Aquário

Iluminação de aquário com holofotes LED

Iluminação de aquário com holofotes LED
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Escolha de holofotes
  3. Pagamento
  4. Como consertar?

Tanto as crianças como os adultos adoram peixes de aquário bonitos e brilhantes, razão pela qual muitas vezes você pode ver um aquário em um apartamento ou casa. Para garantir um habitat confortável para as plantas e os próprios peixes, é necessário não só limpar regularmente a água e alimentar os habitantes aquáticos, mas também fornecer-lhes a quantidade ideal de luz. Uma grande variedade de tipos de iluminação permite que você escolha os dispositivos ideais que serão capazes de iluminar um aquário de qualquer tamanho.

Vantagens e desvantagens

Hoje, existem várias opções de lâmpadas com as quais você pode iluminar aquários:

  • luminescente (+ alto recuo);
  • halogênio;
  • Lâmpadas incandescentes;
  • iodetos metálicos;
  • diodo emissor de luz (LED).

Cada um dos tipos tem suas próprias características, diferentes intensidades de iluminação, espectro de cores e potências, portanto é importante entender as características para comprar o equipamento certo para iluminar o aquário. Além disso, você precisa decidir sobre o tipo de dispositivo de iluminação, pode ser:

  • lâmpada: adequada para qualquer aquário;
  • destaque: necessário para contêineres gerais;
  • fita e módulo: ideal para pequenos tanques (também existem variações para grandes aquários).

Cada um dos tipos de iluminação tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas a opção LED é considerada a mais adequada no momento. As vantagens desse tipo incluem o seguinte.

  • Lucratividade. As lâmpadas consomem uma quantidade mínima de eletricidade, o que significa que economizarão significativamente no seu orçamento.
  • Durabilidade. Devido às suas características estruturais, essas lâmpadas duram muito mais do que suas contrapartes. Se uma lâmpada incandescente funciona por mil horas, uma lâmpada LED pode funcionar por até 50 mil horas.
  • Variabilidade. É possível escolher um espectro de cores diferente que se adapte a certos peixes ou plantas.
  • Confiabilidade. As lâmpadas LED são resistentes ao estresse mecânico e à umidade, o que é muito importante para a colocação em um aquário.
  • Segurança. A ausência de substâncias nocivas como o mercúrio torna seguro o uso de lâmpadas LED.
  • Estabilidade do fluxo luminoso. As lâmpadas LED começam a funcionar totalmente imediatamente após serem ligadas, não aquecem, não alteram o espectro de cores e não piscam, o que tem um efeito positivo no conteúdo do aquário.

Dos pontos negativos, esses momentos podem ser distinguidos.

  • Preço. As lâmpadas LED são mais caras do que as suas contrapartes, mas pagam integralmente o dinheiro gasto.
  • A mesma variabilidade às vezes se torna uma desvantagem. Existem faixas, lâmpadas e holofotes de LED, e você precisa saber exatamente o que usar em um caso específico.

A iluminação do aquário com holofotes LED permite uma iluminação de alta qualidade do tanque de qualquer tamanho. Graças à escolha de projectores com potências diferentes, é possível instalar de um a 4 ou mais produtos sob a cobertura do aquário ou perto dele. Nem todos os habitantes de um tanque de água preferem luz com a mesma potência e intensidade, portanto para um aquário com plantas será uma, e para um tanque com corais será diferente.

Antes de instalar luminárias, você precisa entender que tipo de iluminação é necessária para peixes, plantas e outros habitantes específicos do aquário.

Escolha de holofotes

Ao escolher um projetor LED, você precisa entender quais são suas características e qual opção é adequada para um aquário. Na hora de iluminar as plantas, vale a pena comprar produtos que emitem luz branca, enquanto para as algas, a tonalidade amarela fica mais agradável. O espectro de cores deve ser vermelho, pois tem um efeito benéfico nas plantas e estimula o seu crescimento. Se houver safras dentro do tanque, uma lâmpada azul deve ser colocada na frente do tanque.

Para deixar os habitantes aquáticos confortáveis, é recomendado o uso de luz mista. Para criar um ou outro espectro, você precisa se concentrar na temperatura das luminárias. Distribuir:

  • caloroso;
  • neutro;
  • luz fria.

Na luz quente e neutra, o espectro estará mais próximo do vermelho, com o frio - mais perto do azul. Existe também uma versão de diodo, em que lâmpadas vermelhas e azuis são instaladas adicionalmente.

As lâmpadas LED são comumente utilizadas em aquários fechados e são fixadas sob a tampa do produto. Se o tanque estiver aberto, a instalação de holofotes será ótima. Dependendo do tamanho do contêiner, você pode escolher a quantidade de dispositivos de iluminação e sua potência. Os projectores para exteriores podem ser utilizados desde que a intensidade da iluminação não ultrapasse os limites necessários ao normal crescimento e habitação dos habitantes do aquário.

Holofotes podem ter diferentes tipos de diodos:

  • O COB é um grande diodo dentro do produto;
  • SMD é um monte de pequenos diodos.

Existem variedades com e sem motorista. A primeira opção é considerada de melhor qualidade, pois permite trabalhar com tensões diferentes. Para verificar se a luz do refletor será uniforme e uniforme, você precisa apontar a câmera do telefone para ele. Se houver listras e interferência na tela, a luz está desigual e se a imagem não muda significativamente, então esta é a melhor opção para uso em um aquário. As opções testadas são os produtos Soyuz e TDM SDO 10-2N.

Pagamento

Para iluminar adequadamente o aquário, você precisa entender quanta luz é necessária em certas condições:

  • para um tanque sem vegetação, é necessário 0,1-0,3 W / L;
  • para plantas e peixes que gostam de sombra, é necessário 0,2-0,4 W / l;
  • para um recipiente com plantas e peixes amantes da luz, a norma será 0,5-0,8 W / l;
  • para um aquário com vegetação densa, é necessário 0,8-1 W / L.

Essas taxas são para iluminação padrão.As leituras do LED precisam ser divididas por 7 para obter as leituras corretas.

Na embalagem de lâmpadas e holofotes, a potência é frequentemente indicada em lúmens. Para descobrir qual versão do dispositivo comprar, você precisa usar a tabela.

Potência da lâmpada (W)

Fluxo luminoso (lm)

2-3

250

4-5

400

6-9

700

10-12

900

12-14

1200

17-20

1800

25-30

2500

30-40

3500

40-60

8000

80-120

12000

140-160

20000

A escolha da potência depende da profundidade do aquário, da presença de plantas e da sua quantidade, bem como dos peixes que nele habitam.

Para calcular a quantidade necessária de luz, você pode usar o seguinte esquema:

  • o tamanho do aquário;
  • o tipo de plantas nele e seu número;
  • potência dos leds do dispositivo de iluminação com indicadores termodinâmicos de temperatura de até 8,0 mil K;
  • 350-700 mA atuais;
  • iluminação de 140-300 lm.

Assim, você pode calcular o número de drivers e fontes de alimentação para 24 e 36 V.

Com base no tamanho do aquário, você pode escolher a potência das lâmpadas, guiada pela mesa.

Eficiência luminosa

Volume do tanque (l)

6-11 mil lm

200

4-7 mil lm

150

3-5 mil lm

120

3-4 mil lm

100

1-3 mil lm

70

Depois de calcular corretamente todos os fatores, você pode escolher o tipo de iluminação mais adequado e a potência do dispositivo de iluminação.

Como consertar?

Dependendo do tipo de iluminação, também é selecionado o tipo de fixação no aquário ou nas proximidades. A instalação de lâmpadas que aquecem durante o funcionamento é feita a uma distância de 30 centímetros ou mais da superfície da água para não aquecê-la. Se um refletor for instalado com tiras de LED, isso pode ser feito dentro, sob a tampa do aquário.

Para tanques grandes, uma luz forte e bastante poderosa é necessária, portanto, mais de uma lâmpada será necessária, que deverá ser pendurada na altura ideal e no lugar certo. Não é muito difícil colocar um dispositivo de iluminação com as próprias mãos, o principal é entender claramente como fazê-lo. A montagem pode ser efectuada na parede, na tampa do aquário ou nas suas paredes. Se desejar, você pode criar sistemas de iluminação autônomos que podem ser reorganizados para iluminar certas áreas do aquário.

Pelo fato de os LEDs não terem medo de água, eles podem ser montados no fundo do tanque ou na lateral do vidro, iluminando o fundo do aquário. NSOs chifres são geralmente montados na parede, mas versões planas podem ser colocadas sob a tampa se houver uma distância grande o suficiente entre ela e a água. Para fixar o dispositivo na parede, você precisará de buchas e parafusos auto-roscantes. A área de instalação do refletor é marcada na parede. Além disso, nos locais apropriados, são feitos orifícios nos quais as cavilhas são cravadas. Fixando o holofote em seu lugar, você pode fixá-lo com parafusos autoatarraxantes.

Ao planejar a colocação de luminárias, é importante considerar a localização das tomadas para que sejam convenientes de usar. Se não houver nenhum por perto, você pode esticar o cabo do refletor ou usar um carregador de extensão. Graças à moderna tecnologia, é possível instalar vários dispositivos auxiliares que são programados para acender e apagar a luz em um determinado horário, o que facilita muito o cuidado do aquário.

sem comentários

Moda

a beleza

casa