Esquis

Quais são os bastões de esqui e como recolhê-los?

Quais são os bastões de esqui e como recolhê-los?
Contente
  1. Como é diferente dos bastões de caminhada nórdica?
  2. Variedades
  3. Materiais (editar)
  4. Componentes
  5. Como escolher o caminho certo?
  6. Como encurtar?

Escolher bastões de esqui não é tão difícil em comparação com comprar os próprios esquis ou botas. Mas, apesar disso, ainda existem certas dificuldades. É necessário decidir para que finalidade os palitos são adquiridos e, então, entender sua qualidade e outros parâmetros.

Como é diferente dos bastões de caminhada nórdica?

Algumas pessoas acreditam erroneamente que bastões para caminhada nórdica e bastões de esqui são o mesmo acessório que pode ser usado em ambos os esportes. Esta afirmação está fundamentalmente errada, uma vez que as funções das duas cápsulas são diferentes. Externamente, os bastões são muito semelhantes, mas existem várias diferenças significativas. Eles são os seguintes.

  • O comprimento das varas. O equipamento de caminhada nórdica deve ser selecionado em comprimento menor para a mesma pessoa.
  • Bastões para caminhada nórdica tem uma ponta de grafite especial. É muito durável, portanto, pressupõe uma operação razoavelmente longa.
  • Os postes sempre vêm com acessórios de borracha especiais. Eles são projetados para reduzir os níveis de ruído quando o projétil é usado em uma superfície dura como o asfalto.

Claro, não é proibido o uso de bastões de esqui comuns para a caminhada nórdica. Mas, neste caso, eles precisarão pelo menos ser encurtados. Caso contrário, não haverá benefício para o sistema musculoesquelético.

Variedades

Existem vários tipos de bastões de esqui. Em primeiro lugar, eles são divididos em quatro grandes grupos de propósito. As diferenças aparecem na aparência e no tamanho.

Esportes

Sticks desta categoria são geralmente usados ​​por atletas profissionais. Eles diferem de outros no alto custo, qualidade e conjunto extenso de características. Este equipamento esportivo é usado por biatletas, esquiadores e alguns outros atletas.

Turista

Esses bastões de esqui são usados ​​pelos turistas para se deslocar ao longo das rotas turísticas. O principal requisito para conchas desta categoria é a durabilidade. Os braços são feitos de materiais de alta qualidade, pois inicialmente são projetados para altas cargas durante a operação.

A variedade mais popular aqui são os postes telescópicos. Sua peculiaridade reside no fato de que o usuário pode alterar o comprimento do equipamento esportivo rapidamente durante a passagem do percurso. Por exemplo, ao usar uma poligonal, é recomendável definir a altura em que as mãos de uma pessoa estarão sempre no mesmo nível. Ao descer ou, ao contrário, ao subir a encosta, recomenda-se encurtar os gravetos.

Freqüentemente, o projétil telescópico é equipado com um conjunto adicional de anéis.

Esqui alpino

Os bastões de esqui são usados ​​como um conjunto completo exatamente dos mesmos esquis. Eles são adquiridos por profissionais e amadores. Recomenda-se usá-los exclusivamente nas pistas de esqui.

Pelo país

Este subgrupo inclui os chamados bastões lisos. Eles são projetados para mover o esquiador em uma superfície reta. Ideal para esquiar regularmente. Nesta categoria, os shells mais simples. Eles são duráveis, confortáveis, de aparência padrão e custo relativamente baixo. Eles são comprados na maioria dos casos por esquiadores amadores.

Materiais (editar)

Os bastões de esqui estão disponíveis em uma variedade de materiais. O mais comum deles é o alumínio. Os equipamentos esportivos confeccionados com este material possuem as seguintes características:

  • força;
  • baixo custo;
  • peso pesado.

A principal vantagem é que essas varas são difíceis de quebrar. Mesmo se dobrarem, podem ser facilmente endireitados e usados ​​como novos. As desvantagens incluem peso e rigidez insuficiente para a prática de esportes.

Um material relativamente novo é a fibra de vidro. A casca é leve e barata, mas muito frágil. Essas varas categoricamente não são adequadas para uso profissional, uma vez que não resistem a repulsões excessivamente fortes. São recomendados para amadores de esqui regular. Fabricado em bastões de esqui de fibra de carbono. Eles diferem em características como:

  • força;
  • rigidez;
  • facilidade.

Postes de carbono são caros e adequados para uso profissional. É possível quebrar tal projétil apenas com um impacto lateral. Ao empurrar, isso é quase impossível.

Componentes

Cada projétil é complementado por acessórios. Isso inclui principalmente canetas. Eles correspondem ao nível do próprio projétil. Em modelos baratos, as alças são de borracha ou plástico. Acessórios mais caros vêm com opções de cortiça. Lingas são componentes muito importantes. Eles podem ser divididos em duas grandes categorias.

  • Correias. Os suportes são instalados exclusivamente em esquis recreativos. Não é usado por atletas.
  • As armadilhas para cordas são adequadas para esqui esportivo. Eles fixam bem a mão e contribuem para o rápido domínio das técnicas de equitação.

As pernas podem ser removidas e substituídas, se necessário. Para caminhadas em terras virgens, é necessário escolher exemplares de maior diâmetro. Para trilhas preparadas, acessórios médios ou pequenos são adequados. Além disso, todos os esquis são complementados com pacotes. Via de regra, são velcro, que fixam o equipamento esportivo durante o transporte. Eles podem ser feitos de plástico.

Como escolher o caminho certo?

Para que a concha seja o mais conveniente possível de usar, ela deve ser selecionada corretamente para a altura da pessoa. Se os bastões forem muito longos, a carga na parte superior do tronco aumentará e as pernas também não ficarão muito confortáveis. Bastões excessivamente curtos não permitem que a cintura escapular funcione corretamente e com força total. Como resultado, a qualidade e a velocidade da caminhada são reduzidas.

O comprimento ideal dos bastões de patinação deve ser 15–20 cm mais curto do que a altura do esquiador. Portanto, se a altura de uma pessoa é 165 cm, os bastões devem ter 145–150 cm. Se falarmos sobre o percurso clássico, a altura dos bastões deve ser menor do que a altura do próprio esquiador em 25–30 cm.

Existem também as regras da Federação Internacional de Esqui. É com base neles que o equipamento esportivo é selecionado para competições de vários níveis. Aqui, os critérios são distribuídos da seguinte forma:

  • movimento clássico - não mais que 83% da altura do atleta;
  • pista de patinação - não mais do que 100% da altura.

De acordo com esses princípios, é possível realizar a seleção de palitos para adultos, adolescentes e crianças. Os indicadores são claramente apresentados nas Figuras 1 e 2.

Como encurtar?

Se varetas muito curtas foram compradas por engano, nada pode ser feito a respeito - o projétil terá que ser substituído por um novo. E no caso em que os palitos forem adquiridos muito longos, podem ser encurtados em casa. Para realizar este procedimento de forma rápida e eficiente, recomenda-se preparar todas as ferramentas e materiais necessários:

  • secador de cabelo de construção (pode ser substituído por água fervente);
  • cola quente derretida;
  • serra;
  • fita adesiva ou fita adesiva de boa qualidade.

Cortar o projétil só é permitido do lado em que as alças estão localizadas. O fato é que, independentemente da variedade, todos os palitos são estreitados para baixo. Se você cortá-los do outro lado, será quase impossível colocar o pé no lugar.

É recomendado que você faça marcas precisas antes de aparar o projétil. Nesse caso, não se pode estar enganado. Além disso, o processo consiste em várias etapas.

  • Remova a alça. Se for fixado com cola quente derretida, precisa ser ligeiramente aquecido. Para isso, é usado um secador de cabelo de construção ou água fervente. No segundo caso, o cabo deve ser envolvido em polietileno e mergulhado em um recipiente com água fervente por alguns minutos.
  • Corte um pedaço do comprimento desejado. Em seguida, rebobine este local com fita isolante ou fita isolante. É melhor usar uma serra de metal para aparar. Como resultado do uso de tal ferramenta, você obterá um corte uniforme e preciso. Além disso, a serra pode lidar com praticamente qualquer material. Você precisa terminar até o fim, não quebrar.
  • Substitua a alça. Para que fique bem fixado, deve ser tratado com cola quente e bem prensado.

Claro, é melhor comprar inicialmente as varas com o comprimento necessário. Mas se, por algum motivo, um tamanho muito grande foi escolhido, ele pode ser reduzido sem perda de características de qualidade.

sem comentários

Moda

a beleza

casa