Aquário

Mini-aquários: como equipar e que tipo de peixes arranjar?

Mini-aquários: como equipar e que tipo de peixes arranjar?
Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Seleção de equipamento
  3. Recursos de iluminação
  4. Seleção de peixes e plantas

Aquaristas amadores iniciantes muitas vezes hesitam em comprar um grande aquário imediatamente, mas querem tentar criar peixes e outros representantes do reino subaquático. Uma boa maneira de sair da situação, neste caso, são as versões compactas de tais tanques. Mas mesmo um miniaquário exige cuidados e criação de um ambiente confortável para a vida dos animais de estimação. É necessário estudar com antecedência todas as características de sua manutenção, adquirir os equipamentos necessários.

Que tipo de peixe ter em um aquário minúsculo? Você precisa de caracóis ou outros habitantes do mundo subaquático? Quais lâmpadas são adequadas para um aquário pequeno e quais não são? As respostas a essas perguntas o ajudarão a se preparar adequadamente para o novo e emocionante papel do proprietário de um mundo subaquático completo, embora pequeno.

Vantagens e desvantagens

A decisão de ter um mini aquário em casa tem suas vantagens e desvantagens. Um aquário minúsculo não permitirá que você tenha muitos peixes, além disso, será mais difícil monitorar e cuidar do sistema biológico criado do que no caso de um aquário grande. Aqui, trocas de água muito mais frequentes serão necessárias e seus parâmetros terão que ser monitorados cuidadosamente. Por outro lado, essa aquisição tem mais vantagens do que desvantagens.

Entre as vantagens que um miniaquário possui, pode-se destacar:

  • simplicidade e facilidade de colocação;
  • custos mínimos para o arranjo;
  • peso leve - pode ser transportado e reparado sem ajuda;
  • a possibilidade de adquirir peixes pequenos, invisíveis em um grande recipiente;
  • simplificação do controle sobre a condição dos habitantes;
  • possibilidades ilimitadas de decoração e arranjo.

Seleção de equipamento

Ao criar um ambiente para manter os futuros animais de estimação, você deve se certificar de que os peixes estão confortáveis. Vale a pena considerar que qualquer tanque quadrado ou retangular convém muito mais aos habitantes do mundo subaquático do que um banco ou um recipiente redondo que distorce a visão do mundo. Um aquário em miniatura precisa ser equipado com vidro protetor, instalado longe de correntes de ar, do contato com a luz solar direta.

É importante considerar que um reservatório pequeno exigirá limpeza mais frequente, é mais difícil manter os parâmetros de água ideais nele.

Será impossível fazer sem sistemas de suporte de vida adicionais. Quanto maior a densidade da população do aquário, mais intensamente você terá que monitorar a pureza e a qualidade da água.

Do equipamento, você deverá adquirir o mesmo kit exigido para a versão em tamanho real. Entre os componentes necessários:

  • filtro ou bomba com arejador;
  • aquecedor, é melhor escolher imediatamente um automático, com termostato;
  • sistema de abastecimento de dióxido de carbono;
  • Equipamento para raios.

Se você não tem experiência e nenhum conhecimento especial, pode adquirir um nanoaquário com um conjunto de equipamentos totalmente pronto para uso. Mas será muito mais útil adquirir experiência independente na escolha dos componentes certos. As bombas com ou sem uma pequena esponja não são adequadas para uso em tanques que contenham peixes. Neste caso, uma técnica muito mais produtiva é necessária com um rendimento de 8-15 volumes de aquário padrão por hora. É importante que o filtro não crie um fluxo forte de água.

Um requisito importante é a presença de proteção contra a entrada de pequenos habitantes do meio aquático no sistema de filtração. O modelo ideal é compacto, dobrável, com um conveniente sistema de descarga, em harmonia com a paisagem. Esta categoria inclui filtros internos com esponjas abertas ou sistemas de cascata externos articulados. Um modelo de recipiente também é adequado, mas o tubo de entrada aqui terá que ser complementado com uma rede ou esponja. Uma solução interessante pode ser um fito-filtro, no qual plantas vivas são adicionadas à cachoeira, absorvendo substâncias nocivas.

Aquários pequenos podem exigir acessórios adicionais para tornar a vida mais fácil para o criador de peixes. Por isso, vale a pena comprar um termômetro especial fixado na parede do tanque para medir a temperatura da água. Outra ferramenta útil é o sifão de solo, que permite remover completamente a sujeira do aquário. Você precisará de um raspador para limpar as paredes do contêiner e de uma rede de aterrissagem para transferir animais de estimação.

Recursos de iluminação

Normalmente, os miniaquários de até 40 litros de volume são vendidos com a iluminação já instalada. Mas se você mesmo equipar o tanque, terá que gastar tempo selecionando e instalando uma lâmpada do tipo necessário. Dentre as características dos nanoaquários, nota-se a instalação da retroiluminação não na tampa do recipiente, mas acima dele a uma certa distância. Como fonte de iluminação, as lâmpadas fluorescentes são utilizadas com um cálculo de potência de 0,5 W por litro para plantas despretensiosas e 1 W para cobertura do solo e alguns outros tipos de flora. Para retroiluminação LED, este indicador é medido em lúmens - de 25 a 50 lumens por litro.

Você não pode ficar sem iluminação artificial - a maioria dos peixes requer muito mais horas de luz do dia do que as encontradas nas latitudes russas. Além disso, até as plantas precisam de iluminação extra.

Ao escolher o equipamento, é muito importante não ultrapassar a intensidade de luz recomendada. Caso contrário, haverá um grande risco de que a água se transforme em um terreno fértil para a reprodução ativa de algas.

Seleção de peixes e plantas

A primeira coisa que começa com a organização e povoamento de um miniaquário é a seleção e o plantio de plantas. Para criar as melhores condições dentro do tanque, é imprescindível cuidar do fornecimento de CO2, luminosidade suficiente, solo de alta qualidade com componente orgânico.Nesse caso, para o plantio, você pode escolher qualquer planta anã e apenas plantas baixas. Se o aquário estiver equipado com condições de vida menos adequadas, é melhor fazer com despretensiosos representantes do reino da flora que crescem lentamente.

Ter plantas vivas é altamente desejável para um pequeno aquário. Eles fornecem as condições para a manutenção do equilíbrio biológico no espaço fechado do reservatório. Em um miniaquário, as plantas removem o excesso de dióxido de carbono e nitratos da água, fornecem oxigênio e agem como uma fonte adicional de alimento para os peixes.

Entre as plantas de cobertura do solo, Marsilia, Brazilian Lileopsis e Hemianthus Cuba são consideradas adequadas para reservatórios em miniatura. Não é adequado para pousar um blix japonês. Apesar de seu status de planta de cobertura do solo, parece um grande arbusto em um pequeno recipiente e ocupa muito espaço.

Entre outras plantas para um mini-aquário, você pode usar samambaias, anubias, criptocórnios, rotais, pogostemons. Para o plantio em superfícies de pedras e troncos, usam-se musgos. Se a área permitir, você pode obter cladóforos. Com bastante imaginação, você pode criar uma composição inusitada e muito bonita no aquário. A decoração de tanques em miniatura é frequentemente comparada à arte do bonsai - tão espetaculares podem ser criadas composições subaquáticas.

Os menores peixes podem ser povoados em um miniaquário - não mais do que 3-4 cm de comprimento, e se a capacidade for de até 15 litros, então até 2-3 cm. O conteúdo de predadores é excluído, todos os animais de estimação deve ser pacífico, sem vinculação territorial pronunciada. De acordo com o grau de gula, você também precisa selecionar animais de estimação com apetites aproximadamente iguais e moderados. Cores vivas e alto nível de atividade física também serão uma grande vantagem.

Um número suficientemente grande de peixes atende a esses requisitos. Os mais despretensiosos e, ao mesmo tempo, interessantes para os aquaristas novatos são os representantes da família das carpas. Entre os peixes recomendados, destaca-se a microgaláxia de coleção com uma coloração corporal incrível. Interessante e despretensioso em manter peixe-zebra, boraras.

Os peixes Characin também são animais de estimação úteis. Entre as subespécies de desova, o tetra de amanda e neons podem ser distinguidos. Os peixes vivíparos podem ser representados por platies e guppies. Para manter a limpeza do aquário, vale a pena ter bagres de ototsinkluses ou pigmeus de corredor. São adequados para se instalarem em tanques miniatura de galos, mas não é recomendável mantê-los em bandos devido ao seu comportamento combativo.

A densidade de estocagem padrão não é mais do que 1 indivíduo por 2 litros de água. 3-4 indivíduos de cada espécie serão suficientes.

Além disso, pequenos camarões ou espécies anãs de lagostins, sapos hymenochiruses podem ser adicionados ao número de habitantes do nanoaquarium. Mas não exceda demais a densidade de estocagem, caso contrário o estado do ambiente no recipiente será inadequado para manter os peixes.

Para informações sobre quantos peixes podem ser colocados em um aquário de 5 a 40 litros, veja o próximo vídeo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa