Esquis

Tudo sobre lubrificante de esqui

Tudo sobre lubrificante de esqui
Contente
  1. Por que lubrificar seus esquis?
  2. Visão geral dos tipos de lubrificantes
  3. Principais fabricantes
  4. Como escolher a cera de esqui?
  5. Como se inscrever corretamente para diferentes movimentos?
  6. Como faço para remover o produto?

Atletas experientes sabem como é importante cuidar adequadamente de seu equipamento de esqui. Ao mesmo tempo, nem todos os iniciantes têm a ideia de que os esquis requerem lubrificantes especiais, cujo uso facilita o deslizamento e melhora a manobrabilidade em trilhas para caminhada e descidas.

Por que lubrificar seus esquis?

Mesmo três ou quatro décadas atrás, os esquis eram apenas de madeira.

Naquela época, eles pertenciam a equipamentos de caça e eram destinados a uma longa cavalgada.

Para conservar o aspecto e mantê-los secos, os esquiadores usaram cera de abelha, além de toucinho ou uma resina especial. Para dar-lhes a manobrabilidade necessária, bastava untar a superfície inferior com componentes gordurosos e pintar por cima.

Hoje em dia, o plástico sintético ou sua combinação com a madeira é utilizado para a produção de esquis. As superfícies de plástico e semiplástico deslizam mais facilmente, são mais leves. Além disso, eles não acumulam condensação.

Nesse sentido, entre os atletas que estão dando os primeiros passos no esqui e no esqui alpino, existe a opinião de que tais equipamentos não requerem cuidados especializados - mas não é o caso.

Claro, não há mais necessidade de triturar e triturar. No entanto, para um bom deslizamento na neve, você precisará de cera de parafina ou lubrificantes semelhantes a ela.

Há uma série de razões pelas quais o equipamento de esqui precisa ser manuseado. Quando a neve interage com os esquis, surge o atrito na superfície do plástico e, em termos de efeito no material, pode ser comparado ao lixamento. Isso leva à destruição da superfície de trabalho e diminuição da capacidade de manobra.

Em eventos esportivos, a velocidade se torna um fator decisivo. Às vezes, o campeão está separado do vencedor por uma fração de segundo. Para aumentar os parâmetros de deslizamento e apresentar um alto resultado na competição, os esquiadores esfregam a superfície de deslizamento com cera de parafina e ceras especiais.

A lubrificação é necessária para os esquis, mesmo no caso de armazenamento a longo prazo. Ele irá fornecer preservação confiável, proteger contra danos durante o transporte e criar um obstáculo para fatores externos agressivos.

Se você não lubrificar a superfície do esqui de vez em quando, mais cedo ou mais tarde a sujeira começará a aderir - isso irá atrapalhar a condução fácil e o deslizamento.

Visão geral dos tipos de lubrificantes

No esqui profissional, vários tipos de lubrificantes são usados, cada um deles destinado a um estilo de pilotagem diferente.

Em espera

Lubrificantes de aderência são usados ​​apenas para caminhadas clássicas. A principal tarefa desse tratamento é garantir a adesão eficaz do sapato ao piso de neve durante a fase de push-off. A preparação de esqui competente permitirá que o atleta dê impulso e siga em frente corretamente.

Esses unguentos estão disponíveis na forma de líquidos, composições pastosas, suspensórios sólidos e semissólidos, bem como aerossóis e sprays.

Os esquiadores profissionais buscam meios sólidos - eles seguram melhor e oferecem mais estabilidade.

Ao mesmo tempo, a composição é mais exigente na técnica de aplicação.

Escorregar

Os nomes dessas pomadas indicam que sua principal funcionalidade está associada à garantia de deslizamento máximo. O uso de impregnações proporciona boa aceleração, evita que a neve grude na superfície de trabalho e, além disso, repele a umidade e a sujeira. A combinação desses fatores aumenta significativamente as características de corrida do esqui.

Os compostos de deslizamento são vendidos na forma de ceras, pastas e líquidos. Com relação aos esquis de patinação, um lubrificante semelhante é usado para cobrir toda a superfície de trabalho do esqui. Nos clássicos, é aplicado exclusivamente na região do calcanhar e na ponta do pé.

Para aderência

Para patins e esquis clássicos, em alguns casos é necessária uma pega. Este lubrificante é usado ao caminhar na neve molhada, funciona como um acelerador. Este revestimento protetor evita que o pé escorregue para trás. A composição é aplicada a 80 cm do calcanhar até a ponta do pé - esta opção de processamento é considerada ideal para superfícies de madeira.

Principais fabricantes

Para atletas profissionais e amadores de longas caminhadas, as lojas oferecem uma ampla seleção de lubrificantes de várias formas e características funcionais.

Como regra, os iniciantes escolhem formulações baratas.

Atletas profissionais usam ceras de marca.

As seguintes marcas provaram ser as melhores.

  • Whisty é uma graxa de fabricação russa. É oferecido em uma ampla gama de quaisquer parâmetros de umidade da neve e temperatura ambiente. As vantagens incluem efeito de longo prazo e acessibilidade.
  • Briko é uma marca premium popular. O fabricante dá atenção especial ao controle de qualidade e teste dos produtos acabados. Cada composição é selecionada para certas condições, por isso não é recomendado misturá-las.
  • SWIX - oferece pomadas da mais alta qualidade. Os recursos são apresentados na forma de parafinas, líquidos, sprays e pós. A linha apresentada pelo fabricante é adaptada às diferentes condições climáticas.

Como escolher a cera de esqui?

Entre toda a gama de lubrificantes oferecida pelos fabricantes, duas variedades básicas devem ser distinguidas entre as mais eficazes.

Cera de hidrocarboneto. Tal composição é uma das mais comuns, distingue-se pelas características de alta repelência à água. É fácil de aplicar, trabalha-se a quente e a seco.

Os produtos de hidrocarbonetos são comercializados em versão universal, bem como em formatos adaptados a ambientes com temperaturas específicas. Essas ceras são ideais para passeios recreativos. No esporte profissional, eles podem ser usados ​​em todos os tipos de atividades, exceto em competições. As vantagens das formulações incluem repelência à sujeira e deslizamento rápido.

No entanto, esse revestimento desgasta-se rapidamente, por isso deve ser atualizado regularmente.

Cera de fluorocarbono. Essas formulações merecem as notas mais altas por suas propriedades de repelência à água, que proporcionam um deslizamento rápido na neve. Eles são mais caros do que as pomadas de parafina. No entanto, a longo prazo, esse lubrificante acaba sendo uma compra mais lucrativa - ele precisa ser atualizado com muito menos frequência do que os de hidrocarbonetos.

Este tipo de impregnação é dividido em três categorias:

  • baixo fluoreto - ideal quando o teor de umidade da neve está dentro de 60%;
  • fluoreto médio - usado em 60-80%;
  • alto teor de flúor - necessário com um teor de umidade da cobertura de neve de 80%.

As pomadas são espessas e líquidas. Em termos de suas características funcionais, eles diferem pouco. E de fato, e em outro caso, são necessários impregnar o equipamento para garantir um melhor deslizamento.

Mas você precisa prestar atenção ao código de cores. Indica a temperatura na qual é recomendado o uso de um determinado produto:

  • lilás - de 0 a - 2;
  • azul - de -2 a - 8;
  • verde claro - de -5 a - 12;
  • verde escuro - de -10 a - 25;
  • preto - de -15 a -30.

Em temperaturas positivas, é melhor escolher texturas líquidas.

Como se inscrever corretamente para diferentes movimentos?

Vamos nos deter na técnica de aplicação de pomadas.

Para clássico

De acordo com pesquisas, cerca de 2/3 de todo o equipamento de esqui é para passeios clássicos. A grande popularidade dos modelos sem entalhes é explicada pelo fato de não serem pretensiosos à qualidade da pista, podem ser usados ​​para caminhadas, melhorar a coordenação dos movimentos e “perdoar” facilmente quaisquer falhas na tecnologia.

Dominar o esqui clássico é o primeiro passo para aprender a esquiar.

Com todas as suas vantagens, este equipamento exige uma preparação complexa, por isso a superfície de trabalho deve ser processada antes da corrida. Este é um processo complexo, requer tempo, habilidades especiais e ferramentas impressionantes.

Você vai precisar de:

  • um conjunto de pomadas para várias temperaturas;
  • lavagens;
  • raspadores;
  • escovas;
  • fricção;
  • ferro.

Se você pretende conectar sua vida com o esqui, terá que dominar o algoritmo de aplicação de impregnações. Os amantes dos clássicos usam dois tipos de compostos para a preparação da superfície - deslizamento e fixação. A superfície de trabalho é tratada com a primeira, a última é coberta com a segunda, ou seja, a área do meio (é determinada a partir do salto da bota + 20-25 cm).

O algoritmo de ações é o seguinte.

  1. Primeiro você precisa limpar.
  2. Em seguida, os meios deslizantes são distribuídos na superfície de trabalho.
  3. O bloco é tratado com pomada holding, ele é selecionado levando em consideração os parâmetros da neve e da temperatura. Em climas quentes, é preferível dar preferência aos produtos líquidos.

Importante: os auxiliares de deslizamento e retenção não devem se misturar.

  1. Após a aplicação da primeira camada, é necessário dar tempo para que ela endureça, após o qual é tratada novamente.
  2. A última etapa de preparação dos esquis será o polimento com pincel sintético.

Para cume

O algoritmo de preparação do equipamento para patinação tem características próprias.

  • Em primeiro lugar, como no caso dos clássicos, é realizada uma limpeza completa da superfície.
  • Em seguida, você precisa aquecer o ferro até a temperatura indicada na etiqueta do lubrificante.Coloque o bloco em uma superfície quente e deslize-o suavemente para que a camada de parafina seja redistribuída da maneira mais uniforme possível.
  • Mova-se na direção do calcanhar do esqui até a ponta do pé para que a parafina derreta totalmente e cubra a superfície de trabalho do esqui. Se você fizer tudo corretamente, a superfície terá um brilho uniforme.
  • Após a solidificação da camada de impregnação aplicada, com um raspador, remova todo o excesso de composição. Para fazer isso, você precisa se mover contra a direção de deslocamento ao rolar.
  • Finalmente, eles são polidos.

Alguns usuários preferem os chamados "unguentos preguiçosos" - géis, sprays e líquidos. Suas vantagens incluem a velocidade de aplicação, sem necessidade de ferros, raspadores e outros equipamentos adicionais. Estes compostos são aplicados em camada fina e depois polidos cuidadosamente com cortiça ou fricção sintética. Os esquis estão prontos para uso.

No entanto, com todas as vantagens óbvias, os produtos desta categoria são inferiores aos seus homólogos sólidos em termos de durabilidade.

Eles saem muito mais rápido, especialmente quando os esquis estão em contato com uma pista de gelo ou rolando na neve dura. Isso levanta a questão da praticidade e da relação custo-benefício - são mais caras do que as barras sólidas e o consumo é muito maior. Portanto, a praticidade e simplicidade de tais composições acarreta despesas impressionantes.

Como faço para remover o produto?

Se você perceber que seus esquis cross-country não estão deslizando bem o suficiente, remova a graxa. É fácil fazer em casa.

Para uma limpeza mais fácil e rápida da cera, você deve obter um raspador de plástico ou um solvente especializado.

As recomendações gerais neste caso são as seguintes.

  • Os esquis devem ser fixados na máquina antes do processamento.
  • O raspador deve ser guiado da ponta do pé ao calcanhar. O trabalho deve ser suave, uniforme, sem alterar a força de pressão.
  • Tome cuidado especial ao manusear ranhuras e arestas.
  • Os vestígios da parafina restante são removidos com uma escova dura.
  • Para remover sujeira e resíduos de parafina do estoque, recomendamos uma técnica a quente - isso exigirá um ferro especial.

Concluindo, daremos algumas recomendações para atletas iniciantes. Existem situações em que a preparação dos esquis é feita corretamente, mas ainda assim dão um rolo fraco. Vamos considerar os problemas típicos.

O esqui escorrega de volta. Isso acontece quando a composição do holding não corresponde à temperatura real, os esquiadores ávidos chamam esse fenômeno de "não entrar na pomada". Outra razão para este problema é o tratamento insuficiente da área da almofada.

Os esquis dão um deslize ruim. Pode haver dois motivos - ou o lubrificante deslizante foi escolhido incorretamente ou foi aplicado além dos limites da almofada.

O gelo se forma em esquis, a neve se forma. Isso acontece quando uma pomada muito "quente" é aplicada na área da compressa, a camada de lubrificante não é densa o suficiente ou seu prazo de validade expirou.

sem comentários

Moda

a beleza

casa