Cães

Shih Tzu mantendo as regras

Shih Tzu mantendo as regras
Contente
  1. O que é necessário para o conteúdo?
  2. Recursos de alimentação
  3. Como cuidar da sua aparência?
  4. Educação
  5. Cão andando
  6. Cuidados de saúde

Muitas pessoas têm animais de estimação em suas casas e apartamentos. Algumas pessoas preferem cães pequenos da raça Shih Tzu. Neste artigo, vamos falar sobre a descrição da raça, suas características e as regras básicas para a manutenção de tais animais.

O que é necessário para o conteúdo?

Fornecer todas as condições necessárias para manter um Shih Tzu em uma casa não é tão fácil. Apesar de serem pequenos e não necessitarem de muito espaço no apartamento, estes cães são bastante exigentes em termos de condições de manutenção.

Para que o cão se sinta confortável em casa, é necessário arranjar um local confortável para dormir para ele, treinar o animal para ir ao banheiro. A área de dormir deve ser em um local bem iluminado e razoavelmente quente no apartamento.

A cama do animal de estimação não deve ser colocada perto de uma janela ou porta, em correntes de ar, perto de um aquecedor ou bateria... Uma pequena casa comprada em uma loja ou um canil feito por você pode funcionar como um local de dormir. Mas você pode sobreviver com uma simples espreguiçadeira.

Cuide com antecedência de pequenas tigelas, que devem ser colocadas próximas à área de dormir do animal. É melhor escolhê-los de materiais inoxidáveis. E também comece o treinamento para ir ao banheiro com antecedência. Isso pode ser feito em 2 meses. Primeiro, você pode ensinar seu cão a se aliviar com uma fralda especial e depois treiná-lo para uma caixa sanitária.

Recursos de alimentação

Os cães Shih Tzu podem ser alimentados com alimentos prontos da loja e produtos naturais. Atualmente, há um grande número de marcas premium de alimentos prontos para o consumo. Vamos considerar os principais.

Royal Canin

No sortimento você pode encontrar alimentos feitos especialmente para cães Shih Tzu, que é chamado de Shih Tzu Adulto. A dieta é baseada em arroz e carne de frango. A composição também contém óleo de peixe, extratos de uva e chá verde e óleo de soja. Essa alimentação pode ser dada a cachorros a partir dos 10 meses.

Acana

A gama de produtos deste fabricante inclui uma dieta alimentar, Concebido para raças pequenas - Raça Pequena Adulto. A base do cardápio pode ser carne de peru, frango, filé de linguado. Também inclui ovos de galinha.

Ao mesmo tempo, o alimento não contém grãos de arroz, cereais e batata, pois esses componentes podem causar uma reação alérgica no cão.

Orijen

Os principais ingredientes da dieta são: filé de peru, frango, ovos de galinha, arenque ou linguado. Quase todos os alimentos dessa marca não contêm cereais que podem causar alergia no animal.

Às vezes, na fabricação de ração, fígado de frango ou peru liofilizado também é adicionado. Esses componentes podem melhorar o sabor e o aroma dos alimentos preparados.

Eukanuba

O sortimento inclui um menu criado especialmente para raças de cães em miniatura. A base é a carne de frango. Essa dieta sustenta o peso do cão e contribui para o bom estado da pele. E também não permite a formação de pedra nos dentes do animal.

Plano pro Purina

Este cardápio é elaborado com base em filé de frango e grãos de arroz. Inclui suplementos vitamínicos e minerais especiais que proporcionam um excelente estado da pele, cabelo, articulações. Este fabricante produz rações secas prontas e alimentos enlatados em latas.

Cachorro feliz

Este fabricante também produz alimentos especificamente para raças de cães pequenos. Inclui carne de coelho e filetes de salmão. Durante a produção, os grânulos secos são feitos pequenos, ideais para cachorros pequenos.

Ouro Nutra

Hoje esta marca produz alimentos para pequenas raças de cães. O ingrediente principal é a carne de frango, que é cuidadosamente pré-processada. E também a composição contém componentes de cereais.

Este alimento contém vários suplementos vitamínicos e minerais. Eles garantem o metabolismo normal do corpo do animal. E também contribuem para a manutenção da boa forma física e rápida recuperação de energia.

Hoje em dia, muitos proprietários preferem alimentos naturais. Lembre-se de que todos os ingredientes que são oferecidos ao Shih Tzu devem ser frescos e de boa qualidade.

O alimento natural para essa raça deve necessariamente conter carne crua. É permitido ferver um pouco o filé. As peças mais utilizadas são pedaços de carne, coelho ou frango.

A dieta também deve incluir vísceras, incluindo fígado e pulmão. O mingau de leite também é uma ótima opção para o cão. Portanto, para eles geralmente se prepara aveia, trigo sarraceno ou arroz.

Produtos lácteos fermentados também podem ser excelentes para esta raça.... Na maioria das vezes, eles recebem kefir ou queijo cottage (é melhor usar o caseiro). Animais de estimação podem receber ovos de galinha, mas isso não deve ser feito mais do que 1-2 vezes por semana.

O Shih Tzu pode ser adequado para peixes. Melhor escolher variedades marinhas. Eles precisam ser administrados no máximo 2 a 3 vezes por semana. Os vegetais são uma boa opção, mas são melhor servidos como purê de batata com uma pequena quantidade de óleo de peixe ou óleo vegetal.

Os suplementos multivitamínicos são um bom complemento à nutrição natural. Eles contêm uma grande quantidade de fósforo e cálcio, que são necessários para o corpo do animal.

Existem alimentos que não devem ser dados a cães Shih Tzu.

  • Leite... Com a idade, o animal praticamente deixa de digerir a lactose, que se encontra em grandes quantidades no leite. Em adultos, pode causar uma reação alérgica. Esse componente pode ser substituído por produtos lácteos fermentados.
  • Peixe cru. Esse tipo de peixe não deve ser dado a Shih Tzu, pois costuma estar infectado com vermes.Além disso, as variedades de rios contêm um grande número de pequenos ossos que podem ferir um animal, portanto, esse produto deve primeiro ser fervido.
  • Carne de porco. Pertence ao tipo de carne gordurosa, por isso será difícil para o cão digeri-la.
  • Produtos fumados (enchidos, enchidos). Esses ingredientes podem causar danos significativos ao fígado do seu cão. Eles também são capazes de interromper os processos do sistema digestivo.
  • Sal. Pode perturbar o equilíbrio de fluidos e eletrólitos do seu animal de estimação, o que pode causar convulsões ou até mesmo insuficiência cardíaca.
  • Doces. Chocolate, açúcar e outros doces podem atrapalhar os processos digestivos do seu cão e arruinar seus dentes.
  • Café. Este produto pode causar um aumento repentino da pressão arterial no animal, palpitações cardíacas, vômitos e até convulsões.
  • Uva. Em animais de estimação, quando consumido em grandes quantidades, pode causar insuficiência renal. E também não abuse das passas.
  • Alho e cebola... Eles podem causar graves problemas de estômago. Se consumido em grandes quantidades, pode levar à ruptura da estrutura das células sanguíneas do corpo.
  • Semolina... Este tipo de cereal é mal digerido pelos cães, por isso também deve ser completamente excluído da dieta de Shih Tzu.
  • Abacate... Este produto pode causar vômito ou diarréia em seu animal de estimação.

lembre-se disso um cachorrinho pequeno deve ser alimentado 4 vezes ao dia... A ingestão diária de alimentos deve ser de 5 a 7% do peso do animal. Os adultos podem ser alimentados apenas 2 vezes ao dia, enquanto a taxa diária deve ser igual a 2-4% do peso do animal.

Se você tirou um filhote do canil, precisa alimentá-lo com a mesma comida que ficou no canil por um curto período. Caso contrário, uma mudança repentina na dieta pode causar uma resposta estressante de Shih Tzu. Quando o filhote estiver totalmente confortável na nova casa, o cardápio já pode ser ajustado.

Lembre-se de monitorar as reações de seu cão à comida. Se o animal apresentar coceira aguda, vômito ou lacrimejamento, isso pode indicar a má qualidade dos ingredientes do cardápio.

Como cuidar da sua aparência?

Os cães desta raça devem ser banhados com freqüência. Este procedimento é realizado melhor uma vez por semana. Afinal, a lã pura praticamente não se confunde em um animal, e os emaranhados não se formam.

Para dar banho em seu animal de estimação, você precisa transferi-lo cuidadosamente para uma bacia ou banheira. Um tapete de borracha deve ser colocado na parte inferior.... É colocado de forma que as patas do animal não escorreguem durante o banho.

As águas balneares devem ser 36-38 graus. Você precisa banhar seu Shih Tzu com um shampoo especial para animais. Durante o procedimento, é necessário enxaguar abundantemente os locais entre os dedos, estômago e costas.

A espuma resultante é lavada várias vezes. Um condicionador pode ser usado para facilitar a escovação. Antes e depois do banho, o animal deve ser penteado.

Para que o animal seque mais rápido, é melhor envolvê-lo com cuidado em duas toalhas de banho grossas. O cão também pode ser seco com um secador de cabelo.

Vale a pena pentear os animais desta raça todos os dias. Além disso, para cada procedimento você deve alocar pelo menos 30 minutos. Se isso não for feito, os tapetes começarão a se formar rapidamente no cão.

Shih Tzu deve aprender esse procedimento com a idade de 6 semanas. Para fazer isso, use um pente com dentes raros e duros e uma escova de massagem especial.

Se você não quiser escovar o animal constantemente, pode apará-lo curto. Isso costuma ser feito no outono e na primavera, pois nesses períodos, durante as caminhadas, os animais de estimação acumulam muita sujeira no pelo.

O animal não deve ser penteado com pêlo seco. Anteriormente, a linha do cabelo era bem umedecida com um condicionador úmido especial. Se um grande número de tapetes se formar no corpo, eles são removidos com um cortador de tapetes especial.

Conforme a linha do cabelo cresce, cortes de cabelo precisam ser feitos. Via de regra, são realizados uma vez por mês. Este procedimento não precisa ser feito em salões especiais, você pode fazer em casa com as próprias mãos.

Na maioria das vezes, os membros e a base da cauda são cortados. Se o seu animal vai participar de exposições, não deve cortá-lo, pois neste caso o Shih Tzu deve ter uma pelagem longa e grossa.

Você também deve cuidar de suas unhas. Eles devem ser aparados periodicamente. Recomenda-se fazer isso após o banho, quando as placas ungueais ficam moles. Você só precisa cortar a parte superior.

Você precisa cuidar de seus olhos. É necessário retirar os pelos da cabeça em um rabo de cavalo para que não entre neles.

A azedura dos olhos deve ser removida regularmente com uma esponja umedecida em uma loção especial ou água destilada.

Educação

Um cão deve ser criado desde tenra idade. Os cães desta raça possuem excelente inteligência, portanto o treinamento é fácil. Durante o treinamento, eles serão capazes de realizar comandos simples (trazer chinelo, dar uma pata).

Em primeiro lugar, o animal é treinado andando frequentemente do lado de fora. Assim ele se acostumará rapidamente com a sociedade, e será possível estabelecer contato com o filhote.

Em seguida, o animal é treinado para ir ao banheiro. Primeiro, para o Shih Tzu, você pode colocar um pequeno pedaço de uma fralda especial. Depois que o animal se acostumar, será possível mostrá-lo à bandeja, no fundo da qual é colocada uma fralda velha.

Cão andando

Os filhotes podem ser passeados aos 3,5 ou 4 meses de idade. Inicialmente, a caminhada não deve durar mais do que 15 minutos. Indivíduos pequenos devem ser levados para fora até cinco vezes ao dia.

Conforme o filhote cresce, o número de caminhadas por dia começa a diminuir, enquanto sua duração aumenta com o tempo. Para os adultos, apenas uma hora de caminhada por dia será suficiente.

Após cada chegada da rua, é necessário examinar cuidadosamente os membros, olhos, orelhas e cabelos. É necessário retirar imediatamente a sujeira aderida durante a caminhada. E você também deve se certificar de que não há carrapatos no cão.

Cuidados de saúde

O Shih Tzu é considerado uma raça robusta de cães. Além disso, seus representantes são centenários e podem viver até 20 anos. Mas, ao mesmo tempo, ainda existem algumas doenças às quais esses animais são mais suscetíveis. Portanto, você precisa monitorar constantemente os olhos do seu animal de estimação. Os indivíduos costumam sofrer de catarata, volvo e distiquíase.

Para que os olhos do seu animal voltem ao normal, eles precisam ser enxaguados periodicamente com água limpa ou produtos especiais. Uma excelente medida preventiva será a inclusão no cardápio de alimentos com alto teor de vitamina A e suplementos multivitamínicos adicionais.

Freqüentemente, Shih Tzu também sofre de distúrbios nos discos intervertebrais. Neste caso, o cão não deve subir em superfícies elevadas. E também é preciso ter certeza de que o animal não pule de camas, mesas ou cadeiras.

E também alguns indivíduos desta raça, com cuidados e nutrição inadequados, podem sofrer de doenças da coluna, fígado, coração ou dentes. Para evitar problemas de saúde, os cães Shih Tzu recebem vacinas obrigatórias.

Inicialmente, os filhotes recebem dois cursos de vacinação. A primeira deve ocorrer quando o animal tem 8 ou 9 semanas. A segunda é feita quando o filhote tem 10 ou 12 semanas.

Conforme seu animal de estimação fica mais velho, as vacinas devem ser feitas todos os anos. Shih Tzu são vacinados contra várias doenças:

  • praga;
  • parainfluenza;
  • Doença de Lyme
  • leptospirose;
  • enterite por parvovírus;
  • raiva.

Alguns indivíduos Shih Tzu sofrem de urolitíase, que é mais comumente vista em homens. Ela se desenvolve devido ao estilo de vida sedentário ou ao excesso de proteínas no corpo do filhote. Também pode ser causado por falta de água na dieta.

Ao comprar um filhote desta raça, certifique-se de que ele não possui doenças genéticas.Na verdade, alguns deles podem subsequentemente levar a doenças cardíacas ou colapso da traqueia.

Você aprenderá mais sobre como aparar seu Shih Tzu no vídeo a seguir.

1 comentário

Obrigado, uma história muito útil sobre Shih Tzu: como cortar e o que alimentar.

Moda

a beleza

casa