desagradável - um cachorro no qual a sujeira rola ao longo de sua lã como "salsichas", você imediatamente pega o primeiro detergente disponível, seja um xampu para adultos ou para crianças. No entanto, não pense que se esse detergente for inofensivo para a criança, será igualmente inofensivo para o cão. Deve ser claramente entendido: a pele e o cabelo de cães e humanos variam consideravelmente.

Na família canina, o cabelo é um indicador individual de qualquer mudança na saúde.Isso significa que se seu animal de estimação tiver uma dieta incorreta ou pouco saudável, distúrbios metabólicos, isso afetará imediatamente o pêlo. As alterações ficarão visíveis instantaneamente.

  • A lã pode perder sua umidade anterior e tornar-se completamente seca e quebradiça, como um canudo.
  • Além do ressecamento, o cão pode começar a perder pelos em grandes quantidades. E isso vai se tornar um problema comum, já que não só o seu apartamento sofrerá, que literalmente "se afogará" em restos de pelo, mas também a digestão do cão irá se deteriorar significativamente, já que ele lamberá os pelos que se desprenderam.
  • O aparecimento de caspa pode ser um indicador desfavorável.

Todos esses sinais indicam dieta errada ou escolha errada de detergente. No primeiro caso, os folículos pilosos não comem o suficiente e não podem dar à luz uma pelagem saudável e exuberante.

Se o shampoo for escolhido incorretamente, os folículos capilares começarão a sofrer danos externos.

Ou seja, definitivamente não?

A acidez da pele do cachorro é diferente da acidez da pele humana, por isso, se você banhar com shampoo humano, a pele fica destruída. No entanto, neste caso, estamos falando sobre o uso múltiplo do produto ou banhos com muita frequência.

Se seu animal de estimação acidentalmente acabou em uma poça de lama, o que não te deixou muito feliz, e até a farmácia veterinária está fechada há muito tempo, você pode lavá-la com seu shampoo. De uma vez, não haverá dano visível ou pelo menos afetando de alguma forma a saúde.

Conseqüentemente, a conclusão: uma vez é possível, mas apenas em uma emergência.

Lavar com uma variedade de sabonetes

Nos fóruns de amantes de cães, você pode encontrar a afirmação de que você realmente não deveria banhá-los com shampoo, mas muito bem com sabão em pó! Supostamente, a pelagem imediatamente se torna macia e limpa, e o cão como um todo se sente bem.

No entanto, mesmo nesta situação, nem tudo é simples. O sabonete, quanto mais o sabonete doméstico, quebra a acidez da pele do seu cão ainda mais do que o xampu... Suas propriedades milagrosas referem-se apenas às propriedades do sabão em pó como detergente. Ou seja, você pode lavar o cachorro com ele uma vez, mas isso vai refletir negativamente na pele a longo prazo.

Nesta situação, uma regra semelhante se aplica: em caso de emergência, você pode lavar seu animal de estimação com esse sabão, mas recorrer a esse método com muita frequência é inaceitável... E é melhor comprar um frasco de xampu para cachorro no dia seguinte.

Qual é a melhor maneira de dar banho em seu cachorro?

O filhote, quer você vá usar shampoo ou não, deve tomar banho pela primeira vez no máximo 2 meses. O sistema imunológico, a pele e todo o corpo do bebê ainda não amadureceram e se formaram. Conseqüentemente, é definitivamente impossível banhar tal representante de sua família com sabonete humano ou xampu.

Se o seu cachorro já conseguiu sujar-se em algum lugar, tente lavá-lo com água pura. Mas da próxima vez você precisará escolher um shampoo especial para ele.

Produtos semelhantes são apresentados em uma ampla variedade de lojas de animais.

A escolha certa de shampoo

Não vale a pena usar uma solução universal. Ao fazer isso, você só corre o risco de prejudicar seu animal de estimação. Portanto, escolha um shampoo com base em vários critérios, que são discutidos a seguir.

  • Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção à idade do cão. Não é segredo que a pele de um cachorro e de um cão adulto é diferente, por isso escolha produtos diferentes.
  • Muito depende da raça do cão. Alguns deles são mais ou menos sensíveis a certos componentes, e até o ambiente ácido-básico da pele é diferente.
  • Preste atenção ao comprimento da pelagem do seu cão. Para cães de pêlo curto, um limpador regular será suficiente. Mas seus irmãos com cabelos mais compridos terão que procurar um emoliente para que o pêlo seja fácil de pentear e não se confunda.
  • Para quem tem lã predominantemente ou totalmente branca, existem alvejantes especiais seguros.
  • Observe que os shampoos não são apenas detergentes, mas também especializados, com a função de eliminar parasitas / caspa.

Variedade perfeita

Claro, para ter detergentes à mão para qualquer ocasião, você precisará comprar vários frascos. Primeiro, quando o filhote estiver velho, você precisará de um certo tipo de shampoo para lavar os filhotes do lobo. O próximo shampoo é combinado individualmente para o tipo e comprimento do cabelo do animal de estimação. Se o seu cão for branco, você precisará de um produto alvejante suave e seguro. E finalmente, no caso de pegar pulgas ou problemas de pele - um ou dois shampoos medicamentosos.

Neste caso, terá sempre no seu arsenal tudo o que pode ajudar a sua mascote, e não terá que fazer mal à pele delicada do cão. Mesmo se o animal cair completamente na lama, haverá algo e como lavá-lo.

O principal é não prejudicar inadvertidamente a sua mascote durante qualquer banho, seja só um banho sem sabonete ou com algum dos champôs, devendo seguir algumas regras simples.

Precauções de banho

  • Não deixe a água muito quente. Quanto mais alta a temperatura da água ou, ao contrário, quanto excessivamente fria, mais estressante ela se torna. E isso se refletirá não apenas na psique do animal, mas também fisiologicamente na pele.
  • Não retire muita água para eliminar completamente a possibilidade de seu cão engolir o excesso de água do banheiro. A solução ideal neste caso seria tomar banho embaixo do chuveiro, sendo melhor que a rega seja fixada na direção do dorso do animal. Aí a água não vai derramar no rosto, o que é bastante desagradável, mas só vai ajudar na lavagem.
  • Não lave o rosto, especialmente enxágue suavemente perto do nariz, olhos, boca. É impossível para qualquer química entrar nesses órgãos, porque é ainda mais difícil para um cão lidar com sensações desagradáveis ​​do que para uma pessoa.
  • Enxágue bem todo o sabão do cachorro. Este é um parâmetro necessário, não só excluirá o envenenamento, mas também aliviará completamente a pele da irritação subsequente pelos restos da espuma.

conclusões

Na verdade, existem situações em que é necessário lavar o animal, mas não existe um shampoo especial à mão. Então, não há mais nada além de usar o humano, e não haverá nenhum dano particular de um banho único (sujeito às regras descritas acima, é claro). Mas então é melhor ir direto à farmácia veterinária ou loja especializada e obter o shampoo certo para seu cão.

Para obter informações sobre como lavar corretamente seu cão, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa