Esquis

Tipos e seleção de cera de parafina para esquis

Tipos e seleção de cera de parafina para esquis
Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Variedades
  3. Marcas populares
  4. Dicas de Seleção
  5. Como usar corretamente?

A cera de parafina é um líquido e outra cera de esqui para esqui alpino e cross-country... O que é necessário e como escolher uma base de parafina, como untar os esquis para patinar - você aprenderá sobre tudo isso em nossa publicação.

Parafina esquis é um procedimento obrigatório. Não importa se você está esquiando encosta abaixo ou na planície. A cera de parafina proporciona a aderência necessária dos esquis com a neve e preenche todas as fissuras, garantindo assim uma maior vida útil dos produtos.

Descrição e propósito

A parafina é um produto de terceiros (mistura de hidrocarbonetos), obtida após o refino do petróleo. Funciona muito bem para lubrificar os esquis, o que é necessário para aumentar o momento de deslizamento. Parafina para esquis é:

  • suave (derrete em seu ambiente natural, por exemplo, em uma sala);
  • denso (começa a derreter a 70 graus);
  • como cristal (o aquecimento acima de 70 graus provoca o processo de cristalização).

As propriedades da parafina a tornam um produto lubrificante e, ao mesmo tempo, a composição atua como proteção impermeável. Em combinação com outras misturas, um novo produto pode ser obtido. Então, por exemplo, a vaselina é obtida a partir dele. Mas se a vaselina é mais aplicável na prática médica, então a parafina é na direção técnica.

Uma dessas áreas é o lado técnico do esqui, onde os esquis são lubrificados com parafina para melhorar o deslizamento. As ceras de esqui são subdivididas de acordo com as condições climáticas. Vamos considerar este momento com mais detalhes.

Variedades

A classificação de cera para cera de esqui inclui os seguintes tipos:

  • lubrificante, que é usado ao andar no frio abaixo de 10-12 graus;
  • composição para lubrificar esquis ao esquiar de 12 graus abaixo de zero a -2 graus;
  • composições quentes para esquiar em temperaturas positivas;
  • a graxa para todos os climas é projetada para qualquer regime de temperatura.

Aqueles que optam por planar em climas mais quentes são misturas com alto teor de flúor, quanto mais quente o tempo, mais rico em flúor deve ser o lubrificante. Por outro lado, quanto mais baixa a temperatura na pista, menos flúor deve ser a parafina.

Existem também lubrificantes universais projetados para qualquer clima. Este lubrificante para todos os climas é a base do esqui cross-country. É usado em temperaturas acima de zero (até +3 graus). É saturado com vários sais, óxidos e contém flúor e silicone.

As formulações líquidas também são populares, mas geralmente são aplicadas apenas por meio de tratamento térmico, embora a lubrificação a frio também seja permitida em alguns casos.

Marcas populares

De acordo com as análises dos esquiadores amadores, foi compilada uma classificação dos melhores lubrificantes. Inclui as seguintes marcas.

  • Swix - o lubrificante se destina ao tratamento de esquis de atletas profissionais e amadores de esqui. A empresa produz compostos universais adequados para tratar a superfície de deslizamento dos esquis em qualquer clima.
  • Vauhti - composições de parafina líquida que não requerem tratamento a quente durante a aplicação. A gama inclui composições para climas frios, para esquiar na neve úmida e neve recém-caída.
  • "Raio" - esta marca produz lubrificantes de cera de parafina baratos para esquis.

A lubrificação corretamente selecionada é a chave para o sucesso do esqui, você precisa levar em consideração o clima e o período: se é um tratamento atual ou preventivo fora de temporada. Em superfície deslizante, o lubrificante deve ser substituído periodicamente seguindo as instruções de uso.

Dicas de Seleção

A parafina para os esquis cross-country e patinação é escolhida em função do material: existe para madeira e plástico. E, claro, dê uma olhada nas avaliações de quem já usou esse produto.

Você precisa escolher com base em suas capacidades financeiras; a parafina barata nem sempre é pior do que uma composição cara. Não é o preço que importa, mas o uso correto. Nas lojas de esportes, há uma grande seleção de lubrificantes de esqui, tanto nacionais quanto estrangeiros.

Neste caso, também não importa quem é o fabricante: o princípio de funcionamento é o mesmo para todas as composições parafínicas. Somente dispositivos encerados adequadamente deslizam perfeitamente. Se você escolher os esquis cross-country de plástico clássicos para esquiar, eles definitivamente precisam ser lubrificados.

Para polir a camada deslizante desses produtos, tome cuidado com um bom lubrificante, um raspador e uma escova especial. Os esquis alpinos e as pranchas de snowboard são constantemente lubrificados com parafina, então nas encostas das montanhas você certamente pode pedalar com a brisa.

Com base no fato de que os esquis precisam de lubrificação fora da temporada, faça um estoque de parafina para todo o período de esqui e fora da temporada. Antes de cada nova aplicação, não é necessário lavar a camada antiga, basta trabalhar com raspador.

E eles lavam nas caixas em que querem encerar novamente os esquis.

Como usar corretamente?

Parafina esquis tanto na temporada de esqui quanto na baixa temporada. Para lubrificação fora da estação, são utilizadas composições de parafina líquida. São aplicados com ferro especial e sem tratamento térmico. Vamos considerar cada caso separadamente.

Com ferro

O ferro só é necessário para o processamento com parafina líquida. A superfície dos esquis é limpa para brilhar, após a remoção completa dos restos de sujeira, os esquis devem estar bem secos. Em seguida, as seguintes ações são executadas.

  1. Dispositivo especial em forma de ferro aquecer a temperaturas próximas a 150 graus.
  2. Aplicar uma composição de parafina líquida na superfície dos esquis, levando em consideração o seguinte ponto: a versão padrão dos produtos é lubrificada apenas no início e no final, e o centro dos esquis não é tocado. Já no tipo de cumeeira, toda a base deslizante é totalmente processada.
  3. Depois de aplicar o lubrificante começar a manejar o ferro, agindo do nariz ao calcanhar.
  4. Depois daqueles esquis deixe por pelo menos 10 minutos em local fresco.
  5. Em seguida, a camada manchada alise com um pincel.

Este tratamento é geralmente realizado na entressafra. A composição de parafina líquida aquecida preenche perfeitamente todas as fissuras e poros do material de que são feitos os esquis. Assim, uma superfície plana é obtida novamente.

O procedimento é repetido até 10 vezes. Isso se deve ao fato de que após o processamento com uma escova especial, parte da camada de parafina também é removida e, quando tantas vezes é compactada, consegue-se um resultado final aceitável. O processamento de alta qualidade será obtido após repetidas aplicações e trituração da parafina líquida.

Sem tratamento térmico

Nem sempre é possível usar um ferro especial para aplicar parafina na superfície do esqui, então os fabricantes também produzem composições de parafina líquida que não requerem tratamento térmico. Aqui está o que você precisa decolar ao trabalhar:

  • seque os esquis;
  • com uma escova especial, limpe bem toda a superfície e remova toda a sujeira;
  • dê tempo para secar novamente;
  • em seguida, aplique a composição e deixe de molho em 3-4 minutos;
  • moa completamente a graxa em toda a área de deslizamento;
  • deixe por mais 10 minutos.

Nesse caso, a escovação adicional não é necessária, a menos que você tenha aplicado lubrificante em excesso.

Com excesso da composição parafínica, esta é removida da maneira que lhe for conveniente, inclusive com pincel. A parafina fria também é usada no tratamento de esquis fora da estação.

Se encerarem os esquis durante a temporada entre as corridas, a camada de cera fria não durará muito. O mínimo necessário para deixar os esquis tratados em repouso por uma hora e em uma sala quente ou ao sol.

Mas os esquiadores experientes observam que o tratamento com parafina fria não dá um resultado tão eficaz do que a versão padrão com uma composição líquida por meio de tratamento térmico. Isso é confirmado por especialistas, que preferem o método a quente de fixar a cera de parafina na superfície do esqui.

sem comentários

Moda

a beleza

casa