Cães

Cão-lobo da Checoslováquia: história de origem, características de caráter e conteúdo

Cão-lobo da Checoslováquia: história de origem, características de caráter e conteúdo
Contente
  1. História de origem
  2. Descrição
  3. Personagem
  4. Prós e contras da raça
  5. Contente
  6. Educação e treinamento

Se você quer ter um amigo dedicado e determinado e ao mesmo tempo testar a si mesmo, sua paciência e autocontrole, força de caráter, então é difícil encontrar uma opção melhor do que um filhote de lobo tcheco. Anos de trabalho árduo renderão juros, e você obterá um homem bonito com um corpo musculoso e tonificado, forte e impetuoso, com um olhar incomum e penetrante de olhos amarelos curiosos.

A sábia natureza se preocupou em preservar na raça uma independência insaciável que requer respeito mútuo. Trate seu animal de estimação como uma pessoa e você terá o verdadeiro prazer de interagir com um amigo de verdade.

História de origem

O agora famoso cachorro-lobo tchecoslovaco tem um nome diferente: o cachorro-lobo tcheco (cachorro-lobo), o cão-lobo. Menos frequentemente - por um lobo, isto é, um animal obtido de um cão e um lobo.

O surgimento de tal híbrido, possuindo as melhores qualidades de um animal selvagem e de um cão doméstico, é uma tarefa com uma longa e interessante história. Sabe-se que os cães-lobo existiram na antiguidade, como evidenciam as medições arqueológicas de restos de animais, que têm milhares de anos. Muito provavelmente, tal cruzamento ocorreu involuntariamente, como resultado de curiosidades naturais.

Os primeiros experimentos direcionados na criação de cães lobo foram realizados no século XIV por criadores alemães. Além disso, os animais selvagens cruzam com diferentes raças de cães, por exemplo, com poodles. O experimento, por incrível que pareça, foi coroado de relativo sucesso - nasceram cerca de 200 filhotes.

No entanto, todos os cachorros herdaram principalmente o dominante "selvagem", demonstrando desconfiança, agressividade e não respondendo bem ao treino.Por razões óbvias, o experimento não recebeu seu desenvolvimento.

Em 1766, agora na Inglaterra, os cientistas tentaram cruzar um lobo e um cão pastor. A primeira ninhada única (9 cachorros) recebeu o nome de "cão Pomor". Alguns dos filhotes foram comprados pela nobreza inglesa, os outros foram para o zoológico.

Uma tentativa mais bem-sucedida foi o trabalho do criador holandês Lander Sarlos, que decidiu criar um cruzamento entre uma loba e um pastor alemão. A atividade de reprodução persistente do cientista durou desde 1930 e foi coroada de sucesso em 1975 - a raça foi reconhecida pelo clube holandês, e em 1990 recebeu reconhecimento internacional.

O Wolfhund holandês é extremamente parecido com o lobo. É uma raça com forte instinto gregário, desconfiado, espaço amoroso, engenhoso no ataque e sempre voltado para a vitória. O treinamento de Wolfhund é difícil.

O cão lobo tcheco é um dos melhores representantes do cão lobo. Os animais de estimação do criador tcheco Karel Hartl foram soltos em 1955, durante o cruzamento de espécimes especialmente selecionados de pastores alemães e lobos dos Cárpatos. A descendência revelou-se adequada para reprodução subsequente. A atividade reprodutiva mais persistente do cientista durou 10 anos, e os exemplares obtidos satisfizeram as principais qualidades de um cão militar.

Os cães-lobo têm sido usados ​​para realizar o serviço de fronteira desde 1965, mas o padrão para a raça foi adotado apenas em 1998 - os tchecos não tinham pressa em anunciar a nova raça de cães-lobo.

Wolfhund basicamente tcheco sociável, extremamente móvel, resistente, com excelente reação, destemido.

O animal é obediente, mas não tem inclinação para a obediência completa. Navega perfeitamente pelo terreno, não late (uiva). A raça é universal - pode ser usada como cão de guarda e de companhia.

Na prática doméstica, os cães-lobo Perm, obtidos por ordem do governo, ganharam fama. Os criadores domésticos conseguiram acasalar naturalmente uma loba e um pastor alemão macho. A prole resultante acabou tendo sucesso, porque sua socialização posterior foi produtiva... Hoje a raça é usada com sucesso em várias agências de aplicação da lei da Federação Russa.

