Cães

Schipperke: descrição e conteúdo da raça

Schipperke: descrição e conteúdo da raça
Contente
  1. História de origem
  2. Características da raça
  3. Caráter e comportamento
  4. Vantagens e desvantagens
  5. Como escolher um cachorrinho?
  6. Manutenção e cuidados
  7. Nutrição
  8. Educação e treinamento
  9. Avaliações

O Schipperke é considerado um cão pastor ou um cão pastor em miniatura. Entre os criadores desses animais, ela tem uma demanda especial. Apesar de não ser adequado para a caça no sentido clássico, o Schipperke é ideal para a captura de pequenos roedores, coelhos e toupeiras. O material deste artigo dará ao leitor uma descrição dos representantes da raça, a história de origem desses cães, as nuances de seu caráter e os principais aspectos do conteúdo.

História de origem

Schipperke é traduzido do dialeto flamengo como "pequeno barqueiro" ou "menino pastor". Alguns treinadores de cães acreditam que uma tradução mais correta é a interpretação de "pastor em miniatura". Muito provavelmente, os ancestrais do cão criado na Bélgica são os chamados Leuvenars, que são pequenos cães pretos. Alguém atribuiu os animais ao Spitz, em sua terra natal eram considerados pastores.

A história do aparecimento de pequenos cães pastores remonta ao século XIV, quando os franceses, governando na Bélgica, publicaram uma lei proibindo a detenção de cães de grande porte para todos os residentes, com exceção dos aristocratas. Isso explica a criação do Leuvenar, a partir do qual o Schipperke evoluiu. Os habitantes da cidade tinham de ter cães, que deveriam desempenhar as mesmas funções de guarda que os cães grandes.

No século 15, os franceses foram expulsos pelos espanhóis. Naquela época, havia muitos cachorros pequenos na Bélgica. Eles eram excelentes na captura de ratos e camundongos, e também lidavam com a proteção de casas e pastagens. No século 16, as pessoas começaram a se preocupar em melhorar as características dos cães, embora o reconhecimento oficial tenha vindo mais tarde.Apesar do fato de que nessa época havia dois tipos de Pastores Belgas (grandes e pequenos), eram dos cachorros em miniatura que as pessoas gostavam mais.

Com o tempo, colecioná-los grandes caiu na proibição, que passou a ser praticada na Europa. Schipperkes começou a se espalhar pelo continente. O primeiro padrão para representantes da raça foi desenvolvido em 1882 juntamente com o reconhecimento oficial. No entanto, também houve uma virada na formação da raça quando os filhotes foram exportados para o Reino Unido.

Foi o fato de os membros da realeza gostarem dos cachorros que gerou o boom do Schipperk. Além disso, não foi tanto o fato de terem adquirido um animal de estimação de raça pura que se preocupou em saber, mas os requisitos obrigatórios: cor preta, sem cauda e país de origem. Foi extremamente importante para eles para que os cachorros sejam trazidos da Bélgica. Nessa época, os belgas criaram o primeiro clube da raça. Foi aí que se iniciou a criação dos cães pretos, seu controle em todas as fases de desenvolvimento, pelo que hoje os cães parecem quase iguais aos do período de auge da moda.

No entanto, durante o período de hostilidades, o número de Schipperke diminuiu significativamente. Devido ao fato de os cães serem muito difundidos no exterior, após a guerra, a raça foi restaurada e criada sem envolver cães de outras raças. Apesar de esta raça não ser procurada em alguns países, ela não está ameaçada de extinção hoje. No entanto, o contexto climático de uma determinada região pode deixar sua marca na vida de um indivíduo.

Características da raça

A descrição do Schipperke é um tanto semelhante à descrição do Spitz, não pertencendo às raças decorativas dos anões. No entanto, os cães pastores têm suas próprias diferenças. Por fora são muito bonitos, de construção bastante harmoniosa e caracterizados por uma tripla capa de lã negra, por isso estes animais não têm medo do frio. Seu casaco de pele é bastante quente, fofo e grosso. Os cães são sexualmente distintos. Com base nisso, eles têm diferentes alturas e pesos, bem como diferenças nas proporções corporais.

Por seu tipo, o cão é bastante poderoso, o peso médio dos machos é de 8-9 kg, enquanto as fêmeas pesam na faixa de 5-8 kg. Como regra, a altura na cernelha desta raça é comparável ao comprimento do corpo.

Nos machos, mede em média 32-33 cm, o tamanho das cadelas não excede 31 cm. A cabeça do atirador não é longa, mas larga, seu formato é em forma de cunha. A testa é larga, as linhas superiores do focinho e do crânio são paralelas. O focinho do Schipperke é mais curto que o crânio e geralmente não ultrapassa a metade do comprimento da cabeça. O tipo de focinho é compacto, bem cuidado, afunila em direção ao nariz, os lábios da raça são densos, as bochechas e as maçãs do rosto são cheias.

O formato dos olhos nesses cães é amendoado, sua íris é marrom e o tamanho é relativamente pequeno. Eles são colocados rasos, não têm protuberâncias e seus contornos são sempre escuros. As orelhas do Schipperke são pequenas, eretas e eretas.

O nariz é pequeno, sempre preto. As maçãs do rosto e as sobrancelhas são um tanto convexas, mas moderadamente desenvolvidas, são limpas e se fundem suavemente com o focinho. A mordida em cães é correta, em forma de tesoura, mas também pode ser reta, o padrão permite plenitude incompleta. Por exemplo, um membro individual da raça pode não ter um terceiro ou segundo molar. Em outros cães, uma fórmula incompleta é a ausência dos primeiros pré-molares. Os próprios dentes são bastante fortes e bem inseridos nas mandíbulas.

O peito do Schipperke é rebaixado até os cotovelos, o corpo é proporcional, embora para alguns possa parecer largo e atarracado. O físico tende a ser quadrado, o pescoço é forte e poderoso, musculoso. Devido à volumosa gola de lã, parece grossa, a sua linha superior é ligeiramente curva.

A cernelha do Schipperke é expressiva, devido à densa juba, é especialmente perceptível nos machos. O dorso é reto, poderoso, o lombo é forte, a garupa é larga, sua parte traseira é arredondada.A linha inferior do corpo é baixada da frente do tórax até os cotovelos e elevada até o abdômen. A barriga em si não é flácida ou afundada.

O cão tem uma cauda alta. Quando o animal está calmo, pode atingir os jarretes e também pender com a ponta ligeiramente curvada. Quando o cão se move, ele sobe para a linha superior (geralmente não mais alto). E também a norma não proíbe que seja torcida ou atirada para trás. Às vezes, os cachorros desta raça nascem sem cauda ou podem ter uma cauda rudimentar (encurtada).

A norma não restringe este recurso e permite que cães com três tipos de cauda sejam mostrados. No entanto, em vários países europeus, a atracação é proibida, por isso é inaceitável trazer um cão sem cauda para esse tipo de evento. De acordo com o padrão regulamentado estabelecido pela Fédération Cynologique Internationale, os cães devem ser exclusivamente pretos. Na Inglaterra, pode ser dourado; na América, cores como chocolate, azulado e preto e castanho são permitidas.

Quanto aos membros, eles são paralelos, o comprimento das patas dianteiras do solo aos cotovelos é comparável à metade da altura do animal na cernelha. As patas traseiras localizam-se por baixo do corpo, devido às franjas parecem ser largas. Eles são um pouco mais longos que os da frente, têm garras curtas, mas fortes. A pele dos animais é lisa, a pele se ajusta confortavelmente ao longo do corpo. A pelagem do menor cão pastor é caracterizada por uma abundância de pêlos protetores. São retos, ásperos, grossos e secos ao toque.

O subpêlo de um cão é macio e denso, na área das orelhas, cabeça e metatarso o comprimento da pelagem é mais curto. A parte de trás das coxas é coberta por pelos longos, o que cria o efeito visual da calça.

Caráter e comportamento

Os cães mini-pastor só parecem fofinhos externamente. Em seus corações, esses animais parecem cães pastores de guarda de pleno direito. A determinação e a coragem lhes são inerentes, pois não conhecem o medo de todo e estão sempre dispostos a defender os seus donos e o território que lhes é confiado. Devido à sua natureza estática eles precisam de um hospedeiro energéticoque irá compartilhar seu desejo de movimento e atividade. Os cães são irrealisticamente enérgicos e alegres, razão pela qual podem ser chamados de geradores positivos.

Eles são ótimos companheirosque conseguem alegrar os proprietários na hora certa. Além disso, os Schipperke são muito curiosos, eles não vão sentar suas vidas em uma espreguiçadeira ou no sofá do mestre. O movimento é o crédito da sua vida, é importante para eles explorar algo constantemente.

Eles estão prontos para devotar uma parte considerável de seu tempo e atenção a seus proprietários. Este recurso é usado por criadores para treinar e educar cães mini-pastor, e os cães adoram atividades de uma forma lúdica. Adoram brincar com crianças, podem ser companheiros de criadores de esportes e toleram muito bem as viagens. Durante um período de fadiga, eles podem descansar no colo do dono, embora seu tempo de descanso, ao contrário dos gatos, não dure muito.

No entanto, olhares fofos podem enganar um criador inexperiente, porque um cão desta raça, como os cães pastores clássicos, é capaz de assumir uma posição de liderança na casa. Seu domínio na casa pode mudar completamente o ritmo normal de vida, por isso o proprietário deve mostrar perseverança e perseverança no treinamento. Como regra, esses cães não é recomendável começar com pessoas de temperamento fraco que permitem a criação de animais de estimação por conta própria.

Schipperke pode morar tanto em um apartamento quanto em uma casa particular. É claro que o indivíduo que mora na casa é mais desenvolvido, pois tem mais oportunidades de caminhar e se comunicar com o dono. O caráter e os hábitos do animal dependem completamente de quão bem ele foi criado. Isso explica a diferença no comportamento de cães da mesma raça. Um animal de estimação pode ser afetuoso e calmo, alegre e responsável.

Com a abordagem certa para o treinamento ele será dedicado não apenas a um mestre, mas também será capaz de aceitar todos os membros da família como “seus”. Um cão destreinado pode latir por muito tempo e de maneira brincalhona, o que é ruim se o animal morar em um prédio de apartamentos, pois isso pode afetar as relações com os vizinhos, ou mesmo prejudicá-los (por exemplo, isso é ruim se uma pessoa com enxaqueca viver Atrás da parede).

Um animal treinado não se permite uma demonstração desnecessária de sua voz. No entanto, independentemente da educação, Schipperke suporta dolorosamente uma mudança de residência, bem como uma mudança de proprietário. O cachorro desconfia de estranhos e estranhos. No entanto, ele constrói sua atitude em relação a alguns deles com base no relacionamento com essas pessoas de seu mestre.

Devido à presença de um casaco de pêlo espesso e quente, um cão desta raça pode viver tanto em casa como na rua em aviário ou estande. Ao mesmo tempo, como observam criadores experientes, basta olhar para um animal para entender onde ele mora. Um cachorro que mora na rua tem uma pelagem mais rica e mais espessa. O subpêlo desse casaco de pele é mais denso, a lã parece mais fofa do que os irmãos que ficam em casa ou apartamento.

Esses cães tendem a não mostrar sua relação com os indivíduos. Se em uma família eles adoram crianças, então outros criadores notam que seus animais de estimação não estão pedindo amizade com crianças. Em alguns casos, se a criança está entediada com eles, eles preferem ir para outros cômodos da casa. Animais mal treinados podem latir para crianças desconhecidas ou mostrar agressividade para com elas.

Vantagens e desvantagens

O Schipperke tem vantagens e desvantagens. Para alguns, um cão pode parecer temperamental e excessivamente ativo. No entanto, antes de pegar um cachorro assim, você precisa pesar suas chances: este cachorro é completamente inadequado para um dono preguiçoso que mudará a criação e o treinamento do animal de um dia para o outro. Os criadores também gostam do tamanho dos animais de estimação, por isso você pode até colocar esses animais em pequenos apartamentos... Alguns deles podem até ser carregados nas mãos e levados em uma viagem onde não causem muitos problemas aos donos.

Quanto às deficiências, elas incluem alopecia, que é uma doença auto-imune. Manifesta-se sob a forma de manchas calvas na pele e, com esta doença, podem ocorrer recidivas. Isso se deve a várias nuances, incluindo o estado de imunidade. As vantagens dos representantes da raça incluem, além do tamanho, inteligência e dedicação. Schipperke está pronto para pular "no fogo e na água" para seu dono.

Entre as desvantagens está o custo dos cachorros de raça pura. Seu preço é, em média, cerca de 80.000 rublos para um bebê de três meses. E também não despreze a quantidade considerável de tempo que terá de ser dedicado ao cão no processo de treinamento e preparação. Na verdade, a introdução de um filhote em casa pode alterar significativamente a rotina diária normal.

Como escolher um cachorrinho?

Hoje em dia, devido ao crescente número de vendas de cães de raça pura, é difícil para um comprador sem instrução entender como e onde conseguir um cão de raça pura. Você não deve fazer isso com pressa, sem conhecer o criador de perto, sem ter informações completas sobre ele. Geralmente, há menos risco de comprar um vira-lata de viveiros oficiais, onde os criadores cuidam de sua própria reputação.

Nesses locais, o comprador adquire filhotes com os documentos necessários (pedigree e passaporte veterinário). Quanto mais ancestrais com pedigree um bebê tiver, melhor. Um criador experiente pode apresentar um comprador potencial a outros compradores, as nuances de cuidados e manutenção de animais de estimação. Usualmente, o comprador adquire um filhote no canil, que já está vacinado e tem os primeiros começos de socialização.

Para ter uma ideia do padrão, antes de comprar, você precisa examinar as nuances do padrão. Se pouco disserem ao comprador, pode convidar um especialista para a compra, que examinará o cachorro de sua preferência, olhará em sua boca, examinará seus dentes, orelhas, avaliará o tipo corporal, determinará a qualidade das condições de detenção e a probabilidade dos riscos de certas doenças. O filhote escolhido deve ser moderadamente ativo e desenvolvido.

Você não deve levar um bebê que mente mais do que se move, e também não mostra nenhum interesse no futuro dono. É importante atentar para a posição das patas, marcha correta, gordura moderada, bom apetite. O indicador de saúde nesses filhotes é a atividade: se estiver baixa, o filhote está doente.

Manutenção e cuidados

Independentemente de o animal viver na rua ou em casa, ele não pode ser trancado o dia todo em um apartamento ou aviário. Este não é um cão decorativo, mas sim uma raça de trabalho, por isso o animal precisa de caminhadas e treino diários. Os representantes desta raça precisam estar cientes de sua própria utilidade. Caso contrário, encontrarão atividades por conta própria, e nem sempre boas. Por exemplo, acordar os proprietários com latidos altos, restaurar a ordem nos armários, na cozinha e nas outras divisões da casa.

Um animal treinado não se permitirá girar sob seus pés. Pode ser mantido na rua sem muitos problemas no inverno. Esses cães adoram neve e também toleram bem o calor. No entanto, independentemente da idade e do sexo, o criador terá que monitorar constantemente a condição de sua pelagem. É especialmente importante fazê-lo durante o período da muda sazonal, uma vez que o subpêlo coletado durante o inverno muitas vezes permanece no toldo, o que leva à formação de emaranhados.

A muda desses cães dura em média duas semanas, ao mesmo tempo, para eliminar os cabelos mortos, você precisa usar uma única fileira e uma capa impermeável. Nos outros dias, para manter o apelo estético da pelagem do cão basta pentear duas vezes por semana com uma escova de massagem.

Se desejar, você pode comprar um furminator para o animal, através do qual o dono pode remover de forma rápida e indolor os pelos mortos do casaco de pele.

A pelagem de um cão bem tratado é brilhante e forte. Sua pele não é propensa a alergias e ressecamento. Se o proprietário perceber uma queda excessiva de cabelo com o casaco de pele, isso indica uma dieta inadequada e a necessidade de consultar o veterinário.

O Schipperke não precisa se banhar com muita frequência, mesmo que o dono ache que o cachorro deve estar perfeitamente limpo... O cão de trabalho, via de regra, tem a pelagem áspera e reta, por isso não é propenso a pegar e acumular sujeira. Para cães que participam de exposições, os criadores compram xampus especiais para lã preta. Com a ajuda deles, eles mascaram a ferrugem que aparece nos animais de estimação após uma exposição prolongada ao sol. Vale a pena dar banho em seu animal de estimação no máximo uma vez a cada dois meses.

Os animais da exposição são lavados com mais frequência, não se esquecendo de o fazer antes da própria exposição, para a qual visitam um tratador. Ao lavar, você deve usar um shampoo pet para cães de pêlo curto e um condicionador especial para cães. Criadores experientes lavam suas patas e genitais após caminhar. O treinamento em higiene faz parte da educação dos pais. Deve ser feito desde cedo no cão.

Orelhas e olhos devem ser examinados constantemente; se for constatada contaminação, eles são removidos. A cera das aurículas é removida com um algodão úmido. Se um odor desagradável for detectado nas orelhas, o cão é levado imediatamente ao veterinário. Entre outros sinais que exigem uma visita urgente ao médico, os especialistas observam vermelhidão da pele, inchaço e coceira constante das orelhas. Você não pode fazer o tratamento sozinho, porque muitas vezes é isso que agrava a situação.

Os olhos são examinados regularmente, para evitar a acidificação, são limpos uma vez por semana com pano sem fiapos embebido em caldo de camomila. Ao mesmo tempo, um novo pano é colocado em cada olho.Se houver vermelhidão e acidez, o cão é levado ao veterinário. A mesma regra se aplica aos casos em que o animal apresenta lacrimejamento profuso e inchaço das pálpebras.

É aconselhável não limpar as patas com pano úmido após cada caminhada, mas lavá-las. Portanto, é melhor ver, rachaduras ou outras feridas apareceram nas almofadas. Se forem, são tratados com um anti-séptico. Para evitar rachaduras, é necessário lubrificar as almofadas das patas com óleo vegetal. Ele também precisa ser incluído na dieta.

Para manusear as garras, é adquirido um cortador de garras, que é usado no máximo uma vez por semana. Após cortar as pontas das garras, lixe-as com uma lima, ensine o cão a um procedimento semelhante com suas garras jovens, incentivando-o à paciência. É imprescindível escovar os dentes do seu animal, caso contrário, eles rapidamente ficarão cobertos por uma camada amarela e se desgastarão. Além disso, a sujeira se acumula entre eles, o que causa a formação de tártaro.

Não se pode usar pasta humana, pois os cães não gostam de cheiro de mentol e espuma. Você precisa passear com o cachorro duas ou até três vezes por dia, enquanto o passeio noturno deve ser mais longo. O tratamento de vermes e outros parasitas deve ser realizado em tempo hábil. Se forem encontrados carrapatos, é necessário consultar um médico urgentemente.

Nutrição

A Schipperke deve ser alimentada corretamente: sua alimentação deve ser balanceada, contendo vitaminas e minerais essenciais. É geralmente aceito que esses cães comem tudo o que lhes é dado. No entanto, isso não significa de forma alguma que a comida da mesa do dono seja adequada para animais de estimação. Alimentos não fumados nem fritos são adequados para os alimentar, pois são prejudiciais à digestão. Tanto a comida natural quanto a comida industrial pronta são adequadas para esses cães. premium (e também holístico).

Ao comprar ração pronta, preste atenção ao seu tipo e classe. É importante que se destine a cães ativos, adequado para a idade e contenha carne natural. Ração barata não serve para nada e com o uso constante, irritam o estômago dos animais, perturbam o sistema digestivo.

Um cachorrinho é alimentado cerca de 5 a 6 vezes ao dia. Quando ele tem 2 meses de idade, um alimento é removido. Aos 4 meses, o animal não deve comer mais do que 4-5 vezes ao dia. Um cachorrinho de meio ano come ainda menos frequentemente: não deve ser alimentado com mais frequência 4 vezes. Aos 8 meses, o animal é alimentado 3 vezes ao dia. Para um cão adulto, ainda menos frequentemente - duas vezes por dia.

Quando o alimento natural é escolhido como base da dieta, o proprietário monitora seu equilíbrio e a quantidade de substâncias necessárias. Por exemplo, a dieta deve conter carnes magras (cozidas ou crus), ervas, cereais, vegetais, bem como frutas e peixes do mar (sem espinhas). Tanto um filhote quanto um cão adulto precisam de kefir e queijo cottage. A lista de produtos proibidos inclui carnes defumadas, peixes de rio, chocolates, nozes, doces, salgados e temperos.

O animal, independente da hora da alimentação, deve ter sempre uma tigela de água doce ao ar livre. A água deve ser trocada todos os dias e os alimentos devem ser frescos e não quentes. Você precisa alimentar o cachorro depois de caminhar. O tempo de alimentação não deve ultrapassar 15-20 minutos, após os quais as sobras são removidas para não prejudicar o apetite do animal.

Educação e treinamento

O cachorro Schipperke precisa de socialização precoce. Quanto mais cedo o dono começar seu treinamento e educação, mais chances ele terá de criar um amigo fiel e companheiro confiável desde o filhote. É importante compreender que este cão não seguirá os comandos do dono se não se revelar interessante, por isso a abordagem do treino não deve ser enfadonha e monótona.

Você precisa treinar seu animal de estimação corretamente, combinando aulas com praticável atividade física, que deve ser regular, o que permitirá que o animal jogue fora o excesso de energia acumulado durante o período de crescimento e desenvolvimento. Schipperke pertence às raças de cães mais ativas, a inação literalmente arruína este cão, transformando-o em um agressor.Se o cão não está ocupado com nada, rapidamente se encontra em busca de um conflito, brigará com outros bichinhos que moram na casa e começará a se atirar nos convidados.

Frisbee, agilidade, estilo livre, obediência e manuseio são jogos e treinamento insubstituíveis. É necessário ensinar ao cachorro os comandos e regras da casa desde os primeiros dias de seu aparecimento. Vale a pena começar com comandos primitivos e aprender seu próprio apelido. Via de regra, isso leva um pouco de tempo, pois o bebê tenta chamar toda a atenção do dono, assim como a cada gesto seu. Se possível, é necessário ensinar ao animal a sabedoria de OKD e ZKS.

Além disso, o treinamento pode ser diversificado nadando e caminhando na trilha, enquanto o cão pode ser ensinado a nadar de diferentes maneiras, inclusive usando o comando "buscar" com um bastão. Por exemplo, você pode encontrar um corpo de água raso, jogar um pedaço de pau nele para que caia na água perto da costa. Gradualmente, o pau pode ser lançado mais longe, o que obriga o cão a ir cada vez mais para a água. Gradualmente, ela alcançará a borda em que seus pés não tocarão o fundo. Depois de vários comandos, o animal pode brincar e espirrar na água.

Importante! Os treinos não devem ser cansativos e longos, e em nenhuma circunstância devem ser acompanhados pelo grito de um mestre e descontentamento.

A pressão emocional sobre um animal de estimação é inaceitável: isso leva ao fato de o animal começar a se comportar de forma agressiva. Além disso, um cão desta raça não considera necessário obedecer a uma pessoa que grita, mesmo que seja o seu dono. Não posso me rebaixar a chicotadas: As atividades do cão devem ser relaxadas e divertidas. Os comandos padrão devem ser diluídos com os elementos do jogo, por meio dos quais o animal se lembrará mais rapidamente do material que está sendo estudado.

Avaliações

As críticas ao Schipperk são diferentes, o que se explica pelas diferentes opiniões dos criadores. Os cães podem ter personagens e temperamentos completamente diferentes. Alguns deles, segundo os proprietários, são muito ativos e curiosos. Outros, à medida que crescem, adquirem um certo grau de gravidade, o que lhes permite ser contidos nas relações com estranhos e crianças. No entanto, a maioria dos comentários deixados na vastidão da world wide web observa que esses cães são caracterizados por inquietação.

De acordo com as avaliações dos criadores, Schippercke vive em média até 10-12 anos. Nesse caso, os indivíduos podem ter doenças como doenças do sistema musculoesquelético e doenças oculares. Outros criadores se deparam com o fato de que os cães começam a mancar. Isso se deve ao esforço físico excessivo a que seus cães são submetidos. Proprietários experientes observam que a carga deve ser viável, caso contrário, ela terá um efeito prejudicial nas juntas.

Entre as críticas verdadeiras, existem opiniões diferentes, mas a maioria dos criadores diz a necessidade de monitorar a saúde do cão. Animais mais velhos são propensos a problemas como catarata, epilepsia, atrofia retinal, displasia e doenças da tireoide.

Para informações sobre como treinar e cuidar de um remetente, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa