Aquário

Iniciando um aquário: regras e instruções passo a passo

Iniciando um aquário: regras e instruções passo a passo
Contente
  1. Como lavar o aquário antes de pousar os peixes?
  2. Limpeza de sujeira e decoração
  3. Desinfecção de plantas e habitantes
  4. Seleção de equipamento
  5. Infundindo água
  6. Instruções passo a passo para começar do zero
  7. Possíveis erros
  8. Controle e cuidado

O aquarista em formação não traz apenas novos inquilinos para a casa. Ele organiza um ecossistema em miniatura delimitado pelas paredes de vidro do aquário. Você terá que mexer muito em seu arranjo, mas o mundo subaquático vai encantar os olhos, e seus habitantes vão surpreender com atividade e cores brilhantes.

Como lavar o aquário antes de pousar os peixes?

Primeiro você precisa decidir sobre a forma do aquário. Independentemente do deslocamento, um aquário retangular padrão é considerado a melhor opção para iniciantes. É fácil de limpar e os pequenos recipientes de 30L e 40L não ocupam muito espaço.

Um pequeno recipiente é colocado sobre uma mesa com uma superfície plana e lisa, um aquário de 60, 100 ou 200 litros é colocado em um gabinete robusto.

Um aquário novo não requer uma limpeza completa, mas após a compra deve ser preparado enxaguando em água corrente fria sem sabão ou outros detergentes.

Em caso de dúvida sobre a limpeza do recipiente, enxágue-o com bicarbonato de sódio ou sal de cozinha. Use uma esponja macia para enxaguar.

Para remover todas as partículas desinfetantes, enxágue as paredes do aquário pelo menos quatro vezes sob forte pressão de água morna. Em seguida, é lavado novamente com água decantada. Para isso, a água da torneira comum é defendida por dois a três dias.

O aquário é despejado até a borda com a mesma água decantada e deixado por vários dias. Durante esse tempo, a água extrairá resíduos de selante e toxinas prejudiciais. E essa medida também vai garantir que o recipiente não vaze.Bem, então a água está completamente drenada e prossegue para a próxima etapa.

Limpeza de sujeira e decoração

O solo adorna o fundo do aquário, impede a estagnação da água e o crescimento de bactérias nocivas.

Mas para que os seixos, a areia com uma fração grossa ou o próprio cascalho não se tornem uma fonte de doenças, eles precisam ser devidamente limpos.

Existem várias recomendações a este respeito.

  • Considera-se que o método mais eficaz é a forma como os seixos são calcinados no forno ou cozidos no fogão. O solo resfriado é enxaguado com água sedimentada sem cloro e colocado no fundo do aquário com uma camada de 3-5 cm de espessura.
  • Há uma opção mais trabalhosa, quando o solo é despejado em um balde, despejado com água fria e bem misturado à mão. Esse processo é repetido até cinco vezes, até que a água no balde fique mais límpida.
  • Conchas decorativas, grutas ou pedras grandes são cuidadosamente limpas com sal ou refrigerante e depois lavadas em água quente corrente. Se durante a limpeza a tinta desbotar ou vazar cola, vale a pena escolher outra opção de decoração. Na verdade, com presença constante na água, tal decoração irá emitir toxinas nocivas que levarão à morte dos habitantes do aquário. Se a decoração limpa não perdeu o seu aspecto apresentável, pode ser instalada no chão.
  • A madeira flutuante das raízes das árvores é limpa da casca e fervida em água com sal por cinco a oito horas. Para maior desinfecção, é permitido adicionar uma solução fraca de permanganato de potássio à água. Durante o cozimento, a água é trocada três ou quatro vezes e depois deixada de molho por uma semana em água decantada. Só então o obstáculo pode ser considerado pronto para instalação.

Desinfecção de plantas e habitantes

As plantas adquiridas com antecedência são lavadas com água corrente e filtrada para remover sujeira, terra e areia. Em seguida, são colocados por 10 minutos em uma solução fraca de permanganato de potássio, após o qual são lavados novamente.

Em seguida, raízes muito longas são cortadas com uma tesoura e deixadas em uma jarra de água limpa por quatro dias. Depois disso, as algas são consideradas prontas para serem transplantadas para o solo do aquário. Com os peixes, um processo mais problemático está à frente.

A aeração deve ser instalada em uma jarra ou bolsa com os peixes trazidos e deixada por várias horas. Em seguida, parte da água nativa é drenada e o volume que falta no aquário é adicionado.

Uma hora depois, a manipulação é repetida e o recipiente é deixado por duas a três horas, após o que toda a água é trocada por água de aquário. Depois de mais uma hora, os peixes podem ser acomodados para residência permanente.

Para desinfetar os caramujos, coloque-os em um recipiente separado dos peixes e acrescente um dos medicamentos. Pode ser sal de cozinha, azul de metileno ou uma dose baixa de um antibiótico. A água é trocada uma vez por dia.

Nessas condições, os caracóis vivem de duas a três semanas. Durante esse tempo, micróbios e microrganismos nocivos serão destruídos e os moluscos não representarão perigo para os peixes. Bem, então eles estão resolvidos com o resto dos habitantes do aquário.

Seleção de equipamento

Para o funcionamento bem-sucedido do futuro ecossistema, você deve adquirir equipamentos especiais. Este é, por exemplo, um filtro que limpa a água de entupimento. Você deve comprar um conjunto de esponjas substituíveis para manter a pureza e a transparência da água.

O aquecedor pode ser usado para manter uma temperatura constante da água no aquário., e um termômetro de água permitirá que você controle as menores alterações. O compressor satura a água com oxigênio, o sifão permite limpar o solo de maneira rápida e eficaz.

Para iluminação, vale a pena escolher lâmpadas fluorescentes ou holofotes LED. Estes últimos são considerados uma opção mais adequada, pois permitem enfatizar a beleza dos habitantes do mundo subaquático.

A lista é complementada por um conjunto de testes de água, que mostram a dureza e a acidez da água, e também permite determinar a quantidade de nitritos e nitratos. São estes indicadores que permitem determinar o momento favorável para povoar o aquário com plantas vivas e habitantes.

A rede de aterragem permitirá que você remova resíduos de alimentos do aquário. Usando um raspador, as paredes do aquário são limpas de placas e algas crescidas. Para trocar a água em tempo hábil, vale a pena manter um balde de água decantada no recipiente.

Se a tampa não foi incluída com o aquário, deve ser adquirida separadamente. Este dispositivo simples protegerá a área de água doméstica da poeira, e vários dispositivos estão conectados a ele.

Infundindo água

Vários especialistas recomendam deitar água no aquário diretamente da torneira, mas este conselho é mais adequado para aquaristas experientes. Para quem inicia o aquário pela primeira vez, o melhor é depositar a água em baldes e bacias limpas.

A água deve ser protegida por vários dias a uma semana. - tudo depende da qualidade da água em uma determinada região. Para o período de assentamento, os recipientes são cobertos com gaze. Após o período de infusão expirar, os parâmetros da água são determinados por meio de testes especiais.

A temperatura do líquido deve ser de pelo menos 22 graus, acidez - 6,8-8 Ph, dureza - 5-25 unidades (a quantidade específica depende da região). O primeiro indicador pode ser alterado com um aquecedor de aquário.

O segundo muda sob a influência da temperatura, aeração, níveis de nitrato, solo selecionado e plantas. A acidez da água afeta diretamente o bem-estar dos habitantes do aquário, portanto, este indicador requer monitoramento constante.

A dureza da água pode ser diminuída ou aumentada. No primeiro caso, um destilador ou água de fusão é adicionado, elodea ou hornwort é plantado no aquário. Na segunda, são adicionadas conchas, lascas de giz, calcário ou coral. Indicadores específicos de dureza dependem do tipo de peixe que habitará o aquário.

O processo pode ser acelerado usando condicionadores de água especiais. Esses medicamentos ajudam a purificar rapidamente a água, pois removem substâncias nocivas em poucas horas.

No entanto, antes de iniciar o aquário, você ainda deve se certificar de que todos os parâmetros necessários estão em ordem.

Após a infusão de água, várias manipulações são realizadas.

  • A água é cuidadosamente despejada do recipiente no aquário com uma concha para não agitar o solo. O líquido não é despejado até o fim, pois um precipitado de metais pesados ​​se forma no fundo de latas e baldes.
  • Durante o processo de enchimento, podem surgir pequenas partículas do fundo do aquário, que irão se depositar nos primeiros três dias após o enchimento do tanque. Se isso não acontecer, todas as manipulações deverão ser repetidas desde o início.
  • No segundo ou quarto dia após a enchente, a água ficará turva devido à multiplicação de bactérias. Não tenha medo, este é um processo natural. Alguns dias se passarão e o líquido ficará claro novamente. Normalmente, a água adquire uma tonalidade amarelada.
  • Um filtro, um compressor e um aquecedor devem ser instalados e conectados no aquário (a temperatura recomendada da água é de 24-25 graus). Depois de 5-7 dias, você pode plantar as primeiras plantas despretensiosas como hornwort, nayas, vallisneria, anubias, elodea, samambaia indiana, higrófila ou ambulia.
  • Depois disso, você pode ir à loja para uma cultura inicial especial com bactérias benéficas ou para seus amigos - para espremer do filtro de um aquário em funcionamento. Isso criará o ambiente necessário no aquário.