O primeiro berçário de wolfhund na Rússia é o berçário Y. Ivanovich (São Petersburgo), que cruzou com sucesso o lobo canadense e o Malamute do Alasca.

Descrição

O cão-lobo tcheco tem características notáveis.

  • Peso típico os machos começam com 26-28 kg. As cadelas pesam menos - 20-22 kg. Os limites de peso final da raça não são fixados pelo padrão.
  • Dimensões na cernelha em machos de 65 a 67 cm, em cadelas de 60 a 62 cm Os limites mínimos do padrão são indicados. Em outras palavras, os parâmetros de um cão-lobo adulto da Tchecoslováquia podem muito bem exceder essas dimensões.
  • A raça é caracterizada por um tipo de cor zonal, com tons de cinza, prateado, cinza-amarelado ou avermelhado. Uma "máscara" de luz característica se destaca no rosto dos cães. A parte interna do pescoço e do tórax são de cor clara.
  • Cachorro mediano vive cerca de 13-18 anos.
  • Dos traços de caráter do cão-lobo, distinguem-se os seguintes: buscando independência, lealdade e devoção ao dono. A raça é resoluta, resistente e fisicamente bem desenvolvida.
  • As melhores qualidades cães-lobo estão em harmonia com alta inteligência e uma tendência a ações instantâneas independentes. Por exemplo, um cão-lobo está sempre pronto para ajudar uma pessoa que está se afogando, mesmo sem o comando apropriado do proprietário.
  • Os limites das inclinações de guarda e sentinela da raça são infinitos, Wolfdog é um guarda nato e leal de qualquer objeto (de um apartamento a chinelos).
  • Pegada entre os cães lobo é fenomenal, a força de sua mordida é várias vezes maior do que a força de qualquer irmão domesticado.
  • Cheiro Wolfhounds são naturalmente fortes. Eles são capazes de cheirar odores sutis a grandes distâncias. Não é de admirar que os lobos consigam distinguir uma pessoa saudável de um paciente com câncer pelo cheiro de sangue.
  • Alto nível de resistência psicológica Wolfdogs determina sua rápida adaptação às novas condições. Em espaços confinados, o animal se torna agressivo.

Existem lendas sobre o potencial de força e resistência dos Wolfhuns, eles são verdadeiramente universais: eles podem facilmente superar longas distâncias, são capazes de arrastar um trenó e imediatamente, sem dúvida, correr para a água para salvar um homem que está se afogando. Cachorros-lobos também são bons para a caça, porque podem rastrear o animal pelos cheiros, mesmo no escuro.

Os seguintes fatos oficialmente reconhecidos são indicativos.

  • Resistência excepcionalmente alta... Vlchak pode percorrer facilmente uma distância de 100 km a uma velocidade de até 12 km / h, sem sinais de cansaço no final do percurso. A oferta de continuar a corrida será aceita com paixão.
  • Grande força. Dois cães, mesmo com 12 anos, atrelados a um trenó, carregam facilmente seu dono.
  • O movimento específico de lobo é impressionante por sua leveza... O movimento é harmonioso, com passadas largas. A maioria dos lobos são amblers (quando correm, eles reorganizam suas patas unilaterais).
  • Wolfdog não consegue latir - ele uiva. Ao mesmo tempo, possui a mais ampla gama de formas de autoexpressão - rica linguagem corporal, diversas técnicas de rosnar, choramingar e, com menos frequência, grunhir.

É digno de nota que a covardia e a agressividade excessiva são motivos significativos para desqualificar um cão-lobo.

Personagem

Os lobos tchecos herdaram de seus ancestrais a tendência de levar um estilo de vida noturno. Eles dificilmente reconhecem o domínio do dono e são menos controláveis ​​em comparação com outras raças. É por isso que requerem uma formação profissional cuidada desde cedo. Só neste caso estão firmemente apegados ao dono, cuja mudança é quase impossível.

Além disso, Wolfdogs são extremamente desconfiados de estranhos, e quando um novo membro da família aparece, eles se acostumam com isso por um longo tempo. Freqüentemente, leva anos.

Os cães-lobo tchecos tratam as crianças de maneira diferente. Às vezes, eles são extremamente leais, mas também podem ficar irritados com eles se a criança for excessivamente intrusiva. Portanto, é melhor manter o cão em famílias onde as crianças têm mais de 10 anos.

O comportamento dos lobos com outros cães pode ser agressivo, mas eles são capazes de se dar bem em seu papel dominante. Assumir a posição de topo na hierarquia é relevante para eles. É por esta razão que costumam ser mantidos por profissionais experientes com cães do sexo oposto.

Como caçadores nativos, os cães-lobo tendem a caçar gatos, esquilos, ratos e outros animais. Os espécimes individuais podem ser perigosos para seus bons "vizinhos" com quem convivem há muito tempo. Deve-se estar preparado para tais características da raça e tentar minimizar os fatores potencialmente irritantes.

Wolfdogs tem um caráter único, o que torna a raça especial, ao contrário de cães ou lobos. Eles são muito leais. Os animais consideram o rebanho sua prioridade e estão prontos para sacrificar suas vidas pelo bem de seus companheiros.

Eles são ousados. Numa luta, o lobo, via de regra, não dá importância ao tamanho do inimigo ou ao número de atacantes e se envolve na batalha com toda a ferocidade inerente a um ancestral selvagem.

A natureza concedeu aos lobos a capacidade de permanecerem frios nas situações mais extremas, o que contribui em grande parte para a tomada de decisões independentes na ausência do dono.

O temperamento do cão é vivo e impetuoso, com reação instantânea. Um guarda vigilante e confiável, o cão-lobo guarda objetos até as instruções diretas do proprietário. Nisso ele é ajudado por uma desconfiança inata em relação aos estranhos. Wolfhund não deve ser subornado por estranhos com quaisquer iguarias ou conquistado de outras maneiras. O cão está sempre alerta e alerta, monitorando constantemente a situação e o ambiente.

Interessante que Ao contrário dos cães-lobo russos, seus irmãos tchecos se dão mais facilmente com animais de estimação e até gatos.

Wolfdogs aprecia a atenção de uma pessoa e aceita carinho.Mas se o cão sentir que o dono está ocupado, ele nunca vai impor sua sociedade, ele vai esperar. Esse tato natural do animal conquista. Wolfdogs são observadores e, como excelentes psicólogos, conseguem “ler” pela cara e pelos gestos, compreendendo perfeitamente o estado de espírito do dono.

Prós e contras da raça

A principal desvantagem da raça é o baixo nível de controlabilidade. Criadores e treinadores de cães nunca conseguiram trazer a raça para completar a obediência. Dada a força e o tamanho do animal, esse fator requer atenção especial.

Também nos referiremos às desvantagens da raça. independência natural.

Os especialistas também observam que, com uma longa ausência do dono, o cão lobo geralmente mostra uma agressividade considerável.

As vantagens da raça são óbvias:

  • devoção, uma tendência pronunciada de auto-sacrifício pelo bem da vida do dono;
  • alta inteligência e capacidade de responder instantaneamente às mudanças no ambiente;
  • determinação, alta condição física, excelente segurança e inclinações de sentinela;
  • incorruptibilidade completa;
  • sociabilidade com tato.

Apenas um adestrador de cães experiente, um líder claro com um caráter forte, pode lidar com um animal de estimação independente e obstinado.

É por isso que os amadores da cinologia não devem pegar lobos. Não é recomendado manter cães lobo em famílias com crianças.

Contente

O cão-lobo tchecoslovaco não é exigente com a guarda, sendo capaz de suportar o calor e temperaturas extremamente baixas. Por este motivo, são mais frequentemente mantidos ao ar livre. É contra-indicado manter o cão-lobo em uma corrente, mas deve ser mantido em um recinto especial com uma cerca confiável. A fechadura também não vai doer - um cão-lobo astuto pode facilmente se apossar de parafusos simples e, mais ainda, é capaz de desmontar barreiras de madeira.

O aviário está equipado com uma cabine, cuja entrada é geralmente forrada com material compactado que protege a "casa" em caso de vento e chuva. Wolfdogs são extremamente curiosos e não são avessos a provar de tudo. É inútil repreendê-lo pelos móveis roídos.

A preparação de um cão decente deve ser apropriada, especialmente em termos de preparação, manejo e controle. O cumprimento de uma série de regras simples no processo de cuidar de um cão é obrigatório.

  • A regularidade das longas caminhadas - pelo menos duas vezes por dia (amordaçado). Uma atenção especial deve ser dada à socialização dos animais jovens. Para isso, caminhadas em locais lotados são úteis. O cachorro precisa se acostumar com os sons da rua e o comportamento humano.
  • Tomando banho não é particularmente relevante para um cão lobo, uma vez que sua pelagem não é particularmente propensa a sujeira. O cão não tem medo de água e toma banho com prazer.
  • De forma sistemática - pelo menos uma vez por mês no inverno e uma vez a cada duas semanas no verão - o cão precisa limpe seus ouvidos.
  • Duas vezes por ano, nos galpões dos animais, a muda ocorre de forma extremamente abundante - quase toda a camada do subpêlo cai. Para uma melhoria qualitativa e aceleração da substituição da lã, é recomendado realizar tratamentos de água, no final do qual, com a ajuda de um compressor, o pêlo do cão é completamente soprado com ar quente. Ajuda a eliminar a queda dos cabelos, evita a formação de emaranhados e várias irritações cutâneas.
  • Corte de garra - o procedimento é viável para o próprio cão. Para isso, é importante proporcionar-lhe uma caminhada de qualidade nas mais diversas superfícies e com diversos obstáculos. Para condições domiciliares, será necessária assistência ao cão no encurtamento das garras, para as quais são utilizadas pinças especiais.
  • Dentes cães lobo e especialmente caninos requerem limpeza regular, que geralmente é feita em clínicas veterinárias.

    Depois de receber os jovens na creche, deve-se lembrar o que e como eles os alimentaram - a estratégia alimentar deve ser preservada. Isso contribui para uma melhor adaptação do filhote às novas e incomuns condições para ele. Além disso, uma das duas rotas de alimentação é usada.

    1. Opção natural prevê uma dieta rica em carnes, com inclusão de produtos de requeijão, ovos, kefirs, miudezas cozidas e frutos do mar com baixo teor de gordura.
    2. Opção de refeição pronta usando ração industrial (nível premium ou super-premium). Aqui existe um menu mais equilibrado que satura o corpo do animal com substâncias úteis.

    Os cães-lobo tchecos são cães com saúde de lobo e, graças ao trabalho de seleção, não desenvolvem doenças hereditárias. No entanto, o "calcanhar de Aquiles" está aqui presente na forma de uma certa tendência dos lobos para desenvolver defeitos (de natureza não hereditária) no sistema músculo-esquelético. Freqüentemente, eles têm uma formação incorreta das articulações do quadril, que se desenvolve com base em uma série de fatores:

    • erros nutricionais;
    • a dieta é pobre em cálcio;
    • falta de atividade física;
    • falta de caminhadas diárias;
    • cicatrização de lesões de baixa qualidade;
    • revestimento de piso deslizante.

    A doença indicada é bastante curável, mas o tratamento é demorado, exigindo muita paciência do proprietário e possíveis custos financeiros.

    As vacinações são relevantes porque realmente protegem os animais de estimação de patologias desagradáveis. O esquema de vacinação para lobos é semelhante ao esquema para pastores alemães:

    • vacinar um animal de estimação com a idade de um mês;
    • após 34 semanas após a primeira vacinação;
    • por volta de um ano de idade.

    Em seguida, o lobo é vacinado uma vez por ano. Dê medicamentos anti-helmínticos ao seu animal de estimação 7 a 10 dias antes da vacinação.

    Educação e treinamento

    É preciso muito esforço, tempo, paciência e perseverança para criar um amigo verdadeiro - uma raça difícil. Um cão emocional e inteligente por natureza tentará persistentemente e engenhosamente enganar o dono para fugir do treinamento. A monotonia a entedia rapidamente. É importante mostrar perseverança e firmeza, não dando ao animal a oportunidade de ditar seus termos.

    Nesse sentido, as recomendações a seguir são relevantes.

    • Você não deve levantar a voz para o animal, é importante manter-se sob controle em qualquer circunstância.
    • Seu papel social no par é o líder da matilha. Cachorros-lobos sentem a fraqueza do dono instantaneamente, e isso leva à perda de confiança no cão. Lembre-se de que o Wolfdog é uma pessoa que exige respeito. A coerção física e ainda mais impacto são excluídos. Caso contrário, o cão ficará agressivo.
    • A obediência do animal de estimação é reforçada por recompensas e não apenas na forma de guloseimas. Um cão de raciocínio rápido percebe de forma surpreendentemente sutil o elogio em palavras, entonações e movimentos do dono.

    Para o cão-lobo tchecoslovaco, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa