Aquário

Bombas para um aquário: finalidade e tipos, seleção e instalação

Bombas para um aquário: finalidade e tipos, seleção e instalação
Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Variedades
  3. Como escolher?
  4. Como instalar?
  5. Cuidado correto
  6. Finalmente

Em condições naturais, o próprio peixe encontra as condições ideais para sua existência com pureza, regime de temperatura, velocidade da água e concentração de oxigênio adequados. Em um aquário doméstico estacionário, o ambiente necessário para sua sobrevivência é formado artificialmente por meio de equipamentos elétricos e mecânicos. O principal dispositivo, sem o qual todos os peixes do aquário vão flutuar de barriga para cima, é a bomba de aquário para bombear água, que realiza várias opções em paralelo.

O que é e por que eles são necessários?

Uma bomba para bombear líquido também é chamada de bomba, compressor e também arejador. O objetivo principal desta unidade é criar um fluxo (fluxo), bombear água, garantir sua circulação no aquário e saturação de oxigênio estável. Como tal, um aquário é um espaço fechado, portanto, a vegetação e os organismos vivos nele sem aeração terão uma grande falta de oxigênio.

A vegetação do aquário é capaz de converter o dióxido de carbono em oxigênio, mas os esforços da vegetação por si só podem não ser suficientes para a confortável existência dos habitantes do minirreservatório. É com o propósito de oxigenação da água que as bombas de aquário são praticadas.

Em um reservatório comum, o procedimento de saturação ocorre naturalmente, como resultado do movimento da água, soprando vento. Em um reservatório doméstico, isso não é feito e, sem bomba, a água vai ficar com a aparência de algum tipo de purê ou pântano.A bomba foi concebida de forma a que o ar entre no aquário através de canos especializados, fazendo com que o líquido fique saturado de oxigénio. A pressão de alimentação é regulada por grampos especiais localizados nos tubos. Pontas porosas (pulverizadores) são montadas na extremidade do tubo.

Os pulverizadores são capazes de produzir bolhas de vários tamanhos, mas quanto menores, mais área ocuparão o aquário.

A água, após passar pelas pontas porosas em forma de bolhas de ar, sobe para cima, onde as bolhas rompem e destroem o filme de proteína na superfície da água, melhorando assim a saturação natural do líquido com oxigênio. À medida que as bolhas se movem pelo aquário, as camadas de água se misturam, o que leva a uma distribuição e temperatura uniformes da água.

As bombas ajudam a aumentar a vazão do solo, criando as condições necessárias para a vida confortável dos microrganismos do solo. Isso também neutraliza a decomposição de resíduos de peixes e vegetais, a formação de metano, amônia e sulfeto de hidrogênio. Com a saturação de oxigênio insuficiente da água no aquário, seus habitantes e vegetação desenvolvem todos os tipos de doenças e, como resultado, a provável morte de todos os seres vivos.

Variedades

As bombas de aquário para bombear líquidos diferem em vários parâmetros. Por itens de trabalho internos, eles podem ser divididos em:

  • pistão (vibração);
  • membrana.

As bombas de pistão empurram o ar por meio de um pistão instalado. As unidades de pistão são duráveis ​​e muito mais potentes do que as unidades de membrana, mas são mais ruidosas e vibram. É aconselhável usar tal aparelho para tanques com capacidade superior a 200 litros. Na maioria das vezes, esses dispositivos são instalados em grandes aquários ou aquários de coluna. As vantagens dos aeradores de pistão são o longo tempo de operação e alto rendimento.

O ar é fornecido por um compressor tipo diafragma por meio de membranas. As principais vantagens das unidades de membrana são o silêncio e o baixo consumo de energia elétrica. No entanto, esses compressores têm baixa capacidade de vazão e são usados ​​para tanques de até 150 litros.

De acordo com o método de instalação, as bombas são divididas em:

  • submersível (interno);
  • externo.

Pelo nome já fica claro que os dispositivos submersíveis são instalados sob a água por meio de pinças especializadas ou ventosas. As bombas externas são instaladas fora do aquário. Para realizar a aeração, tubos de suprimento de ar são puxados do compressor para o aquário. Em um aquário, a água pode ter uma estrutura diferente (doce ou marinha), o que afeta o design interno das unidades. Com esses parâmetros, diferentes materiais são usados ​​na fabricação do impulsor (impulsor):

  • para água doce, o aço não corrosivo (aço inoxidável) é praticado;
  • para a água salgada do mar, usam-se cerâmicas.

As bombas de água externas têm uma falha importante. Durante o processo de instalação, é necessário levar em consideração que o próprio dispositivo e as mangueiras deverão ser ocultados para não prejudicar a visão do espaço interno da sala.

Além disso, as bombas estão circulando, fluindo, elevando. Dispositivos de elevação são usados ​​para bombear água de um reservatório para outro, dispositivos de circulação são usados ​​para formar um fluxo forte e bombas de fluxo são usadas para organizar fluxos de líquidos.

Algumas modificações da bomba são equipadas com controle de potência e dispositivos de orientação de fluxo de fluido.

Como escolher?

À venda existe uma vasta gama de bombas para aquários de produção russa e estrangeira. Ao fazer uma escolha, é necessário prestar atenção aos seguintes aspectos.

Método de montagem

Todas as bombas de aquário, conforme mencionado anteriormente, são divididas em 2 tipos: externas e internas (submersíveis).Os primeiros são colocados fora do aquário e, via de regra, são fixados nas paredes pelo lado de fora. O tipo mais comum é a bomba interna localizada dentro do aquário. Na verdade, qualquer compressor de aquário usado para bombear líquidos está equipado com ventosas ou pinças especializadas no fundo da caixa, podendo ser instalado sem muito esforço nas paredes do aquário, tanto externa quanto internamente.

Largura de banda

Na ficha técnica de qualquer bomba, é indicada a capacidade cúbica do líquido bombeado - litros / tempo (produtividade). Escolhendo uma bomba para um aquário específico, você deve multiplicar sua capacidade cúbica por 3-5 vezes, o número resultante deve coincidir com os dados do passaporte da produtividade da bomba, medida em l / h.

Poder

O arejador trabalha ininterruptamente, portanto, para economizar energia elétrica, é necessário selecionar as amostras com o valor mais baixo, que varia de 4 W a 35 W e mais. Com as demais sendo as mesmas condições, recomenda-se escolher a bomba com a menor potência, pois isso indica que o rendimento da bomba é maior. Mais consumo de energia significa mais dissipação de energia e nenhuma fonte de calor em excesso é necessária no circuito.

Ao escolher um compressor, não só o volume do aquário é fornecido, mas também o clima local: o número de habitantes vivos, a vegetação, a presença de artigos decorativos.

A unidade mais poderosa em um pequeno aquário, ou vice-versa, pode levar à violação de sua funcionalidade e ter um efeito prejudicial no microclima.

Levantamento de peso

Uma das características das bombas elétricas, anotada na ficha técnica, é a altura da subida da água, que está diretamente relacionada com a potência e produtividade da bomba. Este valor pode ser de fundamental importância no caso de se utilizar um compressor para enchimento graduado com levantamento de líquido ou bombeamento para fora do reservatório. Quanto maior o reservatório, mais potente será a bomba necessária. Aquele que bombeia de 3 a 5 volumes por hora será produtivo.

Nível de ruído

Se os parâmetros técnicos básicos são de fato semelhantes para todos os fabricantes, então, em termos de nível de ruído, as empresas líderes superam seus próprios concorrentes. Selecione uma bomba com baixo nível de ruído de um fabricante confiável. Se o aquário estiver localizado no quarto, o funcionamento silencioso da bomba será útil.

Voltagem

Normalmente, 220 volts AC ou 12 volts DC. Os dispositivos que estamos considerando são alimentados por uma rede de 220 volts. Em sistemas de marca, bombas de 12 volts são usadas mais. Apesar de serem menos eficientes, podem ser conectados diretamente à fonte de alimentação do computador.

Material de manufatura

Todas as carcaças da bomba são feitas de plástico, a única diferença entre elas é o eixo do motor. Nos aquários de água doce, é praticada uma bomba com uma haste de metal, para a água salgada do mar, é produzida a partir de cerâmica.

Como instalar?

É melhor instalar a bomba em locais cobertos para visualização, para que não desfigure a aparência do aquário. Além disso, esteja ciente do ruído gerado pelo dispositivo. Posicionar a unidade o mais longe possível do local de descanso reduzirá significativamente a pressão sobre os ouvidos.

Uma boa solução seria instalar o próprio dispositivo em um cômodo que não seja usado para residir. (por exemplo, no corredor), então você precisará colocar a mangueira de conexão através do orifício na parede do aquário. É impraticável instalar o dispositivo atrás de uma janela, uma vez que diferenças significativas de temperatura afetam negativamente o estado da membrana e, portanto, encurtam a vida útil do dispositivo.

Também deve ser mencionado que quase todos os fabricantes de bombas na documentação de seus dispositivos proíbem sua instalação abaixo do nível da água.Isso se deve ao fato de que quando a bomba pára, a água pode correr pelo tubo de ar por gravidade, transbordando para a lateral do aquário, o que pode causar um alagamento. Se não for possível instalar o aparelho acima do nível do aquário, é necessário instalar uma válvula de retenção na abertura da linha de suprimento de ar. Este pequeno dispositivo evitará muitas complicações. Seu princípio de funcionamento é que o fluxo de ar pode fluir livremente na direção do aquário, mas a válvula está permanentemente fechada para trás.

Além disso, você pode experimentar a opção de instalação da bomba. Se a unidade fizer barulho ao montá-la nos pés, tente pendurá-la ou encontre um lugar onde não haja efeito de ressonância.

Cuidado correto

O cronograma normal de manutenção do aquário é a limpeza semanal, este processo também inclui a manutenção da bomba.

  • A água é bombeada para fora e, em seguida, a bomba é desconectada da rede elétrica.
  • A esponja do filtro externo é removida e lavada. Para tais tarefas, apenas a água do aquário é utilizada, caso contrário, as bactérias benéficas que habitam a esponja e são responsáveis ​​pela purificação da água serão eliminadas.
  • Os elementos de plástico são limpos da placa com uma esponja dura ou pincel.
  • O interior de qualquer bomba tem seu próprio filtro de espuma interno, que deve ser limpo conforme necessário. Para isso, a carcaça da bomba é desmontada (é muito fácil fazer isso com as mãos), a esponja interna é retirada do corpo da bomba e lavada.
  • Depois de lavar as esponjas, você também precisará bombear o ar do sistema, para o qual é usada uma bomba manual, com a qual o ar desnecessário é expelido das mangueiras.

Finalmente

A bomba é um elemento essencial para manter a microflora certa no aquário. Você precisa escolher um dispositivo que seja mais adequado para a capacidade do aquário - todos os tipos de inconsistências podem afetar negativamente a sua funcionalidade.

A principal atenção deve ser dada aos dispositivos dos melhores fabricantes, que são silenciosos - um preço mais alto irá salvá-lo do som incessante agindo em seus nervos e das consequências irritantes de uma falha repentina do dispositivo.

No próximo vídeo, você encontrará uma comparação de bombas de aquário de fabricantes poloneses e chineses.

sem comentários

Moda

a beleza

casa