Aquário

Areia de aquário: melhores opções e preparações

Areia de aquário: melhores opções e preparações
Contente
  1. Recursos e funções
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Como preparar?
  5. Preenchimento de areia e cuidados posteriores

Um aquário é um ecossistema artificial em que um dos principais locais pertence ao solo. A areia de alta qualidade desempenha um papel importante na vida de todos os organismos que vivem e crescem nela. A escolha deste componente do ecossistema deve ser considerada com particular exatidãopara garantir a filtragem natural do aquário e microorganismos, plantas e animais - um lugar de abrigo e habitat.

Recursos e funções

O substrato arenoso tornou-se comum em aquários devido à sua facilidade de cuidado e disponibilidade. As criaturas mais simples encontraram seu habitat nele. As vantagens do solo arenoso incluem as seguintes características:

  • boa taxa de sobrevivência de plantas de aquário;
  • crescimento normal de espaços verdes;
  • facilidade de limpeza do fundo arenoso;
  • cumprimento de todas as tarefas biológicas atribuídas;
  • uma opção ideal para uma massa de criaturas bênticas que não conseguem imaginar sua vida sem cavar um substrato leve;
  • naturalidade e atratividade de aparência.

    A areia do aquário não tem apenas vantagens, mas também algumas desvantagens:

    • para enxaguar e fazer o preparo, é necessário realizar mais de um procedimento trabalhoso;
    • este tipo de solo requer cuidados especiais, caso contrário pode ocorrer acúmulo de detritos;
    • alguns tipos de areia podem alterar a composição química da água;
    • este tipo de substrato contém uma pequena quantidade de nutrientes, que nem sempre são suficientes para o crescimento das plantas, por isso de vez em quando terá de fazer fertilizantes adicionais.

    Variedades

    Hoje, os proprietários de aquários podem escolher um dos tipos de areia. dependendo de suas características.

    • Rio... Este substrato de aquário está em uso há muito tempo. Segundo alguns especialistas, esta espécie é considerada uma das melhores. A areia de rio não só pode ser comprada em loja especializada, mas também recolhida com as próprias mãos na margem do rio e depois peneirada.
    • Náutico. Para um ecossistema artificial de água doce, areia grossa coletada do fundo do mar seria uma opção válida. Antes de enviar para o aquário, o substrato deve ser bem enxaguado e peneirado, eliminando-se o sal e outras impurezas. Plantas e organismos crescem e se reproduzem lindamente em um substrato comum do mar no fundo do aquário. Recomenda-se colocar areia "viva" no aquário marinho. Este tipo de substrato pode conter colônias de microrganismos do mar.

    Sem passar pelo processo de secagem, eles rapidamente começam a estabelecer o equilíbrio hídrico. No ar, a areia "viva" morre rapidamente, respectivamente, de modo que não pode ser armazenada.

    • Coral... Substrato de aragonita é obtido pela deposição de pequenos restos de coral, molusco. Esta areia contém uma grande quantidade de cálcio, o que aumenta a dureza da água. As lascas de coral podem ser compradas em diferentes frações, começando pelas melhores. A melhor opção para sua aplicação seria o mar e o fundo do pseudo-mar, além de um ecossistema artificial alcalino.
    • Branco. Os proprietários do aquário podem decorar o tanque com areia branca ou colorida. Uma vez que este substrato pode ser de diferentes origens, ele tem diferentes efeitos no estado da água no ecossistema. A areia branca pode ser rio, mar, aragonita, quartzo. Antes de usar o substrato, deve-se ler atentamente as regras de uso.
    • Quartzo preto. Devido à presença na areia de ilmenita, magnetita, hematita em diferentes porcentagens, a areia adquire uma coloração preta.

    Não há restrições ao uso desse substrato, pois não contribui para a alteração das características do meio aquático. Ao contrário da versão branca, o preto enfatiza favoravelmente a aparência de criaturas vivas e plantas contra seu fundo.

    • Cor... Areia colorida pode ser usada para decorar o interior do aquário de uma forma original. Com sua ajuda, os animais de estimação podem obter paisagens brilhantes e incomuns no tanque. Antes de comprar areia colorida, deve-se estudar cuidadosamente suas características, garantindo assim que ela seja inofensiva para os habitantes do ecossistema. Os tons de tal substrato podem ser muito diferentes: azul, vermelho, mármore, romã, amarelo, marrom e roxo são muito populares.

    Como escolher?

    Para começar um novo aquário e fazê-lo funcionar bem, ele deve ter um substrato de boa qualidade. Na hora de escolher a areia, vale a pena levar em consideração sua fração, origem e espessura da camada.

    Não leve em consideração apenas o componente de decoração, isso não é suficiente para o funcionamento de alta qualidade do aquário.

    Características da areia a considerar na escolha de um substrato para o seu aquário.

    1. Fração. Você não deve escolher areia microscópica ou com uma fração muito grande. O tamanho ideal é considerado 1, 5-2 milímetros. Desde que haja menos grãos de areia, há deterioração da aeração, estagnação e desenvolvimento de bactérias. Se os seixos forem muito grandes, a matéria orgânica é mal lavada e a vegetação não cria raízes bem.
    2. Espessura da camada de areia idealmente deve ter entre 4 e 6 milímetros. Este indicador contribui para o crescimento e desenvolvimento de coisas vivas e plantas em um ecossistema artificial.
    3. O tipo de areia. Vale lembrar que a areia vermelha e amarela contém grande quantidade de ferro. Lascas de calcário podem perturbar a rigidez do equilíbrio da água, o que pode ser prejudicial para os organismos aquáticos.

    Como preparar?

    Antes de colocá-lo no aquário, vale a pena tratar cada um de seus elementos. Para excluir a presença de microrganismos nocivos, vale a pena realizar alguns procedimentos.

    • Enxágue as misturas e os produtos em água corrente. Nesse caso, a areia é despejada em um recipiente e lavada em um riacho não muito intenso. Neste caso, deve ser misturado à mão. O substrato está livre de corpos estranhos.
    • A areia deve ser tratada termicamente imediatamente após a conclusão da primeira etapa de limpeza. O substrato é fervido por 25 minutos.
    • A areia pode ser calcinada no forno a 150 graus por 30 minutos.
    • Para remover o excesso de fosfato, você pode tratar o substrato com uma solução de ácido cítrico a 30% e depois enxaguar com água corrente.

    Preenchimento de areia e cuidados posteriores

    Você pode despejar a areia desinfetada no aquário usando uma espátula de plástico. Na parte inferior do ecossistema, você pode colocar uma camada de turfa em combinação com nutrientes. A areia deve ser despejada em um aquário sem água, fazendo uma inclinação para a frente. Em primeiro lugar, vale a pena colocar a areia grossa, depois a mais fina. A espessura da camada de areia frontal pode ser de 20 milímetros e a posterior de 80 milímetros.

    Como alternativa, você pode criar uma composição de vários níveis usando seixos.

          Não é segredo que os resíduos dos peixes são tóxicos, poluem a água e o substrato, por isso devem ser eliminados regularmente. Após iniciar o aquário, pode demorar 30 dias até a primeira limpeza. Os procedimentos de limpeza a seguir podem ser realizados em intervalos de um a dois meses. Se a água escurecer e aparecer turvação, não entre em pânico e limpe o aquário todos os dias.

          Todo o sedimento que está no aquário pode ser removido com o auxílio de uma purificação completa, então já será necessário retirar os peixes e plantas por um tempo e colocá-los em outro recipiente. Neste caso, a areia é lavada em água corrente. Esses procedimentos devem ser realizados todos os anos. Eles limpam a areia em ecossistemas artificiais usando sifões convencionais. Use um funil para soltar o substrato para que a sujeira seja sugada para dentro do tubo.

          Você aprenderá como cuidar da areia fina em um aquário no vídeo a seguir.

          1 comentário

          Obrigado.

          Moda

          a beleza

          casa