Aquário

Luzes LED para aquário: características, seleção e aplicação

Luzes LED para aquário: características, seleção e aplicação
Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Variedades
  4. Como escolher?
  5. Cálculo de potência
  6. Organização da iluminação

O aquário é um elemento interessante do interior que não deixará ninguém indiferente. Para que as condições de seus habitantes sejam confortáveis, é necessário manter uma massa de parâmetros em um determinado nível. Um deles é leve. Devido à sua escassez, as plantas morrem, o que pode causar danos à água e a consequente morte dos próprios peixes. É por isso que muitas vezes é necessário usar fontes de luz artificiais. Uma delas é a lâmpada LED.

Descrição e propósito

Observe que as lâmpadas desempenham um papel importante para plantas e peixes na saturação da água com oxigênio e substâncias valiosas. Normalmente em reservatórios artificiais, que incluem um aquário, você pode instalar os seguintes tipos de lâmpadas:

  • incandescente;
  • luminescente;
  • CONDUZIU.

A última categoria é a mais popular. As luminárias LED para aquários, como as LED, fornecem iluminação uniforme e apresentam várias vantagens em relação às outras categorias mencionadas. A luz emitida por eles é o mais natural possível. Isto permite-lhe tornar confortável a estadia de peixes e plantas no aquário.

Vários aquaristas fazem essas lâmpadas multicoloridas para sua beleza. Mas nem todo mundo sabe que as lâmpadas LED coloridas afetam negativamente o humor dos habitantes do aquário. E nas plantas, essa luz pode atrapalhar o processo de fotossíntese, o que pode levar à sua morte.

Vantagens e desvantagens

As luzes LED para aquários têm várias vantagens e algumas desvantagens. Se falarmos sobre as vantagens, o seguinte deve ser mencionado.

  • Lucratividade.O consumo de energia ao usar LEDs é significativamente menor do que ao usar outros grupos de dispositivos de iluminação.
  • Durabilidade. Sua vida útil é de 3 a 5 anos.
  • Resistência ao estresse mecânico. Não existem espirais frágeis ou lâmpadas de vidro neste tipo de iluminação.
  • A presença de um revestimento impermeável. Em combinação com baixa potência, o uso de tal lâmpada será o mais seguro possível.
  • Não esquentam muito e não alteram a temperatura do aquário durante o funcionamento, ao contrário de outros tipos de lâmpadas.
  • Segurança. Eles não contêm substâncias nocivas como mercúrio.
  • Uma ampla faixa espectral permite criar iluminação de alta qualidade.
  • A capacidade de ajustar o brilho da iluminação enquanto o espectro de luz permanece inalterado.
  • A quebra de um LED não afeta o funcionamento dos LEDs vizinhos.
  • Segurança contra incêndios. Ao usar essas lâmpadas, a probabilidade de um curto-circuito é próxima de zero.
  • Excelente desempenho. As lâmpadas podem funcionar por até 12 horas e não superaquecer.
  • Instalação simples. Eles são muito fáceis de instalar e conectar à rede elétrica.

Apesar da presença de um número bastante grande de vantagens, essas lâmpadas têm algumas desvantagens:

  • ainda não são muito comuns, o que torna seu preço superior ao dos análogos;
  • para que durem mais, você deve comprar e instalar uma fonte de alimentação especial;
  • Os LEDs devem ser bem resfriados para minimizar o risco de superaquecimento, para que possam ser equipados com radiador, que agrega peso a toda a estrutura;
  • a localização sob a tampa do aquário reduzirá sua vida útil devido ao fato de que a dissipação de calor neste caso será difícil.

Com base nas vantagens e desvantagens acima, o uso de lâmpadas LED para iluminar o aquário é uma medida justificada.

Variedades

Existem vários tipos de lâmpadas LED. Escolha um tipo ou outro dependendo da disponibilidade de funções adicionais, bem como do tamanho do tanque do aquário.

  • Luminárias LED com corpo flexível. Eles podem ser usados ​​para recipientes de até 30 litros. Eles têm uma potência de 1 W e o fluxo luminoso é de cerca de 100 lm. Estes modelos são muito adequados para aquários redondos. Esses modelos geralmente são alimentados por meio do conector USB. As luminárias LED são compactas, muito fáceis de instalar, mas apenas adequadas para iluminar pequenos objetos.
  • Luminárias com potência de 1,7 watts. Eles são comumente usados ​​para iluminar aquários pico. Módulos de LED T5 são usados ​​aqui. O fluxo luminoso para esta categoria é 150 lm. O indicador de temperatura de cor oscila na faixa de 5-7 mil K. A lâmpada desta categoria funciona a partir de um conector USB ou de um adaptador de alimentação de 100-240V.
  • Existem modelos que são montados na capa. Eles são equipados com suportes ajustáveis ​​especiais. A potência dessas lâmpadas é de 9 W. Módulos T8 são usados ​​aqui. O fluxo luminoso será de 930 lm.
  • Dispositivos de iluminação de dois canais são usados ​​para aquários, que se distinguem por uma grande faixa espectral e altas taxas de abertura. Este grupo de lâmpadas possui um dimmer remoto. Sua característica será o fato de esses modelos poderem alterar a temperatura da cor.
  • As luminárias de três canais estão equipadas com uma função de programação de cenário de luz de fundo. Isso permite que você controle os parâmetros de brilho, temperatura da luz, espectro, bem como o intervalo de tempo para alterar esses indicadores. Também há um efeito tridimensional aqui. Ele pode ser controlado por meio de um controlador externo. Canal 1 - diodos de luz branca fria, canal 2 - luz branca quente e vermelha, canal 3 - também diodos de luz branca fria.
  • Outra categoria são as mesmas lâmpadas de três canaismas para reservatórios marinhos. A diferença está nas características dos três canais. Canal 1 - diodos do espectro de luz azul.Canal 2 - diodos de luz branca fria. Canal 3 - diodos do espectro azul. A potência deste tipo de luminária é ligeiramente inferior a 40 watts.

Todas as categorias acima são para lâmpadas ou fitas de LED. Mas também existem focos LED especiais. A diferença é que eles são mais poderosos.

Há também uma categoria separada de lâmpadas - submersíveis. Esses modelos podem ser colocados no fundo do aquário ou fixados na parede. Mas nem todas as lâmpadas LED vendidas na loja de animais se enquadram nessa categoria. Determinar se a luminária é submersível ou não é muito simples - basta encontrar uma marca em seu corpo que é feita de acordo com o padrão IP68. Esta característica indica que o modelo é à prova d'água.

Muitos aquaristas chamam todas as lâmpadas de fitolâmpadas. Mas nem toda lâmpada LED pode ser chamada assim. Só pode ser considerado assim se emitir fito-luz. E isso só é possível se houver um espectro de cor vermelha. O fitolampo tem mais uma característica - sua potência é de 1 W por lâmpada. Então, a luz é capaz de penetrar por uma coluna d'água de 50 centímetros e pode afetar as plantas.

Como escolher?

Agora vamos descobrir como escolher as lâmpadas LED dependendo do tamanho do recipiente sobre o qual devem ser colocadas. Eles geralmente são selecionados de acordo com 2 indicadores:

  • intensidade do fluxo de luz;
  • temperatura de cor.

Para outras categorias de luminárias, a potência será o fator determinante. Se tomarmos este indicador para uma lâmpada como base, então é possível calcular a potência total de todo o mecanismo de iluminação necessária para um tanque de um determinado tamanho. Isso se deve à presença de requisitos de intensidade de iluminação por litro de líquido.

Mas para retroiluminação LED, o indicador de fluxo luminoso será importante, que é medido em lúmens. Para plantas, a média normal é de 20-40 lm. Isso é suficiente para garantir seu crescimento normal. Se a flora do tanque é mais exigente, então é melhor comprar lâmpadas com um fluxo de luz de 40-60 lm.

O tipo de luz de fundo considerado também é caracterizado por certos indicadores de temperatura de cor. O valor mínimo para um aquário é 5500 K. O ideal é 6000-8000 K. A uma temperatura de cor de 4000 K, a luz terá uma tonalidade avermelhada e acima de 6000 K - azul.

Outro ponto importante será a qualidade dos LEDs. Cristais baratos feitos na China apresentam excelente intensidade de luminescência no início do uso. Mas depois de um tempo, sua degradação acelerada começa, o que leva a uma falha mais rápida. Portanto, é melhor dar preferência a produtos de empresas conhecidas e confiáveis.

Cálculo de potência

Para calcular a potência necessária da luz de fundo, primeiro você precisa entender qual potência as lâmpadas LED são necessárias. Um tipo de padrão é considerado um indicador de 1 W. Mas aqui é importante atentar para o volume do tanque, que pode ser diferente.

Nas lojas, na maioria das vezes você pode encontrar LEDs com potência de 0,2 watts. Se presumirmos que você tem um aquário com um volume de 200 litros, então você vai precisar de uma faixa de LED composta por 30 lâmpadas, ou de 25 a 40 focos de LED.

O valor padrão da luz por litro de água é 0,5 W. Cálculos independentes podem ser realizados de acordo com a fórmula: E = F: S, onde F é o indicador do fluxo luminoso e S é a área da superfície sobre a qual incide o fluxo luminoso.

O cálculo é necessário porque o valor padrão de 0,5 W pode nem sempre ser preciso devido às diferentes alturas das paredes do aquário para diferentes modelos.

Portanto, em um caso, isso basta para iluminar a coluna d'água e, no outro, não.

Organização da iluminação

É melhor instalar a luminária ao longo da parede do recipiente ou em um dos lados da tampa. Este arranjo iluminará o espaço máximo do aquário.E se você precisar substituir algum elemento, será fácil de implementar. Nas lojas, você pode encontrar lâmpadas LED seladas que podem ser deixadas na água.

Vários aquaristas preferem instalar designs caseiros a partir de tiras convencionais de LED. Mas eles só podem ser usados ​​na ausência de contato com a água.

Em geral, a instalação independente de tais fitas é mais fácil de realizar do que conectar um mecanismo de iluminação de lâmpada. Para isso, basta uma fita adesiva, uma fonte de alimentação de 12 V, além de um selante, que atuará como isolante nas conexões dos fios.

Com este método de iluminação, o vapor de água pode quebrar rapidamente os cristais do LED. Portanto, é melhor escolher soluções à prova de umidade.

    Seria bom usar luminárias coloridas, mas com uma grande limitação na gama de cores. Por exemplo, a simulação do luar pode ser usada. Isso será muito útil para peixes noturnos que vivem em aquários. Isso também permitirá que você observe animais de estimação à noite.

    Nós podemos dizer que as condições de vida das plantas e animais no aquário são determinadas mais por requisitos e regrasdo que a preferência do dono do aquário. Ao escolher as luzes LED certas, você pode criar uma atmosfera realmente agradável no tanque de água. Isso terá um efeito benéfico na vida das plantas, o que enriquecerá suficientemente a água com oxigênio.

    E graças a isso, peixes e outras formas de vida marinha ficarão muito boas e confortáveis ​​aqui.

    Os segredos para fazer uma luz LED simples para aquário estão no vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa