Aquário

Aquários pequenos: características, variedades, seleção e povoamento

Aquários pequenos: características, variedades, seleção e povoamento
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Variantes de formas e tamanhos
  3. Como escolher?
  4. Como equipar?
  5. Como registrar?
  6. Como conter?
  7. Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

Tanques com volume de 3 a 30 litros podem ser considerados pequenos. Existem também opções muito miniaturizadas - recipientes de 1 a 2 litros, mas não guardam peixes, mas criam mini-jardins de plantas aquáticas com caracóis. Os tanques pequenos também são chamados de nanoaquários, da palavra grega que significa "minúsculo". Algumas espécies de peixes são mantidas com sucesso neles.

Vantagens e desvantagens

Em nanoaquários há uma série de vantagens significativas:

  • baixo custo - o preço de um aquário de 10 litros começa em 600 rublos;
  • compacidade - para um aquário pequeno não é necessário comprar um armário especial, pode ser colocado sobre uma escrivaninha ou penteadeira;
  • peso leve - o tanque é fácil de transportar.

    Antes de comprar um nanoaquário, você também deve se familiarizar com as desvantagens de seu conteúdo:

    • em um reservatório artificial de tamanho pequeno, é difícil atingir o equilíbrio biológico, os indicadores de água podem ser instáveis;
    • o ambiente aquático fica poluído mais rapidamente, por isso é mais difícil cuidar do aquário;
    • peixes grandes não devem ser mantidos.

      Apesar dessas desvantagens, peixes pequenos e despretensiosos são mantidos com sucesso em tais volumes. Guppies, neons e galos ficarão bem em um aquário pequeno, desde que a superlotação seja evitada.

      Variantes de formas e tamanhos

      Existem muitas formas diferentes de nanoaquários. Cada criador poderá escolher uma opção adequada para si.

      Retangular

      Este é um clássico no mundo dos aquários. Todos os tipos de peixes se sentem confortáveis ​​em tais tanques. A proporção da imagem é geralmente a seguinte: para 5 litros - 25 × 13 × 15,5 cm, para 10 litros - 32 × 15 × 21 cm, para 20 litros - 36 × 19 × 29 e para um 30 litros - 40 × 23 × 32.

      "Televisões"

      Esses aquários também são retangulares, mas têm um vidro frontal curvo.Por causa disso, a imagem interna do mundo subaquático pode ser distorcida. Apesar disso, muitas pessoas gostam desta forma, porque as "televisões" ficam muito bonitas no interior.

      "Panorama"

      Aquário retangular com cantos chanfrados. Proporciona uma boa visualização, os peixes podem ser admirados de qualquer ângulo.

      Quadrado

      Recipientes com lados iguais. O aquário de 10 litros tem 21x21 cm e o de 20 litros tem 27x27 cm.

      Volta

      Estes são aquários em forma de bola ou vidro. Acredita-se que um recipiente com este formato seja muito desconfortável para quase todos os tipos de peixes. No entanto, peixes despretensiosos são mantidos com sucesso, é especialmente popular manter um galo em um copo.

      Cilíndrico

      Estes são aquários estreitos e alongados. A relação de aspecto pode ser diferente, alguns fabricantes tornam os recipientes mais alongados, outros mais largos. Um aquário cilíndrico, como um redondo, não é muito conveniente para peixes, especialmente não é recomendado manter bagres nele.

      Semicircular

      Aquários de forma original, um dos lados totalmente plano e reto e o outro arredondado. Eles parecem especialmente interessantes se você os pendurar na parede.

      Canto

      Compacto e confortável. Estes aquários podem ser colocados no canto da secretária, não ocupam muito espaço. Entre os modelos, há opções com vidro frontal reto e curvo. As dimensões aproximadas de um aquário triangular de 10 litros são 25 × 25 × 18 e um de 30 litros é 34 × 34 × 27.

      Agora, existem muitos aquários com uma forma incomum: em forma de jarro, diamante, casa. Especialmente interessante é uma opção tão criativa como dois cubos conectados por um túnel. Tanques com este formato são muito difíceis de equipar sozinhos, portanto, na maioria das vezes são vendidos já totalmente equipados com toda a parafernália necessária.

      Como escolher?

      Um iniciante deve estar ciente de que um aquário usado comprado à mão freqüentemente quebra rapidamente.

      Se o recipiente estiver em operação por um longo tempo, ele pode vazar e, às vezes, o vidro se quebra completamente. Portanto, é melhor comprar um aquário em uma loja especializada.

      Deve ser dada preferência a fabricantes bem conhecidos:

      • Aquael;
      • Juwel;
      • Biodesign;
      • Tetra;
      • Ferplast.

      Ao comprar um aquário, deve-se levar em consideração o vidro, pois aqui a presença de lascas e arranhões é inaceitável.

      É importante atentar para as costuras, devem ser uniformes e sem saliências, não havendo vestígios do selante. Caso contrário, é melhor recusar a compra de um produto de baixa qualidade, porque no lugar de uma costura mal processada, necessariamente ocorrerá um vazamento com o tempo.

      A espessura do vidro para todos os aquários até 30 litros de volume deve ser de pelo menos 4 mm. Mas vale a pena prestar atenção ao tipo de vidro.

      Atualmente, os seguintes materiais são usados ​​para a fabricação de aquários.

      • Acrílico - Este material retém perfeitamente o calor no aquário, além de ser durável e leve. Dos pontos negativos, pode-se notar que os riscos se formam rapidamente, mas são fáceis de polir.
      • Vidro orgânico É o material mais popular para fazer aquários. É barato e resistente a arranhões, mas é pesado e frágil.
      • Vidro float - este é um vidro muito transparente, através do qual é interessante observar a vida subaquática, a imagem é transmitida sem distorção. Aquários de vidro float não são baratos, na maioria das vezes são feitos sob encomenda.

        Para a casa, você pode escolher um tanque de qualquer material, mas em locais públicos com grande número de pessoas, é melhor instalar um aquário de acrílico. É mais durável e se cair, será possível evitar lesões.

        Como equipar?

        Embora o aquário seja pequeno, deve estar equipado com todo o equipamento necessário:

        • filtro;
        • sistema de aeração (compressor);
        • aquecedor;
        • lâmpadas.

          Se você pode viver sem um compressor e um aquecedor, então você não pode fazer sem um filtro. É a sua instalação a mais importante na organização de um pequeno aquário.

          O sistema de filtragem manterá a água limpa.E isso é necessário não só por questões estéticas, mas também para manter a saúde dos peixes. Todos os filtros são divididos em 2 tipos.

          • Interno. Colocado dentro do aquário. Eles têm uma estrutura muito simples, mas às vezes criam muito fluxo de água. Além disso, um pequeno aquário ocupa muito espaço.
          • Externo. Suas dimensões são maiores que as externas, mas tais filtros são colocados fora do aquário, apenas um tubo fica dentro do reservatório.

          Alguns filtros não apenas purificam a água das impurezas, mas também a saturam com oxigênio.

            Nos reservatórios naturais, devido ao vento e à corrente por ele criada, ocorre a aeração natural da água. No aquário, é necessário criar artificialmente esse processo.

            Se não houver filtro no aquário ou se não saturar a água com oxigênio, é necessário um compressor. Eles são de três tipos.

            • Compressores de diafragma. Sua principal vantagem é o custo. Eles não são muito poderosos, mas são bons para um pequeno aquário.
            • Compressores alternativos. Têm excelente potência, o que é suficiente para vários aquários.
            • Compressores piezoelétricos. Compacto e silencioso, é a melhor opção para um pequeno aquário.

            Você pode calcular a potência necessária do compressor para um tanque específico usando a seguinte fórmula: multiplique 0,5-0,8 pelo volume do aquário. Por exemplo, para uma capacidade de 30 litros, é necessário um compressor com capacidade de pelo menos 15-24 litros por hora.

              Não se deve comprar equipamentos projetados para grandes reservatórios artificiais, pois um suprimento excessivo de oxigênio é tão prejudicial aos peixes quanto sua ausência total.

              A temperatura confortável para manter os peixes do aquário é de + 22-28 graus.

              Este é um número aproximado, porque as condições de detenção de diferentes espécies podem diferir ligeiramente. Alguns peixes são muito sensíveis à temperatura da água, por isso um termômetro é instalado no aquário. Se estiver muito frio no reservatório, um aquecedor também é colocado. Não ocupa muito espaço e permite manter uma temperatura da água confortável para peixes que gostam de calor.

              É importante fornecer aos peixes 8-12 horas de luz do dia. Neste caso, você não pode colocar o aquário perto da janela.

              As correntes de ar e a luz solar direta são prejudiciais para peixes e plantas. Portanto, o contêiner é colocado a uma pequena distância da janela e equipado com iluminação artificial. Lâmpadas fluorescentes ou lâmpadas LED são colocadas acima do reservatório. À noite, a iluminação deve ser desligada, pois alguns habitantes aquáticos, por exemplo, os bagres, preferem um estilo de vida noturno.

              Como registrar?

              Em casa, um pequeno aquário pode ser decorado das seguintes maneiras:

              • encher o fundo com terra;
              • arbustos de plantas;
              • cole um fundo bonito na parede posterior;
              • coloque troncos, conchas e outros itens de decoração.

              Como solo, pode-se usar areia, lascas de granito e seixos de pequeno e médio porte.

                É melhor escolher um fundo escuro, já que a cor do peixe não fica tão impressionante em um fundo claro. Além disso, o solo branco se suja facilmente e, depois de alguns meses, as pedras brancas podem ficar esverdeadas ou cinza-sujas. Seixos e areia são despejados cuidadosamente no fundo, com pelo menos 2 cm de espessura. Seixos muito afiados são melhor removidos, os peixes podem se machucar nas bordas.

                As plantas desempenham um papel importante no aquário. Eles contribuem para a formação de um ecossistema amigo dos peixes e, para algumas espécies de peixes, servem como abrigo e fonte de alimento vegetal. Os seguintes tipos de algas são adequados para um pequeno aquário:

                • vallisneria;
                • anubias anãs;
                • criptocoryne;
                • cladofora;
                • riccia;
                • didiplis;
                • musgo javanês;
                • bacopa.

                As algas são colocadas de acordo com o seguinte esquema: grama alta é plantada nas laterais ou ao longo da parede posterior do aquário, e arbustos menores são plantados no meio.

                  A forma do aquário também deve ser levada em consideração: por exemplo, em um reservatório redondo ou quadrado, um arbusto com folhas longas, plantado no centro, ficará melhor. Você também pode criar seus próprios padrões de aterrissagem originais.O principal é observar a medida e, periodicamente, desbastar as plantas fortemente crescidas.

                  A parede posterior do aquário pode ser lindamente decorada. Para isso, existem filmes especiais que são colados no vidro. Superfície da água, claridade do sol, montanhas, paisagens florestais, imagens de criaturas marinhas - essas imagens transformarão significativamente o aquário. Imagens volumétricas de pedras e rochas parecem especialmente impressionantes. Na parte inferior você pode colocar troncos, fragmentos de cerâmica invertida, casas, grutas. Essas decorações não têm apenas uma função estética, mas também servem como um abrigo confiável para peixes e alevinos tímidos.

                  Como conter?

                  Como mencionado acima, cuidar de um aquário pequeno não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. O principal é mantê-lo limpo. Para fazer isso, a cada 4-7 dias, um quarto da água é substituído por uma nova. A frequência da mudança depende do tamanho do tanque: quanto menor, mais frequentemente o procedimento é realizado.

                  Não se esqueça de limpar o solo. Com a ajuda de um sifão, os resíduos de peixes podem ser facilmente removidos do fundo.

                  Em aquários pequenos, a limpeza do solo pode ser facilmente combinada com um procedimento de troca de água. Na verdade, no processo de trabalho com um sifão, cerca de um quarto da água velha é sugado para fora do aquário, restando apenas para adicionar água doce. Os itens de decoração precisam ser removidos e bem lavados periodicamente. O refrigerante pode ser usado para evitar incrustações verdes, e as decorações são cuidadosamente limpas e lavadas em água corrente.

                  Não alimente os peixes em abundância, são os restos de comida que causam a poluição severa do reservatório. Alimentos não consumidos apodrecem e liberam substâncias prejudiciais aos peixes, causando envenenamento e outras doenças. Portanto, a comida é dada em pequenas porções. Deve ser consumido em 4-8 minutos, tudo o que resta deve ser removido.

                  Verifique os parâmetros da água. Nas lojas de animais, você pode comprar testes especiais que irão determinar a dureza, acidez, presença de nitritos e nitratos.

                  É especialmente recomendado comprar esses testes quando você iniciar o seu aquário pela primeira vez, ou quando o peixe parecer ou se comportar de forma diferente. Muitas doenças de animais de estimação do aquário são causadas por envenenamento banal e inadequação da água para os padrões exigidos.

                  Quantos peixes e que tipo de peixe você pode manter?

                  É melhor ter peixes pequenos em um aquário pequeno. Abaixo está uma lista das espécies mais despretensiosas que podem viver em um rebanho em um pequeno espaço.

                  • Guppy - os peixes de aquário mais comuns. Não são muito exigentes, são confortáveis ​​mesmo em latas de 5 litros. Em um aquário com um volume de 10 litros, você pode colocar 5-7 indivíduos.
                  • Neons - olhar gregário brilhante. Até 5 indivíduos podem ser plantados em uma lata de 10 litros e cerca de 10 em uma de 20 litros. Quanto maior o rebanho, mais confortável os neons se sentem.
                  • Danio rerio - um lindo peixe listrado. O número máximo de indivíduos para um aquário de 10 litros é de 5 a 6 peças.
                  • Bagre salpicado - criaturas pacíficas e de boa índole, preferindo viver na camada inferior da água. Um indivíduo necessita de 4 litros de água. É melhor viver em um pequeno grupo - de 3 indivíduos.
                  • Cardeal - peixes ativos e ágeis. Um indivíduo necessita de 3 litros de água, mas é melhor mantê-los em um grande rebanho - a partir de 10 peças. Portanto, eles ficarão confortáveis ​​em um aquário de 30 litros.
                  • Micro-coleção - um peixe muito pequeno, cresce em comprimento não superior a 2,5 cm. Num aquário com um volume de 15 litros, pode-se povoar 5 indivíduos, num aquário de 30 litros pode colocar um rebanho maior - cerca de 10 peças.
                  • Pecilia, espadas, mollies São espécies relacionadas entre si. Eles também são despretensiosos, mas crescem um pouco maiores do que os peixes acima, então o volume mínimo de um aquário para mantê-los é de 20-30 litros.

                  Um e um residente podem ser acomodados em um nanoaquário. Entre os peixes há solitários que vivem bem sem vizinhos.

                    Isso inclui galos - peixes com nadadeiras lindas. Os machos são muito belicosos, portanto, não é recomendável manter dois machos no mesmo tanque. Alguns contêm um galo em um copo ou cubo. Parece interessante, mas o tamanho do tanque deve ser de pelo menos 5 litros.Um espelho pode ser fixado na parede do aquário. Quando o macho vê seu reflexo, ele se torna mais brilhante e espalha lindamente suas nadadeiras.

                    O vídeo a seguir fornece instruções passo a passo para cuidar de um pequeno aquário.

                    sem comentários

                    Moda

                    a beleza

                    casa