Esquis

Tudo sobre esqui cross-country para crianças

Tudo sobre esqui cross-country para crianças
Contente
  1. Visão geral da espécie
  2. Marcas de topo
  3. Elementos adicionais
  4. Como escolher esquis para uma criança?
  5. Dicas de cuidados

Os esquis de cross-country infantis são equipamentos esportivos populares que permitem desenvolver a coordenação de movimentos, a força e a resistência. Mas, na hora de comprar, os pais sempre se deparam com muitas dúvidas: como escolher os esquis para crianças de 3 a 4 anos e pré-escolares de 7 a 8 anos, levando em consideração a altura e o peso da criança, suas características individuais. Uma visão geral de todos os parâmetros importantes, kits populares para crianças e acessórios para eles o ajudará a tomar a decisão certa.

Visão geral da espécie

Os esquis de cross-country infantis, como os adultos, são divididos em tipos de acordo com o nível de treinamento do atleta e o estilo de esqui que ele está dominando. São esses parâmetros que afetam diretamente a forma como a criança vai pedalar na pista, a facilidade com que ela aprenderá novos elementos do curso.

A divisão inicial em grupos concentra-se na seleção de esquis para crianças com diferentes níveis de habilidade no esqui. À venda você encontra tanto as opções básicas mais simples, usadas sem lubrificação, quanto as semiprofissionais, para jovens atletas. Vamos olhar mais de perto.

  • Nível de entrada. Esses esquis são projetados para o esqui recreativo em uma velocidade mínima, versátil na escolha do curso. O revestimento de plástico tem entalhes ou permanece liso. Não há necessidade de lubrificar esses esquis na preparação para esquiar.
  • Semi-profissional. Os esquis cross-country desta classe são mais leves em comparação com os esquis recreativos - não mais do que 1,4 kg. Eles são caracterizados por maior rigidez. O plástico para o revestimento é de qualidade superior, e este, por sua vez, costuma ser adaptado para utilizar um lubrificante que é selecionado de acordo com o clima.
  • Especialista. Modelos para juniores e crianças seriamente envolvidas no esqui. Eles são divididos em tipos, levando em consideração as peculiaridades do percurso na hora de pedalar, com peso não superior a 1,3 kg. A lubrificação é sempre usada em tais modelos.
  • Esportes competitivos. As opções mais leves possíveis são de até 1100 G. Os esquis esportivos têm uma gradação de acordo com o tipo de superfície, grau de rigidez e distribuição de peso.

Se apenas os esquis básicos forem usados ​​no esqui amador, à medida que o profissionalismo cresce, sua escolha se torna cada vez mais difícil. Muitos fatores são levados em consideração aqui: desde a tez de um jovem atleta até as condições climáticas. Grande importância é atribuída ao peso dos equipamentos esportivos, sua finalidade e desempenho.

A divisão por estilo de esqui inclui três tipos de esquis.

  1. Clássico. O comprimento máximo de tais esquis é 207 cm, a suavidade ideal é média. Dentre as diferenças características no design de produtos para movimento com movimento clássico, pode-se denominar dedo do pé alongado e pontudo. Ao dirigir, o bloco toca a cobertura de neve.
  2. Patinação. São sempre mais curtos do que os clássicos, o limite de comprimento é de 192 cm, a ponta do pé é romba e existe um vão na zona de fixação que impede o contacto da superfície de deslizamento com a neve. Os esquis de patinação são resistentes e resistem a torções em qualquer direção.
  3. Combinado. Esses modelos são igualmente bem adaptados à execução de qualquer movimento. O comprimento de cada elemento é médio, podendo chegar a 2 m. Pelo seu design, estão mais próximos do "clássico".

Para os adolescentes, também existem modelos de esquis pensados ​​para o turismo extremo. Seu principal objetivo é afastar-se das trilhas batidas, na neve virgem. Esses esquis são muito difíceis, é inconveniente para as crianças dominarem o esqui.

Marcas de topo

Entre as empresas que produzem esquis cross-country para crianças, há fabricantes de kits profissionais e fabricantes de esqui amadores. Marcas austríacas estão entre as líderes Fischer e Atômico... Entre os kits de baixo custo, você deve ficar atento aos produtos. STC. "Olímpico" produz miniesquis de plástico e conjuntos para os mais pequenos.

Entre os modelos populares para crianças e adolescentes, há cinco opções de esqui cross-country ou conjuntos.

  • Atomic Redster S5 Junior. Esquis para patinar sem entalhes na superfície deslizante. Demonstram deslizamento seguro, vendidos sem fechos, mas com orifícios para a sua instalação (NNN, SNS). A rigidez média deixa mais espaço para balanceamento e manobra, e o núcleo é feito de espuma de poliuretano leve.
  • Fischer CRS Race Jr. Um versátil e leve para clássicos e patinação. Estes esquis não serrilhados, de média firmeza, são considerados a escolha perfeita para iniciantes ou crianças em idade escolar. O enchimento é de madeira, Wood Core, a laminação é feita de plástico flexível, tem uma micro-textura que é ótima para diferentes condições climáticas.
  • Nordway XC Bliss. Esquis baratos de produção russa para esquiar com um movimento clássico. Existem entalhes na parte deslizante. O kit inclui postes e amarrações.
  • Tisa Race Cap Universal Jr. Um modelo popular de esqui cross-country para aprender diferentes técnicas de esqui. A empresa é subsidiária da Fischer e mantém altos padrões de qualidade. Esquis combinados, com alma de madeira e laminação plástica, de baixa rigidez e excelente deslizamento.
  • STC SNN Sted Kid. O conjunto com amarrações e postes é a solução ideal para as aulas de educação física escolar. O revestimento da superfície deslizante não requer lubrificação, combinada, é conveniente na mudança de curso. O projeto possui um bloco de reforço de fibra de vidro.

Estas são algumas das melhores ofertas do mercado de esqui russo para o público infantil. Modelos leves e compactos podem ser encontrados tanto em soluções econômicas quanto em grandes marcas.

Elementos adicionais

Para um jovem esquiador, além do equipamento básico, você também precisará comprar muitos acessórios adicionais. Por exemplo, luvas à prova d'água que se ajustam confortavelmente à superfície do bastão. Também entre os acessórios necessários estão os seguintes componentes.

  1. Montagens. Se os esquis forem vendidos imediatamente com eles, você deve escolher a opção com a marcação NNN ou SNS. A primeira modificação da montagem possui flexores e guias longitudinais. O segundo é usado por atletas profissionais. Inclui modelos com fecho automático, podendo ser divididos em classes de acordo com o tipo de movimento.
  2. Botas. Devem corresponder às fixações, possuir casca exterior impermeável e interior termoisolante. O calçado infantil deve ser escolhido com um peso mínimo, mas resistente, não sujeito a deformações. Os modelos Ridge são sempre altos e resistentes, para os "clássicos" eles produzem modelos recortados com sola macia.
  3. Gravetos. Eles são selecionados com base na altura da criança. Ao andar em um movimento clássico, os bastões ficam apoiados nas axilas. Ao patinar, você precisará de opções com um comprimento logo acima do ombro. Os postes de alta qualidade são leves, rígidos e duráveis, 25–30 cm mais curtos do que a altura de uma criança.

Outros acessórios são selecionados individualmente. Podem ser capas e faixas para prender os esquis durante o armazenamento, lubrificantes para preparar para esquiar.

Como escolher esquis para uma criança?

A categoria infantil inclui esquis com comprimento de 110, 120, 130, 140, 150, 160 cm. É possível escolher os corretos para uma criança de 3 anos ou 4, 5, 6, levando apenas em consideração todos os fatores. Não é apenas o tamanho do estoque que importa. Antes de encontrar o conjunto perfeito para uma criança pequena ou escolar de 7, 8, 9 anos, você terá que calcular com precisão a carga por peso, levando em consideração a altura da criança. Caso contrário, a seleção será imprecisa.

Por peso

Acredita-se que os modelos de esqui infantil sejam produzidos exclusivamente para um usuário com peso de até 40 kg. É possível entender que o equipamento esportivo escolhido é adequado para uma criança de forma prática. Para isso, o jovem esquiador deve posicionar o conjunto de equipamentos na vertical, alinhando as superfícies de deslizamento. Depois disso, a criança agarra a área atrás do calcanhar do implemento com 2 mãos. Se o kit se encaixar, a lacuna se fechará gradual e suavemente.

Os sinais de que os esquis não são adequados para uma criança em particular, com tal verificação, serão os seguintes:

  • formação de um vão de mais de 2 mm sob o bloco;
  • batendo em um aperto rápido;
  • as meias divergem em vez de se juntar;
  • ao comprimir, os esforços são insuficientes.

O aparecimento de qualquer um destes sinais é um motivo para procurar um novo par de esquis.

Por altura

Os jovens atletas de 2 a 5 anos de idade são selecionados exclusivamente de acordo com sua altura. O comprimento do estoque pode ser de 1–2 cm. A partir dos 5 anos, essa diferença aumenta gradualmente. Os escolares mais novos, com 130 cm de altura, já esquiam com 1,5 m de comprimento e, nos adolescentes, as diferenças entre esses parâmetros chegam a 250 mm.

Considerando todos esses fatores na escolha dos esquis para uma criança, é possível conseguir uma combinação perfeita de todos os parâmetros do equipamento esportivo com sua altura e peso corporal. Além disso, se você tiver que se mover em um movimento clássico, deverá levar em consideração as peculiaridades das almofadas. É de três tipos.

  1. Curto 35-50 cm. Ele é projetado para movimentação em uma pista difícil, a área de contato com a neve é ​​mínima.
  2. Para neve de grão fino. As almofadas deste tipo têm 45-60 cm de comprimento. Os esquis não são rígidos, as meias têm maior elasticidade.
  3. Universal, para clima de transição. O comprimento do último é médio aqui, assim como a rigidez.

Pelo tipo de superfície deslizante, os esquis infantis também são classificados separadamente. A maioria dos modelos amadores tem acabamento em plástico entalhado. Esses esquis não requerem lubrificação, mas não serão capazes de mostrar esqui em alta velocidade. Nesse caso, será muito difícil deslizar na neve gelada.

Os esquis cross-country profissionais são feitos com um revestimento de polietileno de alto peso molecular, possuem ranhuras longitudinais na superfície de trabalho, requerem lubrificação obrigatória para as intempéries, tratamento com parafina.

Dicas de cuidados

Os esquis cross-country recreativos não precisam de uma preparação complicada ou demorada antes do uso. Basta protegê-los de impactos e quedas, limpá-los da sujeira e do pó.Modelos profissionais e esportivos com ranhuras longitudinais exigem uma abordagem mais cuidadosa. Sua superfície é tratada com graxa ou parafina de acordo com o clima usando um ferro de aquecimento especial. Para trabalhar, você precisa de uma superfície plana adequada sobre a qual possa colocar os esquis com a parte deslizante para cima.

Você precisa agir de uma determinada maneira ao aplicar o lubrificante.

  1. Esfregue as pontas da superfície de trabalho do esqui.
  2. Pré-aqueça o ferro a 100-150 graus. Finalize as pontas dos esquis para alinhamento.
  3. Deixe esfriar por 15 minutos. Remova o excesso de pomada com um raspador de plástico, movendo do dedo do pé na direção oposta.
  4. Pincele a superfície com fios de náilon.
  5. Limpe o calcanhar com uma lixa de grão zero.
  6. Prepare o meio do esqui. Distribua com ferro. Então moa.
  7. Aplique uma camada de graxa retentora na área do calçado. Moer, após o endurecimento, remover o excesso de substância.

É importante observar: o dedo do pé e o calcanhar são friccionados com lubrificantes apenas para o movimento clássico. Para patinar, você precisará espalhar a parafina por toda a superfície. A camada de retenção na área sob a última é relevante apenas para os "clássicos".

Se a criança não pratica desporto profissionalmente, pode escolher para ela os esquis da habitual classe amadora. Neste caso, a lubrificação pode ser dispensada. Os pais precisam apenas de um esforço mínimo para manter e manter os esquis limpos. No verão, eles são removidos do sol e de fontes de calor para evitar a deformação.

sem comentários

Moda

a beleza

casa