Depois de mais algumas semanas, o microclima se formará e o cheiro de grama fresca sairá do aquário. Então você pode povoar os peixes mais resistentes - farpas, guppies ou peixe-zebra.

Você pode alimentá-los com comida congelada, seca ou viva. É importante não superalimentar e organizar dias de jejum para evitar um surto bacteriano.

O reassentamento dos demais moradores deve ser feito de forma gradativa, de forma a não prejudicar o equilíbrio estabelecido. Os primeiros meses exigem controle sobre o estado da água e o comportamento dos peixes.

A infusão de água é a fase mais problemática e demorada. No entanto, iniciar o aquário rapidamente afetará negativamente seus habitantes.Portanto, é melhor testar mais uma vez a água e verificar se ela é adequada para a vida dos peixes.

Instruções passo a passo para começar do zero

Com as principais etapas de preparação, tudo fica mais ou menos claro.

Mas para os iniciantes, será útil saber como iniciar o aquário passo a passo.

Para lançar adequadamente a mini área de água, você deve realizar todas as manipulações necessárias.

  1. Prepare água decantada.
  2. Coloque o fundo na parte de trás do aquário. Um filme com uma foto / colagem de fotos ou um fundo 3D volumétrico serve.
  3. Coloque a mistura de nutrientes no fundo do aquário de acordo com as instruções em anexo.
  4. Coloque o primer e a decoração. O solo é disposto em uma ligeira inclinação da parede posterior para a frontal. Grandes elementos decorativos são colocados nas paredes traseiras e laterais do aquário. Os menores são colocados na frente.
  5. Encha o aquário até a metade com água e comece a plantar as plantas. Primeiro, as algas de baixo crescimento são plantadas, depois as altas.
  6. Encha o recipiente até o topo e arrume o equipamento. O aquecedor é colocado próximo ao filtro para aquecimento uniforme. Um compressor está instalado do lado de fora e lâmpadas LED estão na tampa do aquário.
  7. Você deve esperar de três a quatro dias. Quando a névoa se assentar e a água ficar clara novamente, você deve fazer um teste. Se o líquido atender aos parâmetros exigidos, é necessário repor um terço da água e colocar os primeiros dois peixes e alguns caracóis.
  8. Conecte a luz de fundo, filtro e compressor.
  9. Você precisa alimentar os peixes no dia seguinte.
  10. Espere 4-5 dias. Se a água permanecer limpa e os habitantes ativos, o próximo par pode ser lançado.

Se após uma semana a água não piorar e os peixes apresentarem bom apetite e comportamento tranquilo, o iniciante pode estar de parabéns pelo sucesso do lançamento de seu primeiro aquário.

Possíveis erros

Existem vários erros comuns que os iniciantes cometem.

Superpopulação do aquário

Freqüentemente, os iniciantes se esforçam para povoar um aquário com peixes brilhantes o mais rápido possível e, ao mesmo tempo, esquecer o equilíbrio biológico do mundo subaquático. Como resultado, uma pestilência geral começa na área de água e os animais morrem em questão de dias. Para evitar que isso aconteça, você precisa colonizar os peixes gradualmente.

Testes especiais ajudarão a determinar o estado da água.

No início, os valores de nitritos e amônio aumentam e, depois de um tempo, caem para zero. Quando isso acontecer, você pode adicionar novos habitantes ao aquário.

Às vezes, os iniciantes não consideram a capacidade do aquário. O número de residentes deve ser selecionado com base em 2-3 litros por indivíduo até 5 cm (meio litro por caracol). Isso é especialmente importante ao iniciar um pequeno aquário de 20 ou 30 litros.

Incompatibilidade de personagens

Não é incomum para iniciantes povoar peixes predadores e pacíficos em um aquário, perseguindo uma cor brilhante ou uma aparência incomum. Como resultado, os peixes lutam, mordem as nadadeiras uns dos outros e os predadores percebem os peixes pequenos como presas.

Para não perder tempo com lutadores, os iniciantes devem dar uma olhada nos pequenos peixes amantes da paz.

É desejável que estas sejam raças vivíparas resistentes que não se enraízam nas condições mais ideais. São, por exemplo, guppies, mollies e pecilia.

Pedidos de diferença

É importante levar em consideração a diferença nas condições de manutenção dos diferentes tipos de peixes. Algumas raças requerem água mais dura, outras mais macia e ainda outras preferem água tropical quente. É por isso você precisa selecionar espécies que têm aproximadamente os mesmos requisitos de cuidado.

Os iniciantes devem prestar atenção aos peixes de água fria, que vivem pacificamente a uma temperatura da água de 14-25 graus. Isso inclui macrópodes, botias, algumas variedades de peixes dourados, peixes-mosquitos e callahites.

Estas raças são despretensiosas, sentem-se bem mesmo à temperatura ambiente. Pequenas flutuações são insignificantes para eles. É importante que o termômetro não ultrapasse 25 graus, já que estar em águas mornas acaba na morte dos peixes.

Violação da dieta

Olhando para os peixes, você pode pensar que eles procuram comida o tempo todo. Mas, na verdade, basta alimentá-los apenas duas vezes ao dia: de manhã e à noite. No estágio inicial, as enfermarias podem sobreviver com uma refeição por dia.

A comida deve voar em cinco minutos, caso contrário os peixes engordam, os restos da comida que caíram no fundo começam a se decompor e um cheiro desagradável de podridão vem da área de água.

O excesso de ração deve ser removido com uma rede.

Operação incorreta do equipamento

Não é incomum para iniciantes perceberem bolhas nas paredes do aquário após o início. Isso sugere que a água retirada para o lançamento era fria. Quando o aquecedor começou a aquecê-lo até a temperatura desejada, formaram-se bolhas de ar e vapor.

Não é recomendado lançar peixes nessas águas. Espere até que todas as bolhas desapareçam e a temperatura do líquido alcance o grau desejado.

Filtragem insuficiente de água é outro erro comum. Um bom filtro deve purificar todo o volume de água três vezes por hora. Se o recipiente for muito grande, você deve pensar sobre a instalação adicional de filtros de bomba.

É melhor saturar a água com oxigênio do que permitir que os peixes sufoquem com a contaminação.

Iluminação com capacidade de 0,35 W / L deve funcionar 8-10 horas por dia, filtros e arejadores - 24 horas por dia. O equipamento deve ser enxaguado regularmente com água limpa e monitorado para operação adequada. No caso do menor desvio, o dispositivo danificado deve ser substituído o mais rápido possível.

Controle e cuidado

O sucesso do lançamento do aquário é o início de uma viagem interessante e de aquisição de novos conhecimentos. Afinal, a área do miniáguas precisa de uma manutenção cuidadosa e seus habitantes precisam de cuidados constantes. Por exemplo, você precisa repor parcialmente a água duas vezes por semana para que os peixes não contraiam feridas.

De vez em quando, você precisa limpar o solo e os elementos decorativos nos quais as algas se acumulam e o muco gruda. As algas vivas precisam de alimentação. Periodicamente, eles precisam ser cortados, uma vez que os brotos crescidos bloqueiam a luz.

Os parâmetros da água devem ser verificados todas as semanas.

Se algum dia for constatado que os peixes estão se mantendo no fundo, nadando em bando apertado e apertando as nadadeiras superiores, a água deve ser reposta em pelo menos 10 por cento.

    Quando o bioequilíbrio entrar em equilíbrio, provavelmente haverá um desejo de estabelecer novos peixes. É importante se familiarizar com as características do novo inquilino com antecedência: ele não deve passar por estresse ou se tornar uma fonte de estresse para os antigos moradores do aquário.

    Após a compra, os novos peixes devem ser colocados em um recipiente separado com água do aquário comum e ali mantidos por pelo menos duas semanas. Se ela ainda parece saudável, ela pode ser mudada para novos vizinhos.

    Uma regra semelhante se aplica ao plantio de novas plantas vivas: primeiro, desinfecção e quarentena obrigatória em um frasco separado, e só então - enraizar no solo do aquário.

    Não há grandes dificuldades, mas cuidar da área de água doméstica definitivamente requer uma atenção maior do proprietário.

    Como iniciar o aquário, veja abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa