Aquário

Aqua farm: o que é e para que serve?

Aqua farm: o que é e para que serve?
Contente
  1. História da criação
  2. Características e propósito
  3. Equipamentos e acessórios
  4. Lançamento do ecossistema
  5. Visão geral da revisão

Na verdade, é possível combinar um aquário e uma horta. Cultivar endro com salsa no parapeito da janela e apreciar o vislumbre de peixes coloridos não é uma fantasia. A direção moderna da agricultura para o cultivo de peixes e plantas há muito trabalha com esse princípio, por exemplo, na Austrália. Agora você pode colocar uma fazenda aquática em miniatura em casa. É um pequeno vaso de água, plantado em cima com vasos de ervas frescas.

História da criação

Um pequeno ecossistema foi inventado por dois californianos, formados pela universidade de pesquisa em Burkeley (Califórnia) - Nikil Arora e Alejandro Velez. Eles decidiram criar uma mini-fazenda inofensiva para as pessoas e o meio ambiente. Os inventores recrutaram um grupo de pesquisadores para implementar sua ideia: em hidroponia, aquicultura, biologia, engenharia e design. Como resultado, eles receberam um projeto adequado para escritórios, creches, escolas e edifícios residenciais. Essa mini-horta é indispensável nas megacidades, onde a vida selvagem está se tornando cada vez menor.

Uma fazenda aquática é um miniaquário que mantém de forma independente a pureza da água e também cultiva verdes ecológicos para a mesa. Ela trabalha com hidroponia - as plantas crescem sem solo.

As origens de tal sistema agronômico são encontradas entre os astecas: ilhas (chinampas) eram despejadas em pequenos lagos de água doce perto da costa e fertilizadas com lodo do lago; mesmo que não houvesse chuva, a água subia do lago até as raízes. Assim, plantaram milho, feijão, tomate, abóbora, pimenta. Em um ano, às vezes até 4 colheitas eram feitas.

No sudeste da Ásia, o arroz é plantado em campos alagados e são criadas carpas, enguias, crucians e caracóis. O peixe destrói as pragas, fertiliza o solo e é fonte de alimento para os humanos. A fazenda aquática combina hidroponia (cultivo de plantas sem solo) e aquicultura (criação de peixes) - isso é chamado de aquaponia: os resíduos dos peixes são processados ​​por bactérias especiais e então os brotos verdes se alimentam deles, e a água limpa é enviada de volta ao aquário. Aquaponia é uma área promissora da aquicultura. Desta forma econômica, plantas úteis são cultivadas e resíduos orgânicos de peixes cultivados são purificados da água.

Características e propósito

Em casa, não há restrições ao cultivo de safras verdes em tal ecossistema. As espécies que gostam de umidade são as mais adequadas. Eles crescem o ano todo. Poucos dias após o plantio das sementes, os brotos já aparecem.

Na fazenda aquática, folhas verdes, ervas condimentadas crescem bem, aveia e trigo são bem adequados.

Importante! Alguns estão interessados, ou é possível plantar flores assim. As flores de interior com este método de manutenção carecem de nutrientes, mas porque não experimentar: existem espécies que se dão bem na hidroponia.

É melhor colocar o aquário em um local ensolarado, por exemplo, perto da janela sul. O manjericão e a alface adoram muita luz solar, mas é preciso estar atento para que os raios diretos não caiam sobre a água, de onde ela pode florescer. O trigo exige menos iluminação, você pode escolher essa cultura se houver pouca luz no ambiente. Uma pequena lâmpada ajudará em dias nublados ou longas noites de inverno. Trigo, manjericão, trigo sarraceno, linho e lentilhas crescem bem em vasos pequenos. Além deles, você pode cultivar em um pequeno jardim: rúcula, salsa, endro, hortelã, coentro.

Uma fazenda é um ecossistema em miniatura fechado em um círculo da seguinte maneira:

  1. os restos de comida e resíduos de peixes, junto com a água, são bombeados para os potes, fornecendo nutrição para as verduras;
  2. as plantas purificam a água.
  3. a água é devolvida ao aquário.

Peixes alimentam amigos verdes e servem como filtros de água em gratidão - este é um aquapônico decorativo em miniatura.

A água do recipiente evapora gradualmente com o tempo e deve ser completada.

O contêiner pode conter de 3 a 5 habitantes. O principal requisito é que os peixes sejam insensíveis à amônia e aos nitritos dissolvidos na água.

Várias espécies de peixes são adequadas para o cultivo.

  • Guppy. São peixes de água doce despretensiosos. Eles são considerados os animais de estimação mais adequados para amadores iniciantes. Eles amam água doce e limpa, então as primeiras semanas de sua permanência na fazenda, até o início do processo do ecossistema, devem ser observadas.
  • Danio rerio ou zebra. São peixes móveis e listrados com nadadeiras longas, bastante sensíveis às mudanças na composição da água, principalmente na tenra idade. Recomenda-se colocar 3 indivíduos no aquário, pois são peixes de cardume, caso contrário sentir-se-ão incómodos.
  • Galo siamês. É altamente recomendável escolher um galo. Ele provou ser muito bem na fazenda aquática, mas apenas sozinho - na companhia de outras pessoas, ele pode se comportar de forma beligerante.
  • Peixe dourado. Para um peixinho dourado, o tamanho da fazenda aquática é pequeno. Quando ela crescer, ela terá que procurar um novo lar.

Importante! Para manter uma vida ótima no aquário, a temperatura da água deve estar em torno de + 25– + 27 graus. Talvez este regime de temperatura não seja adequado para certos tipos de peixes.

Equipamentos e acessórios

Você pode fazer seus próprios aquários agrícolas com as ferramentas disponíveis, mas é muito mais conveniente comprar um conjunto pronto na loja. Uma fazenda aquática é um recipiente com uma tampa na qual recipientes com fundo de malha são colocados. O aquário de 11 litros é feito de policarbonato, que é indistinguível do vidro. É um material muito leve.

Outra qualidade importante desse aquário é que ele não pode quebrar. É forte e durável, mantém bem a temperatura dentro do tanque. Possui uma câmara especial para uma bomba d'água que eleva silenciosamente a água até as raízes. Um pequeno orifício de alimentação de peixes está localizado na tampa.

As plantas não são cultivadas no solo, mas em um substrato especial - pedra-pomes porosa. Ele é colocado em recipientes de malha e inserido em um palete. As raízes podem crescer através da rede do recipiente. A palete com 5 recipientes para sementes é de polipropileno. A bomba embutida no palete é alimentada pela rede elétrica, deve haver uma tomada por perto. O anti-cloro remove o cloro da água da torneira, bem como sais e metais pesados, criando assim um ambiente seguro no aquário. O formato compacto permite que você coloque a treliça em uma janela, mesa ou cozinha.

O conjunto padrão da fazenda aquática inclui vários componentes.

Os seguintes elementos são destinados ao aquário:

  • recipiente transparente;
  • palete de cobertura com recipientes para sementes;
  • bomba (alimentada por rede de 220–240 V);
  • embalagem com cascalho (para o fundo do aquário);
  • tubos de borracha:
  1. flexível - para fornecer ar a um aquário com uma torneira;
  2. rígido - montado em palete com tela em uma das laterais;

Os seguintes elementos são necessários para a água:

  • D-Klor - ar condicionado-desclorador para purificação de água do sistema de abastecimento de água;
  • Zym Bac - um concentrado com bactérias benéficas que mantêm a água limpa;
  • O TidyTank é uma substância para remover sujeira de cascalho e paredes.

Para peixes, vale a pena adquirir componentes como:

  • Fish Prep - alimentos orgânicos;
  • Nature Pro Plus é um composto terapêutico.

As plantas exigirão componentes como:

  • recipientes para hortaliças;
  • um pacote de substrato poroso para plantas;
  • um conjunto de sementes ecológicas.

Lançamento do ecossistema

A fazenda aquática requer um mínimo de custos de manutenção, mas primeiro você precisa iniciar o processo do ecossistema. Fazer você mesmo é bastante simples, há uma instrução no kit. As etapas de montagem se parecem com este passo a passo:

  • escolha um local para o aquário, que deve ser bem iluminado e não muito longe de uma tomada elétrica;
  • o conjunto deve ser retirado da embalagem: enxágue o reservatório e o palete;
  • agora você precisa construir uma fazenda em aquaponia;
  • conectar um tubo rígido de borracha a uma bomba, só que não conectada à rede elétrica neste momento;
  • lave o cascalho com água quente e despeje no fundo;
  • despeje água de temperatura neutra na vasilha (você aguenta cerca de dois dias);
  • adicione 1 saco de Fish Prep e meia tampa do condicionador-desclorador;
  • o recipiente com os peixes é imerso no aquário por meia hora, depois o peixe é solto, o recipiente de transporte é retirado; primeiro adicione um pouco de água ao transportador para o peixe, espere cerca de meia hora e depois prossiga até este ponto;
  • lavar o palete com vasilhames;
  • o fio da bomba e o tubo de borracha são passados ​​por uma fenda no palete;
  • coloque uma tampa com uma bandeja no aquário;
  • o substrato é lavado com água quente diretamente nos potes e colocado em uma bandeja;
  • polvilhe com a solução de Zym Bac, vai levar toda a garrafa;
  • semear em um recipiente, é melhor não plantar tipos diferentes em um;
  • definido para a potência mínima, conecte a bomba à tomada.

Após a instalação, imediatamente ou após alguns dias, a água pode ficar turva. Se isso aconteceu imediatamente, significa que há sujeira e poeira no cascalho, você tem que esperar até que assente. Em poucos dias, isso também pode acontecer, mas significa que o processo biológico de purificação da água ainda não começou. Quando todos os habitantes se acostumarem, isso deve passar.

Para decorar o aquário, pode-se levar algas artificiais e pequenas grutas.

Nada supérfluo deve entrar na água da paisagem: nutre as folhas que se comem. As plantas vivas também não são necessárias no aquário, elas se alimentam das plantadas em vasos, o que as faz crescer mais devagar. Não é necessário regar as verduras cultivadas, mas as sementes e mudas não apresentam sistema radicular desenvolvido, por isso é aconselhável borrifar um pouco com água. As sementes germinadas crescem muito rapidamente e logo não precisarão mais ser regadas.

A aquicultura caseira ideal só alimenta os peixes diariamente: 1-2 pelotas por peixe.

O excesso de comida estraga a água do aquário e pode fazer com que os peixes adoeçam.

A água é adicionada periodicamente ao recipiente em ordem decrescente com a adição de um desclorador de ar condicionado: 1 tampa para 6 litros. Todo mês o aquário é tratado com um produto para remover sedimentos do cascalho e das paredes.

Visão geral da revisão

Peixes nadam na água, pequenas camas ficam verdes diante de nossos olhos e produzem folhas suculentas e vitamínicas o ano todo - como prometem os anúncios. Vale a pena considerar o que os compradores reais estão dizendo. Famílias com crianças compram esse produto, é claro, como um aquário, que não precisa de cuidados, e saladas verdes também podem ser cortadas à mesa.

Apenas para alguns aquicultores novatos, verduras frescas não crescem: 1-2 folhas aparecem e, em seguida, hastes longas apenas se estendem. Mas os peixes petsilia no aquário chocam alevinos e se sentem bem. Talvez isso possa acontecer por falta de iluminação.

Muitos proprietários têm dificuldade em encontrar um local adequado para um aquário de jardim. O sol muito intenso faz com que a água desabroche e, se houver sombra parcial, o crescimento da folhagem diminui devido à falta de luz. Outros colocam a fazenda aquática no peitoril da janela, a água não fica verde. Um pequeno canto de estar é adequado para relaxar no centro de escritórios de uma grande metrópole. Os peixes no aquário, o murmúrio da água e os verdes saudáveis ​​por cima - tudo isto é obtido com um mínimo de investimento de tempo e esforço. Também acalma os nervos, ajuda a distrair e relaxar.

Alguns proprietários da quinta aquática descobrem que após a primeira colheita surge bolor nos recipientes e as raízes das plantas apodrecem e ficam amareladas. É necessário remover as verduras infectadas e enxaguar bem o substrato antes de plantar novamente. E alguém se recusou completamente a cultivar verduras e usa a fazenda aquática como um aquário normal. Um dos proprietários foi forçado a comprar adicionalmente um termostato para aquecimento, já que o galo siamês estava frio no aquário. Outros não se contentam com o fato de que se deve adicionar água ao aquário com muita frequência, pois ela evapora rapidamente.

De acordo com a maioria, os peixes gostam de comer os alimentos do kit da aquicultura., mas em um caso separado, o tipo de alimento padrão não interessou aos peixes. O proprietário tinha que escolher individualmente o que alimentar os animais de estimação. Todos concordam unanimemente que esta é uma compra bonita e divertida, adequada para pessoas ocupadas como meio de aliviar o estresse, e para aquaristas novatos, especialmente crianças.

Você aprenderá mais sobre o que é uma fazenda aquática neste vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa