Aquário

Caranguejos de aquário: espécies, alimentação e manutenção

Caranguejos de aquário: espécies, alimentação e manutenção
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Como escolher?
  5. Características do conteúdo do aquário
  6. O que alimentar?
  7. Reprodução
  8. Compatibilidade de peixes

Assim que surge um aquário em casa, descobre-se que o aquarismo é um mundo inteiro, interessante e excitante. No início, você quer apenas um bando de belos peixes que nadem graciosamente entre algas e conchas para a diversão das famílias. E então há mais conhecimento, e o dono percebe que ele mesmo está criando um pequeno ecossistema. Num determinado momento, só os peixes já são poucos, quero colocar um ser vivo no aquário mais divertido. Por exemplo, um caranguejo.

Será interessante para adultos e crianças assisti-lo, ele se tornará um verdadeiro herói do aquário, um favorito universal e um objeto de cuidado.

Peculiaridades

Os caranguejos ainda não passaram para a categoria de habitantes habituais dos recantos domésticos, sendo, com razão, considerados exóticos. Essa circunstância também tem uma conotação negativa: nem todo vendedor em uma loja de animais pode informar ao comprador como cuidar de um caranguejo, o que ele precisa para uma existência normal, o que alimentá-lo... E o dono, despreparado para o aparecimento desse habitante subaquático na casa, não consegue criar condições normais para ele, por isso o caranguejo morre, e a alegria de adquiri-lo se transforma em um verdadeiro drama.

Não se pode dizer que é muito difícil criar condições para os caranguejos. Mas alguma preparação é necessária. Os caranguejos de aquário, se você levar seu estabelecimento muito a sério, devem viver em um aquaterrário especial. Existem certos tipos de residências marinhas que se dão bem no aquário e devem ser compradas. Mas somente se você tiver certeza de que poderá atendê-los adequadamente, pois eles têm uma série de recursos interessantes.

  • Muitos deles têm um caráter extremamente briguento e rabugento, e são negativamente inclinados até mesmo em relação aos parentes. Se você colocar 2 machos em um aquário, eles estarão em conflito constante. Os caranguejos adoram lutar pelo território e pelas fêmeas. Os duelos são sérios: eles arrancam os membros um do outro, se a luta não for interrompida.
  • A melhor solução seria povoar 2 caranguejos heterossexuais em uma pequena área. Se você quer uma colônia inteira, cada um precisa ter seu próprio terreno, e isso requer um aquário muito grande. Para todos os tipos de caranguejos, 30% da terra é suficiente para uma vida feliz, todo o resto é água.
  • Em um aquário onde viverão artrópodes, deve haver um sistema de filtragem muito poderoso. Os artrópodes ainda estão limpos, eles têm a maior sensibilidade à poluição. É bom se você pode instalar um filtro externo.
  • Se você imaginar os jardins subaquáticos mais pitorescos, onde caranguejos caminham lentamente entre as algas esmeraldas que sobem, a realidade não será tão bela. Os artrópodes tentam desenterrar e comer quase todas as plantações.
  • Um aquário ou aquaterrário deve ter uma tampa: sem ela, você corre o risco de perder seu animal de estimação de muitas patas. Eles fogem mesmo de ousadia, então você tem que procurá-los por todo o apartamento. Embora haja um segredinho aqui: se o caranguejo escapou, coloque um recipiente com água em um lugar proeminente, com certeza ele virá correndo lá quando se cansar da terra.
  • Em cativeiro, os caranguejos, infelizmente, não se reproduzem. Portanto, há pouca esperança de que você seja capaz de ver a prole que cresceu diante de seus olhos.
  • Os crustáceos podem viver em água doce, mas muitos representantes de artrópodes ainda preferem água salobra. Portanto, terá que ser ligeiramente salgado. Se isso não for feito, o caranguejo não viverá muito.
  • Os caranguejos também mudam, e esse período é muito delicado para eles. Eles preferem vivenciar isso em abrigos, então você deve pensar sobre sua organização antes mesmo de comprar um caranguejo.

Não há nada de errado com a muda em si: os crustáceos perdem sua concha quitinosa já rígida para que uma nova apareça.

Vantagens e desvantagens

Caranguejo doméstico é um termo muito convencional. Anteriormente, os caranguejos que podiam viver em água doce em um aquário praticamente não eram vendidos. A menos que um mangue pudesse ser oferecido em uma loja de animais para amantes de exóticos. Hoje a lista de possíveis habitantes desta espécie se expandiu. Quase todas as variedades de caranguejos precisam de condições de conservação precisas: água dura mineralizada com adição de sal. As principais desvantagens dos artrópodes no aquário:

  • hostil;
  • pode fugir se o aquário não estiver coberto;
  • invadir a vegetação do aquário (desenterrar, comer).

Os seguintes fatores são considerados as vantagens dos caranguejos:

  • viver muito - de 3 a 6 anos;
  • interessante como objeto de observação;
  • qualidades decorativas ao mais alto nível.

É importante notar que eles são, de certo modo, os ordenadores de seu ecossistema. Os artrópodes comem os alimentos que caem no fundo do aquário, evitando que se apaguem. Alguns podem até limpar seixos de grama, como se os estivessem polindo.

Acontece que os caranguejos comem bochecha nos peixes, mas esse comportamento não é típico na presença de alimentação constante.

Visualizações

Existem vários tipos de artrópodes.

Holandês de caranguejo

O caranguejo de aquário mais comum é talvez o holandês. Seu nome é ditado pelo seu habitat: é encontrado nos reservatórios da Holanda e também nos mares Cáspio e Azov. Características da vista:

  • não muito grande em tamanho, 3 cm de largura;
  • sua concha é toda minigrânulos, o caranguejo em si é de cor escura;
  • uma diferença fundamental entre os sexos no tamanho da concha e das garras: os machos serão maiores;
  • os holandeses não são muito agressivos com os peixes;
  • pode viver em um aquário de água doce;
  • banqueteie-se ativamente com plantas vivas;
  • as principais condições do espaço vital são uma aeração potente e muitas conchas, protuberâncias para abrigos de crustáceos.

O caranguejo holandês é exigente com a comida, pode comer comida simples de peixe, viva ou seca. É improvável que ele recuse framboesas frescas ou um pequeno pedaço de carne.

Mangue vermelho

Vive na natureza nas águas do sul da Ásia. Habitualmente habita a costa arenosa, sob qualquer ameaça entra na água. O próprio animal de estimação é vermelho, as garras são azuladas. Mulheres e homens diferem no abdômen: nos homens, o abdômen é caído, nas mulheres é denso. Os manguezais vivem sozinhos e em pares. Às vezes, eles são agressivos com os parentes. O tanque deve ser de no mínimo 60 litros, e de preferência 80 litros, em um volume menor ficará restrito para caranguejos.

Ideal para caranguejo de mangue (como para outras espécies, no entanto) aquaterrário... Nele, os caranguejos poderão sair por terra, se aquecer na luz artificial. Este sistema é quase natural, suas condições são mais adequadas para crustáceos.

arco-íris

Competirá em popularidade com o caranguejo arco-íris holandês. Freqüentemente, é denominado de forma diferente: índigo, terrestre, tricolor, patriota. Na natureza, o caranguejo arco-íris é encontrado na costa do Pacífico. Esta espécie distingue-se por uma cor especial e muito viva. A carapaça pode ser roxa ou azul brilhante, os membros são laranja escuro, a parte inferior é bege claro. Um artrópode adulto cresce até 20 cm.

O caranguejo arco-íris é considerado um habitante caprichoso do "mar" doméstico. Eles só precisam de um aquaterrário, e até mesmo um espaçoso. Ele precisa de mais terra, a água precisa de relativamente pouca. Na natureza, por exemplo, esta espécie prefere estar na água apenas na fase de muda e reprodução, o resto do tempo o caranguejo fica na praia.

Malauiana

Muitos representantes desta espécie vivem no Lago Malawi, na África Oriental. Daí o nome. O caranguejo é bonito na cor: sua concha e membros são azuis, e a parte inferior do corpo é cor de vinho ou marrom. Apesar de sua aparência fofa, o caranguejo é bastante agressivo. Um de seus hobbies é construir escorregadores com pedras e, se o reservatório não estiver fechado, um artrópode pode escalar o escorregador e fugir.

Não alimente o caranguejo do Malawi com demasiadas proteínas: está provado que os alimentos proteicos aumentam a agressividade do animal de estimação.

Vampiro

Um dos caranguejos mais exóticos: seu corpo é pintado de uma cor roxa muito expressiva. Os olhos do artrópode também são expressivos: laranja brilhante. É pequeno em tamanho, até 3 cm, portanto, um aquário ou aquaterrário de 30–40 litros é suficiente para tal representante de crustáceos. Em casa, ele come pequenos insetos ou comida especial para caranguejos.

Uma agradável diferença de outras espécies é a simpatia. Ele se dá bem com os vizinhos, não mostra agressividade, não divide território. O caranguejo vampiro não tolera aclimatação. E também nem todos os representantes da espécie podem tolerar a muda com segurança. Durante este período, os artrópodes ficam vulneráveis, sua imunidade é bastante enfraquecida.

diabo Vermelho

A cor específica do corpo do caranguejo influenciou seu nome. Alguém dirá que ele parece assustador, alguém irá discutir e chamar o demônio vermelho de um homem realmente bonito. Os membros, lados e focinho do caranguejo são pretos, e a cabeça, garras e manchas na concha são vermelhas brilhantes.

Mas, apesar do nome alto, Este caranguejo não é agressivo, ele se dá bem com peixes pacíficos... Também é mais fácil para ele morar em um aquaterrário equipado com uma pequena parte d'água, todo o resto é levado para baixo da terra. As plantas podem ser plantadas em terra.

Leopardo real

Às vezes, essa espécie é chamada de pantera, embora a palavra "leopardo" seja mais adequada. Esses caranguejos são encontrados em águas de água doce na Indonésia. A cor do caranguejo lembra muito a pele de um leopardo, em todo o corpo (exceto no fundo) é coberto de manchas escuras. Esse caranguejo pode crescer até 12 cm.

A natureza do artrópode é agressiva, ele irá defender seu território até o fim, não deixando parentes ou estranhos com ele. O fato de o caranguejo-leopardo realmente não precisar de terra firme agrada aos amantes desse exotismo.

No aquário, você precisa plantar algumas plantas que serão comestíveis para os crustáceos.

Anão

É o menor dos invertebrados. Um adulto cresce até 1,3 cm, tamanho tão pequeno que lhe deu um nome alternativo - caranguejo-aranha ou microaranha. Os artrópodes anões não diferem em cores brilhantes. Seus corpos são cinza ou verde desbotado. No corpo existem pequenas borbulhas que ajudam o caranguejo a filtrar a água, bem como a procurar comida no fundo.

Como escolher?

Os caranguejos são parentes próximos dos lagostins, só que não têm abdômen (mais precisamente, têm, mas são muito pequenos). Eles também não têm cauda, ​​pois isso impediria os caranguejos de se moverem na terra. Para escolher um caranguejo, avalie:

  • seu tamanho - um grande animal de estimação precisa de um grande aquário;
  • personagem - se o caranguejo não for o único habitante do aquário, tente adquirir espécies não agressivas de artrópodes;
  • a quantidade de informações sobre como cuidar - se for um caranguejo raro, pode haver pouca informação, com espécies comuns isso não será um problema.

Muitos amantes de animais de estimação exóticos tentam levar um casal: um macho e uma fêmea, na esperança de que vivam em harmonia e forneçam reposição. Mas em condições não naturais, os crustáceos não adquirem descendência.

Certifique-se de estudar a compatibilidade com outros habitantes do aquário (e especificamente aqueles que você já possui) antes de escolher um caranguejo.

Características do conteúdo do aquário

Em média, o aquário para uma estadia confortável de caranguejos deve ter uma capacidade de enchimento de 50 litros. Mais é possível, menos é raro, para espécies pequenas. A altura da água em tais recipientes deve ser de pelo menos 10-15 cm. Quase todos os crustáceos precisam de água limpa sem impurezas de nitrato, amônia e sais de metais pesados. É importante manter um fluxo lento no aquário. Atenção! Indicadores de água - 24-26 °, na parte seca - 25-28 °.

Os caranguejos tropicais que vivem em água doce são considerados criaturas móveis e ativas. Eles gostam quando existem vários labirintos, abrigos no aquário. Um vampiro, por exemplo, adora esfagno no fundo de sua casa. Decorações que cada tipo de caranguejo prefere: algumas gostam de areia, outras - apenas o fundo com lodo. Os caranguejos vampiros e as garras vermelhas podem viver confortavelmente em uma fina camada de areia. O tanque deve conter troncos e pedras, plantas com folhas duras, uma vez que os caranguejos estão acostumados a obter seu alimento ali.

O zeólito misturado com lascas de coral pode ser considerado um solo universal para o caranguejo. Também são utilizadas misturas com grânulos de tufo e cascalho de granito. Só não pegue grânulos muito pequenos, seu tamanho deve ser de 3-5 mm. De vez em quando, o solo deve ser sifonado, é quase impossível fazer isso com pequenos grânulos: o riacho vai simplesmente levar embora os elementos leves.

Muito antes de adicionar artrópodes ao aquário (pelo menos 10 dias), plante bactérias nitrificantes no tanque. E você também pode deixar peixes pequenos lá, que toleram bem um ambiente alcalino. Filtros e almofadas térmicas na casa dos caranguejos são desnecessários, serão um perigo extra no tanque (fios). Não são isoladas histórias de artrópodes que morreram devido a um curto-circuito em um aquário. Os caranguejos veem o fio, cortam-no com as pinças e tudo acaba tragicamente.

O estilo de vida dos caranguejos pode ser chamado de cavar covas, eles gostam de fazer buracos no solo. Mas, ao fazer isso, os caranguejos podem deformar a costa. Para evitar problemas, um tubo deve ser colocado em um ângulo na margem, em seção que exceda ligeiramente o diâmetro da concha. É verdade que o estado do tubo deve ser monitorado: a estagnação da água é inaceitável nele, deve haver sempre ar suficiente nele. Ou seja, o tubo precisa ser ventilado.

Importante! Antes de criar um caranguejo, certifique-se de comprar um aquaterrário.

Muitos não pensam em conseguir tal dispositivo, considerando que o caranguejo viverá normalmente em um aquário padrão. Mas para os pulmões, que incluem o caranguejo, é importante imitar o ecossistema natural.

Apenas algumas espécies de caranguejos conseguem viver sem sushi. Sem uma costa, os artrópodes podem morrer, muitas espécies de caranguejos ficam fora d'água 60 a 90% das vezes. Não pode haver terreno plano, uma pequena elevação é necessária, ao longo da qual o caranguejo subirá facilmente. Proprietários habilidosos fazem seus próprios aquaterrários com base em um mini-aquário comum. Sazonalmente, o caranguejo muda, sua frequência depende principalmente da alfabetização de cuidar do animal de estimação. A muda é realizada em água salgada. Esta é uma etapa significativa para o crescimento do crustáceo. Por várias horas, ele fica sentado na água e suavemente, lentamente, da casca quitinosa em ruínas, tira todos os membros e corpo. Em seguida, o caranguejo enfraquecido deve deitar-se: para isso, ele se estabelece em um abrigo adequado. E o caranguejo só sairá "para a luz" quando ficar mais forte.

Na fase de muda, os artrópodes são vulneráveis, muitas vezes se tornam presas para os vizinhos no aquário, portanto, é necessária proteção contra outros caranguejos. Ocasionalmente, os crustáceos morrem durante a muda. Se você não violar as regras de cuidado, equipe com competência a casa do caranguejo, alimente-o bem, o animal viverá até 5 anos.

O que alimentar?

Quase todos os caranguejos ficarão felizes em se banquetear com comida de peixe. Eles vão adorar gammarus secos, larvas de farinha, vermes sanguíneos e dáfnias. Os presentes para artrópodes podem ser considerados:

  • crustáceos: mexilhões e lulas;
  • caramujos;
  • grilos;
  • carne de peixe branco;
  • carne magra.

Se você quer que seu animal cresça são, você terá que preparar uma espécie de omelete para ele, composta por urtiga seca, páprica e sal fino de cálcio. Os caranguejos são capazes de destruir algas que crescem para fins decorativos na piscina. Para evitar que os artrópodes famintos comam toda essa beleza, eles precisam ser alimentados com laranjas, maçãs, pimentões, espinafre, urtigas, abóbora. Eles não vão desistir das couves-de-bruxelas, folhas de dente-de-leão, cenouras cozidas.

Os alimentos devem ser colocados em local seco. O alimento não deve ficar na água, pois, ao se decompor, será tóxico para a água. Isso está repleto de surtos de doenças no caranguejo. Um erro típico que muitos proprietários cometem é alimentar um artrópode. Um terço do corpo do caranguejo será um guia aproximado da quantidade de alimento necessária.

Reprodução

Se você tiver caranguejos para a posteridade, nada resultará dessa ideia. Na natureza, os caranguejos se reproduzem durante todo o verão, o clima quente e confortável é importante para eles. A reprodução é feita botando ovos. Mas tudo isso acontece no oceano: a prole não pode ignorar o estágio de plâncton. E embora o comportamento de acasalamento dos caranguejos possa estar presente, a reprodução em cativeiro é virtualmente impossível.

Compatibilidade de peixes

Freqüentemente, os compradores perguntam ao vendedor na loja de animais se o caranguejo ficará entediado no aquário se comprá-lo sozinho, sem um par. Os caranguejos ficam tranquilos com a solidão, muitas espécies não suportam a vizinhança nem mesmo com representantes de sua própria espécie. Eles são caracterizados pelo chamado comportamento territorial. O caranguejo lutará ferozmente com os rivais, perdendo suas garras (que, aliás, vão crescer).

Os caranguejos tendem a machucar outros vizinhos também, e no sentido literal da palavra. Se os peixes nadarem tranquilamente no aquário, será difícil para eles resistir ao frequente ataque de caranguejos, e estes últimos se esforçam para beliscar os peixes. Compatibilidade relativamente boa foi encontrada em caranguejos com algumas de suas espécies:

  • peixe-zebra;
  • farpas;
  • molliesia;
  • guppy;
  • espadachins.

E também os caranguejos podem viver no mesmo ecossistema do camarão macrobáquio. Não se deve comprar animais de estimação no aquário ao acaso: descubra tudo sobre o habitante do aquário, desde os hábitos alimentares até a compatibilidade com outros habitantes marinhos.

Certifique-se de que está preparado para montar um local aconchegante para o seu animal de estimação para que ele não apareça em casa apenas para a diversão de todos.

Para informações sobre como manter e o que alimentar o caranguejo arco-íris, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa