Cães

Cães carecas: características, melhores raças e regras de cuidado

Cães carecas: características, melhores raças e regras de cuidado
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da raça
  3. Chinese Crested
  4. Calvo peruano
  5. Terrier americano sem pêlo
  6. Mexicano (Xoloitzcuintle)
  7. Outras espécies
  8. Como escolher um cachorrinho?
  9. Como cuidar?

Os cães carecas apareceram no alvorecer da civilização. Mesmo na antiguidade, eles foram encontrados em todos os continentes com clima tropical, com exceção da Austrália. Com o material deste artigo, você aprenderá quais são as características desses animais e quais são as nuances de seu conteúdo. Chamamos a sua atenção um breve panorama dos representantes de cada raça.

Peculiaridades

Segundo uma das hipóteses mais conhecidas, esses cães perdiam o pêlo devido à sua inutilidade, visto que viviam em um clima tropical quente. A evidência para a hipótese é a localização das glândulas sudoríparas por todo o corpo, o que não acontece com suas contrapartes cobertas de pelos. A sua pele é delicada e sensível e por isso necessita de cuidados especiais. Ela tem que ser protegida do frio e do sol, ela é o ponto fraco de qualquer cachorro careca.

Freqüentemente, a pele desses animais fica seca, desgastada e pode rachar. Não podem caminhar muito tempo ao sol, têm que comprar roupas e sapatos especiais para o inverno. O sol excessivo pode causar queimaduras na pele de cães sem pêlos, razão pela qual os animais de estimação precisam comprar filtros solares especiais. A necessidade de aquisição de calçados deve-se a leves lesões nas almofadas das patas.

Um guarda-roupa para cães sem pêlo deve ser preenchido de materiais naturais. Eles podem desenvolver uma reação alérgica a fibras artificiais em tecidos de roupas e calçados. As alergias neles podem aparecer literalmente em tudo: desde o creme com que as mãos do senhor são lubrificadas até as partículas de poeira que pairam sobre o aposento da residência.

Mesmo os detergentes terão de ser selecionados com especial cuidado, uma vez que a pele pode ser extremamente exigente em relação a eles.

Representantes de certas raças de cães sem cabelo não tem vários molares. Isso dificulta a higiene bucal e a alimentação, porque eles não só precisam triturar os alimentos, mas também dividi-los em pequenas porções. Além disso, atenção especial deve ser dada ao fortalecimento do aparelho mandibular. É agradável acariciar esses animais, eles sempre parecem bem cuidados, embora um tanto incomuns.

A pele de animais de estimação nus é um indicador de saúde. Quanto melhor o dono der ao seu animal de estimação, melhor e mais elástico ele será. Apesar da tendência às alergias, a maioria desses animais apresenta excelente imunidade. Com vacinação oportuna e exames preventivos, esses animais não têm medo de doenças.

Visão geral da raça

Hoje, várias raças de cães são conhecidas sem pêlo. Cada raça é única em sua própria maneira, difere das outras em aparência e traços de caráter.

Chinese Crested

Existem várias lendas sobre a origem desses cães. Representantes desta raça são distinguidos por uma aparência elegante... São graciosos, apesar do tamanho reduzido, muito ativos e caracterizados por uma ossatura leve. Seu corpo é liso, sem pelos, mas há cabelos longos na cabeça, pernas e cauda.

Olhando para um cachorro assim, parece que ele foi habilmente aparado por um tratador profissional. Nesse caso, o tipo de lã, dependendo da variedade dentro da raça, pode ser velado. A constituição desses animais é diferente: parecida com um cervo e atarracada. O primeiro tipo é caracterizado por maior graça, os indivíduos do segundo são menos móveis.

Em geral, cães em miniatura com cabeça em tufos gentil e discreto. Eles se comunicam de boa vontade com todos os membros da família, são implacáveis ​​e obedientes, mas não suportam a solidão. É curioso que a cor da pelagem dos cachorros possa mudar à medida que crescem. A altura na cernelha da raça média é de 32-33 cm, o peso geralmente não ultrapassa 5 kg.

De vez em quando, os cães com franja que participam de programas precisam raspar o pelo do focinho. Eles cortam suas garras, moem comida, compram roupas especiais. Apesar de os cães serem considerados apartamento, eles não definem sem caminhadas diárias. Dos pontos negativos da raça, pode-se notar tendência a doenças hereditárias e luxações das articulações dos joelhos.

A desvantagem do povo chinês mal-educado é a curiosidade excessiva. Como os cães podem se dar ao luxo de se banquetear com o batom do dono e lamber os frascos de perfume, os cosméticos terão que ser escondidos. A cama para essas belezas deve ser macia.

Caso contrário, eles olharão para a confortável cama do senhor, tentando por bem ou por mal entrar nela.

Calvo peruano

Estes animais de estimação distinguem-se pelo seu físico esguio, são esguios e elegantes, mas ao mesmo tempo brincalhões e fortes. São divididos em 2 tipos: completamente calvos e com pêlo na testa, ponta da cauda e membros. Os peruanos, que são chamados de orquídeas incas, gentil mas teimoso... Sua fórmula dentária é incompleta: alguns representantes da raça carecem de um a todos os pré-molares.

As dimensões dos peruanos nus podem ser pequenas, médias e moderadamente grandes, os ossos desses cães são fortes. Os indivíduos pequenos da raça não pesam mais de 8 kg com crescimento na cernelha de até 40 cm. Os irmãos de tamanho médio são ligeiramente maiores: seu peso chega a 12 kg com aumento de até meio metro. Um cão grande pode atingir 60 cm de altura, pesando em média 22-23 kg.

Os animais se distinguem por sua devoção aos donos, são afetuosos, expressam suas emoções com latidos altos e altos. Apesar da aparente cautela e suspeita, eles são desprovidos de agressão. A cor dos representantes da raça pode ser preto, preto e azul, castanho escuro, preto e ardósia, cinza e claro.

Os cães de cor escura não sofrem tanto de banhos de sol como os de cor clara.

O peruano demonstrará seu afeto por uma pessoa de todas as maneiras possíveis. Possuindo uma reação ultrarrápida, se necessário, ele correrá para a defesa sem sombra de dúvida. Ao cuidar de um cão, você precisa considerar: ele transpira, então sua pele terá que ser constantemente limpa com um pano úmido para evitar o entupimento dos poros... A pele dos peruanos é especialmente sensível: não só acne, mas também pode aparecer.

Os cães desta raça são moderadamente ativos e, portanto, os passeios com eles devem ser de duração média. Sua pele é lisa e não possui dobras profundas. Quando se trata de nutrição, os peruanos são extremamente sensíveis aos aditivos modificados. Portanto, é necessário abordar o preparo de sua dieta com extremo cuidado. Definitivamente, eles deveriam incluir carne cozida e vegetais em seus alimentos.

Terrier americano sem pêlo

Esses cães apareceram no ambiente de companheiros carecas há relativamente pouco tempo - em 1972, como resultado de uma mutação genética. Suas dimensões são em média 40 cm e pesam até 7 kg. Os cães são considerados centenários: seu recurso de vida geralmente atinge 15-16 anos. Eles têm um tórax desenvolvido e uma cintura escapular poderosa, bem como uma postura graciosa.

A pele dos americanos costuma ser branca com focinho preto e manchas localizadas no corpo, é macia em comparação com outros cães. Nesse caso, a cor dos animais pode ser variada. Em viveiros, você pode comprar esses animais com uma única cor e cor contrastante na forma de manchas.

Em nosso país, esses cães são bastante procurados e, portanto, o preço por eles é alto.

Por natureza, esses cães são alegres, extremamente curiosos e sociáveis, embora externamente não o demonstrem. Ao contrário dos peruanos, que preferem ser noturnos e dormir durante o dia, essas criaturas conseguem se adaptar ao ritmo de vida de seus donos. Eles preferem mestres com um núcleo forte, a quem estão prontos para obedecer sem questionar. Os cães americanos sem pêlos têm um senso de sua própria dignidade, têm um intelecto desenvolvido e, portanto, não rosnam desnecessariamente e não se precipitam para o ataque.

Em termos de grau de atividade, eles são frequentemente comparados com crianças: esses animais de estimação têm energia mais do que suficiente e alguns donos consideram seus cães realmente valentões. Alguém os considera domesticados, porque se dão bem com toda a família e gostam de brincar com as crianças. Apesar do aparente descuido, os cães são muito responsáveis ​​e, portanto, faça um excelente trabalho de babá... Porém, os representantes da raça também apresentam desvantagens.

Por exemplo, além da gastrite frequentemente atormentadora, esses cães sabem em primeira mão o que são queimaduras de frio e queimaduras de sol. A pele deles é muito delicada, transpira muito, o que provoca irritação e coceira na pele. As unhas desses cães crescem lentamente: não precisam ser cortadas mais do que uma vez a cada 3-4 meses. Os olhos, por outro lado, se distinguem por uma grande liberação de umidade, razão pela qual são regularmente limpos com um cotonete.

Mexicano (Xoloitzcuintle)

Uma característica deste tipo é o fato de inclui dois tipos de cães: completamente nus e cobertos de pelos. Além disso, eles não apresentam diferenças fisiológicas. Os cães têm um físico bastante proporcional e harmonioso, peito desenvolvido, orelhas grandes e altas, membros longos e cauda. A pátria desses cães é o México, por isso são chamados de mexicanos.

A pele desses animais tem uma peculiaridade: os cães suam pelas almofadas das patas e pelas membranas interdigitais, não sufocam. Ao mesmo tempo, esses animais foram comidos, eles foram criados como uma alternativa à carne. Felizmente, graças aos esforços dos colonialistas, esses tempos estão no passado: hoje os Xolo estão entre as espécies de cães mais populares entre os criadores. Eles são atarracados, um pouco gordos, têm uma disposição equilibrada e uma psique forte.

Apesar de se darem bem com outros animais de estimação, apenas o dono é a autoridade para eles na família. A energia dos mexicanos só pode ser invejável: eles conseguem não só jogar fora o excesso de energia por conta própria, mas também envolver todos os membros da casa nos jogos. Os guardas são maus entre eles, devido à sua excessiva simpatia.

Mesmo observando estranhos com cautela, eles não se permitem morder os dentes e se atirar nas pessoas.

Convencionalmente, os representantes da raça podem ser divididos em 3 grupos: grande, pequeno e moderado. O crescimento dos cães grandes é de 45 a 60 cm, a média não excede 40-45 cm na cernelha. Os cães pequenos crescem até 35 cm de altura. Os menores cães manuais pesam apenas 2 kg, os maiores pesam cerca de 7 kg.

Notável é o fato de que os mexicanos não cheiram a cachorro. Além disso, raramente provocam alergias nos proprietários, o que os torna adequados até mesmo para quem sofre de alergias. A pele dos cães mexicanos sem pelos é elástica e densa em comparação com outros irmãos. A base da dieta nutricional desses animais é a comida protéica.

Animais de estimação se dão bem com todos, podem morar em apartamentos e casas particulares... No entanto, sem roupa de cama macia e quente, eles podem doer. Além disso, eles têm medo de rascunhos. Outra desvantagem da raça são os dentes fracos.

Além do fato de os cães terem uma fórmula dentária incompleta, seus dentes começam a cair mais cedo do que os representantes de outras raças.

Outras espécies

Além das raças comuns, existem diversas variedades de cães sem cabelo, que ainda não conquistaram o reconhecimento dos adestradores de cães.

  • Nua Manchu muito semelhante ao seu homólogo chinês. Na Manchúria é chamado de "tai tai", seu caráter e hábitos são praticamente os mesmos do cão calvo chinês. Ela não cheira mal e é antialérgica, não tem medo de pulgas.
  • Equatoriana considerado um dos mais raros cães sem pêlos. Você pode encontrar esse tipo de animal em aldeias localizadas nos trópicos africanos. Sua média de vida é de 12 anos, enquanto o cão permanece enérgico e ágil durante a maior parte de sua vida.
  • Careca africana hoje é considerado uma espécie em extinção e o progenitor dos cães sem pêlos chineses. Este animal tem uma coloração de pele semelhante, mas não tem pêlos tão longos na cabeça e nos membros. Além disso, suas orelhas não são caídas, mas eretas, a pele é bastante forte e o físico não é tão gracioso quanto o do chinês.

    Além desses tipos, alguns consideram os cães egípcios e escoceses sem pelos. No entanto, tanto os faraós quanto os escoceses têm cabelo curto. No animal da raça egípcia, é macio, enquanto o escocês se distingue pela presença de um gene da calvície, que pode aparecer após o filhote completar 1 mês. Os tratadores de cães não consideram esses cães nus, embora os animais calvos tenham a mesma pele sensível e fraca.

    Como escolher um cachorrinho?

    Às vezes, a escolha de um filhote sem pelo é dificultada pelo fato de haver filhotes sem pelo e peludos na mesma ninhada. Este fato não deve assustar um potencial comprador, pois cada raça possui suas nuances. Por exemplo, os americanos nascem com cabelo curto, mas depois de alguns meses ficam completamente carecas.

    Ao escolher um mexicano, você precisa levar em consideração que o melhor cachorrinho é aquele com patas curtas, focinho rombudo e pele enrugada. Com o tempo, o bebê se transformará em um cachorro elegante, com uma postura graciosa e uma aparência confiante. Um filhote de cachorro de raça pura custa cerca de 60.000 rublos. Ao mesmo tempo, ele tem um pacote de documentos necessários, que inclui passaporte veterinário e pedigree.

    Um colega sem documentos custará cerca de 25.000 rublos. No entanto, você não deve contar com o fato de que ele será de raça pura, tudo vai depender da decência do vendedor... Você precisa escolher um bebê no berçário que seja ativo, moderadamente curioso e sociável.

    A letargia de um indivíduo pode indicar problemas de saúde ou doença.

    Não vale a pena comprar um cachorro fraco, pois pode desenvolver doenças, inclusive hereditárias. Um peruano comprado para reprodução custa cerca de US $ 2.000 a 2.300. Aquele sem documentos custará aproximadamente $ 1000-1200. Você precisa comprar um filhote em um canil com reputação comprovada. Em que É importante atentar para a aparência da ninhada: os filhotes e a mãe devem estar limpos e bem cuidados, assim como o local onde são mantidos.

    É preciso afastar o bebê da mãe só depois de adquirir as habilidades de socialização primária e a vacinação necessária... Normalmente, um bebê é comprado quando tem cerca de 3 meses de idade. Na hora da compra, é necessário examinar cuidadosamente o bebê: ele deve estar com a mordida correta, mas o albinismo ou outros defeitos indicam a inadmissibilidade da aquisição.

    Estes cães estão sujeitos a desclassificação, não estão autorizados a criar e participar em exposições.

    Como cuidar?

    Com um olhar filisteu para cães nus, às vezes parece que mantê-los é muito mais fácil do que irmãos peludos. Parece que a ausência de lã poupa muitos problemas: aqui a lã não rola, cai durante o derramamento, acomoda-se em toda a casa, nos móveis e nas roupas. No entanto, ainda existem algumas nuances no cuidado com eles.

    Nenhum óleo ou creme é adequado para tratar a pele. Por exemplo, não tente lubrificar a pele com óleo de girassol ou azeite. Isso pode causar queimaduras solares graves. O creme para eles deve ser nutritivo e hipoalergênico.... Por exemplo, pode ser um creme para bebês, que é comprado para bebês.

    Apesar da falta de lã, lavar muitos cães sem pelos não é recomendado. A lavagem frequente causa secura da pele. Diante disso, a pele começa não só a descascar, mas também a coçar, causando um grande desconforto ao cão. É necessário dar banho no animal no máximo uma vez por mês, pois com regas mais frequentes, os poros começarão a funcionar mais ativamente.

    Porém, se o animal voltou de uma caminhada após a chuva, tendo patinado bastante na grama molhada e suja, o banho é indispensável. As patas terão que ser lavadas após cada caminhada, examinando-as em busca de microfissuras ou arranhões. Se forem encontrados, devem ser processados ​​de forma a não infectar. Depois de uma caminhada, a pele deve ser examinada: cães sem pêlos são espaço para carrapatos.

    Para o banho, são usados ​​detergentes hipoalergênicos. Os que as pessoas usam não são bons para elas. Usar muito shampoo ou gel é indesejável, pois resseca a pele do cão. O creme deve ser aplicado com movimentos suaves de massagem, e com moderação e não diariamente, pois isso obstrui os poros.

    Você precisa levar o cachorro para passear pelo menos duas vezes por dia. Nesse caso, é melhor passear com o animal nos mesmos horários de manhã e à noite. No clima quente, isso é especialmente verdadeiro, já que o sol do meio-dia é especialmente prejudicial para a pele de cães sem pelos. No inverno, a duração das caminhadas deve ser encurtada para não congelar o animal.

    As roupas devem ser de alta qualidade e naturais também porque os sintéticos não aquecem o corpo.

    Quanto à dieta, seu tipo dependerá das preferências do proprietário. Pode ser tanto ração industrial pronta quanto alimento natural. No entanto, não importa o que seja escolhido como base, esses cães não devem receber comida áspera. Nesse caso, o tamanho da porção é de grande importância. Por exemplo, se for carne, deve ser picada em um moedor de carne. É melhor embeber os grânulos para que os dentes do cão não caiam prematuramente.

    Se você optar por alimentar o cachorro com ração granulada, é importante escolher o tamanho correto dos grânulos, pois os maiores são mais difíceis para os dentes caninos. É preciso comprar um tipo ou outro levando em consideração a idade do animal, seu grau de atividade e tamanho, pois os produtos para cães não são universais. Além disso, você precisa de comida para cães sem cabelo. premium ou holística.

    Porém, para que a carga nas mandíbulas seja, alguns cães das raças consideradas é necessário dar veias. Também em sua dieta nutritiva certamente devem haver cereais e vegetais. Se os cães são alimentados de forma "natural", complexos vitamínicos devem ser adicionados a ele.

    É importante considerar que a alimentação não deve ser monótona: é prejudicial ao sistema digestivo.

    Em relação aos vegetais, é importante ressaltar que os cães sem pêlos costumam adorá-los mais do que a carne, o que parece surpreendente. Você precisa alimentar os animais de estimação com mais frequência do que os normais, mas em porções reduzidas. Eles comem mais, mastigando a comida com os dentes. Não deve haver ossos em sua dieta.

    A dosagem de ração seca pode ser consultada na embalagem. Para a comodidade da alimentação, você pode adquirir uma tigela especial do tipo eletrônico com vários compartimentos que se abrem em um determinado momento. Estas tigelas são especialmente convenientes para cachorros e cães que não sabem quando comer. Para não se perder no tempo, após a refeição, deve-se retirar a tigela com as sobras. O filhote é alimentado com mais freqüência e, em pequenas porções, um cão adulto é alimentado no máximo duas vezes por dia.

    A quantidade de alimento é calculada com base na idade e peso do animal. Se estiver "secando", está concentrado e, portanto, seu volume deve ser menor que "natural". Independentemente do número de mamadas, o cão deve sempre ter uma tigela de água doce ao ar livre. Isso é especialmente importante quando ela é alimentada com alimentos peletizados.

    Você não pode misturar comida seca e comida natural: você precisa escolher uma coisa.

    Qualquer cão sem pêlo deve ter sua própria cama. Além disso, levando em consideração a ausência de lã, ela pode ser macia e grossa, com ou sem laterais. Também pode ser uma opção na forma de uma casa. Não pode ser usado no lugar de oleados da cama, porque deitado sobre eles, um animal sem lã pode pegar um resfriado. A roupa de cama ajuda os cães a entender seu lugar e a se livrar das tentativas de reclamar os móveis do dono.

    Você precisa passear com o cachorro todos os dias. As roupas para o animal devem ser compradas de acordo com a estação do ano, para que não seja muito quente ou, ao contrário, frio. Podem ser macacões e suéteres. O calçado é um elemento obrigatório do equipamento, também difere no grau de densidade e destina-se a caminhadas em diferentes épocas do ano.

    Também é necessário como proteção das patas de reagentes que são borrifados nas calçadas para se livrar da neve. Se, após andar sobre as patas, forem observadas rachaduras ou danos, as patas são enxugadas e tratadas com um anti-séptico. Nenhum cosmético pode ser aplicado nas feridas, se necessário, os cães são encaminhados ao veterinário para consulta.

    Caminhadas ativas contribuem para o fortalecimento da imunidade canina. Sem eles, o cão enfraquece visivelmente. Já para proteger a pele do frio, é preciso aplicar o creme bem antes de começar a andar.

    Em uma caminhada, é necessário permitir que o animal não só caminhe ao lado, mas também corra, esbanjando energia que não foi gasta. Você pode correr com seu animal de estimação, brincar com ele, treiná-lo de forma lúdica.

    Você aprenderá mais sobre a raça de cachorro Xoloitzcuintle no vídeo a seguir.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa