Cães

Whippets: características, temperamento e características de cuidado

Whippets: características, temperamento e características de cuidado
Contente
  1. Descrição
  2. Prós e contras da raça
  3. Traços de caráter
  4. Condições para manter
  5. O que alimentar?
  6. Como cuidar?
  7. Educação e treinamento
  8. Críticas do proprietário

Cada vez mais os moradores da cidade querem ter um animal de estimação, ou seja, um cachorro. É muito difícil escolher uma raça de cão que satisfaça os requisitos para viver em um apartamento de uma casa multifamiliar. Porém, existe uma raça ideal para morar na cidade - o Whippet.

Descrição

O Whippet é a raça de cão galgo inglês mais comum entre os criadores de cães. Esta raça ganhou popularidade graças à sua devoção ao dono, calma e obediência. Em sua essência, é um cão versátil que se adapta a qualquer criador com uma variedade de requisitos.

Para entender melhor o Whippet, você precisa se familiarizar com a história dessa raça., cujas raízes remontam à Inglaterra, no distante 1610. Durante este tempo, os Greyhounds eram muito populares nas Ilhas Britânicas. Este grande e lindo cão era considerado um elemento de luxo, pois exigia muita atenção, alimentação e cuidados complexos. Somente pessoas muito ricas poderiam manter um animal de estimação assim.

Para os amantes de cães, que não permitiam que rendas baixas sustentassem os Greyhounds, era necessário desenvolver uma nova raça de orçamento. Criadores do norte da Inglaterra vieram em seu auxílio, os quais começaram a selecionar os menores representantes da raça nobre e cruzá-los com outros. Graças a esses esforços, agora nos contornos do whippet, você pode ver as características de um galgo, um terrier e até mesmo um bassê.

Tudo isso foi feito para obter a raça ideal de cães para as classes média e baixa da população da Inglaterra. O resultado é um pequeno galgo capaz de atingir velocidades muito altas. Sua velocidade pode ser comparada ao golpe de um chicote.

Daí o nome da raça de cães (da palavra inglesa "Whip" - "chicote"). A partir desse momento, todos os pequenos galgos da Inglaterra passaram a ser chamados de "whippets".

Já no século 19, a maior parte da população da Inglaterra mudou-se para morar em cidades, mas muitos deles ainda tinham desejo por animais de estimação. Os pequenos Greyhounds Whippets eram perfeitos para viver em ambientes urbanos apertados. Além disso, as corridas de cães tornaram-se muito populares na Inglaterra nessa época. Possuindo alta velocidade, esta raça rapidamente ganhou grande popularidade entre os fãs deste hobby.

Como qualquer cachorro, o Whippet, por natureza, sempre foi um caçador. E não é um ganhador ruim. Este se tornou outro motivo para a popularidade desta raça entre a população. Na verdade, esta raça tornou-se a principal fonte de renda graças às corridas de cães e a primeira fonte de alimento graças às suas qualidades de caça.

Naquela época, o Whippet não era muito parecido com a imagem moderna da raça. Sua aparência era mais parecida com a de um vira-lata e completamente desprovida de elegância e aristocracia. Era dominado pelas características externas dos terriers, e eles não se pareciam em nada com cães de raça pura.

Devido a sua grande popularidade entre as pessoas comuns, esta raça atraiu o interesse de representantes da alta sociedade da Inglaterra. Durante esses tempos, as exposições caninas são muito populares. Seu objetivo é desenvolver e criar novas raças de cães.

Graças ao trabalho de seleção realizado por criadores ingleses, o Whippet começa a adquirir características nobres e sofisticação. A raça foi oficialmente reconhecida pelo English Kennel Club em 1891. É a partir deste momento que se faz a cronologia oficial desta raça.

Devido ao fato de que o objetivo dos criadores ingleses era criar uma raça semelhante ao Greyhound, só que de tamanho menor, esta raça possui um contorno externo semelhante ao Greyhound. Apesar de seu físico excessivamente magro, o Whippet é um cão muito musculoso., que, em combinação com pernas longas, dá a ela a capacidade de desenvolver alta velocidade durante a corrida. Para manter o equilíbrio e manobrar facilmente em altas velocidades, os cães desta raça têm uma cauda longa e fina que se estreita na extremidade.

A altura na cernelha de um macho médio é 47-51 cm, nas fêmeas - 44-47 cm Devido ao pequeno tamanho e musculatura bem desenvolvida dos membros, o whippet tem grande capacidade de salto.

Em 1903, foi adotado o padrão da raça, segundo o qual o whippet deve ter uma determinada aparência.

  • Um longo crânio achatado de cima para baixo, com a parte frontal afinando até a ponta do nariz. Grande distância entre as órbitas dos olhos. A parte superior do crânio é arredondada e se funde suavemente com a cernelha.
  • O nariz pode ter uma cor diferente dependendo da cor do cão. Porém, a cor deve ser uniforme, sem pigmentação parcial e inclusões.
  • Mandíbulas poderosas e secas com dentes brancos têm um contorno claro. Fórmula dentária completa com dentes retos formando uma mordedura em tesoura. A fileira superior de incisivos deve necessariamente cobrir o inferior.
  • Olhos pequenos e ovais, ligeiramente levantados nos cantos externos. Uma característica distintiva da raça é um olhar atento e expressivo.
  • Orelhas inseridas altas com uma aurícula aberta, ligeiramente levantada na cartilagem. Suave ao toque.
  • A curvatura do pescoço do cão dá à raça uma impressão imponente. Apesar de ser longo e seco, a presença de músculos fortes e desenvolvidos contribui para o fortalecimento das habilidades de caça. A cabeça é colocada em quase 90 graus em relação ao pescoço, o que dá ao cão uma aparência real.
  • À primeira vista, o corpo do cão parece magro. Idealmente, deve ser seco e longo, e um arco elegante deve ser claramente visível na região lombar. O corpo do cão deve ser musculoso, forte, com costas compridas, o que permite desenvolver uma grande amplitude na corrida. Apesar desses dados, a aparência do cão não deve se assemelhar ao "cachorro jubarte".
  • Para que um whippet tenha ar suficiente na velocidade máxima de corrida, ele deve ter pulmões grandes. Isso requer uma caixa torácica profunda e bem definida, com uma barriga tonificada.
  • Para que um cão atenda aos padrões da raça, ele deve ter pernas longas e retas com músculos fortes desenvolvidos. É dada atenção especial aos membros posteriores. Eles devem ter músculos grandes e proeminentes que proporcionem ao cão força suficiente para correr e pular. Os pés são ovais com fortes almofadas nos dedos.
  • A longa cauda em forma de chicote pende calmamente, com a ponta ligeiramente voltada para cima. No estado de excitação do cão, não sobe além do nível das costas.
  • Um adulto pode pesar até 14 quilos. Porém, o peso ideal é em torno de 10 quilos.

Toda a aparência do cão indica que é um excelente velocista e um auxiliar insubstituível na caça. Suas características de velocidade estão entre as melhores entre as raças de cães galgos. Graças à sua estrutura corporal e músculos desenvolvidos, ela pode perseguir jogos por muito tempo, enquanto faz manobras bruscas. Uma característica dos Whippets é que eles se orientam não como todos os cães pelo cheiro, mas pela visão. Isso se deve às peculiaridades do olfato dessa raça.

Um cão tão rápido é caracterizado por uma pelagem curta e macia. Ele se ajusta perfeitamente ao corpo e não causa desconforto ao correr. Também existe um whippet de pêlo comprido, mas não corresponde ao padrão da raça. Não existem grandes requisitos para a cor desta raça. Pode haver cores sólidas e misturadas. Existem as seguintes cores de revestimento whippet:

  • Branco;
  • Preto;
  • azul;
  • amarelo marrom;
  • tigrado;
  • Vermelho;
  • isabella;
  • hepático.

Além disso, o branco em combinação com qualquer uma das cores acima forma um terno manchado.

Prós e contras da raça

Como todos os cães, o whippet tem seus méritos e deméritos. Todo criador deseja naturalmente escolher um animal de estimação de acordo com seu gosto e caráter. TAs, os animais desta raça têm suas próprias vantagens sobre outros cães.

  • Com músculos tão desenvolvidos, o whippet é um atleta de alto astral e enérgico, capaz de suportar qualquer atividade física. Sua incansabilidade e agilidade o distinguem de outras raças. Se você é um amante do estilo de vida esportivo e de atividades ao ar livre, este cão será seu fiel companheiro e ajudante.
  • Whippets são indispensáveis ​​para a caça. Eles são caçadores muito imprudentes e hábeis. Devido às peculiaridades de sua estrutura corporal, eles perseguem o jogo com facilidade e sem problemas, desenvolvendo uma velocidade máxima de até 60 km / h. Apesar da alta velocidade, eles são fáceis de manobrar e podem mudar de direção abruptamente.
  • Os cães desta raça distinguem-se pela perseverança e tenacidade. Eles estão acostumados a cumprir as tarefas atribuídas a eles até o fim. Você apenas tem que lembrar de elogiar o animal de estimação após completar seu comando.
  • O Whippet é considerado um cão doméstico e familiar. Possuindo bondade e afeição ilimitadas, eles são devotados a seus donos "até a ponta do rabo". O cão se acostuma de forma rápida e absolutamente sem problemas com seu dono e torna-se seu fiel companheiro. Graças a essa qualidade, o whippet aprende rapidamente e se presta bem ao treinamento.

Os cães desta raça praticamente não apresentam desvantagens significativas. Existem apenas pequenos traços de caráter negativos que são facilmente corrigidos por treinamento e educação.

  • Whippet é muito tímido por natureza. Às vezes, até se transforma em medo e covardia. A socialização e o treinamento precoces ajudarão a eliminar essa deficiência.
  • Alguns cães podem não tolerar barulho e gritos. Quando exposto a eles, o whippet pode ficar nervoso, inquieto ou fechado em si mesmo. Ao criar esses cães, é necessário abster-se de aumentar o tom na comunicação com um animal de estimação, bem como de escândalos familiares na presença de um cão.
  • Às vezes, a tenacidade do Whippet se transforma em teimosia estúpida.Para evitar que isso aconteça, é necessário elogiar o cão com mais frequência após um comando executado corretamente.

    Só há uma coisa a lembrar: todas as deficiências podem ser corrigidas criando e treinando o cão, bem como desenvolvendo nele suas melhores qualidades.

    Traços de caráter

    A personalidade do whippet combina com sua aparência elegante. O cão tem uma natureza muito requintada. Mas, apesar disso, ela pode se comportar de maneira completamente diferente em diferentes situações e ambientes.

    Assim, durante a caça, o animal consegue perseguir freneticamente e com energia a presa, ultrapassar rapidamente longas distâncias e não sentir quaisquer dificuldades. E durante as férias ou uma caminhada, o whippet pode se comportar de maneira imponente e imponente. Mas tudo mudará dramaticamente se você decidir apenas brincar com ele.

    O cachorro se transforma em uma criança brincalhona e travessa, capaz de se divertir por horas, brincando para a alegria do dono.

    O cão se comporta de maneira completamente diferente em casa. Ela fará todo o possível para que você não perceba a presença dela em casa, ficará calma, gentil, afetuosa. Sua devoção pode causar inveja a todos os cães de outras raças. Whippet é dedicado a absolutamente todos os membros da família, independentemente de sexo e idade.

    Os cães desta raça são absolutamente inofensivos. Portanto, é necessário garantir que o cão não se machuque enquanto caminha ou brinca. Whippet nunca fará mal a uma criança, então ele pode brincar com segurança na companhia de crianças.

    Devido à sua calma, o cão entra em contato e se dá facilmente com todos os animais. No entanto, você precisa ter mais cuidado se houver gatos ou coelhos em casa.

    Whippet, devido às suas habilidades de caça, pode confundi-los com presas. Portanto, para começar, será necessário realizar treinamentos com o cão e trabalho educativo.

    Possuindo uma boa mente, o whippet aprende rapidamente a tarefa atribuída a ele e facilmente se presta à educação. Às vezes, podem surgir problemas com teimosia e perseverança excessivas. É preciso ter paciência e carinho pelo cão.

    Em nenhum caso você deve recorrer a métodos enérgicos, gritos e violência. Isso só vai piorar a situação. O animal pode se isolar ou se tornar ainda mais teimoso e persistente. É necessário mostrar afeto e amor pelo cão, e ela responderá na mesma moeda, especialmente porque o amor do whippet pelo dono é ilimitado.

    Claro, todas as qualidades de cão de guarda deste cão são praticamente reduzidas a zero, mas ele ainda permanece um animal com seus reflexos.

    Não tenha medo do olhar desconfiado e hostil do whippet para um estranho ou para qualquer outra coisa. Devido ao seu medo e desconfiança naturais, este cão nunca mostrará agressividade desnecessariamente.

    Condições para manter

    A raça Whippet foi originalmente criada como uma variedade de cães, de manutenção despretensiosa e não requer cuidados complexos. Afinal, como você sabe, era destinado à classe média de moradores de cidades que não possuem grandes rendimentos. Portanto, mesmo um criador de cães novato não será difícil de manter e cuidar desta raça.

    A estrutura do corpo, a presença de um curto pêlo de lã e a ausência de subpêlo tornavam impossível manter o whippet do lado de fora. Os cães congelam rapidamente e não toleram nem mesmo pequenas quedas de temperatura. Portanto, o Whippet é classificado como um cão doméstico e é melhor mantê-lo em ambientes fechados e aquecidos do que em ambientes abertos.

    Se você decidir comprar um cachorro assim, deve se familiarizar e seguir a lei federal "Sobre Tratamento Responsável de Animais" para evitar conflitos com os vizinhos e não causar desconforto ao cachorro.

    Primeiro, determine o lugar da casa para o cão, onde ele estará. O cão deve estar confortável e familiarizado neste local. É necessário acostumar imediatamente o Whippet ao seu lugar. Não é difícil de fazer.

    Coloque um pequeno tapete no local escolhido. É aconselhável ter uma capa de tecido removível.Isso lhe dará a oportunidade de remover periodicamente a capa para lavá-la, bem como limpar o tapete de poeira e pelos de animais. Isso deve ser feito para fins sanitários e higiênicos.

    É necessário escolher um local de forma que o cão não interfira com o resto dos moradores da casa e que ninguém o incomode.

    Verifique se não há aquecedores, geladeira, fogão a gás por perto. Além disso, o local selecionado deve ter luz natural suficiente. Sua deficiência pode levar à doença do olho de chicote.

    Evite colocar seu animal de estimação nas principais rodovias de sua casa ou próximo a elas. Por exemplo, na porta da frente, nos corredores, na cozinha. Isso criará desconforto para você e para o cão. O local ideal é separar um pequeno canto da sala. Whippet se adapta rapidamente devido ao seu personagem.

    Os cães desta raça são suficientemente limpos. Portanto, a área selecionada deve ser limpa e bem ventilada. O fato de um animal viver nele não significa que deva ser um celeiro ou estábulo.

    Claro, a sala vai ter cheiro de animal e pêlos de lã, isso é tudo natural. Mas o Whippet é bastante rígido com sua própria higiene e passa muito tempo nisso. Portanto, você deverá combinar o seu animal de estimação e manter a casa limpa, de modo a não causar desconforto ao cão e a você.

    Em nenhuma circunstância mantenha o Whippet na coleira dentro de casa. Isso é, em primeiro lugar, desumano e antiético em relação à raça galgo. Em segundo lugar, um cão com um temperamento tão brilhante e com vontade de correr pode sofrer um choque moral, que o levará a um colapso nervoso e desobediência ao dono.

    O resto das condições para manter Whippets não são diferentes daquelas para outros cães domésticos. Portanto, eles requerem atenção e esforço adicionais.

    O que alimentar?

    Todos os criadores de cães sabem disso você pode alimentar seus animais de estimação de três maneiras:

    • comida seca ou comida enlatada;
    • Produtos naturais;
    • nutrição mista com produtos naturais e rações preparadas.

    É necessário determinar de imediato o tipo de alimentação do cão, visto que aos 3 a 5 meses a sua mascote irá desenvolver gosto e hábitos para determinados alimentos.

    Depois disso, mudar para um tipo diferente de alimento será muito problemático.

    O primeiro tipo inclui alimentos secos e alimentos enlatados. Este método de alimentação apareceu há relativamente pouco tempo e imediatamente ganhou grande popularidade entre os criadores de cães. As principais vantagens deste método de alimentação são os seguintes fatores:

    • rações e alimentos enlatados são idealmente balanceados em termos de seus nutrientes e substâncias úteis;
    • eles são convenientes e fáceis de usar;
    • uma grande abundância de dietas especiais, dependendo da idade do cão e da raça;
    • a possibilidade de produtos de baixa qualidade entrarem na dieta do cão está praticamente excluída.

    As principais desvantagens desse tipo de alimento incluem alguma uniformidade na dieta do cão.

    Muitos criadores resolvem esse problema com alimentos enlatados ou subprodutos. Atualmente, para o Whippet, existe toda uma linha dessas iguarias, que têm como base intestino bovino, lábios, cicatrizes, orelhas, traquéia.

    Embora a aparência desses produtos não seja muito atrativa, eles são essenciais para a saúde do cão. Promovem a higiene oral evitando a formação de tártaro e desviando a atenção dos móveis, sapatos e artigos de decoração do proprietário. Antes de escolher um alimento seco, consulte o vendedor, ou melhor, confie no sabor da sua mascote.

    Alimentos orgânicos são a forma mais comum de comer um Whippet. Afinal, todo criador de cães deseja agradar seu animal de estimação:

    • dieta variada;
    • alto sabor dos alimentos;
    • alimento de fácil digestão;
    • produtos naturais favoritos.

    O alimento natural mais popular é a carne. Pode ser dado ao cão cru ou cozido.A dose diária necessária para um cão adulto é de 25-35 gramas por 1 quilograma de peso corporal. A carne crua é digerida em 90% e fervida - em 60%.

    A carne de peixes e aves deve ser fervida e todos os ossos retirados, só depois é adequada para alimentação do whippet. A carne de frango é menos nutritiva do que a de peixe, por isso precisa de mais na dieta do animal de estimação. Os ovos são um produto universal para a alimentação de qualquer cão. A presença de ovos cozidos na dieta a torna 100% digerível.

    De todos os cereais, o whippet prefere arroz ou trigo sarraceno. Opções com vegetais cozidos são possíveis. Não despeje o caldo dos vegetais, use-o na dieta do seu cão. Este caldo é rico em nutrientes, minerais e vitaminas. Os vegetais cozidos promovem o bom funcionamento do intestino e eliminam as toxinas.

    Certifique-se de incluir produtos lácteos fermentados e óleo vegetal no menu do seu animal de estimação. Esses produtos têm um bom efeito sobre o estado da pelagem do animal. Você pode experimentar produtos naturais como quiser, mas deve lembrar que a dieta de Whippet deve consistir em 75% de proteínas e 25% de cereais com vegetais cozidos.

    Um tipo de alimento misto é a melhor opção para alimentar um whippet. Com este tipo de alimentação, permanecem os melhores momentos dos dois tipos de alimentação canina. Com uma proporção, quando 2/3 do cardápio são ração seca e 1/3 são produtos naturais, o pet recebe todos os ingredientes necessários para seu crescimento, desenvolvimento e vida.

    Que tipo de dieta escolher para um cão, o próprio animal de estimação e seu bem-estar lhe dirão. Você pode reagir à condição do whippet alterando a composição dos produtos naturais no cardápio do cão. Aumente o conteúdo de proteínas ou, inversamente, alimentos vegetais. Forneça nutrição de qualidade para manter seu animal de estimação se sentindo bem.

    Em diferentes estágios de desenvolvimento, alimentar um whippet difere no número de porções e na frequência da alimentação. Até 2 meses, os filhotes são alimentados 6 vezes ao dia a cada 3 horas. De 2 a 2 meses, eles mudam para 5 refeições por dia. Os cachorros de 5 meses já comem 4 vezes ao dia e, aos 7 meses, mudam para 3 refeições por dia.

    Com a idade de um ano, o cão passa para 2 refeições por dia e permanece nelas.

    Como cuidar?

    Não é preciso muito tempo e esforço para cuidar de um whippet. O cão tem pêlo curto, praticamente não tem subpêlo, por isso basta pentear suavemente a mascote uma vez por semana. Ao realizar este procedimento, você não precisa ser muito zeloso para não machucar a pele do cão. O processo deve ser agradável para o animal.

    Whippets muda na primavera e no outono. Foi nessa época que a quantidade de lã aumenta, mas permanece a mesma mínima, em comparação com outras raças. A ausência do cheiro característico do cão torna raramente possível dar banho no animal.

    O número necessário de procedimentos de água para esta raça é uma vez a cada 2 meses. No resto do tempo, basta limpar as patas com um pano úmido após a caminhada.

    Além disso, existem algumas maneiras fáceis de manter seu cão higiênico. Os filhotes, como de costume, devem passar por todas as etapas da vacinação. Também é importante limpar regularmente as aurículas e inspecioná-las quanto à presença de ácaros e outros parasitas.

    É necessário aparar e limar as garras nas patas do cão a cada 2 semanas para evitar que bactérias prejudiciais se acumulem sob as garras. Examine e escove regularmente os dentes do seu cão e verifique se há abrasões e danos na boca. Os pontos mais vulneráveis ​​são os cotovelos nas patas dos whippets. Eles costumam secar, então você precisa lubrificá-los regularmente com cremes nutritivos.

    Os cães desta raça não estão de todo adaptados ao frio do inverno. Eles não toleram muito bem baixas temperaturas. Por isso, vale a pena com antecedência, antes do início do frio, cuidar da roupa do seu querido bichinho. Essas roupas são vendidas em lojas especializadas.Para um whippet que está comprometido com um estilo de vida atlético e caça, o aliciamento é um pouco mais difícil devido à disponibilidade de métodos de treinamento e treinamento.

    Educação e treinamento

    Ao treinar um whippet, deve-se lembrar que todos os comandos devem ser dados de maneira amigável e em tom calmo. Os cães desta raça são muito sensíveis e vulneráveis ​​e simplesmente se recusam a seguir seus comandos se você falar com eles em um tom hostil.

    Os treinos duram muito tempo e são repletos de grande esforço físico. Isso pode incluir truques simples de corrida e salto de circo.

    Devido à natureza do cão, o melhor é treinar de forma lúdica e, se você tiver paciência e mostrar tato e respeito pelo animal, o resultado não demorará a chegar.

    Críticas do proprietário

    Entre o grande número de comentários sobre cães desta raça, você não encontrará nenhum negativo. Todos os criadores de cães concordam que a raça é quase ideal para se manter em um ambiente urbano, e criar cães é comparado a criar filhos.

    Todos os criadores desta raça são cativados pela devoção, amor e carinho do Whippet. Muitos até acreditam que esses cães contribuem para a melhoria do caráter de seus donos, exercendo uma boa influência sobre eles.

    Devido ao cuidado despretensioso com esta raça, os criadores costumam ter vários whippets. E ninguém reclamou que foi difícil, embora em alguns casos o número de cães chegue a 10 indivíduos.

    Tudo sobre a raça de cachorro Whippet, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa