Aquário

Aquário holandês: esquema de plantio e cuidados

Aquário holandês: esquema de plantio e cuidados
Contente
  1. O que é isso?
  2. Escolhendo um aquário
  3. Preparação e seleção do plano de plantio
  4. Iluminação
  5. Priming
  6. Equipamento
  7. Trabalhando com plantas
  8. Diretrizes adicionais de design

O aquário holandês é um exemplo vívido do design original e não convencional de um lago doméstico. Seu enchimento destrói as idéias usuais de como o mundo do aquário deveria ser. A peça central de um aquário de estilo holandês não é a fauna subaquática, mas uma variedade de plantas. Este artigo é sobre o que é um aquário holandês e como criá-lo você mesmo.

O que é isso?

Basicamente, um aquário holandês é um jardim subaquático criado artificialmente com diferentes tipos de plantas. Entre eles podem ser encontradas variedades conhecidas de algas e representantes muito caros da flora do aquário.

É digno de nota que este tipo de aquário geralmente não contém nenhuma vida aquática. Se peixes, tartarugas ou outros representantes da fauna do aquário forem colocados no tanque, então em quantidades extremamente limitadas.

Apesar de os jardins subaquáticos e canteiros de flores em estilo holandês terem um aspecto bastante natural, a localização de cada planta é estritamente determinada desde o início.

Um papel não menos importante na harmonia da composição verde é desempenhado por um esquema bem pensado para o plantio de plantas, cujo desenvolvimento começa muito antes da própria disposição do aquário.

Portanto, as principais etapas na criação de um aquário holandês são as seguintes:

  1. seleção, compra e preparação de um aquário;
  2. elaboração de plano (esquema) de plantio de plantas, seleção de seu sortimento;
  3. organização da iluminação;
  4. escolha do solo;
  5. seleção e instalação de equipamentos;
  6. trabalho com plantas - composição, plantio.

Escolhendo um aquário

Uma das etapas mais importantes e cruciais no caminho para a criação de um aquário holandês é escolher o tanque certo. Especialistas dizem que seu volume deve ser não menos que 200 litros... A melhor opção é considerada recipientes com um volume de cerca de 500 litros.

Montar um aquário holandês em um pequeno recipiente não pode ser considerado uma solução expedita e racional. Um pequeno tanque com um jardim subaquático no interior do apartamento "se perderá" facilmente, e as plantas logo ficarão apertadas.

Ao escolher um recipiente de dimensões adequadas, é mais fácil se concentrar em um critério simples - a altura do tanque deve ser cerca de três vezes menor que sua largura. Por sua vez, a largura do contêiner deve ser de cerca de 60 centímetros em média.

Preparação e seleção do plano de plantio

O plano (esquema) de plantio de plantas aquáticas é realizado no papel. No decorrer do trabalho, deve-se levar em consideração as proporções e dimensões do recipiente, a altura e o diâmetro das plantas, as características dos itens de decoração.

Você pode definir os principais pontos de trabalho no plano da seguinte forma:

  • divida a área do aquário em 3 partes iguais de altura e largura;
  • marcar 4 pontos a meio do contentor, formados a partir da intersecção das linhas verticais e horizontais.

O primeiro par de pontos no primeiro plano são os locais a serem procurados ao plantar e posicionar plantas baixas. Outro par de pontos na parte de trás do aquário, por sua vez, serve de guia na colocação de trepadeiras altas ou compridas.

E também na planta, você pode marcar os pontos onde ficarão os acentos principais. Podem ser plantas com cores incomuns, formas de folhas ou flores que desabrocham debaixo d'água. Essa vegetação deve ser claramente visível na visualização do aquário, portanto vale a pena cuidar com antecedência para que nada o impeça.

O centro do tanque fica vazio. Isso permite que você tenha a melhor visão da vegetação de todos os lados.

A gama de plantas para o aquário holandês é bastante extensa. Os seguintes tipos podem ser citados como opções possíveis:

  • samambaias;
  • musgos (javanês, ricardia, ricchia);
  • criptocoryne;
  • lírios;
  • água kabomba;
  • aponogeton;
  • Chifre cubana.

Iluminação

Aquários de ervas requerem luz boa e abundante. A duração das horas de luz do dia para as plantas aquáticas deve ser de pelo menos 10-12 horas.

Quando há falta de luz, são utilizadas fontes de iluminação adicionais, iluminação suplementar de LED ou refletores.

Priming

É permitido usar areia de rio de granulação grossa ou cascalho fino com bordas suaves como solo. Antes de colocá-lo, é recomendado pré-coloque uma almofada nutritiva na parte inferior... No futuro, contribuirá para um crescimento e desenvolvimento mais ativo das plantas.

Equipamento

Para que os habitantes verdes do aquário holandês se sintam bem e se desenvolvam plenamente, é necessário criar condições de vida confortáveis ​​para eles. Não menos importante aqui é desempenhado por equipamentos especiais que mantêm o equilíbrio biológico no tanque.

O equipamento técnico do aquário holandês envolve a instalação dos seguintes dispositivos:

  • equipamento de filtração;
  • compressor;
  • sistema de suprimento adicional de dióxido de carbono;
  • um aquecedor que mantém a temperatura em + 25 ° C.

Trabalhando com plantas

O plantio de plantas altas é realizado ao longo de uma linha ao longo da parede posterior do tanque. Os espécimes de baixo crescimento são colocados em primeiro plano.

A combinação de plantas em grandes grupos é permitida. Isso fará com que seu jardim subaquático pareça o mais natural possível.

Em nenhum caso, deve-se aderir à simetria e à disposição "espelhada" das plantas.Colocar as plantações desta forma priva completamente o jardim subaquático de harmonia, naturalidade, naturalidade natural.

As plantações em grupo parecem muito impressionantes, nas quais as plantas contrastam umas com as outras.

Podem ser combinações de plantas com folhagem bordô e esmeralda, com folhas perfuradas e lamelares, com rebentos curtos, retos e fortemente encaracolados.

Diretrizes adicionais de design

A autoprodução da paisagem subaquática do aquário holandês também prevê o uso de elementos decorativos adicionais. Podem ser pedras, troncos, grutas e cavernas artificiais, conchas e corais. Porém, não podem ser usados ​​em grandes quantidades, ocupando todo o espaço livre.

Deve-se ter em mente que os itens de decoração devem combinar uns com os outros em estilo. Portanto, a decoração de plástico pode parecer ridícula e supérflua contra o fundo de conchas e corais naturais.

Ao planejar o lançamento de peixes em um aquário holandês preparado, você deve se familiarizar com suas características com antecedência. Não é recomendado manter os peixes propensos a comer a vegetação do aquário no jardim subaquático. Além disso, algumas espécies de peixes têm o hábito de cavar no solo, cavando na raiz das plantas. Essas espécies não podem ser mantidas em um aquário holandês.

Cuidar do jardim subaquático não é difícil, mas é importante realizar todos os procedimentos necessários regularmente. Portanto, semanalmente, você deve substituir 1/10 da água velha do aquário por água doce. Os detritos que se acumulam no fundo, fragmentos de plantas mortas e morrendo devem ser removidos em tempo hábil. E também regularmente você precisa limpar as paredes do tanque de algas que crescem durante um longo dia de luz.

O desempenho do equipamento também deve ser monitorado. Os filtros devem ser limpos de bloqueios em tempo hábil. Além do mais, é importante monitorar o funcionamento do sistema de abastecimento de dióxido de carbono.

Para mais informações sobre o aquário holandês, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa