Aquário

Aquários de esquina: variedades, seleção, arranjo, povoamento

Aquários de esquina: variedades, seleção, arranjo, povoamento
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variantes de formas e tamanhos
  3. Como escolher?
  4. Onde instalar?
  5. Como equipar?
  6. Como conter?
  7. Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

O aquário traz entusiasmo a qualquer interior e o modelo de canto é duplamente extraordinário. Ele contém um grande volume de água, mas não ocupa muito espaço. Tal instalação torna-se a melhor decoração da sala, chanfrando o canto, enquanto o espaço estreito deixa de parecer muito alongado.

Vantagens e desvantagens

A forma triangular dos aquários não é padrão e, como qualquer coisa incomum, tem seus defensores e oponentes.

Isso se deve ao grande número de prós e contras relacionados ao design extraordinário.

Vamos começar com os fatores positivos.

  • A disposição económica e prática das estruturas permite ocupar qualquer canto vazio da divisão, mesmo aquele que é limitado por uma janela ou porta, e não é adequado para a instalação de móveis.
  • Um recipiente translúcido no canto suaviza a linha do interior.
  • Um aquário embutido em um canto é mais estável e seguro do que um suporte independente com uma pequena capacidade.
  • Os vidros panorâmicos são capazes de enfatizar a profundidade do mundo aquático, o que não pode ser alcançado com um modelo retangular padrão. O aquário triangular é espetacular mesmo com um pequeno volume, já que a parede frontal é impressionante em tamanho.
  • Os benefícios de um aquário incluem a capacidade de manter animais de estimação que não requerem muita atenção e cuidado.
  • Observar os habitantes do mundo aquático é muito relaxante e calmante, e há um umidificador permanente no ambiente.

    Mas também existem algumas desvantagens.

    • Os aquários triangulares são considerados fora do padrão, por isso o preço é mais alto e a quantidade de modelos produzidos é menor.
    • É necessário comprar um contêiner junto com um armário destinado a ele, pois é difícil escolher de forma independente uma mobília de canto do tamanho desejado.
    • Ao decorar um aquário, você deve esquecer as opções de design simples. Nesse caso, você terá que prestar atenção especial ao canto mais distante.
    • Apesar da solução panorâmica, qualquer aquário não embutido tem uma visão melhor, já que existe a possibilidade de uma inspeção abrangente.
    • Aquários de canto com vidros côncavos e convexos distorcem visivelmente a realidade, através deles os peixes parecem muito pequenos ou, ao contrário, grandes.
    • Aquários de canto recebem menos luz natural do que aquários retilíneos. Mas muitos peixes não gostam de iluminação excessiva, eles só precisam de uma bela luz de fundo.
    • Os recipientes triangulares são mais difíceis de cuidar, especialmente limpar o canto mais distante.
    • A junta de canto aprofundada não é visível e, em caso de vazamento, o acidente não pode ser rastreado.

    Variantes de formas e tamanhos

    Aquários triangulares não são clássicos, mas também possuem uma grande seleção de volumes.

    O menor deles (até 40 litros) pode ser instalado em mesas de canto. Para um recipiente de 100 ou 200 litros, você precisará de um gabinete especial com reforço adicional.

    Um aquário embutido alto exigirá uma construção especial feita de materiais duráveis individualmente.

    Existem vários tipos de aquários de canto:

    • Em forma de L está localizado em duas paredes ao mesmo tempo, ou uma parte do contêiner é colocada contra a parede, e a segunda é implantada em direção à sala, dividindo-a em duas zonas.
    • Padrão triangular torna-se uma decoração de canto, tem uma boa visão em profundidade.
    • Aquário panorâmico dotado de vidro côncavo ou convexo, ao mesmo tempo enfatiza a profundidade da estrutura e distorce a realidade.
    • O vidro frontal do recipiente pode ter uma visão em arco ou ser dividido em bordas adicionais (versão pentagonal).

      Os amadores iniciantes geralmente compram pequenos tanques porque acham mais fácil cuidar deles.

      Na verdade, quanto maior for o recipiente, menos terá de o limpar e menos frequentemente terá de mudar a água.

      Um pequeno aquário não é capaz de criar um ecossistema autolimpante equilibrado, o que requer uma capacidade a partir de 200 litros. Em aquários muito altos (mais de 60 cm), falta iluminação, o que prejudica a sobrevivência das plantas.

      Como escolher?

      Antes de comprar um aquário, você deve escolher um ângulo para ele, dar uma olhada ao redor da situação e entender qual o desenho, cor e volume do recipiente que você precisa. O aquário pode ser encomendado a partir do catálogo, utilizando os serviços da Internet ou pet shops. Os pentaedros sem moldura são considerados o modelo mais popular para apartamentos pequenos.

      O design triangular é mais frágil e mais difícil de manter. Se o ângulo for insignificante e o espaço for limitado, você pode escolher um frasco de 50 a 100 litros. Em uma casa particular em uma grande sala, é perfeitamente possível instalar um aquário de 700 litros ou mais.

      É muito mais fácil cuidar do que o modelo compacto.

      É melhor encomendar imediatamente um recipiente de canto com meio-fio; será difícil arranjar um canto para um aquário por conta própria. Os acessórios são selecionados levando em consideração o formato da lata, ou seja, a versão de canto terá tampa triangular, bombas especiais, luminárias.

      Onde instalar?

      Os modelos de canto podem ser dispostos em qualquer cômodo de uma casa ou apartamento particular, além disso, são colocados em escritórios, restaurantes, escolas, creches e outras instituições. E embora o aquário consiga ocupar com lucro um canto vazio que não serve para nada, nem todos os lugares da casa são adequados para seus habitantes. Para instalar corretamente o contêiner, você deve levar em consideração as seguintes nuances:

      • para conectar o sistema de filtração e iluminação, deve haver uma saída perto do aquário;
      • não coloque animais de estimação em locais muito barulhentos, onde a TV esteja funcionando ou com música;
      • é necessário evitar a proximidade de aparelhos de aquecimento, geladeira, forno de microondas;
      • é melhor colocar o recipiente na zona de relaxamento, onde você pode descansar calmamente enquanto observa os peixes.

        Aqui estão alguns exemplos de uma boa localização para um aquário de canto no interior:

        • o canto inútil foi desenhado pelo designer com um lindo aquário panorâmico embutido;
        • Recipiente em forma de L localizado imediatamente em duas paredes;
        • o aquário é instalado entre a janela e a porta;
        • Aquário em forma de L, em forma de meio-fio sob a bancada;
        • um desenho incomum que compõe um ângulo obtuso.

        Como equipar?

        Para começar, você precisa escolher a forma de um aquário de canto: hemisférico (com vidro convexo), triangular (com vidro frontal reto ou trapezoidal (poliedro). Cada tipo oferece suas próprias vistas. Recipientes grandes parecem mais impressionantes. É melhor confiar o projeto de um aquário volumétrico caro a um especialista. Mas se você tem confiança em suas próprias habilidades, pode tentar decorar a si mesmo.

        As imagens de fundo são selecionadas nas paredes do tanque, como se continuassem as realidades do mundo subaquático. Pode ser recifes de coral, paisagem do fundo do mar.

        O interior do aquário é decorado com conchas, corais, modelos de uma cidade ou navio submerso. Grandes figuras e grandes arbustos de plantas são instalados no canto mais distante, conforme se aproximam do vidro frontal, a decoração deve se tornar menor e a vegetação - com menos frequência.

        É importante organizar a iluminação de forma eficaz para que o mundo subaquático pareça ainda mais profundo e impressionante.

        Como conter?

        Você decorou com sucesso o aquário, encheu-o de água, mas isso não significa que ele esteja pronto para receber os habitantes. O ambiente para os peixes deve "amadurecer", adquirir seu próprio clima bacteriano. Para começar, você pode colocar plantas e 2-5 peixes despretensiosos (guppies, espadas) no aquário, o bagre será necessário para cuidar do fundo. Alguns dias se passarão e os peixes vão preparar as condições para o resto dos habitantes do aquário.

        Os novos habitantes, antes de entrarem no reservatório comum, deverão viver separados por algum tempo, o que possibilitará o rastreamento de indivíduos insalubres.

        Se os peixes já vivem no aquário, espécies compatíveis devem ser adicionadas a eles. Caso contrário, animais de estimação maiores podem comer em animais menores.

        Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

        Para criar condições ideais para seus animais de estimação, você precisa calcular corretamente a quantidade por litro de água.

        A regra de ouro - 1 cm do corpo de um peixe por 1 litro de água - funciona apenas para indivíduos magros e pouco móveis.

        Quanto maior e mais agressivo o peixe, mais recipiente você precisa. Por exemplo, um disco de 20 cm requer um tanque de 40L.

        Peixes pequenos podem viver em aquários pequenos, e mesmo assim, se forem solitários. Indivíduos escolarizados, mesmo de tamanho pequeno, precisam de recipientes espaçosos. Quanto maior a área do aquário, mais ativa ocorre a troca de oxigênio e mais peixes têm a oportunidade de habitá-lo.

        Os modelos de canto, apesar de serem compactos, podem conter volumes impressionantes de água, sendo adequados para diferentes tipos de peixes de interior.

        Como cuidar de um aquário de canto, veja abaixo.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa