Esquis

Tudo o que você precisa saber sobre o camus de esqui

Tudo o que você precisa saber sobre o camus de esqui
Contente
  1. O que é isso?
  2. Descrição das espécies
  3. Escolhendo esquis com camus
  4. Como corrigi-lo?

Todo iniciante que encontra o esqui pela primeira vez fica surpreso ao notar que este meio de transporte através de extensões cobertas de neve desliza para frente e para trás da mesma forma. Ao mesmo tempo, um piloto inepto não consegue nem mesmo entrar em ação. Movendo-se na neve solta sem uma pista de esqui, ou ainda mais em trechos subindo, está completamente fora de questão. Um dispositivo chamado kamus ajudará a resolver o problema. O que constitui um kamus e como escolher esquis com forro será discutido neste artigo.

O que é isso?

O conceito de "kamus" há muito tempo é popular entre os caçadores. É o que os pescadores chamam de pele de veado que cresce de pé acima dos cascos. Além disso, esse termo passou a ser chamado de acessório, com o qual os esquis de caça foram aprimorados.

Um camus de esqui é uma pele colada ou acolchoada em uma superfície deslizante em contato com a neve. Os caçadores foram os primeiros a prender o forro de pele nos esquis. Eles usaram este dispositivo para facilitar o movimento na neve solta em superfícies irregulares enquanto perseguiam a presa. Esta melhoria evitou que os esquis escorregassem para trás.

Hoje em dia, os esquis com camus são recomendados:

  • pessoas que não têm treinamento adequado e experiência no uso de pomadas durante a operação de esquis;
  • amadores que usam o movimento "clássico", mas economizam dinheiro na preparação de equipamentos;
  • para os profissionais que participam de longas maratonas, esses equipamentos proporcionam desempenho estável ao longo de todo o percurso;
  • atletas profissionais como equipamento de treinamento;
  • amantes do turismo de esqui.

Originalmente, o forro de esqui era feito de peles de animais selvagens. Para tanto, foram utilizadas as peles retiradas das pernas de alces, veados, veados e veados almiscarados. É neste local da pele dos animais que se encontra a maior quantidade de cochilos duros. Também foram usadas peles de foca. No entanto, o forro feito de pele de alce ainda é considerado o mais durável.

Hoje em dia, a lã de cabra angorá, assim como os materiais sintéticos, são utilizados para a produção de kamus. Esquis com esse forro são perfeitos para caçadores, turistas e esportistas.

Os modelos revestidos têm as seguintes vantagens:

  • Camus possui fibras unidirecionais. Enquanto avançam, são suavizados e, ao deslizarem para trás, tornam-se protuberantes e tornam os esquis mais lentos.
  • O equipamento com tal dispositivo é caracterizado por uma aderência estável na superfície da neve ao longo de todo o percurso. Ao mesmo tempo, as melhores pomadas são apagadas ao passar de 20 km de pista.
  • O camus praticamente não afeta o peso do equipamento.
  • Equipamentos modernos com o uso de tais tecnologias são capazes de "amamentar" até 1000 km.

A pilha dos camus está localizada estritamente ao longo dos esquis, o que os impede de se deslocarem para os lados e mantém um bom deslizamento. Esse equipamento é leve, oferece aderência confiável na neve e boa velocidade.

Descrição das espécies

Para a fabricação de kamus, as peles de animais selvagens não são mais retiradas, mas geralmente substituídas por materiais artificiais. Os forros de mohair são usados ​​atualmente como acessórios de matérias-primas naturais.

As opções 100% mohair são diferenciadas pelas seguintes qualidades:

  • excelente deslizamento;
  • peso mínimo;

A única desvantagem desse forro é sua fragilidade.

Usando as tecnologias mais recentes, eles aprenderam a fazer kamus de um material sintético - o náilon.

O camus artificial é caracterizado pelos seguintes indicadores:

  • caracterizado por alta resistência e durabilidade;
  • é mais severo;
  • o grau de deslizamento é menor;
  • dá uma velocidade de movimento menor;
  • esses produtos são mais baratos do que os materiais naturais.

Os modelos com camus sintético são adequados para os entusiastas econômicos de atividades ao ar livre que não desejam atualizar seus equipamentos todos os anos.

Os forros também são feitos de materiais mistos.

Produtos Similares:

  • ter uma vida útil mais longa;
  • não são inferiores no nível de deslizamento;
  • praticamente não absorvem umidade.

Os esquis com esse forro são convenientes durante o transporte. Na maioria das vezes, eles são usados ​​para viagens nas montanhas.

O preço desses produtos pode variar. O custo depende da forma como o acessório é vendido. Comprimentos fixos de forro são muito mais caros do que o material sintético em um rolo. Além disso, o custo é influenciado pela largura do material, a composição e propriedades da cola, a presença de fixadores especiais. A maioria dos produtos feitos de Kamus sintético são adequados para uso em condições onde a temperatura não seja inferior a -20 graus. No entanto, também existem opções mais resistentes ao gelo.

Escolhendo esquis com camus

A escolha dos esquis com camus não difere da seleção do equipamento de esqui comum. Nesse processo, o principal é cumprir rigorosamente dois critérios principais, que são levar em consideração a altura e o peso do atleta.

  • O comprimento é selecionado levando em consideração a altura do esquiador, adicionando 20-30 centímetros a ele.
  • A contabilização do peso é feita com grande margem, pois é necessário selecionar equipamentos com muito mais rigidez. Na fase de deslizamento sobre esquis de rigidez normal, o camus se enterrará na neve e resistirá ao movimento. Nos esquis duros, nesta fase, o forro felpudo ficará acima da neve, o que proporcionará uma alta velocidade.

Vale a pena atentar para o fato de que tais esquis requerem uma técnica de jogging mais correta. A este respeito, o equipamento para caminhadas de lazer é selecionado tendo em conta os indicadores mais baixos na faixa de peso. Os esquis cross country para competição ou treinamento pesam de 10 a 15 kg a mais do que o peso de um esquiador.

Um critério importante na escolha é também o propósito para o qual o inventário será usado. Assim, recomenda-se que os esquis de caça sejam selecionados com forro de pele. A empresa mais famosa que oferece esse produto é Poskryakov. Na produção de mercadorias, a pele de cavalo é utilizada como matéria-prima.

As vantagens de tais modelos são:

  • corrida silenciosa;
  • peso insignificante.

O esqui cross-country com camus tem seus prós e contras.

Suas vantagens:

  • durante a subida às montanhas, os esquis não escorregam;
  • não há necessidade de usar lubrificantes de esqui;
  • eles são convenientes para uso em quaisquer condições meteorológicas;
  • facilitar o movimento em terreno irregular;
  • não há derrapagem, mesmo em uma pista de gelo.

As desvantagens incluem:

  • ligeira desaceleração na velocidade de movimento;
  • aumento no peso do esqui.

Mas é melhor comprar esquis alpinos com forro de mohair. É feito de mohair de cabras angorá e fibras de náilon sintéticas.

Na escolha dos modelos infantis, eles levam em consideração os esquis necessários - montanha ou cross-country. No entanto, também existem opções universais. Além disso, na hora de escolher, prestam atenção à idade, altura e peso da criança.

Como corrigi-lo?

Para prender o camus aos esquis, use clipes, ganchos, grampos.

Muitos caçadores usam suas próprias opções específicas para anexar um acessório.

Os mais populares são:

  • Secagem do Kamus diretamente nos esquis. A fixação é feita envolvendo os esquis com uma pele crua. Depois de completamente seco, este forro de lã mantém-se firme, mesmo sem cola.
  • Colar uma tira estreita com cola. Neste caso, a faixa cobre toda a extensão do esqui. Ao passar por um arbusto coberto de neve, ouve-se um ruído forte de bordas que não estão cobertas de pele, o que é considerado uma desvantagem.
  • Fixação com espuma de poliuretano. Ao usar este método, o gás é inicialmente liberado do cartucho, o conteúdo restante é usado como cola.

Além das opções acima, o forro pode ser aplicado com pequenos pregos ou grampos de móveis.

Nos esquis turísticos, o camus pode ser instalado sob o bloco ou em todo o seu comprimento. Almofadas curtas são usadas para caminhar em trilhas fáceis, comprimento total é usado em condições difíceis.

Instale as tiras de acessórios compridas da seguinte forma:

  • O retentor da fita do calcanhar se agarra à parte de trás do esqui. Na parte de trás do camus, do lado adesivo, remova o papel protetor. A parte da cola liberada é colada no esqui.
  • Meça o comprimento desejado da fita até a dobra do dedo do pé do esqui. Um retentor de metal da biqueira de borracha é colocado neste local. O excesso é enrolado e colado sobre si mesmo, graças ao qual a meia de borracha fica bem fixada na fita. Em seguida, com um esforço de esticar a fita, outro retentor é colocado na ponta do pé.
  • O papel protetor é removido da fita, o forro é colado no esqui.

Os esquis estão prontos para uso. Se necessário, o camus pode ser facilmente removido dos esquis.

Para patinar, é necessária uma fixação particularmente forte do forro nos esquis. Isso ocorre porque esse estilo é o mais rápido e tecnicamente mais desafiador. Neste caso, a fita deve estar bem colada.

Para mais informações sobre como escolher um camus de esqui, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa