Esquis

Que bastões de esqui existem e como escolhê-los?

Que bastões de esqui existem e como escolhê-los?
Contente
  1. Características e finalidade do design
  2. Materiais de manufatura
  3. Visualizações
  4. Principais fabricantes
  5. Como escolher?

Bastões para esqui alpino são um componente importante da roupa de um esquiador. A seleção correta deste elemento afetará ainda mais a técnica do esquiador.

Características e finalidade do design

Bastões para esqui alpino são ajudantes indispensáveis ​​para um atleta. Sua principal tarefa pode ser chamada de manter a postura correta do patinador, bem como seu equilíbrio e equilíbrio. Bastões de esqui ajudam a acelerar durante a largada ou descida e também fornecem a oportunidade de empurrar e acelerar em uma superfície plana. Aliás, para esse fim, até mesmo alguns snowboarders experientes mantêm os bastões dobráveis ​​com eles durante a descida. Em situações de emergência, são as hastes que dão conta do suporte.

Isso é especialmente importante para iniciantes. Não devemos esquecer que este equipamento, em conjunto com a posição adequada das mãos, contribui para a realização confortável das curvas, ou seja, os elementos mais significativos do equipamento de esqui.

Os bastões de esqui alpino têm várias peças importantes. Uma alça, ou uma alça de plástico, cortiça ou borracha, tem formas diferentes. Seu objetivo é proporcionar uma pegada confiável da mão do patinador com um item do equipamento, sem escorregar e com conforto durante a operação.

Para os fabricantes de bastões de esqui, é o cabo que é a área em que é possível experimentar o design e, portanto, se destacar dos concorrentes.

A próxima parte do item, o cordão, é feito de couro ou material de náilon. Sua principal tarefa é proteger o esquiador de perder um stick.Atualmente, os modelos são produzidos com talabartes destacáveis, que, com uma forte carga na mão e com possibilidade de danos, se desprendem da base.

Em substituição ao talabarte, hoje também se pode usar uma luva especial com presilha, com a qual se torna uma só com a base. Os freeriders preferem cada vez mais palitos com talabarte de plástico, que é parte integrante do cabo.

Ao comprar estoque, é importante prestar atenção aos anéis. De modo geral, os modelos são destinados à movimentação em neve funda e solta ou superfícies planas, e os pequenos - para a condução em pistas especiais com neve dura. A principal função da peça é evitar que as hastes afundem na superfície durante a imersão. Atualmente, são apresentados no mercado anéis de diversos formatos, tamanhos e materiais de fabricação.

Um poste de esqui sem essa parte é praticamente inútil.

A ponta do elemento do equipamento pode ser cônica, serrilhada ou ter a forma de um cone inverso. Os modelos que externamente se parecem com coroas dentadas são recomendados para operação em estradas geladas. A haste (também conhecida como eixo) é a base na qual todas as outras peças são fixadas.

Ele é criado a partir de um sólido ou de um tubo composto. A rigidez da peça é medida em unidades arbitrárias. Um indicador de até 5 unidades é recomendado para iniciantes e amadores, igual a 5 unidades para especialistas e mais de 6 unidades para profissionais. A haste telescópica é formada por 2 ou 3 curvas. Alguns modelos são equipados adicionalmente com uma corda interna, o que lhes permite adquirir rapidamente uma condição de trabalho.

Vale ressaltar que existem vários engates plásticos (proteções) que garantem a segurança das mãos contra o toque nos portões ou postes durante a ultrapassagem dos trilhos equipados. Um modelo com uma alça redster para proteção de slalom também está disponível.

Materiais de manufatura

O alumínio é o material mais comum e mais barato para a produção de bastões de esqui. É usado, é claro, não em sua forma pura, mas com impurezas de outros metais. Sua grande vantagem é que o alumínio não quebra quando sobrecarregado, mas primeiro se dobra ao meio ou simplesmente dobra. Esses modelos são geralmente adquiridos por atletas novatos que não têm requisitos especiais.

Os bastões compostos incluem aqueles que são feitos à base de fibra de carbono, fibra de carbono, bambu, grafite e suas ligas. Eles são mais caros do que os de alumínio e pesam menos. A principal desvantagem do material é chamada de delaminação instantânea ou mesmo quebra das varas em duas partes com o impacto.

Os elementos de fibra de vidro se deterioram ao menor corte, embora apresentem alta resistência a meios agressivos. Modelos feitos de fibra de carbono cara são mais fortes, mas mais leves do que os de alumínio. A produção de equipamentos de bambu não agride o meio ambiente. Além disso, este material é considerado ainda mais resistente do que o alumínio. A fabricação do equipamento é geralmente feita à mão.

É comum projetar as pontas dos bastões de esqui de ligas duras, por exemplo, aço. Em amostras caras, também existem peças feitas de carboneto de tungstênio e outras juntas fortes.

Visualizações

Conforme mencionado acima, os bastões de esqui são divididos em telescópicos e sólidos. Os dois joelhos são dobrados ao meio e os três joelhos são divididos em três fragmentos. Estas últimas, respectivamente, são mais compactas e adequadas para transporte em mochila. O cabo, passado pelos tubos dos postes, permite colocá-los em posição operacional em alguns instantes.

Esportes

Os bastões para esportes são feitos de materiais da mais alta qualidade. Alguns deles também são feitos de curvas: por exemplo, slalom gigante e supergigante requerem modelos de curvas médias, e de descida rápida - com curvatura máxima. A curvatura do equipamento melhora a aerodinâmica do atleta e evita que o gol seja travado. O núcleo de uma série de modelos esportivos tem um corte triangular, que proporciona redução de peso e aumento de força.

Parque

Nos parques, os esquiadores costumam praticar saltos de esqui, deslizando em estruturas e realizando manobras. Os manípulos para todas essas tarefas devem ser significativamente reduzidos e leves. A principal tarefa do elemento de equipamento é manter o equilíbrio e simplificar a condução na postura recuada.

Pista

Para os amadores de esqui nas pistas, além de caminhadas, eles criam modelos de alumínio ou carbono. Os primeiros são mais fortes e baratos, enquanto os segundos são mais flexíveis e, portanto, recuperáveis.

Aliás, vale citar o balão-stick, que permite despejar cerca de 75 mililitros de bebida dentro de cada caneta.

Fora de pista

O esqui freeride ou fora de pista requer a utilização de equipamentos com grandes anéis que impedem o "afogamento" na neve. Além disso, os atletas preferem se armar com postes telescópicos ajustáveis ​​que os ajudam a subir até o topo. Para um declive acentuado, os postes são encurtados, para um suave relevo eles são alongados, e as descidas são feitas com um comprimento padrão.

Principais fabricantes

A empresa alemã Leki pertence aos melhores fabricantes de bastões de esqui. Ela foi a primeira a apresentar ao mercado modelos de fibra de vidro e um sistema inovador de liberação automática de cinta. O sortimento da marca inclui modelos básicos feitos de alumínio, hastes telescópicas com um sistema de dobramento de clipe e uma pulseira Shark Trigger que se aperta automaticamente quando você pressiona um botão especial.

A empresa austríaca Atomic usa apenas matérias-primas ecológicas na produção. A vasta gama da marca inclui modelos adequados para iniciantes e atletas profissionais. Komperdell Schnapsstock (Áustria) é conhecido como um dos maiores fornecedores de Campeonatos Mundiais. Dentre a grande quantidade de modelos apresentados, você encontra um frasco em forma de bastão com tanque de 200 ml e um funil especial. Os entusiastas do esqui também podem voltar suas atenções para os produtos da empresa russa Stayer, da doméstica STC AVANTI RS e da norueguesa Swix Carbon.

Como escolher?

Para escolher os bastões de esqui certos, vários fatores devem ser levados em consideração. Em primeiro lugar, vale a pena falar sobre o comprimento das hastes: sua seleção deve ser feita de acordo com a altura do esquiador. É importante lembrar que este indicador é indicado em incrementos de 5 centímetros, ou seja, é 120, 125 ou 130 centímetros.

Modelos muito longos forçam você a andar na postura recuada, e muito curtos, respectivamente, inclinam-se fortemente para a frente e perdem um pouco do apoio. Como resultado, as pernas se cansam mais rápido e o manuseio do esqui piora. Independentemente do estilo de pilotagem e nível de habilidade, é importante que a parte superior do corpo esteja calma e a postura seja equilibrada.

Os bastões de esqui devem ser escolhidos de forma que seu comprimento corresponda à altura do atleta, de quem foram subtraídos 50 centímetros. Após os cálculos, o tamanho resultante deve ser verificado calçando botas de esqui, dobrando levemente os joelhos e segurando os bastões nas mãos: a articulação do cotovelo deve formar um ângulo reto.

Outro esquema de seleção é multiplicar sua altura por 0,7. A propósito, a técnica de pilotagem também deve ser levada em consideração: por exemplo, um estilo agressivo requer uma postura mais baixa e bastões curtos. Varas de até 110 centímetros são consideradas para crianças, e um adulto é recomendado usar amostras acima de 110 centímetros.

Ressalte-se ainda que os bastões curvos, assim como os telescópicos que alteram o comprimento, são destinados à prática de esportes profissionais. Para iniciantes, é melhor usar hastes retas simples que dão swing, mas não tocam na neve.

sem comentários

Moda

a beleza

casa