Aquário

Espuma no aquário: razões e opções para lidar

Espuma no aquário: razões e opções para lidar
Contente
  1. O que é isso?
  2. Fatores de ocorrência e métodos de eliminação

A espuma no aquário é muito comum e ocorre por vários motivos. Na maioria dos casos, essa situação não representa uma ameaça para a comunidade do aquário, mas às vezes serve como um sinal direto de manutenção inadequada do tanque. Qualquer que seja a natureza da espuma, é necessário descobrir o mais cedo possível as razões do seu aparecimento e, se a situação o exigir, começar imediatamente a eliminá-las.

O que é isso?

A espuma na superfície do tanque é um acúmulo de compostos orgânicos decorrente da influência de vários fatores. A matéria orgânica é representada principalmente por proteínas e aminoácidos, que estão presentes na água em grandes quantidades.

Como resultado de sua concentração aumentada, a água torna-se muito mais gorda, e o trabalho dos sistemas de filtração e aeração, que criam correntes na água, apenas chicoteia a proteína.

Como resultado, surge uma grande quantidade de espuma na superfície, o que por vezes não só prejudica o aspecto do aquário, mas também prejudica os seus habitantes. Deve-se notar que água mole, ao contrário da água dura, tende a espumarportanto, ao iniciar o aquário pela primeira vez, esse ponto deve ser levado em consideração.

Fatores de ocorrência e métodos de eliminação

A formação de espuma em um lago doméstico é um problema que todo aquarista já enfrentou pelo menos uma vez na vida. Não há necessidade de entrar em pânico em tal situação, o principal é tentar, o mais rápido possível, reconhecer a causa do aparecimento da espuma e agir de acordo com as circunstâncias. A seguir estão os fatores mais comuns na formação de espuma e métodos para eliminá-la.

Lançando o aquário

Muitas vezes acontece que uma pessoa comprou um aquário, calcinou o solo, plantou plantas, colocou decorações pré-desinfetadas, instalou um filtro e um compressor - fez tudo de acordo com as regras, e depois de alguns dias a água começou a espumar e turvar bastante. Nesta situação, não há necessidade de se preocupar, pois a deterioração da qualidade da água é consequência do estabelecimento do equilíbrio biológico no aquário. Nesse período, bactérias benéficas são incluídas no trabalho e acionam os mecanismos de autorregulação do reservatório.

Nesse caso, nada precisa ser feito, vale a pena confiar totalmente na natureza e aguardar a restauração do biobalanço.

Por volta do quinto dia, a espuma começará a desaparecer e a água ficará transparente. Depois disso, será possível passar para a próxima etapa de partida do aquário - a colonização dos peixes.

Cenário

Muitas vezes, o aparecimento de espuma é causado por decorações de má qualidade. Isso é especialmente verdadeiro para produtos que contêm verniz ou pintados em cores diferentes. Fabricantes sem escrúpulos, em busca do lucro, procuram tornar seus produtos mais atraentes, o que muitas vezes acontece em detrimento da qualidade dos produtos. Nesse sentido, as decorações devem ser adquiridas apenas em lojas especializadas, evite elementos revestidos com verniz ou tinta.

A espuma de tais modelos costuma ter tonalidade cinza ou leitosa, ou ainda assume a cor com que a decoração é pintada.

É por isso se a água espumar alguns dias após a instalação de um novo acessório, é provável que esteja dentro... Em tal situação, remova imediatamente o objeto perigoso da água e ligue os sistemas de filtração e aeração com capacidade total. E também no cenário, os habitantes mortos do aquário costumam ficar presos, o que provoca a poluição protéica da água e, por consequência, o aparecimento de espuma. Para prevenir tais casos, é necessário inspecionar regularmente os itens de decoração, retirando imediatamente tais achados do aquário.

Filtração ruim

A operação ineficiente do filtro também leva à formação de espuma e é muito fácil de reconhecer. Portanto, se na água, como na espuma, houver muitos resíduos orgânicos, além de algas azuis-verdes e vermelhas, então o filtro está muito contaminado ou tem baixo poder. A saída será desmontar e enxaguar o elemento filtrante e, em caso de falta de energia, comprar um modelo mais forte.

Limpeza irregular

Você pode entender que a espuma no aquário é formada por cuidados inadequados devido à grande quantidade de detritos na água. Se escamas, resíduos de peixes e resíduos de alimentos flutuam no tanque, nenhuma filtragem ajudará aqui, você precisa tomar medidas urgentes para purificar a água. Além disso, em casos especialmente avançados, quando o muco do fungo apareceu junto com a espuma, será necessária a sua completa substituição e reinicialização do aquário.

Para prevenir tais situações, deve-se realizar uma troca de fluidos semanal na quantidade de 1/4 do volume total e não alimentar os peixes em excesso.

A ração deve ser servida exatamente na quantidade que eles comem em 5 minutos. Além disso, o fundo do tanque deve ser sifonado regularmente e as decorações devem ser removidas e bem lavadas.

Mudanças freqüentes de água

Mudanças frequentes de grandes volumes de água também levam à formação de espuma. Devido à infusão constante de porções frescas, as bactérias benéficas não têm tempo de se recuperar e serem incluídas no sistema de autorregulação do reservatório. O equilíbrio biológico é perturbado, a água fica turva e começa a espumar. Para evitar esse tipo de situação, você não pode trocar mais do que 1/4 da água por vez, e isso deve ser feito no máximo uma vez por semana.

Superpopulação

A espuma no aquário costuma aparecer devido à alta densidade de peixes, o que não deve ser permitido pelos seguintes motivos:

  • leva ao estresse para os habitantes do aquário;
  • causa a deterioração das propriedades organolépticas da água; o líquido fica turvo e começa a formar espuma forte nos cantos.

Para evitar o surgimento de tais situações, você deve aderir a certas normas.

Portanto, para 1 cm de comprimento do peixe, deve haver 1 litro de água.

Em densidades mais altas, algumas espécies de peixes tornam-se agressivas e outras ficam muito doentes.

Remédios

Às vezes acontece que após a introdução deste ou daquele medicamento, a água do aquário torna-se muito espumosa e turva. Nesses casos, um filtro mecânico e aerador devem ser usados ​​para minimizar a quantidade de medicamento. A melhor opção é pré-testar uma pequena quantidade do medicamento em um reservatório separado. Isso ajudará a determinar a dosagem e prever o desenvolvimento de eventos em um grande aquário.

Plantas

As algas em processo de crescimento liberam uma grande quantidade de substâncias voláteis na água, levando ao aparecimento de espuma.

O fato de a razão estar exatamente nas plantas pode ser facilmente determinado pelo cheiro pútrido ou pelo cheiro de sulfeto de hidrogênio.

Freqüentemente, esses casos são acompanhados de danos ao solo. Para remediar a situação, é necessário retirar a sujidade, enxaguar abundantemente numa solução de permanganato de potássio e levar ao forno.

Desova em massa

Freqüentemente, durante a estação de desova em massa, a água do aquário começa a espumar. Isso se deve ao alto teor de proteína dos alimentos. Processos semelhantes ocorrem no momento da eclosão das larvas. Nesses casos, você não precisa fazer nada, pois este é um fenômeno temporário. Assim, as trocas semanais de água, a sifonagem regular do fundo, o uso de sistemas de filtração e aeração, o uso criterioso de medicamentos e a alimentação adequada dos peixes garantirão que a água do aquário seja limpa e o risco de formação de espuma seja minimizado.

O que é espuma em um aquário, veja abaixo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa