Esquis

Esquis para patinar

Esquis para patinar
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Materiais de manufatura
  3. Marcas de topo
  4. Como escolher?
  5. Como se preparar em casa?

Peculiaridades

Os esquis para patinar, um estilo livre baseado em movimentos emprestados da patinação de velocidade, são selecionados de forma a garantir alta velocidade de movimento e até mesmo parte de sua estética. O par de cristas é mais curto do que o par clássico - até 192 centímetros. Além do mais, os esquis são caracterizados pela presença de uma borda afiada ao longo da borda, que evita escorregar para os lados.

Por ser mais difícil se movimentar com uma pista de skate do que com uma clássica, o equipamento esportivo é feito quase duas vezes mais rígido que o "clássico", para que o atleta possa empurrar com mais força da superfície. Não devemos esquecer que esses esquis retos não têm dedos fortemente curvados, e alguns modelos vêm até mesmo com dedos cortados.

Materiais de manufatura

Quanto aos materiais de fabricação, os esquis de madeira e plástico são adequados para a patinação. Os últimos são muito melhores do que os primeiros em todos os aspectos, exceto pelo custo. Recomenda-se a compra de pares de madeira na fase inicial de treinamento, após o qual você vai mudando gradativamente para modelos confeccionados em plástico de alta qualidade, que se caracterizam pela praticidade, facilidade de uso e alta velocidade.

É importante lembrar que os modelos de plástico são mais rígidos e, portanto, mais adequados para esquiadores mais pesados. A neve adere menos a eles durante o degelo e eles retêm seu apelo estético por mais tempo. Os esquis de madeira, em comparação com o plástico, são menos duráveis, requerem difícil manutenção e armazenamento. A durabilidade de tais modelos também deixa muito a desejar.

Marcas de topo

Bons esquis de patinação podem ser encontrados em qualquer faixa de preço. Por exemplo, os produtos da marca bastante econômica Tisa são muito populares. Modelo nomeado Race Cap Skating apresenta excelente planeio, graças ao qual é adequado não só para a patinagem, mas também para a patinagem desportiva. Uma grande vantagem é a capacidade de pegar equipamentos esportivos para pessoas com mais de 185 centímetros de altura. O Top Skating da Tisa, com excelente rigidez, é adequado até para neve fofa. O núcleo especial torna a construção leve e fácil de manusear.

Para esquiadores amadores e novatos, os produtos da marca Fischer são adequados, por exemplo, LS Skate IFP. O modelo é bastante leve e durável devido à presença de um núcleo especial com canais de ar, além de possuir uma longa vida útil. O formato da construção plástica contribui para o uso econômico do lubrificante para a sola. O SC Skate IFP da mesma marca possui tacões especiais para reforço, enquanto o CRS Skate IFP é uma empresa média com excelente estabilidade e um preço acessível.

Os esquis de patinação da Atomic têm um design moderno que os torna impressionantes. Peso leve e superfície estreita são responsáveis ​​por um excelente deslizamento. O ATOMIC Pro S2, por exemplo, oferece deslizamento de longa duração sem esforço adicional e é adequado para treinamento profissional. O modelo ATOMIC Redster S7, equipado com orifícios de montagem especiais, é adequado para pessoas com até 192 centímetros de altura.

Ao empurrar, os esquis atuam como amortecedores, criando a sensação de saltar de um trampolim baixo.

Impossível não falar da marca. Salomon, adequado para profissionais e iniciantes. Apesar do alto custo dos produtos, a excelente qualidade dos produtos de alta tecnologia justifica quaisquer custos. Então, Os Salomon Rs 8 são chamados de encadernações rápidas, leves e bem pensadas. A superfície deslizante é protegida por uma película especial contra danos mecânicos e exposição aos raios ultravioleta. Salomon S / Race Skate Yellow permite que você comece rapidamente e mova-se rapidamente em pistas planas e com neve.

É preciso destacar também a marca Inovik, por exemplo, o modelo básico Skate 500 NNN. Os esquis leves são feitos de madeira leve e estão equipados com uma superfície deslizante especial. Modelos baratos para iniciantes são produzidos por Karjala e STC.

Para os jovens esquiadores, recomenda-se a compra de amostras das marcas Nordway, Atomic e Tisa.

Como escolher?

A escolha dos esquis de patinação deve ser baseada em vários critérios, sendo os principais deles altura, peso e rigidez. Além disso, o nível de habilidade do atleta e o tipo de pista, o material de fabricação e as especificações dos componentes são levados em consideração. Em princípio, a marca do fabricante também pode desempenhar um papel significativo. Inicialmente, deve-se entender que os iniciantes devem adquirir esquis projetados para a patinação, e não modelos clássicos ou universais. Além disso, recomenda-se a um amador que dê preferência aos modelos de custo médio.

Os bastões para esqui cross-country com patim devem alcançar as axilas do esquiador ou ser 15 a 20 centímetros mais baixos que sua altura. É melhor selecionar modelos feitos de fibra de vidro. As amarrações são combinadas com as botas de esqui. Não faz sentido comprar sapatos caros se a pessoa não planeja praticar esse esporte regularmente. A dupla deve necessariamente corresponder ao sexo e à idade do atleta, sentar-se livremente, mas não se pendurar.

Isso significa que você não pode comprar um par por família para um homem, uma mulher e um filho adulto. As botas de patinação são mais altas, o que permite fixar com segurança a articulação do tornozelo, que está sujeita a maiores tensões.

Os tipos mais populares de fixadores hoje são chamados de perfis NNN e SNS. Ambos os tipos são feitos em forma de placas que são fixadas no esqui. Os NNN são equipados com um par de trilhos longitudinais, enquanto os SNS possuem apenas um. Devido à sua presença, a biqueira da bota apoia-se numa faixa elástica especial, que permite regular a fixação de toda a estrutura de reforço.Os modelos de fixação automática são fixados com um clique especial, mas são menos confiáveis. Os fechos mecânicos têm de ser fixados à mão, mas seguram a perna com mais firmeza.

Vale a pena mencionar que para os esquis de patinação, é extremamente importante ter um sulco longitudinal reto sem a menor curvatura, bem como uma plataforma deslizante plana. Saliências, depressões, fissuras e ondas são considerados um indicador de má qualidade. Os esquis devem ter o mesmo centro de gravidade com um deslocamento de no máximo 1,5 centímetros. Além disso, o equipamento deve ser durável, principalmente quando se trata de pessoas com muito peso.

O comprimento dos esquis infantis para atletas menores de 12 anos deve corresponder à altura da criança, à qual foram adicionados 10 ou até 15 centímetros. Para um bebé com menos de 6 anos, são mais indicados os esquis curtos, cujo comprimento corresponde à sua altura. Não é categoricamente recomendável comprar equipamento para crescimento de uma criança, pois isso criará um desconforto óbvio para um jovem esquiador. Além disso, botas maiores não cabem bem no tornozelo, causando ferimentos e danos.

Por dureza

Para escolher um par de acordo com a rigidez, você precisa entender o que esse indicador geralmente afeta. Esquis rígidos têm melhor salto e melhor decolagem. Além disso, apresentam grande estabilidade, principalmente em trilhas macias. No entanto, não se deve pensar que os equipamentos esportivos devam ser tão rígidos quanto possível. Em primeiro lugar, esses modelos não podem ser operados em pistas muito soltas, uma vez que estão fortemente enterrados na neve.

Em segundo lugar, torna-se mais difícil para eles superar uma longa distância devido ao cansaço severo e à incapacidade de desenvolver alta velocidade. Em terceiro lugar, de acordo com as regras, os esquis duros só podem ser usados ​​se você tiver habilidades profissionais e técnica perfeita. Em princípio, os modelos de alta rigidez têm um bom desempenho em tiragens curtas.

É melhor para os atletas novatos escolherem um par não muito difícil, já que gerenciá-lo exige sérios custos de energia.

É mais conveniente determinar o parâmetro de rigidez com a ajuda de um especialista. Por exemplo, você pode dizer ao vendedor seu peso, e ele facilmente sugerirá o indicador necessário. Se isso for permitido, então mesmo na loja você pode experimentar um par de esqui, colocando uma folha de papel ou uma sonda especial sob sua parte central. No caso em que a folha se move e é puxada facilmente, e a sonda vai e volta facilmente, a rigidez é considerada ótima.

O peso durante o experimento deve ser distribuído uniformemente para que as medições sejam precisas. Em princípio, você também pode tentar conectar os esquis apoiando as superfícies de deslizamento uma na outra o mais firmemente possível. Os restantes 4-5 milímetros livres indicam que o indicador de rigidez está dentro dos limites exigidos.

Por altura

Para calcular o comprimento ideal para os esquis de patinação, você precisa adicionar 15 centímetros ou pelo menos 10 centímetros à altura do esquiador. Deve-se ter em mente que o comprimento máximo desta variedade é de 195 centímetros, portanto, pessoas de 185 anos ou mais terão que parar nesta opção. Vale ressaltar que marcas diferentes às vezes medem equipamentos de forma diferente e, portanto, modelos do mesmo tamanho podem ter comprimentos diferentes. Para determinar a amostra ideal, pessoas altas são aconselhadas a se concentrar na variação mais longa.

Para atletas iniciantes, é permitido levar uma versão menor caso não haja par correspondente à altura.

Por peso

Quanto menor o peso da pessoa, mais curtos devem ser os esquis de patinação. Portanto, com peso de até 50 quilos, geralmente é dada preferência a um comprimento igual a 177 centímetros. Para um peso de 50 a 55 quilos, modelos de 177 a 182 centímetros são adequados. Um peso de 55-60 quilogramas corresponde a um tamanho de 177-182 centímetros. Uma pessoa que pesa de 60 a 65 quilos é determinada entre equipamentos esportivos com comprimento de 182 a 187 centímetros.

Pessoas com peso entre 65 e 70 quilos costumam usar um par com 182 centímetros de comprimento. Um peso de 70 a 75 quilogramas corresponde a um comprimento de 187 a 192 centímetros, e um peso de 75 a 80 quilogramas corresponde a um comprimento de 182 a 192 centímetros. Para esquiadores com mais de 80 quilos, é melhor comprar um par de 192 centímetros. Em princípio, na maioria dos modelos, o peso mínimo e máximo do esquiador é indicado imediatamente. Os próprios esquis não devem ser muito pesados.

Como se preparar em casa?

Os modelos de skate são projetados para deslizar em longas distâncias e, portanto, requerem treinamento especial. Em casa, depois de comprar um novo par, e apenas no início da próxima temporada, será correto processar a sola da estrutura com parafina, impregnações, lubrificantes e aceleradores que melhoram o deslizamento. É necessário aplicar uma substância gordurosa em toda a extensão do esqui. Antes de guardar o equipamento para armazenamento de verão, será necessário limpar a graxa residual, cobrir com uma nova camada de parafina e protegê-lo com uma tampa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa