Aquário

Driftwood para um aquário: tipos e usos

Driftwood para um aquário: tipos e usos
Contente
  1. Para que servem?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Quais você pode usar?
  4. Recomendações de seleção
  5. Preparação e processamento
  6. Colocando na água
  7. Decoração adicional
  8. Possíveis problemas

Até recentemente, era difícil imaginar um aquário sem uma fechadura de plástico ou pedra dentro, bem como várias imitações de possíveis tesouros subaquáticos. Os conceitos de design moderno dão preferência à naturalidade, naturalidade e recusam-se a decorar desnecessariamente o espaço subaquático. Em vez dos destroços de plástico do navio, pedaços de madeira começaram a aparecer no aquário.

Para que servem?

Madeira natural e pedra natural são materiais muito procurados como toques decorativos para o aquário. A beleza natural é considerada a melhor condição para a vida dos habitantes subaquáticos. É verdade que os aquaristas têm muito medo do "comportamento" dos obstáculos na água: há uma opinião de que a água "floresce" de uma árvore e até peixes morrem. Você não deve acreditar nos primeiros rumores de pânico, mas este problema requer uma investigação detalhada.

A função estética prevalece na determinação da necessidade de troncos para o aquário. Mas não é apenas a beleza e graça do elemento que o torna essencial no aquário.

A madeira flutuante pode muito bem servir como meio de sustentar o ecossistema interno.

É comparável a um filtro e ao solo, já que as bactérias que nele vivem são realmente significativas para o equilíbrio do aqua. Eles contribuem para a decomposição de resíduos orgânicos em partículas que já podem ser consideradas seguras.

Vantagens e desvantagens

Vamos começar com o positivo. Assim, a madeira flutuante decora o aquário, tem um efeito benéfico no equilíbrio do aquário e também é considerada um elemento da moda no hobby do aquário hoje.

Mas os empecilhos também têm outras vantagens.

  • Eles fortalecem o sistema imunológico e a saúde dos habitantes subaquáticos. Uma árvore na água libera taninos que oxidam levemente a água. E isso é o suficiente para as bactérias patogênicas pararem de se multiplicar. Esse processo pode ser comparado à ação das folhas caídas.
  • Se um aumento regular na alcalinidade da água for registrado no aquário, então, a madeira flutuante adicionada ao contêiner terá um bom efeito no equilíbrio do pH.
  • Algumas espécies de peixes não se atrevem a desovar se não houver fragmentos afundados na água. Eles colocam ovos ali mesmo, em uma árvore, e quando os alevinos crescem, a madeira flutuante se torna um abrigo para bebês de inimigos em potencial.

Finalmente, a madeira se torna uma atração adicional para os habitantes do reino subaquático. O desenho do aquário torna-se lacônico e completo. Você pode cultivar belas plantas e musgo na madeira.

Os contras são muito relativos - a escolha errada realmente tem um efeito negativo no estado da água e, portanto, na saúde dos peixes.

Nem todas as troncos cabem no aquário e, mais ainda, nem todas podem chegar lá sem um tratamento preliminar.

Mas, para o aquarista afiado, tudo isso não são tarefas desnecessárias, mas coisas agradáveis ​​em benefício de um mundo subaquático aconchegante e bonito.

Quais você pode usar?

Uma pessoa sã, é claro, não agarrará nenhum graveto que se aproxime para que se torne imediatamente a decoração do aquário. Se alguém realmente fizer isso sob a influência da moda, poderá destruir todo o conteúdo do reservatório de água.

Escolher a madeira flutuante certa é um assunto sério. É mais fácil comprá-lo em uma pet shop, porque eles vendem apenas amostras de madeira que são exclusivamente adequadas para o aquário. É mais fácil, embora seja mais caro. A loja de animais vende troncos de árvores exóticas: manguezais, mopani, sakura.

Mas, para ser honesto, então, é claro, nem toda a gama de pet shops pode ser comprada. Um vendedor inescrupuloso disfarçado de madeira estrangeira pode entregar a você algo muito mais simples, menos valioso e, o mais importante, completamente inaceitável em um aquário. Portanto, a mesma árvore de mangue (mesmo que seja real) colore a água com bastante força. Começa a ficar parecido com folhas de chá, o que assusta o dono do aquário.

E também uma desvantagem significativa de tais empecilhos - transporte... Durante o tempo em que a madeira flutuante chega ao consumidor, ela se agarra a certos elementos prejudiciais aos peixes.

Portanto, mesmo um obstáculo comprado em uma loja especial terá que ser cuidadosamente processado e embebido.

Surge uma pergunta natural - por que tanto barulho com um pedaço de madeira comum? É realmente impossível pegar um tronco de carvalho por conta própria, trazê-lo à sua forma adequada e "adicioná-lo" ao aquário? Você pode fazer isso e será ainda mais seguro do que puxar coisas exóticas para a água. Mas aqui, também, o cumprimento estrito das regras é necessário.

  • Como empecilhos no aquário, são adequados galhos e raízes de salgueiro afogados, bem como peras, macieiras que estão na água há muito tempo. São espécies decíduas duras que não perturbam o ecossistema do aquário quando entram.
  • É estritamente proibido colocar coníferas em reservatórios artificiais. - pinheiro, zimbro e abeto. Você simplesmente arruinará todo o seu "albergue" subaquático.
  • Certifique-se de examinar cuidadosamente a árvore. Se a madeira flutuante estiver muito podre e podre, então a menor pressão na água fará com que ela se desintegre no mesmo lugar. E isso não pode ser permitido. A madeira deve ser maciça, é boa se tiver ranhuras de minhocas e percevejos.
  • Ramos ativos não são usados. A madeira flutuante deve estar seca. Deve secar bem à bateria ou (o que é melhor) ao sol, se quiser acelerar o processo.

Recomendações de seleção

Os amantes do design de aquários preferem os naturais aos artificiais. Pedaços de madeira adequados para penetração subaquática podem ser encontrados em qualquer lugar: no quintal, no parque, no fundo de um reservatório natural.

Para fazer a escolha certa na primeira vez e não arruinar o seu aquário, restrinja sua seleção à categoria de árvores decíduas.As melhores opções são pêra, bordo, salgueiro, faia, maçã, carvalho, uvas.

Eles são, aliás, as opções mais acessíveis. Decoração de salgueiro e carvalho, como mostra a prática, é mais freqüentemente encontrada no aquário. Se você pegar espécies de árvores moles para decoração, elas se desintegrarão rapidamente na água e durarão no máximo 2 anos (e isso não importa foi o obstáculo pequeno ou grande).

Definitivamente, não é possível usar ramificações ativas.

Galhos secos ou troncos de árvores são a única decoração subaquática aceitável. O galho que você gosta para decorar o fundo pode ser cortado e secado em ambiente bem ventilado. E no verão é mais correto secar a árvore ao sol: assim você evitará definitivamente o apodrecimento da madeira e a luz ultravioleta livrará a árvore de todos os micróbios nocivos.

Qual troncos escolher depende do gosto pessoal. Elementos grandes e texturizados parecem mais brilhantes, é claro. Os designers da Aqua tentam tirar raízes de árvores para decorar o fundo, pois seu formato é interessante, volumoso, estético e não requer ajustes especiais.

Preparação e processamento

Muitos aquaristas sabem que a água é sensível até mesmo a pequenas mudanças. Portanto, todos os procedimentos de preparação da madeira devem ser os mais delicados possíveis. Não basta tirar a casca da árvore, é preciso fervê-la também.

Assim será possível se livrar de todos os patógenos que podem acabar no aquário com a madeira. A água quente mata pequenos insetos e bactérias. Para que os elementos de design secos não flutuem, a madeira deve ser fervida com sal - torna-se pesada nessa água e afunda-se sozinha. Você precisa cozinhar o nó em uma panela ou balde de ferro. Para isso, deve-se preparar 400 g de sal para 1 litro de água.

O principal é o tempo de cozimento. O procedimento completo leva cerca de 10 horas, nada menos.

A água durante esse período, é claro, evapora, então o processo de cozimento deve ser controlado, a água deve ser adicionada em tempo hábil. Você também precisa cozinhar a árvore que foi comprada na loja de animais. Não se deve permitir o aparecimento de ramos no aquário, que se destinam a decorar a habitação dos répteis: estes ramos já foram tratados com fungicidas, nocivos para os peixes.

As características de preparação de troncos incluem várias etapas.

  • Após o cozimento, a árvore comprada na loja de animais deve ser transferida para um recipiente separado com água, onde ficará por dois dias. Durante esse tempo, você saberá se a madeira mancha a água. Se o líquido estiver levemente colorido, está tudo bem. Mas se a água se tornou como um chá preto rico, não vale mais a pena usá-la para decoração.
  • Se você ainda decidir deixar o obstáculo da coloração, dê-se ao trabalho de molhar em água após a fervura e troque a água a cada 5 horas. O processo em si levará cerca de dois dias. Continue de molho até que o líquido esteja firme e leve.

Nem todo mundo ferve madeira flutuante; alguns aquaristas simplesmente derramam água fervente sobre ela. Obviamente, é difícil cozinhar itens grandes. Mas um banho de água a ferver não resolve o problema: o processamento insuficiente da madeira pode fazer com que nela permaneçam criaturas nocivas e, consequentemente, prejudique os habitantes do aquário.

Colocando na água

O processo de colocação de madeira flutuante na água merece instruções especiais. Como colocar para que não apareça?

Nunca permita que os galhos da madeira flutuante volumétrica sejam fixados encostando nas paredes do tanque.

A madeira que fica na água por muito tempo aumenta rapidamente de volume e muda de tamanho. Isso é perigoso porque as paredes do aquário são empurradas para dentro. Às vezes não é possível consertar o nó na água, pois a árvore permanece seca. Mesmo que você tenha fervido bem, pode permanecer seco por dentro. Portanto, sem a fixação adequada, a madeira flutuante irá flutuar.

A maneira mais fácil de configurar rapidamente uma decoração em um aquário é anexo com linha de pesca a uma pedra... Ramos, em princípio, você pode conserte-o no tanque com algo pesado, como uma pedra... Alguns amadores usam ventosas para garantir que a decoração esteja posicionada com segurança no local desejado. Curiosamente, é mais fácil colocar um obstáculo embaixo de uma pedra, já que os sugadores se comportam de maneira imprevisível na água.

Decoração adicional

A madeira flutuante, apesar de ser um elemento decorativo independente, pode necessitar de ser decorada. O musgo ou a vegetação próxima ao musgo ficam especialmente bonitos na madeira. Parece muito atraente, natural.

É muito importante fixar corretamente o musgo na protuberância.

  • Ele é mantido no lugar com uma linha de costura simples. Com o tempo, apodrecerá e a planta já se tornará semelhante à madeira.
  • Para maior resistência, o fio é preso com uma linha de pesca. A linha não apodrecerá e certamente protegerá o musgo com segurança.
  • Existem também artesãos que consertam o musgo com supercola. Mesmo assim, essa opção não pode ser considerada a mais bem-sucedida, já que as toxinas também entram na água com o adesivo.

O design de um aquário com troncos pode ser complementado por belas rochas e, claro, algas.

Possíveis problemas

Muitas vezes, mesmo depois de um bom cozimento, a madeira começa a apodrecer com o tempo. Isso se deve ao fato de que áreas vivas ou podres podem permanecer no obstáculo. Para evitar esse problema, os especialistas usam dois métodos: torrefação e cera de parafina.

No primeiro caso, o nó precisa ser queimado um pouco com um ferro de solda em toda a superfície (ou pelo menos nas pontas "suspeitas"). Em seguida, a árvore é imersa em água por alguns dias, as áreas carbonizadas são limpas com um guardanapo e a fuligem é removida. No caso da parafina, uma fina camada é derramada sobre todo o nó.

Considere o que mais pode acontecer à árvore no aquário.

  • Não afunda - portanto, a madeira flutuante não está seca o suficiente ou foi cozida sem sal. Se a árvore flutuar mesmo assim, pressione-a para baixo com uma pedra ou amarre-a com linha de pesca.
  • Pinta água - é hora de mergulhar até que a água esteja limpa. Conforme mencionado acima, isso levará vários dias.
  • A madeira flutuante ficou amarela, a água fica turva, o tanque cheira a sulfeto de hidrogênio - a madeira apodrece. Você precisa tirar e secar (pode no forno).
  • Ficou verde - esta cor é dada pelas algas. É necessário reduzir a duração do dia e a potência de iluminação.

          Alguns habitantes do mundo aquático gostam de comer fibras de madeira e com razão - ajuda no trato digestivo dos peixes. Para muitos peixes, uma árvore é uma parte natural do espaço de vida, e tal aquisição em um lago doméstico irá apenas beneficiá-los. Adicionar madeira flutuante ao aquário otimiza o estado do ambiente biológico, decora o recipiente com água e permite que você experimente o papel de um designer aquático.

          Uma visão geral da madeira flutuante para um aquário pode ser encontrada no vídeo a seguir.

          sem comentários

          Moda

          a beleza

          casa