Aquário

Fosfatos no aquário: normas e controle de nível

Fosfatos no aquário: normas e controle de nível
Contente
  1. O que determina os níveis de fosfato?
  2. Métodos para corrigir níveis perigosos de sais de fósforo
  3. Taxa de fosfato na água e determinação de seu nível

O fósforo na água do aquário é um macronutriente necessário para o funcionamento normal das plantas, peixes, invertebrados e outros organismos aquáticos. Mas sua quantidade deve ser estritamente dosado levando em consideração a combinação - nitrogênio, fósforo, potássio... Caso contrário, uma mudança no equilíbrio devido a um aumento nos fosfatos pode levar à morte de peixes e à morte da vegetação.

O que determina os níveis de fosfato?

Os fosfatos são sais inorgânicos de ácidos fosfóricos derivados de compostos minerais, incluindo apatitas. Apesar do macronutriente ser necessário para animais e plantas subaquáticos para a formação de membranas celulares, fotossíntese e processos químicos internos, sua concentração excessiva afeta negativamente os peixes e a flora do aquário. Já em reservatórios artificiais, seu excesso não está necessariamente relacionado à composição original da água.

Freqüentemente, uma fonte de fósforo elevado:

  • água da rede, pois os sais de fósforo às vezes são adicionados à água para proteger os canos;
  • água da chuva, na qual também podem estar presentes sais;
  • partes mortas de plantas, resíduos de alimentos e produtos residuais de organismos aquáticos que vivem na água.

    O excesso de fósforo pode ser retirado do próprio ecossistema no aquário de ervas se a concentração de nitrogênio for baixa. A iluminação prolongada pode provocar o seu aumento, o que, via de regra, é indicado pelo aparecimento de xenococos - algas em forma de pequenos pontos verdes.

    Particularmente prejudicial para os habitantes de um reservatório artificial é uma combinação de um alto teor de fosfatos em água (0,7-0,8 mg / l) com nitratos (80 mg / l), e tais valores são freqüentemente encontrados em aquários com plantas e peixes. Portanto, vale a pena considerar maneiras de como você pode reduzir e, se necessário, aumentar o nível deste elemento.

    Métodos para corrigir níveis perigosos de sais de fósforo

    Uma vez que o acúmulo de sais de fósforo está associado ao assentamento de peixes e à quantidade de vegetação, você pode diminuir o nível de várias maneiras:

    • remova alguns dos peixes;
    • mudar sua dieta - em vez de batatas fritas e cereais, você pode dar grânulos especiais;
    • é importante observar se os alimentos são consumidos integralmente, pode ser necessário reduzir as porções;
    • a ração muitas vezes pode ser sugada para filtros ou misturada com o solo - por causa disso, ela apodrece e o nível de fosfatos aumenta;
    • é importante fazer trocas regulares (20-30% do total), monitorando a qualidade da água nova.

    Se houver um pequeno número de peixes no aquário, então Os níveis ideais de fosfato podem ser mantidos com um produto especializado como o Tetra EasyBalance, um condicionador líquido para normalizar o ambiente para a fauna e flora subaquáticas. Use o produto uma vez por semana, adicionando 2,5 ml de solução por 10 l de água. Porém, na presença de um grande número de habitantes, o uso dessa droga não será suficiente.

    Você também pode reduzir o nível de sais de fósforo usando um produto líquido. Tetra PhosphateMinus. Estabiliza a composição da água de forma natural, não causa turvação e sedimentos e, além disso, é seguro para vários aquaristas. Este condicionador é adequado para todos os tanques de água doce. Para 40 litros, utiliza-se 10 ml de solução. Para normalizar completamente a água, o Tetra PhosphateMinus pode ser aplicado inicialmente a cada dois dias até que o nível de PO4 necessário seja alcançado.

    Se a concentração do macronutriente for muito baixa, pode ser aumentada aplicando Aquabalance "Equilíbrio fosfo"... Na verdade, este fertilizante para a vegetação do aquário pode ser usado com sucesso em um aquário de ervas. Para 100 l de água, são tomados 10 ml do produto, enquanto o nível de PO4 aumenta em 0,45 mg / l. Os sedimentos são perfeitamente aceitáveis.

    Taxa de fosfato na água e determinação de seu nível

    Você deve saber que a norma para o conteúdo de macronutrientes em água doce é de 0-2 mg por 1 litro, um nível mais baixo de fósforo é considerado na água do mar.

    Para determinar a quantidade, existe indicador especial "NILPA PO4 Test Phosphate". Ele detecta a concentração de íons fosfato. Normalmente o kit inclui 2 frascos de reagentes de 15 ml cada + escala de cores e um copo medidor com tampa. Cada pacote contém instruções de uso, você precisa agir claramente de acordo com as instruções fornecidas.

    Algoritmo de teste:

    • agite bem os reagentes antes de usar;
    • enxágue o copo 2 vezes com a água analisada;
    • 5 ml de água do aquário são colocados em um recipiente medidor;
    • adicione 5 gotas do frasco nº 1 (PO4) ao copo e misture, fazendo movimentos circulares com a mão;
    • após 6-10 segundos, despeje 2 gotas do indicador nº 2 e misture novamente;
    • após a reação ter ocorrido, é necessário colocar o recipiente no meio da escala de cores sobre um fundo branco por 5-7 minutos e comparar a tonalidade resultante com os setores de cor, é necessário olhar de cima;
    • após o procedimento, enxágue bem o recipiente com água corrente.

    É importante manter a solução de teste próxima à escala por no máximo 7 minutos, pois a cor do controle pode mudar posteriormente.

        A concentração de fosfatos é determinada pela saturação do tom. Se a solução tiver uma cor fraca, isso por si só indica uma falta de conteúdo, mas mesmo na ausência completa de qualquer tonalidade, vestígios de partículas de fósforo podem permanecer na água.

        A concentração exata pode ser reconhecida pelos números localizados ao lado de cada setor de cor. Ao trabalhar com o indicador "Nilpa", deve-se tomar precauções, uma vez que o produto contém ácido:

        • durante o teste, crianças não devem ser permitidas;
        • evite que o líquido reagente entre em contato com as mãos, mucosas dos olhos, partes abertas do corpo e roupas;
        • se isso acontecer, lave a área afetada com água em abundância e consulte um médico, levando o rótulo do teste com você.

        As medições da água devem ser realizadas regularmente - a cada troca de água. Para evitar que a vida aquática seja prejudicada, é necessário reagir rapidamente com altos níveis de fosfato no aquário, entretanto, as características individuais da água devem ser levadas em consideração.

        O vídeo conta em detalhes sobre os parâmetros da água do aquário.

        sem comentários

        Moda

        a beleza

        casa