Aquário

Como e quanta água deve ser defendida para um aquário?

Como e quanta água deve ser defendida para um aquário?
Contente
  1. Para que serve?
  2. Parâmetros de água necessários
  3. Quanto tempo vai demorar?
  4. Assentamento correto

Para a maioria das pessoas modernas, a principal fonte de água para qualquer necessidade é água corrente. Qualquer adulto já ouviu dizer que o líquido daí, para dizer o mínimo, não corresponde às melhores ideias sobre a sua qualidade - a cloração, que é o principal método de limpeza, adiciona longe do cloro mais útil, a qualidade da limpeza muitas vezes deixa muito a desejar, e ao passar por comunicações enferrujadas re-entupido com todos os tipos de coisas desagradáveis.

Mesmo uma pessoa grande e forte, que simplesmente bebe essa água de vez em quando, coloca sua saúde em perigo.

Só podemos imaginar o quão destrutiva é a permanência constante de peixes em tal ambiente. Por este motivo, é imprescindível que muitos aquaristas defendam a água antes de ela entrar no aquário.

Para que serve?

Mesmo que sua fonte de umidade não seja de seu suprimento de água, isso não significa que seja bom para o seu aquário. Impurezas nocivas podem estar presentes até mesmo no reservatório, que não foi afetado pelo impacto antropogênico. Finalmente, nem todos os corpos d'água são adequados para criaturas vivas e nem todas as espécies de peixes podem ser sensíveis a algum tipo de irritante, o que não é crítico para outras espécies.

Tentando liquidar o líquido de uma fonte conhecida, você pode observar vários fenômenos interessantes quando ele se torna turvo ou se forma um precipitado que não foi observado antes.

O principal objetivo dos aquaristas é remover substâncias estranhas que definitivamente não irão beneficiar animais de estimação com escamas.

Curiosamente, uma porcentagem significativa de criadores de peixes regularmente realiza esse ritual, mas ninguém sabe exatamente quanta água precisa ser protegida. Além disso, você não precisa ser um gênio para entender o óbvio - defender não resolve todos os problemas. Freqüentemente, mesmo depois disso, o líquido ainda pode permanecer impróprio para a atividade normal dos peixes.

Depois de peneirar mitos e ficções ociosas, chegamos à conclusão de que existem três tipos de poluentes na água, além disso, representantes de cada tipo podem reagir à defesa de maneiras diferentes:

  • as impurezas sólidas precipitam e permanecem no fundo, enquanto a camada superior de água purificada pode ser cuidadosamente drenada;
  • as impurezas gasosas são leves, portanto, em um recipiente aberto, podem escapar para a atmosfera;
  • componentes líquidos, infelizmente, não são removidos da água por sedimentação.

Parâmetros de água necessários

Quanto aos humanos, o ar poluído é desagradável, então os peixes não podem viver em águas poluídas. É por isso este último deve atender a certos requisitos se você valoriza a vida de seus animais de estimação.

É justo dizer que diferentes espécies biológicas podem apresentar diferentes requisitos, portanto, as generalizações abaixo são confortáveis ​​para a maioria das espécies, mas não para todas. Nós nos concentramos especificamente nas espécies de peixes com as quais os iniciantes geralmente começam, que ainda não entendem como cuidar adequadamente de espécies caprichosas.

Um dos critérios mais importantes é a acidez do líquido.... Tanto íons ácidos quanto alcalinos estão presentes na água e, se forem igualmente divididos, o ambiente é considerado normal, ou seja, neutro. É isto que é considerado ideal para o funcionamento normal da maioria dos animais e plantas do aquário.

O nível de acidez é indicado pelas letras pH e um número, se estivermos falando de um meio neutro, será descrito como pH 7.

Desvios para ambos os lados são indesejáveis ​​para um peixe médio e, quanto mais significativos, pior.

Não é em vão que este critério vem em primeiro lugar - a sedimentação não o afeta de forma alguma, o que significa que a umidade deve ser escolhida corretamente desde o início.

Outro critério importante é a rigidez. Depende diretamente de quantas substâncias "estranhas" a água foi capaz de dissolver em si mesma antes de entrar no reservatório. Na maioria das vezes, um aumento no nível de dureza garante a presença de cálcio dissolvido na umidade.

Ao contrário de muitas outras substâncias dissolvidas em um líquido, o cálcio (em uma dosagem normal) é útil até para os peixes, pois a partir dele formam "detalhes" do corpo. Cada espécie requer um certo nível de dureza, que é desejável ser observado, enquanto peixes e plantas extraem gradativamente o cálcio da umidade, tornando esta mais macia.

Para que a água não perca as características requeridas, deve-se adicionar giz, calcário ou conchas, bem como cloreto de magnésio ou refrigerante. A este respeito, uma defesa excessivamente ávida pode até prejudicar.

Outra impureza que permanece em um líquido na forma dissolvida é sal de várias origens.

Habitantes do aquário podem extrair minerais dissolvidos em água salgada para suas necessidades, portanto É responsabilidade do aquarista garantir que a salinidade dentro do reservatório artificial seja sempre mantida no mesmo nível.

Quanto tempo vai demorar?

Na Internet, você encontra várias dicas de por quanto tempo retirar a água da torneira - existem até valores absolutamente fantásticos que indicam que a exposição deve ser de até dez dias.

Se você duvida da adequação de tais recomendações, você está certo - o resultado parece muito mais rápido, e o procedimento posterior não traz nenhum benefício visível.

Como mencionado acima, as impurezas líquidas ou aditivos que estão na forma dissolvida na água não serão removidos por qualquer sedimentação - você nem pode esperar aqui.

As impurezas gasosas em seu volume são removidas da água quase instantaneamente no momento do recrutamento, e isso acontece especialmente rapidamente se a umidade for coletada corretamente - falaremos sobre isso com mais detalhes na próxima seção.

A situação com impurezas sólidas é um pouco mais complicada. Em primeiro lugar, de acordo com os regulamentos atuais, a água da torneira não deve contê-los de forma alguma, mas este, é claro, é um ideal inatingível - tubos de metal enferrujado, gradualmente se deteriorando, emitem as menores migalhas de ferrugem, que, juntamente com a umidade, entram o aquário. Se você tem certeza de que seu sistema de abastecimento de água consiste inteiramente em tubos de plástico modernos, então realmente não deve haver impurezas, mas pelo menos pela primeira vez, você precisa verificar o líquido com certeza.

Basta deixar a água por apenas uma hora e ver se há impurezas nela ou não - o sedimento mínimo, se é que é esperado, já aparecerá a essa altura.

Ao mesmo tempo, o aparecimento de algum sedimento não significa que a umidade foi eliminada - acredita-se que ele precisa repousar por 12-24 horas para que a maioria dos componentes prejudiciais afundem.

Em alguns casos, quando o líquido é particularmente turvo e sujo, pode ser defendido por 2 dias, mas seria melhor procurar outra fonte. É geralmente aceito que uma fonte comprovada, da qual você tenha repetidamente retirado água para um aquário, não pode ser verificada intensivamente - figurativamente falando, as mesmas 12 horas devem ser suficientes.

Atenção: mesmo que não tenha notado os problemas, ficar em pé não dói, apenas a sua duração pode ser encurtada.

No entanto, mesmo em tal situação, especialistas experientes aconselham verificar periodicamente a umidade - na natureza não existem valores constantes de pureza, o que significa que impurezas estranhas podem entrar em seu sistema de abastecimento de água ou poço.

Ao coletar água de uma fonte específica pela primeira vez, é necessário não apenas estender o período de sedimentação, mas também monitore de perto a precipitação para aprender mais sobre as propriedades da umidade.

Quando retirado de reservatórios ou poços naturais, o líquido muitas vezes torna-se turvo devido à suspensão de silte e areia, que inevitavelmente está presente nele.

Se tiveres a certeza de que se trata de silte e areia, não há necessidade especial da sua retirada e sedimentação, pois não prejudicam os peixes, pois é normal que vivam nessas condições.

A única razão pela qual isso pode interferir é a incapacidade de admirar animais de estimação devido à turbidez constante.

A areia, via de regra, se instala bastante rapidamente, mas para "acalmar" o barro, é preciso plantar no aquário plantas com sistema radicular ramificado, que retenha perfeitamente essa substância.

Assentamento correto

Apenas à primeira vista, uma pessoa não participa realmente da defesa.

Na verdade, você pode obter água quase perfeita em casa, ou pode defender o líquido de maneira tão incorreta que nenhum período de tempo longo dará o efeito desejado.

Usando um exemplo simples, você pode ver os possíveis erros considerando como remover corretamente o gás cloro da água da torneira.

  • As partículas de gás estão espalhadas pela água e sua tarefa é colocá-las em contato direto com o ar para garantir a evacuação completa do gás. Você pode auxiliar neste processo já na fase de despejar a água - para isso é aconselhável recolhê-la em um recipiente para decantação com um jato potente, pois no momento do impacto a umidade vai expulsar bolhas de gás de suas entranhas.
  • Quanto maior a área de contato da superfície da água com a atmosfera, mais rápida e eficiente será a liberação de quaisquer gases poluentes, incluindo o cloro.Em uma garrafa com gargalo estreito, apenas uma pequena porcentagem da água entrará em contato direto com o ar, o que significa que muitas bolhas podem permanecer em algum lugar da espessura da garrafa. É mais razoável depositar o líquido em um recipiente largo.
  • Cobrindo o recipiente para decantação com uma tampa, você impede as trocas gasosas normais, então o cloro, mesmo quando liberado da água, simplesmente não tem como sair do recipiente. A difusão não foi cancelada, o cloro em um espaço fechado pode novamente penetrar na umidade.

A sedimentação comum não produz o menor efeito na remoção de impurezas líquidas, mas a indústria química moderna é capaz de resolver outros problemas.

Existem condicionadores especiais que ligam as moléculas de compostos prejudiciais como amônia, nitritos, cloramina ou sulfeto de hidrogênio - dessa forma, eles serão separados da água e ainda assim precipitarão.

Um pouco complicado é isso para escolher o ar condicionado certo, você deve saber quais substâncias podem ser dissolvidas na umidade, de modo a não adicionar "química" extra onde já existe um excesso dela.

Para esclarecer quais são as ameaças típicas dos corpos d'água da sua região, você pode no posto sanitário e epidemiológico, eles também vão te dizer o que exatamente deve ser usado para purificar a água.

O tempo de acomodação depende do ar condicionado selecionado e do grau de poluição, mas um dia também deve ser suficiente.

    Finalmente, daremos mais algumas recomendações diretamente relacionadas ao assentamento e substituição da água do aquário. É provável que ajudem a proteger a saúde dos seus peixes de muitas ameaças potenciais.
    • Não se empolgue com trocas freqüentes de água - ao colocar sedimentação na esteira, você terá pressa, logo, mais cedo ou mais tarde, demonstre um descaso imperdoável por este procedimento do que prejudicar seus animais de estimação. Se você não superlotou seu próprio aquário, o grande problema é que não há fluxo dentro e não há renovação constante de fluido, mas vários microorganismos benéficos que quebram nitratos e nitritos serão capazes de se multiplicar.
    • Se a água do aquário após uma mudança após alguns dias ficar turva, isso é normal, mas indica que o momento da próxima troca chegou. O fato é que os resíduos dos organismos vivos vão para a água, razão pela qual esse fenômeno ocorre.
    • Mesmo que você use constantemente água da mesma fonte, nas condições modernas você não pode ter certeza de que será a mesma dia após dia. Você pode não notar a diferença, e novas impurezas (ou a ausência de antigas) por si mesmas podem não ser um problema para os peixes, se não para um "mas": eles podem não gostar da mudança abrupta nas condições de vida. Por este motivo, aquaristas experientes procuram não trocar toda a água de uma só vez, deixando cerca de 2/3 do volume do líquido antigo. Esta abordagem permite não perturbar também o equilíbrio biológico, pois, caso contrário, pode morrer a população de bactérias que degradam os resíduos dos habitantes do aquário.
    • Quase a única situação em que é possível e necessário encher com água completamente nova é uma limpeza completa do aquário de qualquer contaminação. É claro que as citadas colônias de microrganismos morrerão, mas teoricamente deveriam ter desaparecido de qualquer maneira durante o processo de limpeza, então não adianta arriscar e deixar a sujeira velha.
    • Em algumas situações, não há como esperar que a água estabeleça e o aquarista tem que preencher o líquido instável. Isso é melhor do que desistir completamente do ciclo de umidade. Mas tal movimento é permitido apenas em casos extremos, e em volumes não superiores a 1/5 do aquário.

    Você pode aprender como mudar a água do aquário no vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa