Cães

Cão de Chongqing: descrição da raça, alimentação e cuidados

Cão de Chongqing: descrição da raça, alimentação e cuidados
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Prós e contras da raça
  5. Características do conteúdo
  6. O que alimentar?
  7. Como cuidar?
  8. Educação e treinamento
  9. Doenças

Chongqing, ou Bulldog Chinês, é uma das raças mais raras e, mesmo na China, a população desses cães incomuns chega a apenas algumas centenas. A singularidade de Chongqing reside principalmente no fato de que seu pool genético não contém o sangue de outras raças, razão pela qual os Buldogues Chineses são considerados uma população primitiva. Desde os tempos antigos, esses animais são valorizados por sua lealdade ao dono, destemor e as habilidades de um excelente caçador.

História de origem

A história do surgimento da raça Chongqing está enraizada em um passado distante, mas há poucas informações sobre sua origem em fontes chinesas. Sabe-se apenas que os cães vêm das proximidades da cidade de Chongqing, província de Sichuan, e as primeiras menções a eles datam do século III aC. AC: à época do reinado da dinastia Han... Naquela época, a criação de animais florescia no território da China, e os ancestrais do Chongqing moderno ajudavam os camponeses a pastorear os rebanhos e proteger suas propriedades dos ataques dos nômades. Além disso, apenas os cães mais resistentes e destemidos foram selecionados para o serviço de guarda e segurança, o resto foi simplesmente comido. Como resultado, apenas os representantes mais fortes e fortes da raça foram autorizados a procriar, que transmitiram suas melhores qualidades de trabalho para seus descendentes.

Na primeira metade do século 20, a população de Bulldog Chinês estava à beira da extinção, e sobreviveu graças aos entusiastas e verdadeiros conhecedores da raça. Somente no final do século, os adestradores de cães chineses se preocuparam com a preservação de Chongqing e começaram a trabalhar ativamente para restaurar a raça.No entanto, nem tudo correu tão bem como gostaríamos e, devido à epidemia de 2003, a maioria dos animais teve de ser eliminada.

Após a estabilização da situação epidemiológica, o trabalho de criação foi continuado e hoje, com o esforço de adestradores e criadores de cães, o número da população mundial aumentou para 2 mil indivíduos. Especialistas americanos dão uma grande contribuição para o desenvolvimento e restauração da raça., que, apesar do não reconhecimento de Chongqing pela Federação Cinológica Internacional, promove e populariza ativamente esta raça distinta. Quanto aos progenitores do Buldogue Chinês, não há consenso nos círculos de especialistas no assunto. A maioria deles, com base em semelhanças visuais com algumas outras raças da China, sugere que tenham um ancestral comum. Assim, a linguagem de cor azul escura, segundo os cientistas, fala de uma relação com o Chow Chow, e a pele enrugada indica uma relação com o Sharpei.

Considerando a história de origem da raça, é impossível não notar um ponto tão importante como o isolamento a longo prazo da população do mundo exterior... Por um lado, permitiu formar um exterior único e obter sangue puro e, por outro, conduziu a consequências negativas. Assim, por estar isolada e não receber infusão de sangue fresco, a raça passou por várias mutações que provocaram uma série de doenças hereditárias.

Com o tempo, as doenças se tornaram tão arraigadas que a aparência de um filhote de cachorro saudável era, na verdade, uma exceção. No entanto, esse estado de coisas é bastante típico da maioria das populações fechadas, onde as doenças estão firmemente fixadas no genótipo e são transmitidas a cada nova geração. Em muitos aspectos, foi esse fato que impediu o Chongqing de ganhar grande popularidade, uma vez que é bastante difícil e caro criar um cachorro assim em casa.

Hoje, poucos podem pagar a compra e manutenção de um Bulldog Chinês. Isso se deve ao pequeno número de canis, que podem ser contados de um lado, e ao custo muito alto dos filhotes. Seu preço começa em $ 3.700 e geralmente chega a $ 4.500.

Além disso, você pode comprar Chongqing de verdade apenas na China ou na América, e os criadores chineses, antes de vender um filhote, exigem documentos que comprovem que o comprador possui sua própria casa e os fundos necessários para manter um cão.

Descrição

O Bulldog Chinês é um cão de porte atlético que se assemelha ao Pit Bull americano no físico. O animal tem músculos bastante proeminentes, claramente visíveis através da pele elástica com pelos curtos. A altura dos machos varia de 35 a 45 cm, cadelas - de 30 a 40 cm.

Essa grande propagação no crescimento é devido à presença de 3 tipos de chongqing: pequeno, médio e grande, o que se explica pela formação em cada região de seu próprio tipo de raça. Assim, os buldogues de áreas montanhosas são notavelmente diferentes dos planas e, em comparação com eles, são mais atarracados e fortes. O peso dos machos, dependendo do tipo, varia de 14 a 25 kg, cadelas - de 12 a 20 kg.

Uma característica do Bulldog Chinês é uma cauda reta, grossa e de tamanho médio, pontiaguda na extremidade. É alto em relação à linha das costas e é totalmente desprovido de lã. A cabeça de Chongqing é um tanto desproporcional em comparação com o corpo e parece bastante grande. A parte superior do crânio é achatada, o que, combinado com as maçãs do rosto bem definidas, confere à cabeça uma forma quadrada. O focinho do bulldog é curto e largo, o que, combinado com uma cabeça quadrada, parece intimidante.

A língua do Bulldog Chinês é uniforme em preto e azul, mas manchas rosadas também são permitidas. O nariz é grande, preto, ligeiramente levantado acima do focinho, o que é bastante típico dos cães de caça. O focinho é ligeiramente enrugado, mas o número de rugas é muito menor que o de Sharpei e Pugs.Os olhos de Chongqing são sempre escuros e as orelhas sem pelos são triangulares, bem postas e inclinadas para frente.

Separadamente, deve ser dito sobre a lã. Na maioria dos Buldogues Chineses, é muito raro, razão pela qual os bichinhos parecem pelados, além disso, nas orelhas, cauda e às vezes no focinho, a pelagem está quase totalmente ausente. Onde o cabelo está presente, ele é curto, bastante áspero ao toque e tingido de tons castanhos. A pele negra é claramente visível através dela, o que cria a ilusão de uma máscara negra no focinho, assim como o animal possui cauda e orelhas pretas. O peito do cão é geralmente decorado com uma mancha branca. Recentemente, a linha de aparência de uma cor preta foi claramente traçada, no entanto, os especialistas acreditam que isso seja uma consequência do cruzamento - cruzamento.

Quanto à finalidade da raça, pertence à categoria dos cães de caça e guarda.No entanto, recentemente tem havido uma tendência de manter o chongqing como um companheiro e até mesmo um guia. Ressalta-se que somente os profissionais podem criar um cão para essas finalidades, portanto, na ausência de experiência e falta de confiança em suas habilidades, é melhor optar por uma raça mais simples.

De referir ainda que o cão pertence à categoria dos centenários e pode facilmente viver até 20 anos ou mais.

Personagem

Chongqing se distingue pela alta inteligência e caráter equilibrado, no entanto, reage de forma muito agressiva a animais e aves estrangeiras, o que é explicado por seus instintos de caça. Portanto, é melhor não trazer nem mesmo cães conhecidos para uma visita. Embora em território neutro, o cão ficará feliz em brincar com os mesmos cães e não mostrará nem mesmo um sinal de suspeita e má vontade em relação a eles.

Especialmente notáveis ​​são as excelentes qualidades de proteção dos Chongqings. O cão nunca deixará um visitante entrar na casa até receber o "sinal verde" do dono. E isso não se aplica apenas a estranhos, mas também a pessoas conhecidas do cão, e até mesmo a quem vem com frequência à sua casa.

Um tópico separado é a atitude em relação às crianças. Apesar de alguns criadores classificarem Chongqing como quase babás, eles não perdoam insultos e bullying de uma criança e podem rejeitar seriamente o jovem infrator. Se a criança é amistosa e não ofende o animal, então Chongqing, em resposta, está pronta para suportar as brincadeiras intermináveis ​​do bebê e até mesmo participar delas.

Portanto, quando tal cão aparece em casa com uma criança, é necessário conduzir uma conversa explicativa e informar as regras de conduta com um novo membro da família.

Prós e contras da raça

Recentemente, mais e mais pessoas começaram a mostrar interesse na raça Chongqing, o que se deve a uma série de vantagens indiscutíveis desses cães únicos e distintos.

  • Os representantes da raça distinguem-se por um caráter calmo e equilibrado e são capazes de fazer concessões.
  • Buldogues chineses tendem a tomar decisões independentes. Quando surge um perigo, o próprio cão determina o quão real é a ameaça e quando iniciar uma ação decisiva. Ao mesmo tempo, isso pode ser considerado um ponto negativo, pois se o Chongqing decidiu que o proprietário precisa de proteção, então é quase impossível convencê-lo disso.
  • A devoção ilimitada ao seu dono e sua família distingue esta raça de muitos outros cães de caça.
  • A inteligência elevada e as habilidades mentais excepcionais tornam possível prescindir de longas explicações, já que o animal entende uma pessoa literalmente à primeira vista.
  • Chongqing são cães muito corajosos e resolutos e, quando surge o perigo, eles correm, sem hesitação, para proteger propriedades e pessoas.
  • A alta sensibilidade permite que os buldogues determinem as intenções de um estranho à primeira vista e avisem imediatamente os proprietários sobre isso com seu comportamento fora do padrão.
  • Os cães são muito ativos e acompanham com alegria os donos nas corridas matinais.

Junto com muitas vantagens óbvias, a raça também tem desvantagens. Isso inclui zooagressão e instinto de caça, nos quais, ao criar coelhos e aves, você deverá cuidar seriamente de sua segurança. Além disso, o Chongqing pode não se dar bem com um cão de briga e é muito odiado pelos gatos.

Outra desvantagem da raça é a dificuldade em moldar a personalidade do animal. Apesar do cão ser inteligente, compreensivo e bem treinado, possui qualidades de liderança pronunciadas, o que pode causar dificuldades na sua educação. Isso é especialmente verdadeiro para os homens, que, se não reconhecerem o líder no dono, se tornarão incontroláveis. E também as desvantagens da raça incluem o custo muito alto dos filhotes, que se deve ao pequeno número de creches e à raridade da raça.

Características do conteúdo

O melhor lugar para manter Chongqing é em um quintal ou um pátio espaçoso. É categoricamente impossível manter um animal em um apartamento ou casa. Não só pode destruir toda a casa na ausência dos donos (isto é especialmente verdadeiro para cães jovens), o animal não receberá a quantidade necessária de atividade física de que necessita.

Portanto, Chongqing só é adequado para a manutenção de ruas, onde pode perceber suas qualidades protetoras, mantendo o território que lhe foi confiado sob controle vigilante.

Ao mesmo tempo, não é possível restringir a liberdade de movimento do animal por um aviário ou, pior ainda, por uma corrente. Chain Bulldogs são caracterizados por agressão descontrolada ou, pelo contrário, caem em depressão severa, que freqüentemente se transforma em uma doença grave. Portanto, o principal para Chongqing é a liberdade de movimento, que não deve ser privada dela em hipótese alguma.

No local, será necessária a construção de um amplo estande no qual o animal poderá se abrigar da chuva e dos fortes ventos. No inverno, os Chongqings costumam ser levados para dentro de casa, mas uma cabine aquecida seria a melhor solução. A área onde vive o buldogue chinês deve ser cercada com uma cerca alta e uma placa deve ser pendurada no portão alertando sobre a presença de um cachorro furioso.

O que alimentar?

Devido à origem natural da raça, seus representantes devem ser alimentados apenas com ração natural. A dieta do animal deve conter peru, carne bovina, frango e cordeiro, além de coração, fígado, rins, tripas e outras miudezas. Além disso, a participação da carne deve ser de pelo menos 50% do volume total, e a segunda metade da dieta deve consistir de trigo sarraceno, arroz ou cevada.

Os vegetais também são obrigatórios no menu. Além disso, eles podem ser fornecidos crus e assados. Os mais benéficos para o corpo do cão são espinafre e folhas de alface, abóbora, repolho, beterraba e abobrinha. Peixes magros, pré-cozidos e limpos de ossos grandes, e ovos podem ser dados duas vezes por semana.

O leite integral, é claro, não pode ser oferecido, mas os produtos lácteos fermentados serão úteis. O cão ficará feliz em comer queijo cottage misturado com gema crua e queijo duro. O animal às vezes pode ser mimado com porco seco e orelhas de boi, traqueia e ossos de mastigação feitos de veias comprimidas. Em nenhum caso você deve alimentar seu cão com ervilhas, feijão, batata, milho, picles, carnes defumadas, além de pães, doces e tortas.

Quanto à freqüência de alimentação, os filhotes devem ser alimentados de 5 a 6 vezes ao dia. Para um animal adulto, 2 refeições por dia serão suficientes. Farinha de ossos, óleo de peixe, vitaminas e minerais devem ser administrados como suplemento alimentar.

Como cuidar?

Os cuidados de Chongqing incluem uma série de atividades e procedimentos obrigatórios.

  • A penteabilidade dos cães é realizada a cada 2 semanas, removendo os pelos que caíram.Além disso, 1-3 vezes por mês, o cão é escovado com uma escova de borracha, enquanto massageia a pele, melhorando assim a circulação sanguínea.
  • Chongqing deve ser banhado a cada seis meses, com xampus naturais que não causem reações alérgicas. Após cada banho, a pele deve ser hidratada com cremes.
  • Recomenda-se escovar os dentes a cada 3 meses, usando acessórios especiais para cães.
  • As garras são aparadas conforme necessário, mas a maioria dos cães ficará feliz em esmagá-las durante as caminhadas.
  • Um exame oftalmológico é realizado diariamente e, caso sejam encontrados sintomas suspeitos, o médico veterinário é imediatamente informado.
  • As orelhas são limpas uma vez por mês com um cotonete embebido em óleo vegetal.

Educação e treinamento

    Chongqing é um cão para pessoas de caráter forte e requer treinamento sério. É importante avisar o mais cedo possível quem manda na casa, caso contrário o cão rapidamente tomará a iniciativa e dominará o dono. A criação de um filhote deve ser feita desde os primeiros dias de seu aparecimento na casa. Se um animal é levado como companheiro, então é necessário suprimir imediatamente sua agressão para com estranhos e animais.

    Se o cão deve ser usado para proteção, apenas um especialista experiente deve estar envolvido em seu treinamento. Um proprietário que não tenha mão firme e experiência na criação de raças complexas não deve assumir tal responsabilidade.

    Como prova disso, pode-se citar as críticas dos proprietários de Chongqing, que não aguentaram a educação sozinhos e receberam como resultado um cão malvado incontrolável, que com o tempo começaram a ter medo.

    Ao trabalhar sozinho com um buldogue, o principal é ser rigoroso e consistente e em nenhuma circunstância dar folga. Ao mesmo tempo, não é recomendável bater no animal, pois isso pode causar consequências imprevisíveis, e o cão vai crescer muito agressivo ou muito perseguido e covarde. A coisa mais difícil para educar Chongqing é ganhar autoridade com eles. Uma vez que isso possa ser alcançado, o treinamento adicional funcionará como um relógio. Caso contrário, o cão vai dominar. E também deve ser lembrado que Chongqing precisa de muito esforço físico, portanto, esse cão não é adequado para uma pessoa sedentária.

    Doenças

    O isolamento da população causou uma série de mutações que se transformaram em uma tendência hereditária a uma variedade de doenças. O ponto mais fraco do povo de Chongqing é a pele e os olhos. Os animais são propensos a dermatites frequentes, conjuntivite, inflamação da córnea e catarata. Além disso, problemas nas articulações, alergias alimentares e doenças respiratórias são comuns. Esta última costuma ser causada pela hipotermia do animal, que, devido à escassa cobertura de lã, não tolera muito bem o frio.

    Para evitar resfriados, é necessário fornecer ao cão roupas quentes e uma boa alimentação.

    Para mais informações sobre as características da raça, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa